Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Conclusão sobre a telefonia em Minas Gerais: tudo é tudo e nada é nada!

Como dizia Tim Maia “tudo é tudo, e nada é nada”.

ORELHÃO4

Pedi ajuda para ver se consigo telefonia e internet móveis de melhor qualidade e chegaram informações e comentários de todos os cantos possíveis, de especialistas e de usuários, que passam raiva, como eu, e que já fizeram várias experiências.

Com as mensagens que já chegaram, conclui o que eu pensava das operadoras disponíveis: são todas, quase a mesma coisa, com vantagens e desvantagens, dependendo da região e ou do preço e serviços ao cliente.

Selecionei alguns comentários e sugiro a leitura de todos no post sobre o assunto, pois vale a pena.

De cara, dois especialistas: um que mora no exterior, Alisson Sol, e um que mora em Minas, Aurélio Mendes:

Obrigado a todos e depois informarei como será o teste com a Claro:

 

* Chico: usando seu navegador, faça o teste no site http://www.speedtest.net/ com seu provedor atual, e depois compare.

Você precisa guardar os 3 valores: ping, “download speed” e “upload speed”. Quando tiver os valores, compartilhe. O mais importante para sua navegação no dia-a-dia é o “download speed”, que te informa quanto megabits por segundo você pode “baixar” da Internet.

Alisson Sol

——————————-

 

* Chico, trabalhei 2 anos na Engenharia de Rede de Acesso da Vivo que cuida exatamente da qualidade da cobertura. A questão é exatamente como o Alysson falou, provavelmente o local de onde você conecta não possui cobertura 3G e fica restrito a taxa baixa da cobertura 2G que dá preferência à rede de voz. Sendo assim, em horários de pico, entre 17h e 19h, você irá perceber uma redução grande da velocidade da sua internet por se tratar de um horário em que aas pessoas utilizam bastante o telefone.
Sem corporativismo, mas a Vivo tem a maior cobertura em Minas Gerais atendendo mais de 600 cidades enquanto Tim e Claro possui em torno de 400 cidades e a Oi com 300. Então, pra questão do telefone, a Vivo é imbatível e pra quem precisa utilizar em várias cidades é a melhor operadora.
Já quanto à cobertura 3G, você terá que fazer o teste da operadora mesmo. Mas não acredite em tudo que esses vendedores falam, pois eles vendem 3G mesmo nos lugares que a operadora não possui a cobertura ofertada. Tudo pra alcançar a meta.

Grande abraço!!

Aurélio Mendes

 

* Caro Chico,

sou usuário do Modem da Claro a 8 meses.

De fato é muito bom,recomendo sim.

Abços.

Charles

 

* Chico,
já tive da Claro e hoje estou na Vivo ilimitado, que depois que você baixa 2048MB a velocidade cai, por força de contrato. Na verdade todas as duas são medíocres. Tenho um amigo que tem o mini-moden da OI e disse que a conexão é ótima, o que até se justifica pelo número de torres que tem. Eu já pensei em mudar, mas essa trabalheira cansa.

Stefano Venuto Barbosa

 

* Chico…
Cê tá fudido!!! Não adianta mudar de operadora. Escolha o lugar onde é mais importante que o 3G funcione e veja qual funciona melhor. Tenho um plano da Claro, corporativo, e é simplemente uma lesma. Funciona bem o sinal mais a velocidade de conexão é limitada. Deve ser alguma linha escrita com letras bem pequenas no contrato…
Boa sorte!!!
“… aqui, Santiago…”

Warlley

 

* Chico,

O conselho que posso dar é não utilizar a TIM. Não funciona bem em diversos pontos de Belo Horizonte, nem para telefonar, muito menos para internet.

Para resolver o último problema que eu tive (cobrança indevida), tive que pagar que entrar em contato com a ANATEL, pois a operadora, sem me dar qualquer retorno, cortava meu telefone indevidamente.

Todas tem um péssimo atendimento e o serviço razoavel, mas a TIM se destaca como a pior.

Ismael

 

* Chico,

Tenho o 3G da Claro e nada a reclamar. A cobertura é a melhor.

Antes havia testado a OI e achei muito lento.

Abraço,

Mauro – Conselheiro Lafaiete

 

* Chico,
Tenho a internet da Claro desde 2008. Não estou nada satisfeito. Moro em Ouro Branco – MG e aqui não é 3G. O sinal é sempre bom, mas a velocidade média fica em torno de 30 a 40 Kbps se der sorte. Às vezes, a internet simplesmente deixa de funcionar. Modem ligado, conectado e velocidade de conexão 0 kbps. Em Belo Horizonte funciona muito bem, chegando a cerca de 800 kbps. Paguei 59,90 desde o início e agora, depois de muito reclamar, o preço caiu para 34,90 por mês, com direito à 2000 MB mês.

Venilson Fonseca

 

* Chico, Sou representante posso lhe assegurar que todas tem defeitos mais a Claro parecer ser mais “HUMANA” com o Cliente, como você mesmo disse a Vivo nunca se incomoda com o cliente.O melhor teste e ligar para tentar falar com a atendente das duas, verá que a da Claro é facil e rápido. Ja a VIVO Vaiiiii demoooooraaaaaaa… Mais você também ta a pé chico RSRSRSRS, VIVO NET E FONE OI minha nossa Sra das Graças.Pago um Docepra quem conseuqueir falar na atendente OI.

Pronto falei,.,.,

Marfaladu

 

* Eu tive a claro aqui em Divinopolis e foi uma experiencia pessima, consegui cancelar o contrato com ajuda da anatel, mas a internet funcionava maios ou menos até o dia 15 e depois nao dava nada, eles alegavam que utilizou muito. Sempre que eu ligava, eles pediam 7 dias para regularizar o sinal. Voltei a utilizar a internet via radio. Estou muito satisfeito. Cai nessa nao chico. O tal 3 G é uma furada. Penei durante o tempo que utilizei a claro.

Rodolfo Cunha

 

* Chico, te recomendo o da TIM, já que ela é a única operadora que cobra por horas, e não por Kbytes, como fazem as outras e que, pra mim, cheira picaretagem. Como vamos saber quantos kbytes estão sendo usados? Tenho o da Tim com 60 horas por mês incluídas e pago 50 reais/mês. Me atende perfeitamente. Claro, que em locais onde não há sinal 3G a conexão fica mais lenta, mas nada que comprometa. E isto acontece com todas. Fica a dica. Grande abraço e continue acessando nosso http://www.esporteespecializado.com, o melhor portal de notícias do esporte olímpico brasileiro.
Grande abraço,
Bruno Marun

 

* Foge Bino, digo Chico!!! É cilada! Essa CIA de telefonia é a pior em relacionamentos que eu já vi. Ao oferecer seus serviços, geralmente por telefone, promete mundos e fundos. Mas depois, que te empurram um contrato que você não assina e nem tem acesso, te empurram outros serviços totalmente alheios ao que te ofereceram por telefone. Se você tenta interromper o contrato, te enrolam até voce se encher e perder a paciência. Nem mesmo voce na sua condição de advogado conseguirá se livrar dela. Se quer uma sugestão de um ilustre atleticano, não faça negócios com a Claro, muito menos por telefone. Se te interessa mesmo, procure uma loja oficial deles e tenha, primeiramente, acesso ao contrato escrito. saudações alvi-negras!!!

Prietto

 

* Pelo que vejo e ouço dos meus amigos, penso que trocar de operadora é mudar o problema de lugar. Não conheço ninguém satisfeito com celular ou internet 3G.
Desta forma, somente o preço mesmo deve ser levado em consideração na hora da mudança.

Renato Paiva

ORELHÃO3


» Comentar

Comentários:
8
  • Andrea Carvalho disse:

    Boa tarde Chico, parabéns pelo post, mas acho que nenhuma operadora no brasil oferece o que promete e acho que a solução ta bem longa da gente, de qualquer jeito vou deixar aqui um app que uso para recarregar credito desde o smartphone, espero gostem: http://www.recarga-belo-horizonte.com.br/

  • raquel melo disse:

    ta uma vergonha pra fala a verdade esse pais eh uma vergonha

  • Chico disse:

    cada operadora tem seu forte em questão mais o que muitas pessoas acham que é vantagem as vezes nao é…Um bom exemplo disso é a Promoção da Tim 0,25 por chamada e se voce fizer 10 ligações por dia faz de conta… ‘eu faço mais de 15 ligações por dia’ entao sairia pra voce no fim do mes 112,50 na verdade quem liga muito nao adianta ter Tim ou a Claro q voce fala a 0,06 por minuto (da uma pequena ilusao q voce pode falar a chamada né)sai muito caro.
    Na verdade a solução p quem usa prre-pago e continuar apostando nas operadoras q te dao bonus diario que nem a Oi e A VIVO (a Oi voce liga p qualquer Oi movel e telefone fixo com os bonus ainda manda SMS e usa a internet)entao na realidade esta saindo a melhor operadora porque a tim vivo e claro vc paga separado por estes serviços.

  • RODRIGO COUTO disse:

    Caro Chico,

    nenhuma operadora oferece os serviços prometidos sem exceçao, vc estara sempre sujeito a localidade, a quantidade de usuarios em conexao ativa, e a setorizacao da Banda ou seja se a localidade tem 2G ou 3G, entao lhe indico a menos pior se for em localidades metropolitanas, a CLARO, espero ter ajudado

  • Alisson Sol disse:

    Marcus,

    O “ping” define (mais ou menos) o quanto demora no mínimo qualquer conexão entre seu computador e um servidor na Internet. Quanto menor melhor. Exemplo: no meu caso está em 9ms (milisegundos).

    O “download speed” diz quantos “bytes” você conseque trazer de um servidor da Internet para sua máquina. Quanto maior melhor. Exemplo: no meu caso, está dando 20Mbps. Este número está em megabits por segundo. Assim, se eu tivesse um arquivo de 100MB (em bytes) para “baixar”, iria ter de multiplicar por 8 (para transformar bytes em bits) e depois dividir por aquela velocidade para ver o quanto iria demorar (100MB*8/20Mbps = 40s).

    O “upload speed” é semelhante ao “dowload speed”, mas é a velocidade em que você pode transferir dados do seu computador para um servidor da Internet. O valor é geralmente menor. Exemplo: no meu caso, 3.6Mbps.

    Meus valores são de uma conexão a cabo. Para um modem 3G, você terá um “download speed” numa boa conexão chegando a 1Mbps, e o “upload speed” chegando à metade disto.

  • Marcus disse:

    ALisson Sol:
    Entrei no site que você indicou para o Chico, so que devido a minha ignorância em informatica, nao sei oque significa os números obtidos com o teste, sera que voce poderia dizer mais ou menos, a partir de qual resultado obtido a internet esta numa velocidade satisfatória?
    Obrigado;
    Marcus

  • Affonso Celso disse:

    Chico.
    Por favor me informe o horário do seu programa na BH News

    – Belo Horizonte