Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cenas impressionantes! Para refletir!

Depois de tantos anos de profissão, não é qualquer fato que impressiona a um jornalista, principalmente no futebol. Estas foram cenas das mais marcantes que vi em toda a minha vida.

E o que mais me impressionou foi a força dos gestos do técnico do Crystal Palace: sem nenhum ataque de fúria, nenhuma ameaça de agressão a ninguém, conseguiu demonstrar toda a sua indignação, pacificamente. Ao fim, concluiu o seu protesto, ao se recusar a apertar a mão de um zagueiro adversário que participou da farsa. Não xingou o sujeito, mas o irritou tanto com sua recusa, que o camarada deu-lhe um empurrão, e nem assim conseguiu um ato de selvageria dele, tão comum no mundo do futebol.

Uma aula, que faz com que todos aqueles que são contra o uso da tecnologia no futebol repensem a sua posição. Já estou repensando.

Foi o Alisson Sol quem enviou. Confira: 

“Olá Chico,

Este lance seria um óbvio gol do Crystal Palace, em jogo da segunda divisão Inglesa contra o Bristol City, neste último final de semana. O árbitro inicialmente achou que a bola havia ido na trave mas, diante dos protestos dos jogadores do Crystal Palace, consultou o assistente. Incrivelmente, o assistente também teve a mesma impressão do árbitro, e com isto a decisão inicial foi mantida.

Como disse o técnico do Crystal Palace, Neil Warnock: “Nós podemos colocar um homen na Lua, medir saques a 100 milhas por hora em Wimbledon, mas não podemos colocar um par de sensores na rede para mostrar quando um gol foi marcado”. Interessante é que o Neil Warnock é um dos poucos treinadores de futebol no mundo qualificados para serem árbitros.

Há uma certa revolta na Inglaterra com os jogadores do Bristol City, que claramente pararam no lance e sabiam que haviam levado um gol (ninguém fica parado depois de uma bola na trave). O técnico adversário ao menos assumiu que a bola teria entrado, mas disse que alguém soprou no ouvido dele que teria havido um empurrão. A Federação de Futebol Inglesa pediu desculpas ao Crystal Palace e sua torcida, porém manteve o resultado da partida, que foi de 1-0 para o Bristol City, que marcou um gol no finalzinho.

A esperança é que, depois de erros absurdos como este, a FIFA repense o uso de tecnologia nos estádios. Será que desta vez serão humildes o suficiente?

Para quem acha que só árbitros brasileiros erram, veja este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=_zUOYDfV3R0

Alisson Sol”


» Comentar

Comentários:
1
  • Eujácio disse:

    Chico, na minha opinião, há muito tempo já deviam ter dispositivos tecnológicos para decidir lances polêmicos no futebol. Na decisão da Liga Mundial de Vôlei, o árbitro fez uso da tecnologia para decidir um lance em favor do Brasil, quando erradamente, ele já tinha assinalado para os holandeses. E pelas câmeras, a bola nitidamente triscou no jogador holandês e saiu. É muito investimento em jogo. E olhe que já vimos tantos campeonatos decididos com erros. Como não sabemos de nada, preferimos acreditar que foi erro mesmo… No Brasil basta negar perante os microfones e o sujeito é absolvido… Depois tém emprego garantido na Globo… Abs.