Nando Reis exagera nas críticas ao Tostão e pede desculpas

Esta semana o músico Nando Reis criou polêmica ao dar umas tijoladas no Tostão, em seu twitter, mas em menos de 24 horas reconheceu que foi infeliz.

Disse na primeira twittada, quarta-feira:

 

“Alguém poderia dizer ao Tostao que o interesse dos leitores paulistas da Folha sobre o Cruzeiro, é muito pequeno, pra não dizer ZERO.”

 

Fiquei na em dúvida se foi ele mesmo, já que tem tanto picareta usando nomes de famosos por aí. Mas consta lá que ele tem 199.606 seguidores. Será que um “fake” enganaria tanta gente sem que ninguém avisasse?

Mas, logo em seguida veio outra:

 

“Tostão foi um jogador genial. Mas acho os seus textos sobre futebol muito chatos. Qdo escrevia no Estadao era muito criticado por falardo SP”

 

Ora, Nando Reis é da prateleira de cima dos compositores brasileiros. Até difícil imaginar uma deselegância da parte dele neste sentido.

Algum seguidor dele reagiu e ele foi à réplica:

 

“Sim, ele entende de bola. Mas escreve de uma forma chata. Futebol deve ser visto entendido e descrito como ele é ou deveria ser: eletrizante”

 

Continuei na dúvida se era mesmo o Nando Reis quem escrevera aquilo. Se tivesse partido de um cabeça cozida qualquer, eu nem estaria entrando nesse assunto, mas trata-se de um poeta, um dos pensadores do Brasil.

Aí a reação de centenas ou milhares deve ter sido pesada, dessas que assusta a qualquer um, e ele sentiu a barra, dando uma maneirada:

 

“Peço desculpa aos mineiros: me expressei mal. Não bairrista e sou fã do futebol de Mg. Mas acho q o Tostao cita o cruzeiro d forma excessiva”

 

Não que o Tostão ou quem quer que seja não possa ser criticado, porque ninguém é infalível; ninguém faz ou escreve só coisas boas. Foi a forma desrespeitosa usada nessas críticas, desmerecendo o estilo de escrita de alguém que se consagrou com a bola nos pés e com a caneta nas mãos, como um dos melhores da sua geração.

A reação continuou, e o Nando foi para as cordas, numa quinta twittada:

 

“Moçada, não pirem! Não falei do Cruzeiro apenas falei o que acho dos artigos do Tostao. Quem discordar, otimo. Mas n distorçam o que falei.”

 

Há pessoas igualmente brilhantes que não gostam do artista Nando Reis, mas como não reconhecer nele um dos acima da média entre os músicos do país?

O melhor exemplo que me lembro para situações como essa é do também músico Leo Jaime, em relação ao grande cruzeirense e amigo do Nando Reis, e meu amigo, Samuel Rosa, do Skank.

Ouvi uma entrevista dele na Rádio Jovem Pan, uns anos atrás, e o repórter perguntou:

__ Quem é o melhor roqueiro do país na atualidade?

E ele respondeu, na bucha:

__Apesar de ele não gostar de mim, e eu não gostar dele, é o Samuel Rosa. Não importa se eu o ache um babaca como pessoa, e ele tenha o mesmo conceito a meu respeito. O que importa é que ele é bom demais sim, do caralho, e tenho que reconhecer isso.

E Nando Reis foi mais longe nas tijoladas através do twitter, ao dizer que o Tostão fala demais do Cruzeiro.

Ora, ora, ainda que fosse verdade, nenhum carioca ou paulista poderia reclamar desse tipo de coisa, pois as redes de rádio e TV do país, mais os principais jornais de alcance nacional, são de lá e tratam os demais estados como um subproduto.

Interessante é que o Tostão também é muito cobrado em Minas por “falar pouco” do futebol mineiro em suas colunas, e constantemente dá explicações sobre isso.

Passei a acreditar que trata-se mesmo do Nando Reis porque numa sexta e definitiva twittada, menos de 24 horas depois, o bom senso falou mais alto e ontem ele jogou a toalha, com o devido pedido de desculpas:

 

nando_reis Nando Reis

Minha declaração infeliz sobre 1 assunto delicado – futebol – suscitou reação furiosa dos que se sentiram ofendidos. Peço sinceras desculpas”

 

Vida que segue!

Nem grandes figuras como o Nando Reis estão livres de produzir besteiras.

54 comentários para “Nando Reis exagera nas críticas ao Tostão e pede desculpas”

  1. Heugenio de Souza disse:

    O problema do Galo está no Hino: ….nós somos campeões do gelo o nosso time é imortal…..Tem que trocar a expressão \” nos somos campeões do gelo\” por \”nós fomos campeões no gelo\”. Não muda nada na hora de cantar, mas dá outra conotação e outra energia. Se não meu caro Chico o Galo vai ser eternamente campeão do \”gelo\”…sacou?

    – belo Horizonte

  2. Rodrigo Galodoido disse:

    O Nando Reis é um compositor mediano e cantor abaixo da média. Muitas de suas músicas são sem pé nem cabeça, outras brilhantes. Como cantor não emplaca. Tem voz chinfrim e parece ser uma mala sem alça. Bom, como músico admiro Chico Buarque, Gil, Beto Guedes, Milton, Djavan… Nando Reis não faz parte dessa elite. Cássia Eller cantou e salvou algumas de suas músicas. Se como músico já não é lá essas coisas, de futebol e crônica esportiva não entende nada. Tostão escreve bem e muito. Talvez a coerência que sobra nos textos do Tostão falte nas letras desse que se acha mais do que é. Um babaca, isso é o que ele é.

  3. J.B.CRUZ disse:

    Sinceramente, ainda não sei quem é Nando Reis, desculpe, mas ele é um daqueles roqueiros dissidenteS do titãs ? …TOSTÃO é um dos poucos jogadôres que ao parar dentro de campo, seguiu fora dele com a mesma categoria ao comentar futebol…MESTRE TUSTA, REI PELÉ e GARRINCHA,ALEGRIA DO POVO, os 3 GÊNIOS DO FUTEBOL BRASILEIRO..

  4. Andre disse:

    Chico, sinceramente nao sei o proquê da polemica, o Nando Reis nao falou nenhuma mentira, apenas expressou o que penso a muito tempo, as colunas do Tostão são chatas demais, e como voce mesmo disse, o tostão nao pode ser criticado?

    Abraços

  5. Luiz Renato disse:

    Sou atleticano fanático, mas estou torcendo para o Cruzeiro na Superliga Masculina de Voley.

    Não aguento mais o bairrismo do chamado “eixo” Rio-SP. Está nojento demais. A paulistada cada vez mais se acha dona do Brasil e se ressentem de Minas sempre estar no seu caminho na busca desta hegemonia.

    Pena que os mineiros são muito inocentes neste tema e não percebem a manipulação evidente que Rio e SP sempre fazem tentando denegrir Minas e os mineiros.

    Até de homofóbicos os mineiros estão sendo chamados e aceitamos tudo numa boa. Esta questão de homofobia foi uma tática suja usada pelos paulistas para tentar ganhar fora das quadras algo que no campo esportivo estava difícil. Como fizeram com o Galo e o Cruzeiro inúmeras vezes no futebol. Queriam tirar o mando de quadra do Cruzeiro amanhã como fizeram em 1974 a favor do Vasco.

    Vamos acordar gente! Mineiro homofóbico???? Tentem andar na Av. Paulista sendo negro, nordestino ou gay e verá que o risco de tomar uma cacetetada na cabeça é altíssimo.

    Outro dia li que foram identificados 25 grupos de ataques a gays e negros só na capital paulista. Leiam o que os paulistas falam do resto do Brasil em comunidades do orkut e verão quem são os preconceituosos do Brasil.

    Não gosto de generalizar, mas este assunto de paulista bairrista me enche mortalmente a paciência e o que eles estão fazendo com este tema da homofobia é gravíssimo e nós mineiros ficamos quietos assistindo esta bobajada sem responder a altura.

    Quanto ao Nando Reis, eu o admiro muito, mas seu comentário foi ridículo. Queria que o Tostão falasse do que? De SP??? Nando Reis só fala do São Paulo em qualquer Programa que vá, até da Ana Maria Braga.

    Continue compondo, Nando, você deve se limitar a música, se sair disso vai complicar com opiniões tão ridículas.

  6. tom vital disse:

    Nando Reis é um grande poeta da MPB.Mas deve ter pirado ou dado suas twittada durante uma Ca…….Pois os comentários do Tostão são quase sempre inteligentes e elegantes.E eu já li e ouvi até o Juca Kfouri elogiar as
    crónicas do Tostão.Acho que a maionese do grande Nando Reis estava mesmo estragada.

  7. Luís Eduardo disse:

    É difícil entender como uma mera crítica, como a feita pelo Nando Reis, pode gerar tanta revolta. Onde fica a liberdade de expressão, constitucionalmente garantida? Não consigo ver onde está o problema de um torcedor de São Paulo achar que um colunista de um jornal daquele Estado está falando demais de um time mineiro. Eu mesmo, se fosse assinante do Estado de Minas, ficaria incomodado se o Jaeci Carvalho, por exemplo, falasse excessivamente do Flamengo, ignorando os times mineiros. E qual é o problema em se achar que o Tostão escreve de uma maneira chata? Eu discordo, mas defenderei sempre o direito daquele que pensa diferente de mim. Viva a diversidade de opinião! Abaixo ao excesso de puritanismo!

  8. Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Essa é a parte ruim da imprensa: fofoca, picuinha, blá, blá…

    E infelizmente é isso que dá ibope. Agora cá pra nós, quem é Nando Reis??? Pelo menos pra mim não representa nada…

  9. Ulisses disse:

    Concordo com o que vc disse à respeito da imprensa da corte. Simplesmente ignoram o que foge ao eixo Rio SP. Pra aceitarem a atual dase do Cruzeiro o time tem que estar sobrando e nenhum deles está jogando próximo ao futebol apresentado pela time estrelado.

    Que o comentário do músico foi completamente sem nexo, uma vez que se ele quizer ver comentários sobre paulistas, que leia o Juca Kfoury e outros tantos, como se quizesse saber dos cariocas que entrasse nos blogs de comentaristas cariocas.

    Tostão é uma sumidade como comentarista e o foi como jogador de futebol, estando abaixo apenas de Pelé e mais um ou outro genio como o Di Stéfano e Maradona.

    Tenho por costume, de ler sempre o Tostão ha alguns anos e nunca fiquei melindrado por ele citar times de fora de MG, é até bom pra me atualizar acerca do que não chega até nossas montanhas.

    No mais ratifico minha fé que teremos muitos comentários do Tosta sobre o time que o revelou, quiçá conquistando os títulos que disputar.

    Saudações azuis.

  10. Si disse:

    Nem precisava se desculpar.Era só cantar Maria,Maria em homenagem.hehehe

  11. Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Nando Reis ???

    Quem é Nando Reis pra falar de um Tostão ??

    Cada um no seu quadrado…

    O negócio do Nando Reis é “tentar” vender discos… Que por sinal, deve ser de dá pena o número de discos vendido por ele, na sua carreira solo.

    Bom compositor ? Pode até ser… Mas falar sobre futebol e querer criticar o Tostão ?? Fala sério…

  12. Marcelo Veloso disse:

    Chico, particularmente gosto de ler as crônicas do Tostão, mas realmente, ultimamente ele fala muito do cru cru, o que antes quase não fazia. É um direito dele! Por outro lado, vivemos num Estado de Democracia e as pessoas públicas são alvos de críticas e elogios. Do mesmo modo, o Tostão pode não gostar das canções do Nando, o importante é saber absorver as críticas. Vida que segue!

  13. lauro disse:

    Chico todo reconhecimento de erros é bem vindo, humildade é bem vinda mas o interessante deste fato é que nos público mesmo que tarde conseguimos ficar sabendo que ele é um ser humano que reconhece os erros “sobre pressão é claro” mas mostra para o país a podridão de sua alma.

  14. Junior Gam disse:

    Concordo com o Nando Reis.

  15. Stefano Venuto Barbosa disse:

    Discordo de Nando Reis, Tostão é uma das poucas cabeças pensantes da mídia esportiva, ao lado do nosso caro blogueiro Chico Maia, o resto é bairrista, arrogante e puxa-saco.
    Esse mesmo Nando Reis foi um que arrecadou uma fortuna de renúncia fiscal, para produzir um DVD, dinheiro do povo, para produzir DVD de músico que faz 15 em média por mês, cobrando uma fortuna. Melhor ele ficar calado.

  16. Carlos Veloso BH disse:

    O grande barato da internet é ser um território livre, podendo, cada um falar o que quiser, sem travas nem censura.
    A grande sacada para quem “surfa” na rede é ser flexível e tolerante, mesmo que não concorde com uma vírgula do texto, com as opiniões dos outros.

  17. rodrigo assis disse:

    Se não gosta da coluna dele não leia

    Porém se ler tem direito de criticar

    Se twitar critica, os seguidores tb tem direito de criticar

    Assim roda a roda da liberdade de expressão democrática

  18. Dudu GALOMAIO disse:

    Pessoal, me ajudem a entender: O Nando Reis falou mal do Tostão ou disse entender que pros leitores da Folha em SP não há interesse em saber do Cruzeiro? E disse que acha os textos do mesmo “chatos”, o que convenhamos é um direito dele.

    Não vi o mesmo dizer que o Tostão “é nada” como alguns aqui querem fazer parecer.
    E não há como comparar um ex-craque de futebol e bom comentarista com um cantor. Como dizer que um é melhor que o outro?
    Nando jogaria tão bem quanto o Tostão?
    Tostão poderia ter sucesso compondo e cantando como Nando?

    Fico impressionado como futebol mexe com o emocional de algumas pessoas…

    Tostão foi e ainda é muito bom, mas alguns dizendo nem conhecer o cantor paulista é a prova do exagero…

    Saudações!!!

  19. Gilmar disse:

    Esse pessoal da MPB que fuma maconha e vai pro twitter,acaba escrevendo essas coisas mesmo.

  20. Paulo Henrique disse:

    Depois que o baterista do Restart disse que “não sabia se havia civilização no Amazonas”, a fala de Nando Reis soa como filosofia.

    Ou seja, nossos músicos de hoje (refiro-me aos que saem na mídia com frequencia….em circuitos alternativos e conservatórios há muita gente boa) refletem bem a realidade do cidadão brasileiro: alienado, acrítico, individualista, descolado da realidade e de qualidade duvidosa.

    Nando Reis é um dos melhores da atualidade, mas talvez seja por estar numa terra de cegos (considerando apenas o que se destaca nas vendas e na mídia).

    Num país que produziu Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Elis Regina, dentre tantos outros, ouvir Restart, NXZero, Bonde do Tigrão, Ivete Sangalo, etc, é de dar depressão profunda.

  21. Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Boa Gilmar. Muito boa!

  22. Ismael disse:

    Chico,

    Mesmo para quem escreve uma coluna em um jornal mineiro, o Tostão fala demais do Cruzeiro, isso é evidente.

  23. Paulo disse:

    Chico, na minha opinião, é “briga de cachorro grande”: Nando Reis foi infeliz e bairrista, mas os textos do Tostão, de uns tempos pra cá, têm ficado meio “xaropes”, mesmo. Tipo:

    “hoje, o Cruzeiro jogou tudo, ontem o nada; aliás, o que seria do tudo se não fosse o nada? Nao sei. Só sei que não sei. E o Luxemburgo é menos brilhante que acredita ser, e mais brilhante que seus detratores o tratam. Quem sabe o futuro e presente se expliquem… Lacan, Goethe ou Jung justificam…”

    A respeito do bairrismo: acho o Nando Reis um artista, no máximo, mediano, que usa a polêmica para não ser totalmente esquecido. Logo, ignoremos-o.

    Sobre a Superliga de volei, que outros comentaram: trata-se, pela proporção que o assunto tomou, de uma evidente mudança de foco para tentar desestabilizar o Sada. Nâo me lembro de qualquer paulista sendo criticado por ter, por exemplo, ironizado, criticado ou afrontado Rycharlison e/ou outro jogador de futebol.

    E aos patrulheiros de plantão, que argumetaráo que vôlei é diferente de futebol: quem já viajou para acompanhar o Minas, o Sada ou o Moc sabe exatamente qual o perfil médio de um torcedor de volei no país.

    A manifestação da torcida foi lamentável? Obviamente, sim. Mas o assunto tomou outra proporção. A teoria da conspiração já está virando TESE de conspiração, dados os fatos.

  24. Fernando disse:

    Caro Nando Reis você está super perdoado, pois alguém TAMBÉM deveria dizer ao Tostão, que o interesse no cruzeiro aqui em MG também é muito pequeno para não dizer ZERO.

  25. Luciano Nogueira - SL disse:

    A fala foi infeliz. Mas não precisa desancar o cara pa adefender o Tostão.
    Vejam o exemplo do Leo Jaime. O Nando falou merda? Falou. Só isso faz dele um idiota? Não creio, pois quem nunca falou merda na vida?

  26. Antonio Catão Jr. disse:

    Lendo o texto friamente, o que Nando Reis quis passar foi que para os leitores assíduos da Folha não há interesse em saber das coisas do cruzeiro, apesar de ser o “melhor das américas” (Há times do Caribe e América do Norte disputando a Libertadores?) e “Barcelona das Américas” (O Galo então deve ser o Real Madrid, já sapecou duas seguidas nelas, o São Paulo a Internazionale Milano, o Internacional o Milan, o Gremio…), se interessam apenas por times do eixo Rio-são Paulo.
    Do Tostão, o que me lembro é de que além de um Gênio da bola, deu um tremendo golpe, juntamente com o Felício Brandi, no Vasco da Gama. Deixou o Vasco comprá-lo, em Abril de 1972, a peso de ouro, recebendo luvas altíssimas, sabendo que já não tinha mais condições de jogar.
    Como Médico, nem registro no CRM não existe mais. Não se encontra o Dr. Eduardo Gonçalves.

  27. miguel disse:

    O Nando Reis assim como alguns artistas se acha muito fodão.Acima do imaginario de qualquer ser humano.Ou seja eu componho faço sucesso e entendo de tudo e vcs são simples mortais.Na copa de 94,o fodão tinha uma coluna na folha de são paulo,ele e falecido Marcelo Fromer,colega de Titans.O Fodão afirmava que o Brasil,com um goleiro como o Tafarel,meio de campo com Mauro silva,e um atacante do nivel do Bebeto,jamais ganharia a copa de 94.Pena que não existia twitter naquela época.Musica não tem fronteira,o gosto é muito diversificado,mas ele sem o Titans,na minha opnião é zero.O Tostão tem um estilo unico de escrever,mas na minha opinião o futebol que ele sonha e escreve só na ilha da fantasia.

  28. Antonio Catão Jr. disse:

    Perdoem-me o erro crasso: continua ativo com CRM 13.808. Lecionou na Ciências Médicas até 1996, quando parou de exercer a Medicina para se tornar cronista esportivo. ( O que fez ele muito bem. Deixou de ser pião da saúde, trabalhando demais e ganhando muito pouco, refém das operadoras de planos de saúde.)

  29. Ulisses disse:

    Pros atleticanos que não gostam dos textos do Tostão, duas são as opções: ou deixam de ler quando virem citações ao mehor e maior de MG ou então rebusquem nos alfarrábios as crônicas do Roberto Drumond.

  30. Marcos Costa disse:

    Mas Chico, “cá pra nós”: eu sou de SP e moro neste grandioso estado de Minas há 11 anos, e tenho percebido o choro das torcidas mineiras por Cruzeiro e Atlético não terem o mesmo tratamento dispensado ao Flamengo ou ao Corinthians pela mídia nacional, que está ou no Rio ou em São Paulo. Mas Cruzeiro e Atlético realmente fazem por merecer esta tratamento?É lógico que não! Os culpados por este “sentimento de tristeza” estão aqui em Minas e não no Eixo! A começar pela própria imprensa mineira, que não investiu pesado em regiões de Minas próximos ao eixo Rio-SP. Abandonaram estas regiões para a imprensa do eixo pela proximidade! Como consequencia disso há regiões de Minas Gerais onde Atlético e Cruzeiro sequer são lembrados pela população. Se por um lado Corinthians, Flamengo, São Paulo etc se aproveitaram que estão no eixo e se aproveitaram dos recursos que tinham para se expandir pra todo o Brasil, os dirigentes azulados e galistas se acomodaram, pois não querem ficar muito longe de “Beagá”! Se o Bahia e o Vitória fossem times de ponta e ganhando muitos títulos com torcida em toda a Bahia, será que a população de Montes Claros, se a mídia de lá fosse baiana, por exemplo, iriam torcer pra Cruzeiro e Atlético? É lógico que não! Outro motivo pra Atlético e Cruzeiro serem jubilados pela mídia nacional é a falta de títulos, pois o Cruzeiro já foi vitorioso, hoje quando no muito é vice, mais fracassa do que ganha títulos. Já o Atlético nem a primeira divisão do Brasileirão consegue disputar direito, mais briga pra não ir pra segunda divisão do que pelo título brasileiro, que não conquista há 40 anos(!), não sabe o que é faturar a Copa do Brasil, não vai à Libertadores há mais de uma década, é freguês de quase todos os grandes do Brasil. Para a mídia nacional, Atlético e Cruzeiro não trazem tanto lucro e audiência quanto os times paulistas e cariocas. Que este longo comentário siga de reflexão…

  31. gloria dias disse:

    concordo plenamente com rodrigo galo doido nao troco uma letra,muito bom.

  32. Ordilei Freitas disse:

    Acredito se o Tostão escrevesse falando mais sobre o Cruzeiro ou até mesmo o Internacional de Porto Alegre, teria todo o direito, pois o Cruzeiro vem arrasando na libertadores mostrando um futebol convincente, o atual campeão do torneio e o Internacional.
    Portanto Nando Reis, não temos culpa se o São Paulo não esta mais na mídia jogado a libertadores, se o Corinthians foi eliminado pelo Tolimã.
    O grande problema dos jornais do estado de SP RJ e motivar seus times chegando a grandes exageros há muita bajulação e MANIA DE GRANDEZA.
    Neste caso você sende falta disto tudo.
    Mais como o Tostão e Sensato e inteligente ele não faz o que a maioria quer mais sim o mais conveniente.

  33. Edelmira Victória Campos Faria disse:

    Outro dia saí para comprar um CD do Nando Reis, voltei e pedi meu dinheiro de volta. É ruim demais!!!! O Titãs o carregou muito tempo, Tanto é que : CADÊ A FAMA DELE? eu nunca poderia ser homofóbica, TENHO AMIGOS PAULISTAS !

  34. DIEGO disse:

    Eu sou músico, e atleticano, achei uma piada o Chico Maia ter falado aqui que o Nando Reis é um poeta, acho que Chico Maia como jornalista você entende tudo, mas de literatura não entende nada. O Nando Reis é um músico de destaque como qualquer outro. Poeta foi Guimarães Rosa, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Carlos e Roberto Drummond, Machado de Assis, você falar que o Nando Reis é um poeta você está cometendo um crise contra a decência e a lógica da realidade, continua te admirando como jornalista e pessoa, mas por favor o Nando Reis não é um poeta, é um músico-compositor!

  35. PAULO JOSE disse:

    NANDO REIS ? quem é esse cara ? Quem elogia a coluna do Tostão é ninguém menos que Juca Kfouri. O resto é dispensado ! Claro que todos teem o direito a expressar sua opinião, porém, sem leviandade. O Tostão fala de todos os times, inclusive do Cruzeiro ! Fala bem e fala mal também, como o faz de todos os outros times independente de que estado seja.

  36. milton disse:

    O pior é ler opiniões sobre a forma de escrever do Tostão. Consideram chato e monótono o melhor texto esportivo do país. Com estilo, conhecimento e equilíbrio. Sem nada dever ao Kfouri, Saldanha, Armando Nogueira, Nélson Rodrigues, que falaram de futebol de forma poética.
    Nando Reis tem espaço e seguidores no seu Twitter, deu uma botinada!

  37. wilmar disse:

    Foi um comentario infeliz do nando reis,dizer do tostão,é que ele não teve o desprazer de ler cronicas esportivas do eduardo reis(cronista esportivo anterior ao tostão do estado de minas).

    sobre bairrismo só escutar a radio (itatiaia e jovem pan am de sp)itatiaia que só transmite e comentam sobre jogos de futebol e outros esportes mineiro e a jovem pan transmite jogos de times Paulistas,Mineiros,Cariocas,Gauchos e de qualquer estado,mesmo da 1º e 2º do brasileiro,copa do brasil,libertadores mesmo não estando disputanto times Paulista.

    Admiro pessoas escreverem que não conhecem NANDO REIS devem conhecer bem é cesar menotti e fabiano,eduardo costa,joelma da banda calipso e outras drogas (como diz o comediante marcos veras).

  38. alekve disse:

    Muito bem colocado seu comentario marcos costa!!!!
    sempre falo a mesma coisa quando os amigos mineiros falam que imprensa comentam nos programas esportivos sobre o futebol Paulista e carioca.
    A imprensa mineira só fala sobre futebol do seu estado em bh. No interior eles não lembram que existem mineiros que gostam de futebol ou de outros esportes.

    Quem não acredita é só viajar pelo estado de minas e ver quais jogos são transmitido pelas filiais da globo.
    Em bh só é transmitido pela sky e a cabo os jogos de cruzeiro e atletico no brasileirão que só jogam no sabado 18:30 ou no domingo 18:30.

    Em vez em quando colocam um jogo transmitido na tv aberta mas é raro,só contar e olhar a tabela para ver a hora e quantos jogos são transmitido na globo (do cruzeiro e atletico).

    Essa é pra quem não sabe o jogo do são paulo e atletico do dia 05/06/2011 foi mudado 08/06 por não ter time paulista na final da copa do brasil e não ter jogo do santos na libertadores.

    Pergunto os paulista estão errado?Deveria ter feito igual a globo minas em transmitir vasco e coritiba que não interessa ao torcedor mineiro.

  39. wilmar disse:

    Foi um comentario infeliz do nando reis,dizer do tostão,é que ele não teve o desprazer de ler cronicas esportivas do eduardo reis(cronista esportivo anterior ao tostão do estado de minas).

    Não falem em bairrismo só escutar a radios (MG e de SP)mineira que só transmite e comentam sobre jogos de futebol e outros esportes mineiro e a Paulista transmite jogos de times Paulistas,Mineiros,Cariocas,Gauchos e de qualquer estado,mesmo da 1º e 2º do brasileiro,copa do brasil,libertadores mesmo não estando disputanto times Paulista.

    Meu comentario não foi aceito.
    Acredito que não podemos escrever sobre nomes de radios e televisão?

    Admiro pessoas escreverem que não conhecem NANDO REIS devem conhecer bem é cesar menotti e fabiano,eduardo costa,joelma da banda calipso e outras drogas (como diz o comediante marcos veras).

  40. Leite disse:

    Vcs que dizem: “Quem é esse Nando Reis?”. Se ele não representa nada para vcs o que dizer do cara do passado, Old Tusta. Já foi e não representa nada mesmo. Aliás que valor real tem o futebol além de ser um oxi para o povo? Desliguem-se desta m* manipulada por paulistas (pela mídia, vide JADEU Smtdth no Fantástico) donos da grana. Quem foi Tusta? Se morrer, amanhã faz dois dias. O cara é um nada famoso, como Nando Reis tbm. Agora, que o Tusta é chato, bairrista e anti-carioca, isto ele é!!! Imagina, disse que o Pato é melhor que Fred!!! Pato? O que? Pato? Ora, Tusta, se não quer dar o braço a torcer e não dar moral pro fluminense, poderia escolher outro. Pato? Só faltava essa. E é o todo poderoso Tusta, héin? Cara, ele não se enxerga. É totalmente desequilibrado. Deveria tomar sua dose diária de Plazil antes de escrever, kkkk. Detalhe, sou Capixaba.

  41. dom disse:

    quem e nando reis um ”babaca”!!!! tostao tem moral pra comentar futebol, defender mesmo que superficialmente seu time, tem direito, se nao gostam do que ele escreve, simples, nao leiam!! viva o mestre… as musicas do dando pra reis, umas tem sentido outras, parece que ele fez totalmente drogado…

  42. Teodoro Maciel Ferreira disse:

    Tostão recusou jabá de governo Lula q de seu bolso claro não é, chingado com palavrão Carlos Alberto, agora Nando Reis. Continue velho Tusta, você é grande, médico e psicanalista o que a maioria não sabe que não precisa de CRM

  43. Antônio de Pádua Barros disse:

    Falar que Tostão cita o Cruzeiro de forma excessiva é brincadeira. Só pode vir de uma mente paulistana, que tem São Paulo como “centro” de tudo. Falar que os textos de Tostão são chatos é digno de quem não tem argumentos convincentes. O que é mais chato que essas musiquinhas padrão FM/comercial que faz o ex-Titã? Cala a boca Nando Reis!

  44. VILSON SILVA disse:

    sou torcedor pos copa de 66. do meio dos anos 60, para frente, os grandes
    jogadores dessa epoca na minha opinião, pelé a parte eram tostão, rivelino e dirceu lopes. O time do cruzeiro era imbativel

  45. wilmar disse:

    Leitores por favor leiam o comentario antes de escrever besteiras,nando reis esta comentando sobre o colunista tostão e não o jogador.
    Vcs gostariam de ler de um ex jogador Paulista escrevendo em jornal mineiro sobre times Paulista todas as semanas?

  46. nereu carvalho filho disse:

    não é nada não seu NANDO PONHA-SE NO SEU LUGAR ,RESPEITE PAR SER RESPEITADO. MUITA GENTE TAMBEM NÃO GOSTA DE VOCE ,NEM EU. MAS EU RESPEITO PORQUE ES ÍDOLO E ARTISTA ,E TODOS QUE TRABALHAM HONESTAMENTE TEM QUE SER RESPEITADO. FOSTE MUITO INFELIZ .UMARTISTA NÃO CRITICA O OUTRO .

  47. Rubens Nery disse:

    Mas esse branco (melo) que falou mal do Tostão é Titã? Ou tantan? Arnalllldo!

  48. fabio antonio disse:

    Quem e vc nando Reis poe uma melancia na cabeça
    tostao é patrimonio nacional .os paulista tem raivado cruzeiro,pois,foi o time comandado por tostao e dirceu lopes que detonou o santos de pele depois o cruzeiro ganhou dos paulistas duas copas do Brasil uma em cima do palmeiras em 1996 e outra em cima do sao paulo e depois foi campeao brasileiro em 2003 em cima do santos .

  49. fonseca disse:

    nando reis,cantor e compositor mediano:para falar do CRUZEIRO e do TOSTÃO fique na sua cantiga limitada.

  50. julio cesar disse:

    Respeito a opiniões de todos , mas na minha concepção as criticas a coluna do tostão são exageradas. Suas colunas são voltadas para o publico do meio futebolístico e não para leigos do futebol que não sabem analisar o futebol em seu todo . Quanto a coluna do tostão as vezes falar pouco dos times mineiros , é porque ele analisa o futebol em geral abrangendo suas técnicas e táticas no cenário mundial .
    Parabéns tostão . continue sempre com suas colunas como sempre fez analisando e passando para nós o futebol com suas táticas que poucos conseguem enxergar !

Deixe um comentário