Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Burrice e hipocrisia

Notícia na edição de O TEMPO, ontem: “…a Justiça do Trabalho de Minas Gerais, determinou que o clube não pode utilizar garotos abaixo de 14 anos em suas peneiradas, devendo afastar os que já estejam treinando… para o Ministério Público do Trabalho esse tipo de ação fere a Lei Pelé e o Estatuto da Criança e do Adolescente…”

A notícia se referia ao Atlético, mas vale para o Cruzeiro, América e todos os clubes que querem formar jogadores.

A cada dia um segmento da população é prejudicado pelos excessos das leis brasileiras. No afã de “proteger” e garantir “segurança”, acabam abrindo espaço para câmbio negro, tráfico e todo tipo de marginalidade. O Estatuto do Torcedor, que na prática, não atende aos interesses de quem torce, só cria restrições e desencoraja as pessoas de ir aos estádios. A parte boa da legislação, que determina que os flagrados em delitos nas arquibancadas sejam proibidos de ir aos jogos do seu time por determinado período, não é cumprida.

Eu, e certamente a maioria da minha geração, comecei trabalhar com 11 anos de idade, escrevendo no “Jornal do Centro de Minas”, em Sete Lagoas, mas o meu sonho mesmo era ser jogador de futebol. Aos 13 era repórter da Radio Cultura, e aos 18 estava cobrindo o América, pela Rádio Capital, em Belo Horizonte.

Hipocrisia

De uns anos para cá crianças, nem tão crianças assim, foram proibidas de trabalhar, em qualquer atividade, como se isso fosse a solução para a incompetência do país em garantir a elas o mínimo exigido pela Constituição Federal.

A aplicação da lei ao pé da letra está ceifando o sonho de milhares, ou milhões de crianças, cujo maior sonho é se tornar jogador de futebol. Os clubes estão proibidos de realizarem os testes, chamados de “peneiradas”, e ameaçados de processos.

Sonhos

Não passei no teste para me tornar goleiro do Atlético, mas me realizei como jornalista ligado ao esporte. De lá até aqui, foram sete coberturas de Copas do Mundo, estou indo para a quinta Olimpíada, em Londres, e vou cobrir a Eurocopa, na Polônia e Ucrânia, que começa dia 8 de junho.

E tudo começou com aquele sonho que toda criança tem, de ao menos fazer um teste em um grande clube.

Inclusão

O esporte, futebol principalmente, é um dos maiores meios de inclusão social desse país miserável e injusto. Ao não poderem nem tentar realizar o seu sonho, incontáveis crianças vão abastecer o tráfico de drogas e a criminalidade em geral.

O Ministério Público do Trabalho tira as crianças do futebol e as coloca à disposição da arregimentação dos bandidos.

E assim caminha o Brasil.

Otimismo

– Celso Roth foi a melhor escolha que o Cruzeiro poderia fazer. Sabe armar times competitivos com elencos limitados e sem grandes investimentos. Seus times nunca passam nem perto do rebaixamento.

– Confio piamente na volta do América à Série A 2013 e o time já começa a disputa da B c


» Comentar

Comentários:
10
  • O CAM publicou em seu site a a seguinte “Nota de Esclarecimento” abaixo:

    “O Clube Atlético Mineiro vem repudiar a manchete sensacionalista veiculada no site UOL Esporte, em 15.05.2012, intitulada “Justiça condena Atlético-MG por exploração de jogadores infantis”.

    Esclarece o Atlético que, não obstante venha – há muito – cumprindo a determinação do Juízo da 11.ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte de não manter em suas categorias de base crianças com idade inferior a 14 anos, a questão ainda não foi julgada em definitivo.

    Ou seja, o assunto em debate posto na manchete (se menores de 14 anos poderão ou não frequentar o Centro de Treinamento do Clube) ainda depende de julgamento final pela instância superior do próprio Poder Judiciário.

    Vale ressaltar que a Cidade do Galo, em recente avaliação feita pela Universidade Federal de Viçosa, em parceria com o canal Sport TV, foi considerado o centro que fornece a melhor estrutura para o aprendizado e a prática do futebol do Brasil.

    Toda essa estrutura garante aos atletas das categorias de base plena assistência pedagógica, psicológica, médica, odontológica, assim como alimentação, transporte e convivência familiar, além de instalações desportivas de primeira linha, sobretudo em matéria de higiene, segurança e salubridade, garantindo aos jovens todas as condições necessárias ao livre desenvolvimento de suas potencialidades.

    No entanto, por força da decisão judicial, fica o Clube impedido de acolher menores de 14 anos em seu Centro de Treinamento.”

  • Corrigindo:
    DUDU GALOMAIO: Há anos que “conivência” faz parte do vocabulário radicado mutante celeste… além dos outros já tradicionais: inveja, orgulho, vaidade, soberba, mania de grandeza, luxúria, etc…
    – E há àqueles que torcem somente com o coração e desprezam e sempre desprezarão a razão (ainda rimou)!

  • DUDU GALOMAIO: Há anos que “conviência” faz parte do vocabulário radicado mutante celeste… além dos outros já tradicionais: inveja, orgulho, vaidade, soberba, mania de grandeza, luxúria, etc…
    – E há àqueles que torcem somente com o coração e desprezam e sempre desprezarão a razão (ainda rimou)!

  • Alisson Sol disse:

    José Esteves: você realmente acha a China um “modelo” a ser seguido nesta área?

    Eu acho que estão confundindo as coisas. Primeiramente, o grande problema das pessoas “opinarem primeiro” e “conhecerem os fatos” depois é que fica difícil mudar de opinião. Veja que o tal “Estatudo da Criança e Adolescente” é algo público (vide link). As pessoas falam coisas sobre o tal Estatuto que claramente não estão lá. É o problema do Brasil: você em outros países tem um mínimo de leis, que advogados e juízes conhecem, e que são utilizadas como base para um julgamento com princípios consistentes. Já no Brasil, querem legislar sobre coisas que vão da cor de paralelepípedo nas calçadas até o tamanho de comentários em rede social, e o resultado é uma enormidade de leis inconsistentes que ninguém conhece.

    Por princípio, eu sou contra o trabalho de crianças, conforme definidas pelo estatudo que ninguém lê. Não adianta apontar um ou dois contra-exemplos: milhares de crianças são literalmente escravizadas pelos pais e colocadas em um destino que é provavelmente menor que o potencial que teriam caso pudessem ter feito uma decisão sobre seu destino na vida com um pouco mais de informação. Eu já conversei com pessoas que são desde atletas de renome até PhDs conhecidos mundialmente. Já escutei de uma das maiores autoridades do mundo em redes de computadores: “Eu odeio esta área. Entrei nisto para terminar rápido meu doutorado quando tinha uns 20 anos de idade e noção alguma do que queria na vida. Agora, não há como eu sair, pois em nenhuma outra área eu tenho qualquer utilidade, e tenho uma família dependendo dos meus rendimentos“. Se isto ocorre com gente aos 20 anos em áreas técnicas, imagine com gente que alguém decidiu por eles aos 6 anos de idade, baseando-se no biotipo, o que é que eles iriam fazer na vida!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Emílio, vou defender o seu presidente.
    Sem tem torcedor que jura que no “massacre de 6×1” tudo foi normal, que não houve nada de errado, ele tem todo o direito de pensar o que bem entender da “inteligência” dos torcedores.
    São aqueles que de tão doentes, comprovam que podem ser enganados o tempo todo, desde que aconteça uma coisinha ou outra favorável ao clube.

  • José Esteves disse:

    – Ontem o Jornal Nacional exibiu na sua série sobre potências olímpicas, a preparação de atletas na China. Lá eles pegam as crianças com 6 anos e traçam o perfil dela (biotipo, aptidão, etc.), e descobrem em qual esporte elas vão se adaptar melhor. A partir daí eles começam a treinar para competição.
    – Ou seja, as “peneiradas” lá começam aos 6 anos de idade. Aí as crianças ganham bolsas de estudo e passam o dia estudando e treinando. Quando chegam aos 22 anos, a maioria já rodou o mundo, disputou e ganhou campeonatos mundiais e Olimpíadas, se formou em um curso superior, etc.
    – Cada um tem que seguir as Leis que têm, mas também têm os Governos que merecem.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Agora sim, Paranet!!!

    Sobre o Celso Roth e o Cruzeiro… o nosso presidente, que pode até ser bom, mas não sabe conversar… pqp… ele me vem na imprensa e diz que o Cleso Roth tem a cara do Cruzeiro, que vai montar um time equilibrado, com a cara do Cruzeiro.. competitivo…

    Vai pro raio que parta presidente.. então por que não contratou o Celso Roth logo após o massacre de 6×1 no Monotitulo??? o treinador estava desempregado… ai fica com o W Mancine, sem comando algum… e joga no LIXO um Mineiro e uma Copa do Brasil…

    Vai te catá, presidente…

    Tem dirigente que acha que o torcedor é palhaço…

  • lauro disse:

    Chico minha opinião mudou , agora acho que quanto pior talvez as coisas possam mudar pois a cidade esta praticamente parando, os politicos sempre roubando mais , obras sempre muito tarde, judiciario preocupados somente com seus aumentos de salarios e suas ferias, idem legislativo e executivo , imprensa cada vez mais sensacioanalista, nos população cada dia votando pior e não respeitando o próximo, greves na maioria políticas com o modismo de parar a praça 7 como se a mesma fosse privada , isto é, vejo o caus mais proximo mas quem sabe se a cidade parar e todos pararem de olhar somente para o próprio nariz todos passam a tentar a olhar para o coletivo!!!!!

    Chico é uma opinião pessimista mas não estamos longe disto não.

  • Gilberto Teodoro do Nascimento disse:

    Caro Chico,
    vezes por outra ouso intrometer-me nos seus comentários. Gostaria de ver ou ouvir algum comentário sobre esta divida do Atlético 3 vezes maior que do Cruzeiro, e pasmen, o Sr. Elias “falastrão” Kallis, diz que o clube está saneado e tem dinheiro em caixa. É a quinta maior divida dos clubes. Um abraço do admirador e Leitor. Gilberto T. Nascimento

    – Belo Horizonte

  • Eder Pinto disse:

    Caro Chico após os 2 jogos do galo contra o america a midia em geral passou a considerar o Guilherme o maio jogador do galo em todos os tempos. pois não é que ele se machuca e vai ficar afastado por tempo indeterminado. o caro é um verdadeiro chinelinho e tem torcedor que ainda acredita num jogador desse tipo. foi so ganhar o campeonato mineiro que o time virou uma maquina de jogar futebol e ninguem da diretoria fala mais em contratações e a midia vai no embalo. chico o brasileiro é muito dificil e com esse time fraco e cheio de chinelinho nós vamos é lutar pra não ser rebaixado e no final se conseguir evitar a diretoria vai prometer um time forte pra 2013. é sempre assim.

    – Amenara MG