Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Novo Independência está ficando show, mas obra deve atrasar mais

Atendendo a convite do Secretário da Secopa, Sérgio Barroso, e aproveitando a visita da diretoria do Atlético, fui ao Estádio Independência esta tarde e fiquei muito satisfeito com quase tudo o que vi.

De cara a emoção de entrar num local, onde tive o prazer de trabalhar como repórter em incontáveis jogos.

Porém, é um estádio totalmente novo; nada a ver com o antigo Raimundo Sampaio, do Sete de Setembro Futebol Clube, construído para a Copa do Mundo de 1950.

Agora é como se estivéssemos em um estádio europeu, de porte médio, com cadeiras confortáveis, banheiros decentes e uma tribuna de imprensa dessas em que dá prazer trabalhar.

As tais grades, na parte superior, realmente incomodam, porém, novos estudos estão sendo feitos com os Bombeiros e Ministério Público, para que seja buscada alternativa que atenda à visibilidade e ao fundamental, que é a segurança.

A preocupação maior é com crianças já que a altura torna este dispositivo necessário. Possivelmente entrará um vidro no lugar das grades, o mesmo vidro que fica perto do gramado, no lugar onde antigamente se usava alambrados.

O gramado está sendo podado e tratado diariamente; um tapete, que faz lembrar mesa de sinuca.

Possivelmente a acústica possibilitará que o torcedor ouça orientações dos treinadores, gritos dos jogadores e até o momento do pé dos camaradas na bola, em determinados lances; em situação semelhante ao que ocorre em estádios como o San Siro em Milão, ou Alianz Arena, em Munique.

O técnico Cuca disse que achou que o Independência ficou parecido com o Engenhão e Arena da Baixada.

Pelo que foi falado lá, breve uma nova obra deverá ser iniciada: o fechamento da ferradura, aumentando de 25 para 35 mil a capacidade do estádio. Segundo o engenheiro chefe Fabian, da Construtora Andrade Valadares, é coisa até simples, porém, já não é dentro do atual projeto, que será entregue dentro de alguns dias.

Assunto para a BWA/Atlético e o dono, América. 

KALILNOGRAMADO

Depois de um giro pelas cadeiras e tribunas, Alexandre Kalil e sua diretoria, no gramado, conversa com o assessor de imprensa, Domênico Bering

CUCAEGRAVATAS

O técnico Cuca, entre o Dr. Sérgio Sete Câmara (esquerda), o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Emir Cadar, Drs. Lázaro Cunha e Rodolfo Gropen

CUCAMALUFGRAVATAS

Drs. Gropen, Lázaro, Cuca e Eduardo Maluf

KALILINDEPENDENCIA

Entrevista coletiva de Kalil ao lado do gramado

LAFORAISMENIA

Difícil é acreditar que o estádio esteja liberado em março. Esta é a entrada pela Rua Ismênia Túnis

LAFORA

Esta a entrada pela Rua Pitangui

INDEPENDENCIABECOS

A área de acesso da polícia, bombeiros e saída de emergência, atrás do gol do lado contrário dos vestiários.

Muita obra ainda pela frente, em três turnos.


» Comentar

Comentários:
28
  • thiago disse:

    kkk esse galo e uma piada mesmo….

  • ricardo m disse:

    brasil tem que perar de construir estadios e precidios e constuir hospitaes outras coisas que faltao po………………..

  • NELSON HENRIQUE disse:

    Alisson Sol,

    me desculpe, sou engenheiro civil e mesmo não sendo calculista, sei o que estou dizendo.
    Um arrimo nas condições em que, foi feito já é um custo absurdo. Para se ter uma idéia é necessário, construir para baixo da terra uma altura igual à que se faz para cima, para vencer o momento provocado pelo empuxo, do maciço de terra. A estrutura de concreto armado que ficará para cima também tem de ser reforçada. Tudo isto é custo!
    Não é só cavar um buraco como você diz. À medida que aumenta a altura, aumenta em muito este momento e o empuxo. Há também o problema da impermeabilização e capitação de água que iria infiltrar pelo gramado. Ela não terá como escoar para dento da terra, já que haverá necessariamente uma laje. Ou você recomendaria também colocar um teto retrátil?
    Como ficaria abaixo do nível da rua, talvez fosse necessário um sistema de esgotamento forçado (BOMBAS), para não dizer na laje de piso, equipamentos diversos, ventilação, etc, etc, etc.
    E tudo isso para atender no máximo, com muito boa vontade, 1200 carros. Contando com os 400 já existentes, e executando um só piso subterrâneo
    Já é um absurdo gastar N$ 130,000,0000,00 de dinheiro público em uma obra particular, pois nunca será recuperado! Acho que o contribuinte mineiro não iria aprovar. Você mesmo está sendo incoerente. Reclama que daqui a cinco anos talvez o pessoal resolva fazer obras adicionais! Você acha que a construção da garagem sairia de graça? Soluções técnicas na engenharia existem para todos os problemas. Só resta saber se estamos dispostos e podemos pagar. Mesmo eu sendo Atleticano e favorecendo temporariamente o meu clube, não aprovo.

    Um abraço.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Alô alô marciano, aqui quem fala é da Terra… rsrs

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Alex, belê ??

    O negócio é esse cara ! Só a paleontologia pra salvar seu time… rsrs

    Mas não avisa o Kalil não, falou ?? rsrs

    Abraços

  • Alisson Sol disse:

    Nelson,

    Excelentes observações. Mas eu conheço vários estádios do mundo inteiro, e para todos os problemas que você citou há soluções boas. Vou citar um exemplo: garagem subterrânea.

    No Brasil, como não há terremotos e outros fenômenos naturais para encarecer o muro de arrimo, uma garagem subterrânea sai literalmente pelo custo de cavar um buraco. Mas fizeram isto? Por que não?

    E, como disse o Stefano: na era da Computação o pessoal vir com esta de que tem de se instalar os “guarda corpos” para depois ver como fica foi demais. Isto é tudo desculpa absurda para criar aditivos à obra. Não duvido nada que em uns 5 anos mais uma “obra adicional” seja feita ou para adicionar o estacionamento subterrâneo ou uma estação de metrô nas redondezas.

  • alex disse:

    Clayton,

    E o pior é saber que osso é uma coisa que dura
    milhares e milhares de anos….

    Tomara que essa cabeça de burro não vire um fóssil…hehehehhe

    Se quiser eu viro até paleontólogo para procurar essa cabeça de burro…

  • Marcos 2012 disse:

    Mas eu ainda acho que o Galo, pela torcida que tem, merecia coisa melhor…
    Ou fazia um contrato semelhante para o Mineirão ou construia o seu próprio estádio…

  • Marcos 2012 disse:

    Meus amigos, que eu entenda o Independência não é propriedade do Atlético, embora muitas manchetes de jornais incorporam essa afirmação. O Atlético não vai se apossar nem do estádio em si, mas em parceria com a BWA irá lucrar apenas com a parte comercial. Se alguns atleticanos e o Kalil se vangloriam de ver o seu time endinheirado, porque o Atlético não compra o estádio por completo da mão do América? Aí sim o Atlético pode dizer que possui ‘casa própria’.

  • Se nas bandas do maior de MG tem “cabeça de urro enterrada”, lá na toca com certeza tem no fim do arco-íris, um imenso baú de dinheiro que foi aberto e logo fechado em 04/12/11…

  • geovany altissim0o disse:

    boa Nelson

  • paulo roberto disse:

    Chico maia graças a Deus que hoje com a cabeça fria os dirigentes entenderem o negócio que o Atlético fez com a BWA, e com isso acho que todo o futebol mineiro e torcedores saem ganhando. Agora o torcedor ao entrar no estádio procure cuidar daquilo que é do povo mineiro. Outra coisa os torcedores do America esbravejaram, e com isso eu pergunto será que eles levando 300 torcedores a campo seria o suficiente para dar lucro ao América, porque faz tempos que o América comanda o independência e a situação do coelho é a mesma e agora vai lucrar com a massa do galo e do cruzeiro.

  • NELSON HENRIQUE disse:

    Como o assunto é palpitante e não irá morrer tão cedo, vou dar os meus pitacos sobre o estádio Independência. Farei em forma de suposições para não ferir a ética da minha profissão. Não conheço os projetos mesmo!
    1º- Preço Nr$ 130.000.000,00 – Não é nenhuma exorbitância. O problema é que, tratam o serviço como reforma. Não é verdade. Aquilo é construção nova mesmo!
    Para se ter uma idéia o COFACE ARENA, do FSV Mains 05, da cidade de mesmo nome na Alemanha, com capacidade para 34.000 expectadores, ficou em 140 milhões de reais. Se tivessem dito que seria construção nova teriam que informar o valor real. Ninguém acreditaria que só gastariam 45 milhões para se construir um novo estádio. E talvez não começassem a construção. Para isto entrou o jeitinho brasileiro. Não colocaram a muro de arrimo, no orçamento, que todo mundo sabia que teria que ser construído. A entrada do estádio, tanto pela Ismênia Tunes, quanto pela Pitangui, fica em um nível muito mais alto do que o gramado.
    As Arquibancadas em degraus serviam como arrimo. No novo projeto esta solução não seria possível. Pegaram os valores e remanejaram. Fizeram as demolições e o arrimo.
    O dinheiro acabou! No estágio em que estava não dava para parar. Já haviam enterrado bastante dinheiro na obra. Fizeram um adendo ao contrato. Vocês se lembram que o tribunal de contas questionou sobre a rubrica gramado e outras? È que no primeiro orçamento já havia a mesma rubrica. Só que o dinheiro foi usado para o arrimo. Este é um dos motivos pelos quais a obra que era inicialmente de 45 milhões chegou aos 130.
    2º Inclinação das Arquibancadas, Guarda corpo, espaço.
    No caso da inclinação das arquibancadas não há o que fazer. A área é pequena. Você não pode aumentar o comprimento e a largura do terreno. São variáveis fixas. Estão delimitadas pelas ruas que o circundam. Para o sentido interno também não dá. Tem que ter espaço para o campo de futebol, que tem medidas pré-definidas. Afinal de contas, este e a essência do estádio. Se o campo ficar com dimensões mínimas, atrapalharia a prática do bom futebol. Se menor não haveria jogo. A solução seria diminuir o número de lugares. Mas ai seria outra chiadeira. Para aqueles que se lembram das aulas de trigonometria, a solução é aumentar o comprimento da hipotenusa. Como a base ou cateto adjacente (co-seno) possui um comprimento fixo, a solução é aumentar a altura (cateto oposto), o que aumenta a hipotenusa, mas também o angulo (inclinação). Portanto foi feito dentro do que era possível.
    Quanto aos guarda corpos, ai a porca torce o rabo. Existe a necessidade de guarda corpo. Outros estádios possuem. O corpo de Bombeiros assim o exige. Não sei se existe uma norma específica para estádios e afins. O problema é que ficou bem na altura da visão do torcedor. E ainda por cima há um zelo excessivo com a colocação das tais grades (telas), o que piora o problema. Poderiam ter pensado melhor e encontrado uma outra solução. Evitaria desperdiçar dinheiro.
    3º -Localização, Estacionamentos, Transtornos no Trânsito.
    A localização do estádio é ótima em termos de proximidade, com o centro. Porém péssima para os outros quesitos. A área do entorno é muito adensada e não comporta um estacionamento decente, e nem o tráfego de muitos veículos. A área é pequena. No estádio antigo havia os mesmos problemas. Para ir de carro era necessário que se parasse a diversas quadras do estádio, ou então madrugar. Como a área do estádio em si não comportava, o que se fez foram as quatrocentas vagas. Uma solução seria fazer um estacionamento sob o estádio. Só que os custos iriam para a estratosfera.
    A solução de usar o beco, atrás do gol, para a entrada e saída de equipamentos de serviços, como bombeiros e ambulância, foi bem bolada. È uma área isolada, onde só haverá tráfego dos veículos de serviços. Apesar de às vezes poder causar problemas nas saídas e entradas dos veículos. Mas não será de grande monta. O fluxo de veículos na rua Pitangui não será grande, nos dias de jogos. Além do mais neste quesito, também não há solução viável. O beco é perpendicular à rua Pitangui. Não há como fazer uma saída subterrânea(tipo trincheira) e nem aérea(tipo elevado). Pelo ou menos não com valores decentes.
    O Visual parece ter ficado mesmo muito bonito. Só é uma pena que o erário público nunca reaverá o dinheiro empregado na construção.
    Depois de dito isso tudo, na minha opinião, o melhor seria não ter começado a construção. Porém como já está pronto, só nos resta fazer como nos recomendou nossa antiga ministra do turismo. È relaxar e aproveitar. rsrsrsr

  • geovany altissim0o disse:

    Se fosse o engenheiro, tiraria a tela do gradil e problema solucionado.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Muito ôba-ôba…

    Muita festa…

    E até com razão…

    Só não esqueçam que agora a responsabilidade de conquistar um grande título de novo ( Após 40 anos… rsrs ), aumenta ainda mais…

    Antes, se empolgavam com o time, “agora vai”… “esse ano é nosso”… rsrs Agora, a empolgação é com o Estádio…

    Mas todo mundo já conhece o final… As lamentações, murmurações e choradeiras no fim do ano… rs

    Já avisei aqui e vou avisar de novo ( quem avisa “mui amigo” é… rsrs ): Enquanto não encontrarem a tal cabeça de burro enterrada lá, podem fazer o que quiser que não adianta. Não passa disso que já tá aí a vários anos…

    Pronto falei.. rsrs

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Com diria o ET: Minha casa! Concordo um pouco com todos os comentários. O que me esgota é saber que temos tantos arquitetos bacanas e fizeram tanta besteira nessa obra. Tantos recurso de computação e tantos erros de aproveitamento de espaço.
    Pra casa de campo tá bom, enquanto aguardamos a nossa verdadeira casa, o mineirão, vamos treinando nesse aí.

  • alex disse:

    Me lembro de uma foto antiga de um classico galo e raposa no independência (década de 50/60), com todos os torcedores sentados no muro onde agora ficam os vidros de proteção para os torcedores não invadirem o gramado. Fico pensando…bons tempos eram aqueles, onde
    a violência não tinha vez….

  • Ricardo Lemos disse:

    Sobre aumento da capacidade para 35.000, se fizerem isto mesmo, o Mineirão vai abrigar diversos eventos, menos jogos de futebol.

    Uma média de ingresso a R$ 30,00 geraria bilheteria de cerca de um milhão. Vai jogar no Mineirão para quê?

    Alguém comentou sobre bilheteria ser do mandante. Mas é claro que será, como sempre foi. Quem aluga qualquer estádio, paga o aluguel e fica com a bilheteria. As outras receitas é que vão para a administração. Tenho certeza que o ninguém do Atlético pensou que 45% da bilheteria de outros jogos seria do Galo. Tanto é verdade que as pessoas aqui no blog comentaram sobre a possibilidade de o Atlético querer cobrar um aluguel abusivo do Cruzeiro.

  • Reinaldo disse:

    Fiquei sabendo que o Sr. Perrela será avalista do cuzeiro para jogar no independencia!!!!!!!

  • Ricardo Lemos disse:

    O Independência é um estádio que foi projetado e construído quando a capital mineira tinha cerca de 50 anos. Naquela época Belo Horizonte tinha entre 15% a 20% da população atual (cresceu de 350.000 para 2.300.000 habitantes neste período).

    Tendo em vista esta realidade, por mais que se modernize o estádio, ele sempre continuará sendo um estádio reformado. Ou seja, quem tiver interesse em criticar (e vejo que muitos passaram a ter após os acontecimentos – comerciais – recentes) encontrará facilmente argumentos. Fico com a opinião do Chico: fizeram um excelente trabalho lá.

    Ainda que alguns erros tenham sido cometidos, erro maior seria não ter feito nada e deixado o estádio de 1950 até hoje.

  • LOBATO disse:

    Sinceramente o Alisson é CRUZEIRENSE

  • luiz disse:

    chico,
    me preocupa muito a colocação de vidros no estádio, por dois motívos óbvios:
    1- será que o torcedor irá respeitar? Com esse bando de vândalos. Imagina jogo do Cruzeiro no Independência!
    2- Acidentes poderão ser penosos, mesmo sabendo que o vidro se quebrará em pedaços mínimos.
    Você já viu os nossos pontos de ônibus que tem vidro, aliás que tinham vidro?
    Enfim, caso a ser pensado.
    Abraços

  • Lincoln Pinheiro Costa disse:

    Chico,

    Para não perder a mania de cornetar, vou criticar a estética. Essa forma de instalação da rede é muito feia. A bola bate e volta como se batesse em um muro. Ficaria mais bonito como era antes da reforma e como era no Mineirão: em forma de véu de noiva. Estética também é importante no futebol.
    twitter.com/lincolnpinheiro

  • Como o Cruzeiro está à beira da falência, com certeza tentará pagar um aluguel mais barato que caiba em seu já combalido orçamento, e por isso, não há necessidade de remanejar o guarda-corpos: lá cabe perfeitamente a “imensa” torcida azul que ainda colaborará para um crescimento descomunal do maior clube de MG, o Galo! rsrsrsrsrsrsrs…

  • Alisson Sol disse:

    Eu pensei que os erros de projeto eram só os da tal proteção dos assentos superiores.

    Vendo estas fotos, já vi dois erros enormes:
    1) Deviam ter deixado todo um setor térreo recuado ao redor do estádio. Isto proporcionaria uma área de escape e possível retenção de torcedores. Ficavam as pilastras, mas a área livre seria significativa, e já poderia dar acesso a bares e lojas. Vendo a foto da Rua Pitangui, o passeio é mínimo e você tem uma futura parede pichada enorme bloqueando um lado. Assim, as pessoas vão andar na rua, o que não era necessári.
    2) Na “área de acesso da polícia, bombeiros e saída de emergência…” um recuo do nível térreo permitiria a chegada/saída de carros sem bloquear a rua.

    Sinceramente: é caso de reprovação sumária para o arquiteto. E isto é o que vi em fotos, e sem ainda considerar o acesso para deficientes.

  • Fernando disse:

    Quero ver como resolverão a questão dos guarda-corpos que impossibilitam que o torcedor tenha a visão da campo. Chico acompanho um fórum na internet, cujo tema é a construção do Independencia, e há 4 meses o pessoal de lá já alertava os possíveis problemas da instalação desses gradis.

    Assim como, segundo eles, a opção de instalar vidros temperados/acrilico não resolvera a situação, devido a refração da luz, reflexos, que continuariam a atrapalhar a visão do torcedor.

    Vc que ouve quem acompanha seu blog, e é respeitado e tem transito, poderia ajudar para que se crie um canal de discussão acerca dessa problematica, de forma clara e honesta. A solução deve ser definitiva, bem estudada, e não feita de qualquer maneira, para inaugurar o estádio o mais cedo possível.

    Segue o link do fórum, em que vc pode acompanhar toda a discussão, realizada em grande nível: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=703984&page=222

    abraço

  • NOSSA “CASA “!!! RS GALOOOOOOOOOO

  • Rodrigo Assis disse:

    À todos…

    Alguém sabe onde vão vender ingressos antecipados para o clássico, na cidade de Sete lagoas? No superesportes falou apenas os pontos de venda em BH. Valew