Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A queda da audiência na Copa e a aposentadoria do Galvão Bueno

Os assuntos também não novos, mas estou dando uma atualizada nas coisas que não li direito durante a Copa e emitindo agora minha opinião.

São duas notícias do site Comunique-se.

Primeiro sobre o anúncio do Galvão Bueno, que vai se aposentar depois da Copa de 2014.

Entendo que ele está completamente certo ao marcar a data de parar. É preciso saber a hora certa para evitar o constrangimento que muitos passam por não ter este bom senso.

Recentemente um querido colega nosso de rádio passou por isso e ficou mal na fita.

Um outro, dos mais famosos da TV brasileira, também está neste caminho triste de ser encostado, por não saber o momento de tirar o time de campo. Estive com ele durante a Copa e só acreditei porque eu mesmo estava vendo e conversando com ele. Totalmente para baixo, isolado e constrangido.

Sobre a queda da audiência das transmissões da Copa, é uma tendência natural. Conversei com vários colegas durante o mundial da África e penso que a culpa disso não é da qualidade das transmissões e sim do desinteresse natural de milhões de brasileiros pela seleção. Quase todos os jogadores atuam em clubes do exterior e isso vem provocando uma desmotivação paulatina do torcedor pelo time da CBF.

Falo por mim e sei que muitos dos leitores do blog pensam igual, porque escreveram sobre isso durante a Copa: tenho interesse mesmo é pelos clubes, começando pelos nossos, mineiros, e depois pelos adversários deles.

A seleção não me motiva há anos, exatamente porque são poucos atletas que jogam em clubes nacionais. É uma seleção da CBF, do Ricardo Teixeira, uma vitrine para grandes negócios.

A audiência de todos os blogs que falam de futebol caiu durante a Copa, e o Juca Kfouri, dono do maior número de acessos no Brasil, falou a respeito disso.

Vamos às notícias: 

“Anúncio de aposentadoria de Galvão Bueno surpreende Globo”


Da Redação

O anúncio feito pelo narrador Galvão Bueno de que a Copa do Mundo de 2014 seria a sua última pegou a Rede Globo de surpresa. “Ele não comunicou nada”, disse o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, em entrevista à Folha de S. Paulo.

No domingo (11/07), após a transmissão da final da Copa da África do Sul, Galvão anunciou que o evento no Brasil será o seu último. “A próxima Copa é no Brasil e depois, a outra, só se pudesse falar como o nosso ex-presidente Jânio Quadros, eu diria o seguinte: pode ser até que lá estarei, mas não trabalharei, apenas assistirei”, disse.

Segundo Erlanger, o assunto não está sendo discutido, já que o contrato atual, renovado em 2006, se encerra apenas em 2014.

“É nosso principal narrador. É claro que sabemos que um dia será substituído, como todos”, afirmou.

 

Globo tem ibope menor em 2010 que em Copa transmitida de madrugada

Da Redação

A TV Globo registrou queda na audiência da Copa da África do Sul em relação a outros mundiais, como o da Coreia do Sul, em 2002, transmitido no Brasil durante a madrugada. A informação é do blog do Daniel Castro, do R7.

Com a Copa de 2010, a emissora registrou média de 19,4 pontos na Grande São Paulo, contra 21,4 pontos em 2002, quando detinha os direitos de exclusividade. Este ano, a transmissão dos jogos também foi feita pela Band, que atingiu 5,3 pontos. Em 2006, a Globo conseguiu 26,4 pontos.

Na Copa de 2002, 75% dos televisores estavam ligados na Globo, em 2006 esse número caiu para 56% e em 2010 foi para 44%.

Aparentemente, o telespectador perdeu um pouco do interesse na Copa, já que o percentual de televisores ligados durante os jogos caiu de 47,3% em 2006 para 43,7% no mundial deste ano.


» Comentar

Comentários:
21
  • elton disse:

    Fora galvao

  • Wellington Oliveira disse:

    Os narradores da Itatiaia ficam mais preocupados em mandar abraços para Aécio Neves, e cia do que dar a informação .

    principalmente : Mário henrique, Alberto Rodrigues e João Vítor Xavier.

  • saulo g. barbosa disse:

    na minha opinião jamais teremos um locutor como wille narrando os jogos do galo, tivemos o privilegio de ver outro mostro da narração esportiva, narrando os jogos do maior das alterosas, e por sinal era tambem um vile baldo alves. ai confesso que não sei quem foi melhor,mais dai para o caixa que tambem tenta transmitir emoção para grande massa são quilometros de difereça. confesso que seria um sonho poder ver de novo o mais completo lucutor espotivo do brasil em ação novamente, e ate imagino como seria narrado por ele os gols do obina. e ainda como atleticano prefiro o milton naves que o caixa porque o caixa não narra ele enrrola principalmente quando tem jogos no mesmo horario entre cruzeiro e outro time e galo com outro time, o alberto rodrigues toma quase todo o tempo pela imcapacidade do caixa, que as vezes fala tanto de outras coisas desnecessarias que quando tem um lance de perigo no jogo ele esta tão perdido que a gente não sabe se torce pra bola entrar ou para o atacante perder o gol pór que ele se se limita a dizer: hi, ala, caixa! e vc não sabe se vibra ou fica triste, e isto e terrivel, terrivel, terrrrrrrrivel!!! que saudades do wille!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,
    você está certíssimo, antes os grandes times estavam sempre representados na seleção, hoje, com uma seleção européia, não existe nada para prender o torcedor. Eu sou o reflexo disso, tem muito tempo que não perco tempo com seleção, prefiro um bom livro, internet ou dormir.

  • marques disse:

    BESSAS voce em relacao a tudo que voce falou tenho a mesma opinao

    meu parabens por esta colocacao.

  • J.B.CRUZ disse:

    O GEOVANY ALTÍSSIMO, sintetizou o futebol de hoje em poucas palavras..
    É isso mesmo…

  • Bessas13 disse:

    Gostei dos comentários acima, em específico os críticos que sabem a hora certa de abandonar certos colunistas, narradores, comentaristas blogueiros etc. Em relação ao Willy Gonser, a Itatiaia perdeu a minha audiência apartir de sua DEMISSÃO COVARDE EM SETEMBRO DE 2009, apartir deste momento nunca mais tive o prazer de ouvir essa emissora, e acredito que milhões de torcedores do Atlético também. É por essas e outras que emissoras como Rede Globo e Itatiaia podem a vir a bancarrota.

    Viva as ferramentas da WEB 2,0 (twitter, blogs, RSS,Facebook etc) viva a liberdade de imprensa!!!

  • Basílio disse:

    Ao meu modo de ver, a insegurança, o descompromisso de alguns atletas, a corrupção (em todos os âmbitos da sociedade), as desigualdades sociais que provoca principalmente a degradação da família e o desinteresse dos jovens nas escolas, que são incentivados a interessarem somente por seus direitos- esquecem dos deveres e desvalorizam os mais nobres sentimentos patrióticos.
    Por outro lado, nossas autoridades futebolísticas e nossa imprensa, são marketeiros, capitalistas e tendenciosos, exercem um bairrismo que desestimula o torcedor. As convocações são feitas conforme intenções capitalistas. Será que um futebol mais alegre não incentivaria nosso torcedor? Antigamente Copa e Brasileirão ocorria concomitantemente, ainda mais que os horários permitiam. Também antigamente, os narradores conversavam menos durante as transmissões e diziam menos bobagens. Hoje, gritam muito, criam muitos motes chatos e desestimulantes.

  • Flávio disse:

    * ops ( AUDIÊNCIA )

  • Flávio disse:

    Chico,

    Willy Gonzer na minha opiniao nao pagou mico … e sim foi injustiçado … nao vejo narrador de radio melhor que ele para narrar os jogos do galo …. ele foi injustiçado e discriminado …..

    depois que ele saiu da itatiaia nunca mais quis ouvir as narrações por la , todo respeito pelo caixa , mas uma empresa que trata um profissional como o Willy Gonzer assim … nao merece aldiencia !!!!

  • Gustavo disse:

    Também acho que o Willy deveria estar aí ainda. Há tantos contemporâneos dele que ainda estão na ativa: José Carlos Araújo, Pedro Ernesto, Haroldo de Souza, José Silvério, o próprio Alberto Rodrigues… Enfim: burrice da Itatiaia e burrice maior ainda da Rádio Globo que não o levou pra lá. Nessa fase sem o Mário Caixa, era a chance da Globo chegar mais próxima da Itatiaia com o Alemão narrando. Tô com o colega Roger Corrêa, meu interesse por rádio diminuiu muito depois que ele saiu.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Na verdade, eu acho que a audiência da Globo, bem com das demais emissoras, tem caído não só em função do futebol.

    A qualidade dos programas tem sido de baixíssima qualidade, até o jornalismo tem se enveredado por um caminho mais voltado pro sensacionalismo ( Exceto o da Globo ), brigando pela tal da “audiência” a qualquer custo.

    E outro fator, é que a camada que tem tido acesso à TV paga, tem crescido a cada dia.

  • Geovany Altissimo disse:

    Na minha opinião o futebol tá ficando um saco, pra vc ir ao estadio hoje vc pensa 3 vezes, ingresso caro, horario ruim, nao tem cerveja o futebol em si é só marcação, jogador craque tá igual cabeça de bacalhau. Eu acho que ver um jogo no campo do meu bairro tá ficando muito mais interessante. O duro é que a paixao pelo glorioso nao acaba nunca.

  • kleber santos disse:

    Andre corrêa , o maraca continua lotando ,mas com a capacidade diminuida e dependendo do jogo , assim como o mineirão , isso com os ingressos bem mas caros que aqui em minas , como ja disse o kalil .

  • kleber santos disse:

    Mané seleção , sou mas meu time .

  • André Corrêa disse:

    É inegável que a paixão do brasileiro pela seleção diminuiu.

    Em 82, 86 e 90, por exemplo, o país caiu em prantos com as eliminações das copas nas partidas contra Itália, França e Argentina. Em 2010 os caras continuaram bebendo suas cervejas normalmente após o jogo contra a Holanda, e só choravam aqueles que queriam aparecer na TV, cujas cãmeras procuravam desesperadamente por lágrimas.

    A questão é que, como disse o Chico, o time da CBF virou um balcão de negócios. As pessoas não se identificam com a equipe; o resultado é que todos passam a preferir muito mais acompanhar seus clubes que o escrete que representa o país. E que se dane a seleção.

    Também creio que há um fenômeno social que explica isso: em outras épocas, com inflação na casa dos 70% ao mês, fome e desemprego tomando conta e indicadores sociais alarmantes, o brasileiro era um cara sem muita perspectiva de futuro e, naturalmente, agarrava-se ao circo para dar mais sentido à sua vida. Até porque a seleção era a única coisa que dava certo no Brasil. Hoje, com um horizonte mais aberto à sua frente, é natural que o futebol seja apenas entretenimento, sem causar comoções públicas.

    Esperta, a FIFA tratou logo de estimular e escolher o Brasil como sede do mundial de 2014. Eles sabem das mudanças no perfil social do nosso povo e não querem deixar morrer a chama que alimenta o negócio deles.

    A longo prazo, acho que a tendência é o futebol ir ficando pra trás e deixar de ser tão importante na vida dos nossos conterrâneos. Nos anos 80 era fácil ver um jogo do campeonato carioca colocar 100 mil pessoas no Maracanã numa tarde de domingo. E hoje?

    O fenômeno da queda da audiência da TV deve muito a esses fatores.

  • Christian Thomaz disse:

    Chico, discordo da reportagem que diz que a audiencia da Globo caiu em relacao a 2002 por causa do interesse da selecao. Isso se deve ao fato apenas que pouquissimos televisores residenciais ficam ligado durante os jogos. Por exemplo, grande maioria dos torcedores assistiram os jogos em teloes, bares, pracas, casa de amigos, etc… Dificilmente uma pessoa assiste um jogo sozinha em casa. Ja em 2002, quando os jogos eram de madrugada, todo mundo assistia em suas casas. Ai sim, tinha como medir a audiencia. E questao de pensar…

  • André Corrêa disse:

    Chico, o Willy Gonzer poderia estar aí até hoje. O sujeito é um monstro da narração esportiva, um homem extremamente culto e inteligente. Sinto muita falta dele, ainda mais quando comparo a figura do narrador clássico com a do narrador-vereador-deputado, interessado em usar o microfone como plataforma política. O alemão não parou porque sabia que poderia estar nos brindando com seu talento até hoje.

    E quem é o outro que você citou?

  • a imprensa ajuda a diminuir esta audiência. antigamente era apenas o rádio e Tv para poucos, hoje até o mais simples cidadão tem tv em casa e a “imagem é clara”., nós simples mortais vemos o lance e o cara do lado de lá comenta outra coisa contrária ao que aconteceu. no rádio da pra fazer isto, na tv tem que falar o que tá todo mundo vendo. Um erro da TV Globo, bobo, ela já tem a audiência e alguns narradores e comentaristas ficam visivilmente “puxando-saco” da equipe de maior porte financeiro e número de torcedores.
    Só tenho a dizer que nem todos os torcedores são “bobos” e tão facilmente manipulados.

    Para fechar o assunto, os outros canais são de baíxíssimo nível, sensacionalistas e não dá para mudar de canal, prefiro ler um livro.

    * Chico, já que você voltou ao “planeta Terra”, a “peladinha” do Blog vai sair ou ficará só no papo?

    Às 18:30 a Van Coelhada estará partindo para a “Arena do Coelho” em Sete Lagoas!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    A “voz” de Galvão Bueno, suas gírias e seu jeito de narrar jogos e a F-1 vão deixar muitas saudades!

  • Roger Corrêa disse:

    O colega de rádio na qual você se refere é o Willy Gonzer, Chico? Achei uma pena ele ter saído. Sinto muita falta das narrações dele e até diminuiu bastante meu interesse em ouvir os jogos pelo rádio depois de sua saída.