Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A troca de poder na CBF

A forma como se dá a troca de poder em importantes instituições do Brasil.

Do O Globo, de terça-feira:

* “CBF tem novo secretário-geral”

Júlio César Avelleda assume nesta terça-feira, interinamente, o posto de secretário-geral da CBF, em substituição a Marco Antônio Teixeira, demitido na última sexta-feira. A nomeação foi anunciada através de circular, enviada ontem aos funcionários, pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira. O posto, para a Fifa, só é menos importante numa associação nacional que o da presidência. Por isso, ao tomarem conhecimento da escolha, algumas federações estaduais foram tomadas de surpresa.

Diretor financeiro deve sair

Apesar da envergadura do cargo, Júlio Avelleda não é conhecido no meio do futebol. Carioca de 40 anos, ele é formado em administração de empresas. Entrou para a CBF em 1992, como estagiário, e $por áreas como processamento de dados, registro e tesouraria. Desde 2007, é assistente de orçamento e controle, área ligada à diretoria financeira da entidade. Ganhou a confiança do chefe. Todos os pagamentos da entidade são examinados por ele, que faz relatórios para o presidente.

Fonte da entidade acredita que o interinado de Avelleda não deverá ser longo. Ricardo Teixeira poderia confirmá-lo na função assim que concluir o projeto de mudanças em postos estratégicos da CBF.

O diretor financeiro Antônio Osório, o Zozó, deverá deixar a entidade. Até ontem, ele era chefe de Júlio Avelleda.

Em dezembro de 2010, Avelleda foi diplomado no curso Fifa Futuro III, para novos gestores, exatamente pelo ex-secretário-geral Marco Antônio Teixeira, tio de Ricardo, que o demitiu na última sexta-feira.

Marco Antônio Teixeira estava no limbo desde o encerramento da Copa do Mundo-2006, quando teria sido responsabilizado pelo sobrinho e ex-chefe de ter arranjado o contrato para que a seleção treinasse em Weggis, na Suíça, onde, em troca, teria passado o réveillon com a família.

Para se ter ideia da importância da secretaria-geral, até a Copa-2006, na Alemanha, Marco Antônio Teixeira cuidava da programação da seleção, de amistosos e toda a parte operacional da CBF.

As mudanças na entidade começaram com a nomeação de Andres Sanchez, presidente licenciado do Corinthians, para a diretoria de seleções.

cbf

Marco Antônio Teixeira é o da esquerda.


» Comentar

Comentários:
8
  • Emilio Figueiredo disse:

    Marcos 2012..

    A CAM (clube atletico monotitulo) vai bem desde 1972… com a sala de trofeus bem vazia…

  • Marcos 2012 disse:

    Tem tanto atleticano falando de crise financeira no time do Barro Preto…
    E o time do bairro de Lourdes, que não se explica ao seu torcedor, vai bem mesmo? Mesmo devendo meio bilhão de reais?!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O cruzeiro está perdendo poder no futebol brasileiro, já não pagava em dia, agora perdeu a moral na CBF, nuvens negras circundam a toca II, por isso aquela “bulância” com UTI, vai ter muito infarto por lá esse ano, de quem tem que pagar e não tem dinheiro, de quem tem que receber mas não recebe e de quem tem que ganhar mas só perde.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Se a CBF mudar de cidade, presidente, país, de nome.. vai mudar alguma coisa???

    Creio que nao…

  • Bento Lúcio Garzon disse:

    Caro Chico, concordo plenamente sobre o campeonato mineiro, os gdes são vampiros mesmo encima dos times do interior. Queria comentar também sobre o campeonato brasileiro, eu acho que os times que não são do eixo rio/sp, deveriam criar uma liga totalmente independente para se fazer um campeonato verdadeiramente brasileiro. Fechar patrocinio com gdes empresas e televisão, se filiarem a fifa, sulamericana e todos os orgãos competentes.Com certeza que publico e renda em outros estados é infinitamente maior do que rio/sp, ex: Minas, Rio Gde do Sul, Bahia, Goias, Ceará etc.. daria muito mais retorno em todos os sentidos do que o famigerado eixo do egoismos e do bairrismo. Tenho muito a escrever, mas só queria plantar a semente para quem sabe um dia ela floreça.
    Saudações Alvinegras
    Bento Lúcio Garzon

    – B. Horizonte

  • Paulo Henrique disse:

    É preciso mudar alguma coisa, para que tudo fique como antes.

  • ronilson barbosa disse:

    chico muito obrigado divulgaçao abraço leio sempre sua coluna super abraço

    – sao joao nepomuceno

  • PAulo Araujo disse:

    O Cruzeiro perde muito com a saida de Marco Antonio Teixeira, que é seu conselheiro.