Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Show do Gilberto Gil em Conceição do Mato Dentro: de simpatia e no palco!

Por falar em Conceição do Mato Dentro, eu estava devendo aos senhores um comentário sobre a 20ª Edição do Projet0 Matriz, um evento cultural que deveria se espalhar por Minas e Brasil inteiro.

Idealizado e promovido pelo João Bosco Costa Lima e Bethânia Guimarães, leva três dias de música, artes cênicas e plásticas à comunidade, em espaço aberto, onde ninguém paga nada.

Este ano, há duas semanas atrás, Gilberto Gil deixou extasiada uma multidão que foi vê-lo, em frente à Igreja  do Rosário, num show, cujo repertório o baiano caprichou.

E, empolgado com a receptividade das pessoas e a beleza do lugar, cantou muito mais que o tempo previsto, junto com o filho, Bem Gil.

O ex-Ministro da Cultura deu show também de simpatia no trato com todos.

Tive a satisfação de estar na mesma pousada que ele, a Alto do Baú, e durante o café, no domingo, antes de pegar a estrada de volta, ouvir dele, considerações muito legais, também sobre o futebol, Conceição, Minas e Brasil.

Gil disse gosta muito de futebol e que torce para cinco times, nessa ordem:

Bahia, Fluminense, Santos, Cruzeiro e Santa Cruz.

Perguntei a ele porque nunca aceitou convite de um dos grandes jornais brasileiros para ir a uma Copa do Mundo, com convidado, e escrever uma coluna diária sobre o evento, assim como já fez o seu amigo Chico Buarque e tantos outros:

__ Sou preguiçoso, prefiro ver os jogos sem compromisso; até escrevo, mas não é a atividade que mais gosto. Diferente do Chico, que hoje é tão bom escritor como compositor, diferente do Caetano, que adora escrever e agora tem até coluna semanal no Globo.

O recém falecido Rodolfo Fernandes, diretor do Globo, convidou-me para escrever na Alemanha em 2006, mas agradeci; não sei teria paciência para todo dia pensar em algum assunto para escrever. Mas, quem sabe, um dia…

Foi a resposta dele.

GILFONSOTOMZELeila e Geraldo Afonso, donos da Pousada Alto do Baú, Gil, Tomzé e a Secretária de Turismo de Conceição, Jô Rocha

Outras pessoas participavam da conversa, como o professor Tomzé, por exemplo, conceiçonense, que abordou os impactos causados na cidade e região por causa da chegada de grandes mineradoras.

Gil disse que realmente notou um certo “desassossego” das pessoas, que o assunto é realmente muito sério especialmente num estado como o nosso, cuja atividade mineral é tradicional e muitas vezes a exploração é feita sem respeito ao ambiente e à qualidade de vida. Ele entende que a comunidade diretamente envolvida precisa ficar atenta e se mobilizar na defesa dos seus interesses.

O show dele foi no sábado à noite, mas ele fez questão de ir na sexta-feira, no meio do dia, para Conceição.

Elogiou a beleza da Serra do Cipó e curtiu a viagem de Confins até Conceição, lendo em alguns trechos e curtindo o visual em outros.

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

GILFONSOEUTOM


» Comentar

Comentários:
1
  • luis disse:

    Chico maia,
    O Gil é realmente um cara muito bacana. Ja tive oportunidade de conversar com ele um bom tempo, aqui em BH .
    Vendo essa foto sua ao lado dele, digo uma coisa…vc ta gordinho hein???!!!!