Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mea-culpa, culpados e incaultos!

Onde a imprensa tem culpa

Perguntam-me o que estou achando das contratações e dispensas dos nossos times nos preparativos para a temporada de 2012. A resposta é a mesma de sempre: dos que estão chegando, só depois de, no mínimo, cinco jogos consecutivos. Dos que estão indo, as explicações são simples: não renderam o que se esperava ou estão com a data de validade vencida.

Bula

Mas há máximas que não podem ser desprezadas de forma alguma pelos dirigentes responsáveis pelas degolas e contratações, como: não se dispensa um elenco inteiro, por pior que tenha sido a campanha anterior; não se contrata sem informações minuciosas, de diferentes fontes, sobre o jogador pretendido.

Picaretagem

O futebol está cada dia mais recheado de empresários inescrupulosos, picaretas que dominam a cena e têm jogadores de todas as idades, todas as posições e de todas as partes do mundo. Empurram promessas, foguetes molhados e ex-jogadores em atividade aos clubes dirigidos por incautos ou desonestos.

Errantes

Há dirigentes que erram de boa fé e na ânsia de dar boas notícias à sua torcida, caem em grandes contos do vigário. Outros, querem levar vantagem, custe o que custar, e mesmo sabendo que o clube está está entrando numa fria, contratam, pois trata-se de um bom negócio pessoal.

Dificuldade

Distinguir uma coisa da outra; um safado de um bem intencionado, não é fácil, especialmente porque é gente demais para buzinar informações e palpites na cabeça de quem tem o poder de decidir e mandar contratar ou não. Os melhores dirigentes são os que sabem conciliar a gestão administrativa com a montagem do time. Essas ações estão diretamente ligadas ao sucesso ou fracasso ao fim de cada temporada.

Hora certa

É este período, de “entressafra” e férias, o mais importante de qualquer clube. As decisões dos dirigentes em suas opções de contratações e dispensas vão influir diretamente na performance de cada clube em 2012.

As choradeiras, desesperos, euforias e comemorações são arquitetadas agora; e exemplos passados e recentes não faltam.

Atlético, Cruzeiro e América penaram no Brasileiro 2011 porque erraram em suas opções.

Uma ressalva

Sempre com a ressalva de que o América não tinha os recursos financeiros da dupla mais famosa, a cartolagem errou demais na virada de 2010 para 2011. E é importante assumir que esses erros contam, em grande parte dos casos, talvez maioria, com a complacência nossa, da imprensa. Por erro mesmo, ou por outros interesses que infelizmente existem, a cartolagem leva menos porradas que deveria.

Mea-culpa

Da minha parte, sobre as atuais mexidas, se fosse dirigente do Cruzeiro, eu não teria deixado o Fabrício sair. Trata-se de um “cavalo cansado”, mas ainda útil demais ao plantel azul. No Galo, Richarlysson e Guilherme deveriam ser usados como “moeda de troca”, pois não se encaixaram ao perfil alvinegro. No América, a aposta deveria ser na excelente base que o clube tem; inclusive no treinador.

DUKE

E faço minhas a imagem e palavras do Duke, hoje, no Super Notícia!

* Minha coluna de amanhã, no Super Notícia!


» Comentar

Comentários:
16
  • Frederico Santos disse:

    Que isso, Clayton Batista Coelho ( “Claytinho – Só Boleiro do Nova Vista/BH” ), quanto pessimismo, o cara acabou de entrar, e no mais, quem manda ali sempre vai estar por tras de todas as decisões desse dr Gilvan, ou vc acredita que não?

  • ROSANA disse:

    O Cruzeiro disputará Copa do Brasil(espero o 5º título), mas tem que contratar jogador que faça diferença, que decida. Até agora, ninguém! Montillo reforçar time brasileiro é o fim da picada.Os times que disputam Libertadores parece que poderão disputar Copa do Brasil também.

  • Rodrigo Assis disse:

    O Atlético já esta fazendo bobagem de novo, desperdiçando tempo e recursos com essa negociação com o Escudero.

    Basta verificar o histórico deste jogador, nunca se firmou em time nenhum, grande histórico de contusões, mais de 60% das temporadas em banco de reservas, o Grêmio não fez força nenhuma pra renovar com ele. Ou seja, mais um pro Spa do Galo.

    O Eduardo Maluf só fez bobagem desde que voltou ao Atlético, na minha opinião deveria ser substituido urgente.

  • Adalton disse:

    Concordo em grande parte com o Mauricio de Souza, especialmente na parte do Atlético: incrível como contrata mal…e parece que não aprendeu inteiramente a lição…precisa inovar, trazer jogadores novos, caras novas no Clube, investir nas categorias de base (não na parte financeira, mas com olheiros em diversas partes). e depois mesclar esses jovens com uns 3 mais experientes.

  • audisio disse:

    Caro Maurício Souza,
    Discordo de você, respeitando a sua opinião.
    Só porque o Danilinho disputou a segunda divisão pelo Galo não lhe dá a pecha de jogador de segunda divisão. Aliás, um dos grandes erros do Ziza foi desfazer-se de um dos melhores times que o Atlético montou nos últimos anos. Na procura desesperada por um goleiro seria uma afronta chamar o Diego Alves de goleiro de segunda divisão, visto ter sido considerado o melhor goleiro da Liga espanhola que possui ninguém menos do que Barcelona e Real Madrid, era o goleiro do Galo na segunda divisão.
    O Marcinho saiu do Galo e foi transferido para o Flamengo onde foi considerado o principal jogador do clube em 2007 sendo vendido para o exterior por uma fortuna. Roni foi para o Cruzeiro do Dorival Junior e praticamente o levou o time, juntamente com Wagner, para a classificação na taça Libertadores de 2008. Seria uma injustiça chamar o Roni de jogador de segunda divisão. O Danilinho, que acabou de ser classificado por você, como jogador de segunda divisão, para sua informação, foi considerado um dos craques do último campeonato mexicano, sagrando-se, nada mais nada menos do que campeão mexicano pelo Tigres, sendo o craque do time, com apenas 24 anos. Não nos esqueçamos do Eder Luiz, que hoje é considerado uma das estrelas do Vasco, atual vice-campeão brasileiro. Na minha modesta opinião, o Danilinho foi uma ótima contratação e juntamente com Bernard fará um ataque extremamente rápido e habilidoso. Só faltando o retorno do Tardelli.
    Dario era um jogador de poucas habilidades técnicas, mas um grande artilheiro. Wilson Piazza, um dos campeões mundiais de 70, saiu do humilde Renascença.
    Nem tudo que parece é!

  • Renato Paiva disse:

    Com a chegada de Danilinho, penso que o Galo continua brigando para não cair em 2012. É tão ruim quanto o Neto Berola.

  • EDUARDO BH disse:

    Chico,
    vc escreveu o que esperamos do Kalil. É este o aprendizado que tanto esperamos dele:
    -” não se dispensa um elenco inteiro, por pior que tenha sido a campanha anterior; não se contrata sem informações minuciosas, de diferentes fontes, sobre o jogador pretendido.”
    -“Há dirigentes que erram de boa fé e na ânsia de dar boas notícias à sua torcida, caem em grandes contos do vigário”
    SDS Atleticanas !!
    BOM NATAL E FELIZ 2012 !!!!!!

  • mauricio souza disse:

    Sobre o América: O time foi o último a classificar para a 1ª divisão, chegando lá, ganhou do Bahia e ficou na 1ª divisão até a 5ª rodada, depois caiu para a ZR e nunca mais saiu. Falar que não tinha investimentos é balela, pois, Figueirense, Atl GO, Bahia, Coritiba entre outros tb não tinham.

    Sobre o Galo: Já está começando errado, pois já contratou o Danilinho, jogador de 2ª divisão, depois quer que dar certo.

    Sobre o crucru, cair não cai nunca, pois o Galo e seus jogadores não deixam.
    Um abraço a todos e feliz ano novo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Atualmente pode se contar nos dedos jogadores razoáveis para bons..Não se tem mais craques e gênios da bola nem pensar..O segredo do futebol hoje é uma boa pré-temporada onde se adquire o entrosamento e não vender ninguém no meio do ano…Agindo assim dá para sonhar com o campeonato mineiro e a Copa do Brasil na qual o CRUZEIRO é soberano..Bom divertimento !!!!

  • Paulo Henrique disse:

    Muito bom o texto da coluna!!!

  • Mauro (Cons. Lafaiete) disse:

    Chico,

    Na “barca”´de saída do Galo, eu incluo ainda o Dudu Cearense e Mancini.

    Abraço.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Ahhh…

    Já ia me esquecendo…

    Acho que o Dr. Gilvan não termina o mandato dele.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Eu acho que esses nossos pseudo-dirigentes, de burros e inocentes, não têm é nada…

    Infelizmente, com essa insistência de filosofia do Cruzeiro, vou acabar vivendo só do passado também. Porque, não vislumbro mais nenhuma grande conquista para os próximos 05 anos no mínimo…

    Valeu por já ter conquistado o que conquistou, mas acho que parou por aí. O negócio vai ser um Campeonato Mineiro ou outro de vez em quando.

    Como torcedor, a gente torce e espera por grandes conquistas, mas com a picaretagem que rola no Cruzeiro, infelizmente o futuro do time é tenebroso…

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Caro Chico, passei por aqui par lhe desejar um ótimo Natal e que Deus abençoe você, toda a sua família e todos os amigos do blog. Que todos aproveitem as festas de fim de ano com moderação e juízo. Fiquem com Deus.

  • Marcos 2011 disse:

    Um dia o Cruzeiro irá pagar por ter adotado uma gestão que me faz lembrar os tempos em que a Europa colonizava países das Américas e da África: deixava para os colonizados os piores produtos já que os melhores produtos eram exportados. O mesmo acontece no time celeste, onde jogadores com potencial e talento não duram muito tempo. São negociados na primeira oportunidade. Jogadores ruins são mantidos, e efetuam-se contratações piores ainda, seja jogadores ou de pessoas que gerenciam futebol. Para os dirigentes cruzeirenses, ‘dane-se as tradições de títulos no clube, o importante agora é ter dinheiro no cofre e nada mais’. Um futuro de rebaixamentos e longa seca de títulos(será que essa seca dura 40 anos?) está em derredor do clube.

    Ultimamente o Atlético vem se reestruturando e vai bem no setor administrativo. Só não voltou a ser a maior potência de Minas no lugar do rival azul pois no primeiro mandato do Kalil o Galo foi bem em tudo MENOS no futebol, carro-chefe do clube. Kalil não é obcecado por lucro como os dirigentes cruzeirenses, até que investe em bons jogadores e em bons treinadores, mas em algumas vezes o Galo contrata mal e gasta mal. E o Kalil só fala o que não deve. Por isso o Atlético sempre está entre os piores do Brasileirão.

    Quanto ao América, esse clube vai ter que trabalhar, E MUITO, e por muitos anos, para ter status de time grande.

    Feliz Natal e um feliz 2012, torcida mineira.

  • Eduardo de Souza Nascimento disse:

    Muito bom o blog, pois além de falar de futebol, gostei também dos artigos das mineradoras, questão seríssima que tem q

    – Lagoa da Prata-MG