Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Flávio Anselmo

Confira a primeira parte da coluna do Flávio Anselmo, que estará em vários jornais do interior de Minas amanhã:

Já se falou muito que a noite de quarta-feira é nobre no futebol. Só perde para o domingo. Mas nobre pra quem? O torcedor mineiro já teve esse privilégio. Agora só pode curti-lo se joga contra algum grande da Paulicéia Desvairada ou contra o Flamengo, time de maior torcida no País do futebol. Coisa que o Corinthians, pra desespero global não vai desbancar nunca. Pois bem, na lei orgânica do futebol sul americano (criada no uso e no costume) as competições continentais têm mais peso que as nacionais e estas mais que as estaduais. Tinham, não têm mais. A Rede Globo, dona de todos os direitos futebolísticos no território tupiniquim, inverteu esse quadro. Jogam na quarta-feira, Internacional x Corinthians, na decisão da Copa do Brasil 

2 – A disputa por uma vaga nas finais da Copa Libertadores das Américas, competição bem maior que a Copa do Brasil tanto que o campeão dessa disputa nacional classifica-se para o certamente do continente, porque não tem nenhum time paulista, foi empurrada pra quinta-feira. Qual é o problema? Simples: o confronto de hoje, quarta-feira, será visto por 90 milhões de torcedores, despertando o interesse de divulgação da marca nos megas anunciantes. O de amanhã, Grêmio x Cruzeiro, estará restrito às famigeradas tevês fechadas; e só. Público de uns 10 milhões, se muito. Isso representa desprestígio para mineiros, gaúchos e a Conmembol. 

3 – Não confiem, também, nas tevês pagas. A jogada delas pra vender o absurdamente caro pagar-pra-ver é não transmitir direto raros jogos dos mineiros fora de casa. E o pior: não se contentam  apenas em não fazer a  transmissão; metem o vídeo teipe de uma partida qualquer da tarde, até da segunda divisão, pra Beagá. E os bobões aqui da Província mineira ainda babam atrás das novelas globais, compram seus programas e acham lindo serem passado para atrás. 

4 – Ah, ia esquecendo: antes se respeitava o domingo como o dia consagrado ao futebol em Minas, também isso acabou: o mineiro, segundo quer a Globo, terá de acostumar-se a ver o futebol dos seus principais times no sábado à tarde e no tétrico horário das 18h30m.  Quem não estiver satisfeito que mude de canal. Mas pra qual?”


» Comentar

Comentários:
0