A notícia é absolutamente frustrante.
A Copa do Mundo aqui era a esperança de todos nós de, finalmente, ver Belo Horizonte com um metrô decente, o anel rodoviário à altura do tamanho da cidade, o segundo terminal do Aeroporto de Confins pronto e estradas seguras e de alto nível para, pelo menos, até o Rio de Janeiro.
Mas…
Veja esta reportagem do Diário do Comércio, indicada pelo twitter
bhtenacopa2014
que aliás, sugiro, pois vale a pena seguir:
* Representantes das cidades-sede se reuniram ontem em Belo Horizonte para trocar informações sobre o andamento dos trabalhos
Obras prioritárias não ficarão prontas
Expansão do metrô, ampliação de Confins e revitalização do Anel só serão concluídas depois do evento.
PEDRO GROSSI.
O presidente do Comitê Organizador da Prefeitura de Belo Horizonte para a Copa do Mundo de 2014, Tiago Lacerda, admitiu ontem que nem todas as obras consideradas prioritárias estarão prontas para o evento esportivo. Entre elas, ele citou a expansão do metrô, a construção do segundo terminal de passageiros no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a revitalização do Anel Rodoviário da Capital.
De acordo com Lacerda, a maior preocupação da prefeitura e do Estado é com as intervenções no terminal de Confins, já que apenas a reforma do atual espaço não é considerada suficiente para atender ao aumento previsto na demanda. “Temos feito um acompanhamento de perto, já que não são admitidos mais atrasos. Além do terminal 1, precisamos da entrega de, pelo menos, uma fase do terminal 2. São obras que não são apenas para a Copa do Mundo, mas para a rotina da cidade”, disse ele.
O argumento foi usado também para explicar as previsões sobre a revitalização do Anel Rodoviário. “O cronograma está sendo divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e cabe à Prefeitura de Belo Horizonte reunir os órgãos envolvidos no processo para pressionar o governo federal a cumprir os prazos. Mas também não é uma obra que está vinculada apenas à Copa do Mundo”, disse Lacerda.
Ele explicou que o projeto de ampliação do metrô de Belo Horizonte já foi enviado para Brasília, com o objetivo de ser incluído na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tratará da mobilidade urbana. “Por opção do governo, eles decidiram desvincular o metrô da realização da Copa. São obras vitais para a cidade e que são muito maiores do que o evento”, afirmou, admitindo que dificilmente esse projeto será viabilizado antes do início do campeonato mundial de futebol.
Já as demais obras de mobilidade urbana e intervenções que estão sendo feitas na Capital visando à Copa do Mundo estão dentro do cronograma, segundo Lacerda. Ele disse que, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério dos Esportes, apenas Belo Horizonte e Salvador, entre as 12 cidades-sede, estão em dia com as datas acertadas.
“Não temos preocupação com prazos. Estamos rigorosamente em dia com os compromissos que competem à Capital. O sistema BRT (Bus Rapid Transit) deve começar a ser implantado em breve, assim como a duplicação da avenida Pedro I”, disse Lacerda.
Lacerda e o gerente da Copa do governo de Minas, der Campos, se reuniram ontem com representantes de nove das 12 capitais que serão sede da Copa do Mundo. Esse foi o segundo encontro realizado entre os representantes das cidades e estados diretamente envolvidos com o evento esportivo. “O objetivo do encontro é alinhar alguns pontos comuns e trocar experiências, já que todas as cidades estão trabalhando nas mesmas questões e podemos aprender uns com os outros”, disse Campos. Apenas representantes de Curitiba e Fortaleza não participaram da reunião.
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