Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Profissionalização

Os clubes gaúchos sempre dando ótimos exemplos de profissionalização.

Por isso, vivem brigando por títulos mundiais, além da briga doméstica deles.

E usam ideias e profissionais mineiros.

O projeto “Sócio-Torcedor” foi lançado, primeiro, por Alexandre Kalil e Ricardo Guimarães, na gestão Nélio Brant.

Mas Kalil e Ricardo se desentenderam, e aquela que, vinha sendo uma ótima diretoria interrompeu o trabalho.

O Grêmio gostou do projeto, implantou com sucesso total no Rio Grande do Sul e foi seguido pelo Inter, que o aperfeiçoou e hoje é o maior sucesso da América do Sul.

Enquanto isso o do Galo ficou estagnado, até que Ziza Valadares tornou-se presidente e resolveu acabar com o que restou e criar o tal “Torcedor colaborador” (ou um nome parecido com isso), onde quem aderisse pagaria pela conta da Cemig. Fracasso retumbante e uma dívida com os Correios como herança!

O Grêmio caiu para a segunda divisão e voltou a usar mineiros para dar um novo salto administrativo de qualidade: contratou o INDG, possivelmente o mais respeitado escritório de consultoria em planejamento e gestão do Brasil, entre os melhores do continente. Uma das condições desta empresa mineira para firmar um contrato é que, depois de acertadas as condições de trabalho, não haja interferências políticas ou familiares. A diretoria do Grêmio topou, já que o INDG estava sendo contratado pelo gremista mais poderoso do país, o gáucho Jorge Gerdau, que chamado a ajudar naqueles momentos de “pré-falência” do clube, disse que ajudaria, mas à sua maneira. Ou seja: colocaria o INDG lá dentro para organizar o clube. Assim foi feito, e dois anos depois o Grêmio estava decidindo a Libertadores da América contra o Boca.

Foi vice, mas chegou a essa condição muito antes do prazo previsto pelos executivos e diretoria do clube. 

Ziza Valadares também teve a ótima iniciativa de levar o INDG para dentro do Atlético, mas, político, não conseguiu garantir a não interferência externa no trabalho dessa turma boa de serviço, que pegou a sua papelada e caiu fora do Galo.

Muita gente continua perguntando como o Alexandre Kalil tirou o Atlético das páginas negativas e até policiais da imprensa. Paga jogadores, funcionários e fornecedores em dia, e pagou até 14o salário àqueles funcionários que ganham menos de R$ 1.000,00 em 2010.

À maneira dele, Kalil montou um grupo de apoio ao estilo INDG, com cinco colaboradores da sua estrita confiança, cada um top em sua especialidade, vencedores em suas profissões/ empresas e acima de tudo discretos. Nenhum deles é chegado a um holofote ou a pretensões políticas partidárias.

Poucas vezes, neste período Kalil, a torcida ouviu falar ou leu o nome de um desses amigos dele nas rádios, TVs ou jornais. Mas são tão importantes quanto os jogadores, pois sem eles, possivelmente o Galo continuaria sendo ridicularizado na mídia nacional.

Graças a eles, Kalil acabou com um monte de cargos de diretores muito bem remunerados que havia no Atlético e pode reduzir este quadro a dois: Adriana Branco, que substituiu Bebeto de Freitas, e mais recentemente, Eduardo Maluf, que foi contratado para corrigir um erro admitido pelo próprio Kalil: ele achava que os treinadores deveriam ser também os responsáveis por tudo na Cidade do Galo. Vanderlei Luxemburgo foi a maior prova que isso não funciona. É preciso alguém, de reconhecida competência, para cuidar exclusivamente do futebol, a razão de ser da existência do clube.

Falei tudo isso para valorizar a profissionalização crescente do futebol gaúcho, e tentar explicar um dos motivos do soerguimento do Atlético.

Pensei neste assunto porque li hoje, na coluna Painel FC, da Folha de S. Paulo, essas notas, onde numa delas, fala da contratação pelo Inter, de mais um mineiro brilhante:

Currículo. O Internacional contratou um consultor para o departamento financeiro do clube. É Vicente Falconi, pai do “choque de gestão”, nome do programa de ajuste fiscal implantado por Aécio Neves no governo de MG e escolhido por Geraldo Alckmin para auditar contratos da gestão de José Serra.

Dupla. O clube gaúcho também fechou com o economista Aod Cunha, ex-secretário da Fazenda do RS e responsável pelo ajuste fiscal implementado pela ex-governadora Yeda Crusius.”


» Comentar

Comentários:
31
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Dudu GALOMAIO,

    Bom meu amigo, se vc prefere usar esta tangete, é um direito seu que vou respeitar. Como sempre !

    No entanto, vc está enganado sobre a minha pessoa.

    Com relação ao comentário do Clauber, já respondi a ele e vc já deve ter lido. ( Ele não, mas vc, pelo contexto, tá “viajando na maionese” sim… rsrs )

    E o que vc se refere como “super exagero” ?? Exaltarmos nossas grandes conquistas ?? Falar que o Cruzeiro tem muito mais conquistas importantes que o Atlético ?? Chamar o seu time de mono-título ?? rsrs

    E sobre os seus comentários de opinião de terceiros, ou brincadeiras com o Chico Maia… De onde vc tirou que eu estou incomodado com isso ou te pautando por isso ?? Ah pára né… rsrs Eu fico é te zoando e vc levando a sério… rsrs

    O que acontece, é que por vc ser Atleticano e eu Cruzeirense, defensores como somos da nossa paixão, “TUDO” que um falar, seja comentário próprio, comentário sobre comentário dos outros ou brincadeira, quando o outro se sente “atingido” mesmo que indiretamente, uma vez que ambos são ferrenhos defensores do seu time de coração, serve de “desculpa” para uma réplica… rsrs

    Bom, pelo menos eu entendo assim. Se vc não entende, aí isso já é uma coisa particular sua.

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Clayton, Clayton… sempre definindo por nós o que pensamos… hehe
    Se nao tentou advocacia, psicologia seria uma boa tb… rsrs

    Discordo completamente do que escreveu. Quando eu respondo seus comentários sobre o conhecido super exagero nas conquistas azuis, apenas retruco. Agora mesmo os comentários que faço sobre opiniões de terceiros ou até mesmo uma brincadeira que fiz com o Chico estão te incomodando. Normalmente vc era bem mais “tranquilo”… rsrsrs

    Xa pra lá, vc está (como sempre) certo!!!

    A propósito, o clauber TAMBÉM notou um pouco de “rancor” nos seus comentários recentes, mas como vc provavelmente vai negar, então somos nós que estamos “viajando na maionese”, né?

    Saudações!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    1…2…3… Parei viu Dudu GALOMAIO… rsrs

    Me ajuda aí né ?? rs

    Vc parece que tá falando pro espelho… rsrs

    Quem sou eu pra “pautar” alguém aqui ou seja lá onde for… Cada um aqui já é grandinho o suficiente pra saber o que escreve e ser responsável por isso.

    VEJA O QUE VC ESCREVEU: “Se perceber, há uma diferença: sempre pego no seu pé e de outros por exagerarem em tentar aumentar os fatos relativos ao Cruzeiro e diminuir dos rivais… Mas quanto a maioria dos seus comentários, estes nao me incomodam. Mas parece que neste aspecto inexiste a reciprocidade…”.

    Eu também poderia entender isso como “pautar”. Uma vez que, pelo visto vc gostaria de ver comentários dos Cruzeirenses, somente dentro da forma que “VC” enxerga como correta. No entanto, não penso que assim vc esteja pautando ninguém. Simplesmente é a sua forma de defender a paixão pelo seu time. Vejo como comentários normais de um Atleticano defendendo os seus interesses.

    Sobre o nosso “embate” mais frequente, isto é porque vc é um dos Atleticanos mais presentes do Blog e eu um dos Cruzeirenses mais presentes do Blog. Então, pela liberdade e respeito que já temos, é natural que vez ou outra um não vá concordar com o outro.

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Assim não dá. caro Clayton… rsrsrs
    Vc “pauta” praticamente todos os comentários que eu faço, depois sempre que a gente emite uma resposta mais direta, vc insinua que há “apelação”…

    Embora vc insista em querer fazer parecer assim, não apelo tão fácil. Muito menos por assuntos de futebol. Sempre “cutuca”, tenta sobrepor nossas opiniões e quando a gente responde, vem com essa de “ter esportiva”… pode estar certo que não a perdi.
    Do contrário, nao continuava a brincar com os colegas do blog.

    Quem disse que nao entendo sua “voracidade” em defender o Cruzeiro? Pois se é justamente por isso que sempre pauta a maioria dos meus comentários? Haha… não é bem assim nao…

    Se perceber, há uma diferença: sempre pego no seu pé e de outros por exagerarem em tentar aumentar os fatos relativos ao Cruzeiro e diminuir dos rivais… Mas quanto a maioria dos seus comentários, estes nao me incomodam. Mas parece que neste aspecto inexiste a reciprocidade…

    E sinceramente nao acho que o Chico tenha que se preocupar com críticas. Escrevi isso num claro tom de brincadeira…

    Abraço!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Apela não Dudu GALOMAIO… rsrs

    É o sujo falando do mal lavado… rsrs

    Vc não só pode, como deve comentar livremente, SEMPRE !!!

    O que vc não entende, é que da mesma forma que vc defende as coisas do Atlético de forma veemente, eu faço o mesmo em relação ao Cruzeiro !

    Então meu nobre, tem que saber assimilar e levar na esportiva sô… rsrs

    Sobre ser “advogado”… Se vc tivesse me dado essa dica há pelo menos uns 20 anos, talvez eu poderia até ter tentado viu… rsrs

    Ahhhh… E obrigado por comentar bem mais sobre as coisas que se referem ao Cruzeiro e aos Cruzeirenses falou ?? rsrs

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Clayton,
    era somente minha opinião, meu caro. Nada mais que isso.
    Acho que posso comentar livremente o que gostaria, não posso?
    E já pensou em seguir carreira de advogado? Tú leva jeito…

    Saudações!

  • clauber disse:

    Bom dia a todos, o Galo nao passou de clube endividado a time rico não, apenas parcelou as dividas dentro da realidade do clube e o restante ele vem fazendo investimentos no futebol. É simples, não existe magica. Na verdade continua com a dívida mas esta equacionada. O resto é enrolação.

  • audisio disse:

    Cara Silvana,
    Se bobear o Kalil acaba comprando o escudo e as cores do Cruzeiro também. Que fase!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Prezado Cleyton das Graças Ferreira, td bem ? ( Meu quase xará… rsrs )

    Brilhante comentário o seu acima !

    Seja bem vindo ao Blog e nos brinde sempre com a sua opinião.

    Abraços

  • Oliveira disse:

    Chico, queria entender como o Atlético passou em um ano de um dos maiores devedores ao melhor clube do país? esses amigos do Kalil não vão querer nenhum retorno financeiro? é doação?
    Como o Atlético vai pagar essa conta cobrando ingresso a R$ 5,00 e sem vender jogadores?
    Porque ninguém da imprensa faz esse tipo de pergunta aos dirigentes?

  • J.B.CRUZ disse:

    Vendo os colegas atleticanos do blog todos alvoraçados com as contratações deste ano, ( todo ano é isso) recordo-me do Super-galo em 68-69 e sele-galo 94…Gente, futebol é conjunto, entrosamento que não se compra com dinheiro e sim com o tempo…
    O CRUZEIRO VAI BEM OBRIGADO!!!

  • Ulisses disse:

    Bom, pra terem liberado de graça um zagueiraço como o Léo Silva, não pode ser só por causa de salários, tem que ter alguma coisa a mais, senão vejamos, era o capitão do time, com toda a moral, profissional seríssimo, e mais que tudo vestia realmente a camisa. Fala-se que o Edcarlos ganha 130 mil reais e o Léo que ganhava em torno de 50 mil, pedia 100 mil de salários. Era muito mais fácil dispensar o Edcarlos e ficar com nosso ex-capitão. Pareceu picuinha ou então ele nunca mais jogara bola como jogava após a cirurgia. Acho que o mineiro terá uma zaga de respeito com ele e o Rever, ambos excepcionais nas bolas altas e de ótimo nível. Quanto a diretoria do mineiro estar acertando, é fato, mas tem que achar a cabeça de burro ainda, senão…

  • Gilmar disse:

    Sinceramente chico,eu não costumo comentar no seu blog,só ler.Mas este poste foi ótimo.

    Quem dera todos os clubes e até governos fossem mais profissionais. parabéns pelo trabalho de qualidade indiscutível.

  • Paulo Koller disse:

    Cruzeiro: clube bem administrado nos últimos 20 anos. Corre o risco de perder todo o ganho destes 20 anos exatamente pelos “rachas” que a atual administração teoricamente vem colhendo (o mercado comenta que há divisões mesmo entre os irmãos Perrella).

  • Paulo Koller disse:

    Para aqueles que não entendem o momento positivo do Galo, apesar do susto do Rebaixamento no ano passado:

    Nos últimos 20 anos, enquanto o Cruzeiro era praticamente estável e uniforme POLITICAMENTE falando, o Galo sempre teve 20, 30, 50 correntes, grupos, facções, etc. Resultado? A cada Administração, tudo proposto por uma Administração imediatamente era “limado” pelo Administração seguinte (normalmente, Oposição à chapa da Situação).

    Aí, partia-se do zero. Mais ou menos como o Palmeiras era (e é) politicamente conduzido. Como hoje o Kalil é respeitado no Conselho e nas diversas facções, o clube foi pacificado.

    Fluminense, Corinthians (agora com o Andres Sanchez), Inter e São Paulo têm Grupos de Oposição e Situação. Fato. Mas as brigas tendem a não interferir tão drasticamente no cotidiano do clube. Eis o segredo do Galo.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Tá bom…

    Como se não fosse obrigação dos dirigentes, manter uma boa estrutura em seus clubes. Salários em dia, organização, novas idéias, enfim…

    Claro, com acertos e erros. O “grande” dirigente do Atlético, apostou e quase “deu” o Atlético para o Luxa. Errou e quase foi pra segundona ( DE NOVO )…

    Quanto ao comentário ai sobre o Leonardo Silva. Bom, não sei nao. 31 anos, com joelho “bichado”…Tem coisaS no futebol, que so quem está no dia a dia sabe…´Dúvido que o Cruzeiro liberaria o L. Silva 100%, por causa de dinheiro… Idem foi com o Fernandinho!!!

    “Vamos aguardar!”

    Mas parabéns para o Atlético. Quem sabe um dia, tal estrutura possa gerar bons frutos, tais como: Libertadores, Brasileiro, Supercopas, Copas do Brasil…melhor clube do séc XX, etc..etc..etc..

  • Fabrício Melo disse:

    Quando o Kalil assumiu, já se esperava isso dele. É administrador experiente, atleticano e sem pretensões políticas. Agora só falta comer na mesma mesa dos Teixeiras.

  • Evandro disse:

    Chico,
    de acordo com relatos do próprio Kalil na imprensa há algum tempo atrás, o sócio torcedor no Galo vai voltar assim que o Mineirão estiver liberado para acolher os jogos dos times mineiros em 2013. Resta saber se ele será reeleito e se estará no comando do clube para que tal desejo vire realidade.

    Se tudo for feito com organização, seriedade e respeito aos sócios torcedores, será uma parceria de sucesso entre o Galo e sua fanática torcida!

  • Parabens ao kaliu o trabalho dele e maravilhoso .

  • e o Professor lá em Viçosa (atleticano) implantou a materia do time dele ter o melhor CT do Brasil, passem la na sede do Coritiba, Atletico/PR, Inter, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo e avaliem quem tem o melhor CT do Brasil. muita mentira no meio esportivo! título mesmo, desde 1971! e no amistoso lá em Ibirite entra America 2 x 2 Atletico o gol impedido que o arbitro deu pro galinho foi vergonhoso, ontem levou um banho do criciuma.

  • Cleyton das Graças Ferreira disse:

    Caro Chico Maia, tudo bem?

    A diferença básica entre Atlético e o Cruzeiro está na diretoria. Não falo no nível dos profissionais, mas no número. No Atlético são cinco diretores, ja no Cruzeiro…..
    Por exemplo: você poderia me explicar qual a diferença das função do Vice-presidente de Futebol (Gustavo Perrela), do Diretor de Futebol (Dimas), do Gerente de Futebol (Valdir Barbosa) e do Supervisor de Futebol (Benecy Queiroz). Será que o futebol está tão complexo que precisa dessa turma toda?

    Não entendo porque o Cruzeiro precisa de um Diretor de Comunicação (Guilherme Mendes) e um Diretor de Marketing (Marconi Barbosa).

    Se imaginarmos que cada cidadão desse tem quatro assessores, imagine o custo para o clube no final do mês.

    Agora arrumaram uma boquinha para o Raul Plassman. Dizem que ele será o intermediário entre a categoria de base e o futebol profissional. Nada contra o Raul, mas será mais um que irá “mamar nas tetas do clube”.

    Penso, que se o treinador do profissional estiver comprometido com o clube, ele mesmo irá assistir alguns treinos das equipes de base para tirar suas conclusões. Sem contar que o time junior sempre treina contra os profissionais. Durante esses treinos, ele consegue observar qual garoto tem condições de subir ao profissional.

    Na verdade, é inadimissível que o dinheiro oriundo do futebol do Cruzeiro continue sustentando esse monte de come e dorme. Se é preciso reduzir custo, que seja na diretoria e não no futebol.

    Programa Sócio Torcedor
    Sabe por que o programa Sócio Torcedor dos clubes do Sul é esse sucesso? A resposta é simples: lá o torcedor tem direito a voto nas eleições do clube. Não é como aqui em MG, onde os dirigentes só querem o dinheiro.

    Para finalizar uma pergunta:
    As eleições no Cruzeiro serão no final deste ano. Você sabe se já existe algum movimento de oposição aos Perrelas?

    Abraços,

    Cleyton das Graças Ferreira
    Jornalista

  • Silvania disse:

    Temos que ficar atentos para que o ZZP não venda para o galo as cores da camisa e as cinco estrelas do escudo, as taças da LA
    do Cruzeiro, a Toca da Raposa e o Raposão.

  • audisio disse:

    Matéria espetacular! Chico realmente você se superou nesta!
    Parabéns! Com todos os percalços o que o Galo esta fazendo projeta um futuro promissor. O futebol como na vida é assim, como você disse muitas vezes, cíclico! Nada, ninguém consegue ficar o tempo todo por cima. Chegou a hora do Galo!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    ÊÊÊÊ Dudu GALOMAIO…

    Ta ficando neurótico fiiii ?? rsrs

    Se preocupa primeiro com as possíveis opiniões de Cruzeirenes é ?? rsrs

    Nem num tópico como este, vc foi capaz de falar bem do seu time ?? Preferiu destoar, falando de possíveis comentários contrários dos Cruzeirenses ( Pq segundo vc, “Lunático” = Cruzeirense né ?? rsrs ).

    ÔÔÔ paixão recolhida modeuzoooo… rsrs

    Se o Chico fosse ficar com melindre por causa de comentários ou opiniões contrárias, ele nem teria um Blog. O patamar dele, é bem acima do nosso…

    Sei não…. Mas estou achando que o único comentário “destoante” desse tópico será esse seu acima viu… rsrs

    Criticar ou “bombardear” o Chico Maia por que ?? Se absolutamente tudo que ele escreveu é verdade !

    Os Cruzeirenses frequentadores do Blog, além de respeitarem o seu dono, sabem reconhecer a realidade.

  • LEANDRO ALVES disse:

    Tenho que dar o braço a torcer, Kaliu está fazendo tudo que pode para o galo ganhar titulos, porque não ganham, não sei, na contramão do kaliu o Zéze que não faz nada, e e o cruzeiro não precisa de muito Leonardo Silva é exelente zagueiro se voltar da mesma forma que estava, fazendo dupla com o Rever o galo está no camainho certo. Fora Zéze perrela.

  • Paulo Henrique disse:

    Estive em Porto Alegre no mês de novembro e aproveitei para assistir Grêmio x Ceará no Olímpico.

    Foi impressionante o choque de realidade!

    Ótima organização do trânsito e acesso do torcedor no entorno. Lojas do clube funcionando à beira do estádio na hora do jogo. Região limpa e bonita.

    A diferença foi grande também na hora de comprar o ingresso. Os sócios são bastante privilegiados. A entrada mais barata, para não-sócio, era 40,00 na geral.

    O sócio passa seu cartão (estilo cartão de crédito) na catraca e aparece no visor “bem-vindo Fulano”.

    Os sócios do Inter não ficaram para trás. No dia seguinte teve Paul Mc Cartney no Beira-Rio. Os sócios do Inter puderam comprar ingresso na pré-venda, antes de quase todo mundo com muito mais tranquilidade e garantias (algo que não ocorreu para os são-paulinos para ver o mesmo show no Morumbi). Os donos de cadeira cativa (sócios vitalícios, ou algo assim) puderam ver o ex-Beatle pagando 70,00 numa região que custava cerca de 330,00 para o público geral.

    O sócio contribui para o clube, mas tem retorno, respeito e benefícios exclusivos. Daqui a pouco o Galo chega nesse nível. E, quem sabe um dia, o Jacaré também.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Chico,
    todos já sabem de sua grande capacidade como jornaliste e conhecem suas opiniões isentas.
    Sempre vemos aqui elogios à sua pessoa, pela qualidade dos seus textos.
    Mas, neste caso, pode “preparar o lombo”, meu amigo… rsrsrs

    Daqui há pouco aparecerão os lunáticos que não suportam ouvir elogios ao Clube Atlético Mineiro pra criticar suas bastantes palavras…
    É esperar pra ver.

    Saudações Alvinegras!!!

  • Flávia Ellen Souza Costa disse:

    Infelizmente, apesar de toda a boa administração, o Inter continua com o gesto imoral de roubar jogadores das bases de outros times. É algo que precisa ser sanado.

  • Venutto disse:

    Bacana demais Chico.

  • Luciano Nogueira - SL disse:

    Leonardo Silva confirmado. Se o Cruzeiro não tem dinheiro, nós temos rsrsr…

  • Rodrigo Queiroz disse:

    Simplesmente Fantástico a materia, e mostra que é assim mesmo que tem que ser feito, Gente seria comandando gente seria!