Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Continua só uma TV aberta no Brasileiro

A alegria de quem sonhava ver o Brasileiro em mais de uma TV aberta durou pouco.

Veja esta notícia que está no Uol Esporte:

“Clube dos 13 define que Brasileiro manterá exclusividade na TV aberta”

Gustavo Franceschini

No Rio de Janeiro

O Clube dos 13 ainda não divulgou o modelo de contrato que pretende oferecer às empresas de mídia pelos direitos de televisão do Campeonato Brasileiro de 2011 a 2013. A entidade já definiu, porém, que a exclusividade na TV aberta será mantida, assim como o número de jogos exibidos pela emissora escolhida.

“A aberta vai continuar com exclusividade e não vamos abrir um novo dia de jogos. Isso está descartado. Hoje o que mais cresce é o pay-per-view, e se eu aumentar um dia eu vou atrapalhar isso”, disse Ataíde Gil Guerreiro, diretor de marketing do Clube dos 13, durante a Soccerex, feira de futebol que acontece no Rio de Janeiro até a próxima quarta.

O ex-dirigente do São Paulo é o responsável pela comissão de televisão do Clube dos 13, entidade que negocia os contratos com as televisões em nome dos clubes. Gil Guerreiro diz estar estudando modelos europeus para a elaboração do novo modelo de contrato, que recentemente sofreu uma alteração importante.

Por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que combate o monopólio, o direito de preferência da Globo acabou. A emissora, atual dona dos direitos de transmissão, tinha o direito de cobrir qualquer proposta rival, mas agora terá de competir normalmente com as outras emissoras.

O Clube dos 13 ainda não definiu, no entanto, se vai manter a exclusividade em outras mídias. TV fechada e internet, por exemplo, podem ter mais de uma contratante. O número de propriedades também deve aumentar. A entidade estuda explorar até as redes sociais, uma das cerca de 15 propriedades que serão oferecidas ao mercado.

Gil Guerreiro disse ainda que o Clube dos 13 pretende contratar uma auditoria para inspecionar o processo. KPMG, Ernest & Young, Artur Andersen, PriceWaterhouseCoopers e Delloitte foram procuradas. 

* http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/11/23/clube-dos-13-define-que-brasileiro-mantera-exclusividade-na-tv-aberta.jhtm


» Comentar

Comentários:
11
  • JERRY LEWIS-CAMPOS GERAIS - MG disse:

    A Globo tem uma time de locutores que não serviriam nem para cantar bingo em festa de igreja !!! a Record vem mostrando que apanha mais aprende. Quando o jogo é de times mineiros os locutores globais não se preocupam em saber nem a escalação com antecedência, ai , aparece cada “perola” ( EX: trocam Renan Ribeiro por Renan Oliveira )

  • Aldemário Ferreira Filho disse:

    O capitalismo é muito contraditório. Quem mais lucra com o sistema defende a concorrência em todos os setores, mas fazem conchavos repugnantes para manterem exclusividade em atividades milionárias. O futebol promove o Capitalismo Monopolista que deixa para o torcedor o papel de consumiodor de segunda classe, sem choro e sem vela.

  • Klaillton Saraiva disse:

    Pra tentar copiar a Europa, é preciso repensar a questão da distribuição de renda no país. Nem todos podem ter acesso ao canal fechado. Os pontos corridos, na Europa, não dá prejuízo, pois os bilhetes são vendidos em pacotes anteriormente. No Brasil, acontece em demasia erros de arbitragens, logicamente que alguns são mais beneficiados, mas há erros prejudiciais e benefícios para todos, dando uma conotação de que a Globo manipula resultados, aí a decisão vai para a última rodada e evita estádios vazios.

  • Paulo Koller disse:

    Estratégia do Clube dos Treze: valorizar o principal ativo (TV aberta), pois a TV fechada cresce, mas ainda não é a principal receita do C13. Logo, o marketing do C13 (espertamenta) alavanca a receita da TV aberta através do leilão que deve ocorrer;

    Record: infiro que fará uma proposta “matadora” para levar todo o Campeonato Brasileiro (da TV aberta). Se a Globo cobrir, quem ganha são… os clubes (uma boa chance de os times mineiros promoverem discussão sobre a REDIVISÃO das cotas);

    Globo: se perder a TV aberta (o que, sinceramente, acho difícil), vai tentar detonar, limar, destruir a reputação da CBF, do Campeonato Brasileiro, da forma de disputa, dos escândalos, etc., etc. (a velha máxima: “se não está comigo, está contra mim”). Não se assutem se, porventura, escândalos da era Ricardo Teixeira virem à tona justamente agora no Jornal Nacional, Fantástico, Globo Repórter, etc.;

    Já se a Globo ganhar, nada, absolutamente nada muda para os telespectadores. E ainda haverá lobby fortíssimo para a volta do mata-mata (percebam que, discretamente, esta discussão está voltanto…).

    Sobre o projeto da Record, repito o que escrevi há algumas semanas: só será realmente bom e atraente para o torcedor FORA DO EIXO RJ-SP se ela realmente se comprometer a transmitir jogos de mineiros para MG, de gaúchos para o RS e assim por diante. Do contrário, será uma Band “institucionalizada”.

  • audisio disse:

    Caro Stefano,
    o CAD vai te contratar para defender seus interesses em defesa dos direitos autorais e intelectuais. Heheheheheheheheheheheh!

  • rodrigo assis disse:

    pizza vem ai

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Aí que entra a pirataria de sinal, no Brasil todo tipo de serviço de comunicação oferecido é mais caro, que no resto do mundo, então as pessoas passam a optar pela ilegalidade. Sinceramente como operador do direito, eu deveria me manifestar contra esse tipo de crime, mas o cidadão acaba por se revoltar com os preços, não sou hipócrita e está certo. Tv é uma concessão, o povo é o dono desse direito, o povo como maioria e se o governo não se importa como o povo, que venham os piratas!

  • Juliano Oliveira - Taguatinga/DF disse:

    Este monopólio é uma pena… continuamos reféns do ‘capital’, sem opções e, para mim que moro no DF, tenho que engolir jogos de times do RJ.

    Chico, gostaria de aproveitar e comentar sobre esta história de ‘jogos entregados’, que fazem com que parte da mídia nacional questione o Campeonato de pontos corridos. A meu ver, isto é circunstancial, é ‘acidente de percurso’.

    Não estou vendo ninguém comentar em cadeia nacional que no próximo fim de semana, por exemplo, teremos Flamengo X Cruzeiro e, no jogo em questão, o Flamengo não pode ‘entregar’ e assim beneficiar o Fluminense, pois precisa vencer para espantar de vez o fantasma do rebaixamento; bem como o Cruzeiro não pode ‘entregar’ para prejudicar o Galo, porque está lutando pelo título. Assim, são as circunstâncias que definem… A fórmula do campeonato não tem nada a ver com isto. Até porque, se fosse sistema de classificação dos oito primeiros, a mesma coisa poderia acontecer na reta final, com um time supostamente ‘entregando’ o jogo para seu maior rival não ficar entre os 8 classificados.

    Na minha opinião, assim como no caso do monopólio das transmissões, nitidamente definidas pela questão financeira, alguns forçam demais para realizar uma leitura da realidade do modo que querem e que melhor lhes convém. No mais, grande abraço e GALO FORTE em 2011!!!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Sou suspeito para falar, já que sou fã de Galvão Bueno e não assisto jogo na Band. Não assisto por causa do áudio ruim, pela narração fraca do Luciano do Vale. Enfim, tem que ser na globo mesmo….

    Mas procuram-se novos talentos, bem como novos comentaristas. Está na hora de renovar…

    Essa renovação vale também para o rádio. O Caixa é $#RSCTEVBH%*&, por que insuportável é uma palavra muito branda, o Alberto Rodrigues, coitado, apesar de todo o esforço, tá “cego”…

    Renovação já…

  • Leandro Alves disse:

    Chico pode esperar que a record não vai deichar que essa seja a ultima palavra, ela vai vir forte para o futebol em 2011, essa pocisão é igual ao que o kalil teve quando disse que luxemburgo ia ficar até o final do contrato, verdade que não durou 24h.

  • Thales disse:

    vergonha, isto ai ja esta tudo armada para que a globo ganhe novamente… a record pode oferecer 1 trilhao de reais que nunca vai ganhar… a globo domina os meandros do futebol……. VERGONHA… queremos ver jogos mais cedo, queremos o direito de ver nosso time pela tv quando joga fora de BH, sem ter que pagar!
    temos que mudar as coisas no brasil, quebrar as correntes!