Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Responsabilidade da mídia na violência

Nota principal da minha coluna de hoje, no jornal O Tempo, nas bancas: 

“Sangue e audiência”

A selvageria dos marginais que se infiltram entre os torcedores nas arquibancadas chegou aos setores tidos como mais comportados dos estádios, onde ficam autoridades, imprensa, e familiares de jogadores. Não dá para aceitar a agressão sofrida pela mãe do volante Dudu, do América, depois do clássico com o Cruzeiro, domingo, na Arena do Jacaré.

E até agora a polícia não prendeu esses bandidos. Mas a questão da violência extrapola o que cerca fatos como este. Li uma entrevista do publicitário Chico Malfitani, fundador, em 1969, da torcida Gaviões da Fiel, do Corinthians, considerada, hoje, uma das mais violentas do país, e sou obrigado a concordar com ele, quando diz: “… os meios de comunicação são os maiores incentivadores (da violência). Outro dia, o Sportv estava metendo o pau nas organizadas às 11h30 da manhã. Nisso, entram cenas do MMA, sangue escorrendo. O Galvão (Bueno) gritando ‘direita, esquerda’, o cara socando o outro; e isso é civilizado? Os dirigentes se provocam, dão declarações irresponsáveis. E depois a Gaviões é violenta?”.

Somando isso a outros fatores, mais a impunidade, o problema tende só a aumentar.


» Comentar

Comentários:
31
  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Prezado Marcos 2012,

    Agradeço pela resposta.

    Mas, sinceramente, não acredito em vc. rsrs

    Abraços

  • Hugo disse:

    Chico, com relação aos seus comentários sobre os “torcedores” do Cruzeiro que agrediram a mãe do jogador do América você está corretíssimo.Assim como aqueles “torcedores” do Galo que espancaram até a morte um jovem após um evento de MMA em BH, acho que você também deveria ter tido a mesma postura no comentário.
    —————————–
    Pegue minhas colunas da época e posts do blog e veja o que escrevi.
    Ab.
    Chico Maia

  • Por falar na responsabilidade da mídia na violência:
    – ALTEROSA ESPORTE: será se o Senor Abravanel sabe que ainda insistem em manter esse “programa” na hora do almoço, dificultando a digestão dos telespectadores? Um programa que nada possui de “democrático”, pois, seus ditos “representantes” de clubes vivem às turras, criticando de forma pejorativa uns aos outros, desfazendo-se mutuamente, fomentando de forma velada a cólera entre as torcidas adversárias! Isto não é programa: é lixo por completo, na expressão da palavra!
    – Além do mais, antes de ficarem se ofendendo mutuamente e desfazendo de títulos e torcidas adversárias, parece que tais representantes ainda não sabem que com o advento da internet, em qualquer lugar do planeta esse poderá ser assistido, e sendo formadores de opiniões passam uma imagem negativa de nossos clubes lá “fora”… ALTEROSA ESPORTE: LIXO TOTAL!

  • Geraldo Magela Ramalho disse:

    Eu acredito que o galo deveria contratar um psicólogo para fazer um trabalho de longo prazo, pois o trauma das eliminações vêm pesando sobre os jogadores na hora de decidir nos jogos mata-mata. Quanto às torcidas organizadas, pelo nome já dá para saber o que são: máfia azul (mafioso é bandido) galoucura ( de um louco nunca se sabe o que pode vir), mancha verde (mancha negra é um bandido inimigo do mickey), gaviões(animal predador) e outras, todas essas citadas possuem nomes associados a algum tipo de agressividade, o que só pode redundar em violência. As organizadas deveriam ser banidas do futebol para o bem dos torcedores de bem.

  • Frederico Dantas disse:

    Rsrs.
    De pleno acordo!

  • Rogerio Costa Maciel disse:

    O grande problema do atlético é nítido, jogadores sem nenhum compromisso, devido ao fato de não existir cobrança contra eles. Daniel Carvalho está penando do palmeiras, pq estava acostumado com a casa da mae joana que era o atlético, a mesma coisa aconteceu com o diego souza no vasco. Infelizmente nossa torcida acaba por colaborar para isto, pois mesmo com atuações ridículas, a torcida sempre lota estádio, e nao protesta. VAMOS PROTESTAR, VAMOS FAZER UMA CAMPANHA PARA NENHUM TORCEDOR ENTRAR NO INDEPENDENCIA NO PRIMEIRO JOGO DA FINAL DO MINEIRO, PQ NÃO VAMOS ILUDIR COM CAMPEONATO MINEIRO, POIS ESTE TIME RIDICULO VAI SER REBAIXADO NO CAMPEONATO BRASILEIRO. Vamos fazer campanha para que alguns jogadores sejam dispensados, como REVER (ENTREGÃO), RICHARLYSSON, MARCOS ROCHA, ESCUDEIRO, DANILINHO (QUE SE ACHA CRAQUE) GUILHERME, LEANDRO DONIZETE, que são múmias vagando em campo. Enquanto não houver mudança de comportamento de torcida, nunca teremos um time competitivo. PENSEM NISTO, VAMOS COMEÇAR A CAMPANHA. Chico, na verdade não sei mais o que pensar sobre este time do galo, é uma pena. AH, estes dias estive no balneário do zé siqueira, vc tinha acabado de sair de lá, foi um pena, seria um prazer conhecer vc pessoalmente

    – turmalina

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Sei não viu Dudu GALOMAIO…

    Porque ele assumiu em outro tópico, que não era Cruzeirense.

    Então, eu realmente fico na dúvida pra saber qual time ele torce.

    O negócio dele, é só detonar Cruzeirenses, Atleticanos e Americanos. Então, eu queria saber o time dele, pra de vez em quando poder zoar ele um pouquinho também… rsrs

    Abraços

  • Derico disse:

    Fora Kalil!! 3 anos de chacota, seu pai esta se revirando no tumulo, tenha vergonha e devolva o Galo aos atleticanos de verdade!

  • J.B.CRUZ disse:

    ————————— Fumo goiano, de novo !!!!!!!!!!!! ……………………..

    —————————————————— rsrsrsrs ——————–

  • claudio pacheco de figueiredo disse:

    parabens 6alo e toda sua torcida que carrega sesse time nas costas ,este e o primeiro vexame de centenas que viram rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs,mas se juntar esses dois times de bh nao da um GOIAS,QUE SE DISPUTASSE O CAMPEONATO MINEIRO SERIA CAMPEAO .Noa se esquecam que ja sao 23 vexames so na copa do brasil .

  • Marcos 2012 disse:

    Completando: prefiro apenas acompanhar o futebol sem torcer para time nenhum.

  • Marcos 2012 disse:

    Ao Clayton Batista: não torço pra nenhum time, mas vivo antenado no futebol, um esporte que como poucos mexe com os brios de todo mundo.
    Mas não consigo achar no seu time- Cruzeiro- e no Atlético motivos para elogios. ‘Taí’ um dos motivos das minhas críticas. Se eu animasse eu adotava um time pra torcer aqui em Minas, mas como depois de 2003 os times de Minas só dão ‘bola fora’, não me animei. Preferi acompanhar
    Alegre o seu coração sr Clayton: o Goiás fez mais uma vítima mineira, o alvinegro do bairro de Lourdes.

  • Suzanne Collins disse:

    pra vc STEFANO VENUTO olha o blogueiropulando fora. Nota oficial – Caso Montillo

    Boa noite a todos os leitores. Primeiramente, gostaria de ressaltar que estou tranquilo sobre a minha publicação e sobre ele ter dito que a informação não é verdadeira. Montillo é uma pessoa do bem, eu tenho amigos que conhecem o jogador e o admiram.

    Segundo, estou tranquilo, pois em nenhum momento afirmei a informação. Disse que o Corinthians “teria” desistido do jogador por isso e apenas repassei a minha informação, dizendo que ele “teria, supostamente” a lesão. Tentei ouvir o Cruzeiro, mas não houve retorno.

    Se o atleta afirma que a informação é mentirosa, peço desculpas pelo texto publicado e quero ressaltar que este espaço é um blog, onde posto todas as informações que sei a respeito de contratações.

    Sou fã do futebol brasileiro, dentre eles o Cruzeiro Esporte Clube e seus torcedores. Um abraço.

  • Alisson Sol disse:

    Frederico Dantas,

    – Concordo plenamente com você em que o documento da FIFA é um quebra-cabeças.
    – Na “situação hipotética” do seu comentário (link), eu também acho que não haveria impedimento.
    – No gol do América-MG, ainda acho que foi impedimento.

    De novo: estamos aqui, na maior calma, discutindo isto há dias. Imagine o árbitro ter de tomar esta decisão em 5 segundos!

  • Tomás disse:

    Não é fácil compreender as raízes da violência. Os japoneses, por exemplo, gostam de jogos de computador violentos, mas possuem uma sociedade bem ordeira. Fora toda a análise social das razões da violência, existe um princípio geral: a impunidade é o principal adubo da violência. A questão cultural envolve limites, pois uma certa encenação da violência, como na WWE e nos filmes, ou a violência disciplinada, como no Boxe e no MMA, são aceitáveis desde de que a sociedade saiba impor limites e restrições, ou seja, no lugar certo, na hora certa e dentro de regras específicas. Saiu do limite: punição. O problema no futebol é que a violência é relativizada. Condena-se a violência das arquibancadas (e com razão), mas pratica-se a incitação das paixões como se clube de futebol pudesse ser o maior valor na vida de uma pessoa. Tem besta por aí com acesso a microfone, apontando o dedo enquanto prega que futebol é uma questão de fé (no pior sentido da fé, que é o fanatismo) e não uma mera diversão, incapaz de compreender que o valor das vitórias de um grande clube está no grande valor do seu adversário. Que graça tem o galo sem a raposa e vice-versa?

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Clayton, o Marcos 2012 é cruzeirense. Certeza absoluta… rsrs

    Mesmo que tenha outro time fora daqui, em MG ele é raposa. E como é… hahaha

  • Frederico Dantas disse:

    Alisson.

    Você viu o comentário que postei daquele assunto do impedimento. Vi o documento da FIFA que você indicou e acho que tem uma interpretação dúbia na coisa. Se tiver com saco, dá uma olhada lá e me diga o que acha.

    Abs.

  • Alisson Sol disse:

    A sociedade atual está violenta porque há gente demais, recursos escassos para tanta gente, e um desequilíbrio no acesso a recursos que está piorando com o tempo. Como o ser humano “evoluiu” além de querer o mínimo para a sobrevivência, vai querer “corrigir o problema” com roubos, assaltos, etc. Simplificar isto querendo dizer que se a TV não divulgasse lutas de boxe, etc., a sociedade seria menos violenta é apenas mais uma reflexão dos tempos atuais: as pessoas não querem aprofundar-se em nenhum problema, e é melhor aceitar qualquer explicação simples.

    Quando os tempos dourados corriam nos países do “primeiro mundo”, tudo era uma maravilha. Agora que a economia piorou, há um novo “bico” no primeiro mundo: “guarda-costa de idoso”. Sim: para um idoso ir a caixas automáticos ou de banco, há jovens oferecendo o serviço de “guarda-costas”, pois senão “sabe como é…”

    Se a mídia causasse a violência, então China e Cuba seriam um paraíso. Estão invertendo os papéis, e mudando a mídia de “quarto poder” para o primeiro. Isto interessa em muito aos outros 3 poderes, que podem então continuar fazendo nada! Eu também prefiro culpar meu espelho pela feiura de quem está em frente dele!

  • Caro Marcos 2012, bão ??

    E aí, não vai matar aquela minha curiosidade, que te perguntei num outro tópico não ??

    Abraços

  • Fernando disse:

    Para que parar com a violência se isso dá notícia? Para que prender baderneiros e covardes se isso dá notícia? ou seja, vendem jornais com isso, MAS porquê compramos? exibem lixo e nós assistimos o lixo, na TV é só desligar mas ninguém desliga. Faz mais de 6 anos que eu não tenho TV em casa e por enquanto não me fez falta nenhuma pois quando vejo só fico espantado com as besteiras e preconceitos que espalham no ar, principalmente nas emissoras de concessão PÚBLICA. Filmes horríveis de massacres, tiros, gente sendo esquartejada como esses jogos mortais (que está na sua 5ª versão). O mistério público só age quando têm pessoas influentes envolvidas ou vão entrar com uma ação cívil para defender o zé ninguém (como quase todos nós) desses abusos de poder e mídia. Acordem e desliguem a TV nesses horários, mandem reclamações e parem de culpar só a mídia porque se ela é terrível nós também somos por engolir sapos goela abaixo.

  • Paulo Henrique disse:

    Onde assino? Belo post!!

    Para a mídia hipócrita, o que vale é lucro, influência e poder, deixando os interesses públicos em segundo plano.

    Arrisco, sem medo de errar, que comportamentos assim também são responsáveis (em parte) pela corrupção e a bandalheira na política. Mas isso é outra conversa!

  • Renato Alexandre disse:

    Quando uma torcedora do Minas chamou o Walace de macaco na superliga a mídia bateu na questão cansativamente. E agora?
    Outro detalhe: isso que dá prostituir o acesso à tribuna da Arena. Tanto em jogos de Cruzeiro, Atlético e América as diretorias enchem a local de convidados sabe-se lá de que procedência e sempre dá problema.

  • Duke disse:

    Verdade, Chico.
    Abs
    Duke

  • Marcus Vinicius disse:

    Bem lembrado, pelo post escrito acima pelo Renato. A história do Roger esfriou? Inconcebível acreditar que ele será punido apenas no campeonato mineiro do ano de 2013 (se estiver por aqui). Ele ainda tem o agravante de uma entrevista que concedeu após a partida que “jogo tem que ser provocado, e que ele entrou para acordar o time, e etc e tal”. E ainda há quem defenda um vagabundo desses. Desleal, covarde, cretino e babaca. Onde está o ministério público agora? Que justiça é essa? E para não dizer que sou parcial, acredito que o Danilinho também deveria ser punido, mas nem se compara em questão de proporcionalidade.

  • Rapha disse:

    Chico,

    Onde está o tão falado sistema de monitoramento?

  • Marcus Vinicius disse:

    Chico, belo texto e parabéns pela coragem de não OMITIR sua opinião contra esse MMA. Por que somos tão omissos quando o assunto é violência? Falo não só violência física, mas também aquela violência que esta inserida quando lemos nos jornais sobre os custos desta copa que será mais que superfaturada e o escárnio de ver o povo padecer em corredores de hospitais, crianças sem escolas e professores com péssimas condições de trabalho.

    Muitos gostam de culpar governos, mas preferem ficar no estado de anestesia total, olhando apenas para o seu próprio umbigo!

  • Renato disse:

    Bom dia.
    A PM não prendeu os bandidos por que não quis.. É só correr atrás. Não é possível que ninguém tenha visto e gravado com câmeras de celulares , máqunas etc….alél das câmeras do estádio e da própria PM!
    Foi uma coisa nojenta e sofrida. Não é possível que ninguém vai fazer nada. Além de baterem na mães do Dudu, uma senhora idosa, o filho dela foi chamado de MACACO toda vez que ele pegava na bola!
    O que me deixa intrigado é a omissão da imprensa também. Se fosse algum torcedor do Atlético, estariam todos protestando, cobrando das autoridades, entrevistando promotores, juízes, Comandante da PM e tudos mais.
    E um outro fato ocorrido foi a invasão de um “torcedor ” do cru-cru falido no gramado. Ele teve que ser retirado a força e também ninguém fala nada do assunto!
    Desejo força para o Dudu e melhoras para sua mãe!
    Acorda Justiça. Cadeia para esses marginais!

  • Paulo Araujo disse:

    Toda agressão tem que ser punida independente de como e onde acontece. Mas tenho notado e já faz tempo que todo acontecimento deste porte cometido por torcedores do cruzeiro tem ficado impune. Vou dar alguns exemplos: Os assassinos que mataram um Atleticano na Av Silviano Brandão no Horto ate hoje não foram presos. O cruzeiro perdeu o mando de dois jogos por não ter punido o torcedor que jogou o foguete no Renan Ribeiro em 04/12. Os torcedores da máfia azul que desceram o ônibus que estavam a caminho do Rio de Janeiro para provocar o pessoal da Galoucura que estavam em uma competição, quando um de seus membros foi morto. Nem se fala em punição deste pessoal. (os da galoucura foram identificados e punidos e com justiça). E agora nem se vê falar que estão investigando quem são esses marginais, e tenho certeza que ficaram impunes. O que me da esta certeza é que este episodio só veio a publico através da mídia Nacional, pois a imprensa mineira em primeiro momento se omitiu.

  • José Esteves disse:

    – Que as autoridades leiam isto e tomem medidas como punir exemplarmente o Roger Flores pela agressão no jogo contra o Atlético, além do Cruzeiro pois houve invasão de campo e esta agressão à mãe do jogador (se no caso da invasão vão alegar que o torcedor foi identificado, pelo menos o caso da agressão à mãe do atleta merece punição).
    – A imprensa precisa, neste caso, de insistir e cobrar punições decentes. Assim ela cumprirá seu papel social e contribuirá para a diminuição da violência dentro e fora dos estádios.

  • Rogério Vinícius disse:

    Chico, boa tarde. Por favor, publique algo sobre o sócio torcedor lançado pelo Atlético. Se eu quiser ir ao jogo acompanhado de minha namorada, amigo, ou qualquer parente não será possível porque o sócio torcedor não tem direito a acompanhante! Ou seja, se um pai de familia quiser levar o filho, terá que pagar duas mensalidades, com esse preço ABSURDO, fica impossível né?

    – Belo Horizonte