Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dia de apresentar críticas e sugestões, ao vivo, a um dos comandantes do futebol mineiro

Senhores,

Com muita honra recebi este convite do presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino, para um café da manhã, com outros companheiros de imprensa, para discutir e apresentar sugestões para a melhoria do futebol mineiro.

É claro que não perderei essa oportunidade de tomar um café e, certamente, comer um pão de queijo, bancados por você que gosta de futebol e que custeia essa estrutura e farra todas, que envolvem jogadores, dirigentes e tanta gente, competente ou não, que vive do futebol.

Sim, porque o ingresso, pay-per-wiew, camisas, chaveiros e etecetera e tal, que você consome, é que seguram a onda dos clubes, pequenos e grandes, e que os sustentam. E estes, sustentam, com suas muitas e altas taxas, em todas as categorias, as federações, a CBF e em última instância a Fifa e todos os seus agregados.

Ou não?

Sendo assim, eu como crítico que tenho sido da situação do futebol mineiro, principalmente no que se refere às fórmulas de disputas dos campeonatos do estado, do infantil ao profissional, tenho a obrigação de atender a este convite, para apresentar sugestões, colhidas no papo quase diário com os senhores e as pessoas com quem encontro, todas com alguma boa ideia a acrescentar.

Mais tarde conto aos senhores como foi a conversa e quem atendeu ao convite do Dr. Schettino.

Vejam o convite:

Encerramos o primeiro semestre das competições profissionais da Federação Mineira de Futebol.

Pelo Módulo I América e Atlético aproveitaram o palco da Arena Independência e disputaram a final em dois jogos emocionantes que me encheram de esperança para a Temporada Nacional de 2012.

No Módulo II o Araxá retomou a representatividade do Alto Paranaíba, em nossa Elite, e a Tombense confirmou que Minas é sim um celeiro de craques, disputando a maratona de jogos e levando seu elenco a Divisão Especial.

Para a arbitragem temos uma nova promessa: a profissionalização. Uma solução pratica que chega de forma invertida, já que todos os envolvidos se profissionalizaram e quem manda no jogo, dentro das quatro linhas, ainda atua de forma amadora.

Começamos as seletivas das categorias de base, onde este ano tivemos o cuidado de planejar. Confirmando o resultado positivo conseguido dentro dos grandes Clubes mundiais, a FMF trouxe para dentro das competições, através de seu departamento de futebol um planejamento para que, em meio a competição, não haja abandono da disputa.

  1. Os times deveriam estar em dia com o Tribunal de Justiça Desportiva e as finanças.
  2. Os campos das praças obrigatoriamente gramados;
  3. Os pagamentos das taxas de arbitragens e representantes depositados antecipadamente;
  4. A presença de equipes médicas com ambulância em todos os jogos como condição fundamental para realização da partida.

Essa gestão é tida como a base da manutenção e do sucesso das nossas competições de base.

Para o segundo Semestre, além da realização da Segunda Divisão e da Taça Minas Gerais, nos mesmos moldes de profissionalismo, que é o caminho irreversível do Desporto no País, vamos planejar a temporada 2013 e darmos início aos planos para comemoração dos 100 anos da FMF.

Um dossiê dos Estádios será produzido pela nossa Comissão de Estádios. Uma forma de minimizarmos e até quem sabe, acabarmos com os problemas estruturais das nossas Praças que hoje são obrigadas a cumprir regulamentação de legislação federal.

Um banco de dados nacional está sendo negociado com CBF e a cada dia nos capacitamos mais tecnologicamente para atendermos nossos clientes, da Capital e do interior, no segundo caso, os mais comprometidos com a exclusão digital.

Por último e não menos importante a viabilização da disputa de todas as divisões do Futebol Amador da Capital. Belho Horizonte tem hoje cerca de 70 jogos de futebol amador realizados, por final de semana, em toda Região Metropolitana. Fomentar estes jogos é o nosso maior desafio e por isso já realizamos a Copa Metropolitana de Futebol Amador e vamos avançar para o Estadual Amador.

São essas minhas propostas de conversa com você e toda sua Equipe de Esportes, na a próxima sexta-feira, 25 de março, as 9h30m, aqui na Sede da Federação Mineira de Futebol no auditório do Tribunal de Justiça Desportiva.”

Paulo Schettino
Presidente
Federação Mineira de Futebol

————————————————————–

Pra concluir a manhã, vejam que bela crítica ao Duke ao incetivo à violência no país, na qual Belo Horizonte se inseriu:

DUKE

Hoje, no Super Notícia


» Comentar

Comentários:
14
  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Com incentivo ou sem incentivo a violência existe desde que o mundo e o ser humano existe. Aliás para mim o humano já nasce violento e já que querem ver briga e saciar esse instinto pré-histórico então é melhor que seja dentro de um ringue e com regras e não nas ruas.

  • Johnny disse:

    Ja viu essa noticia Chico? http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/05/torcedor-tera-que-cadastrar-radios-de-pilha-na-entrada-do-independencia.html#jogo-atletico-mg-x-corinthians—27/05/2012-16%3A00

    Que piada é essa nossa PM. Pelo mesmo raciocinio, vao ter q cadastrar telefone celular, tenis e etc…

  • Gjunior disse:

    Caro Chico, boa tarde.
    Gosto muito de ler o seu blog e mais uma vez venho tecer um comentário.

    Sobre as mudanças no futebol, gostaria da sua opinião sobre um simples processo para melhoria, que facilitaria a volta dos torcedores aos jogos do seu time favorito.

    Simples assim.
    No início do ano, antes dos campeonatos, principalmente o Brasileirão, o torcedor poderia, de preferência via internet, comprar os ingressos dos jogos do seu interesse para toda a temporada.

    Por exemplo, eu como cruzeirense, gostaria de ir aos jogos contra o São Paulo, Flamengo, Inter e Santos.
    Entraria no site, compraria os ingressos.
    Resultados : Torcedor satisfeito, dinheiro para os clubes antes do campeonato, para que se reforcem, para quitar dívidas, etc.
    Na medida que o tempo for passando, os ingressos dos melhores jogos se esgotariam, obviamente, de acordo com o interesse de cada torcida.

    Os clubes venderiam os ingressos mesmo que na época da partida não estejam bem, na pior hipótese.
    Seria uma ótima oportunidade de realizar o planejamento anual de gastos e
    otimizar o processo administrativo.

    Será que é pedir muito ?

    Abraço a você e obrigado.

  • J.B.CRUZ disse:

    Vivendo e aprendendo….Gosto não se discute…Há pessoas que sente prazer no sofrimento…Meu NORTE sempre foi capitalizar os acertos e virtudes; e ignorar erros e defeitos dos outros…O que vier fora disso é lucro…

  • Vinícius disse:

    Dá na cabeça, de direita, de esquerda…Caiu no chão… é agora…Brasil…sil…sil…Plim…Plim

  • Claudinei de Jesus disse:

    Caro Chico Maia,
    Concordo com o Duke, o meu irmão treina em uma academia onde se praticam MMA e sempre ouço falar de casos em que eles tem que sair correndo com algum ludador para o pronto socorro com algum corte ou até mesmo desacordado.

  • Rodrigo - Curvelo disse:

    Não tem muito haver com o post, mas acho que a formula da copa do brasil e da libertadores favorece a equipes com esquema tatico defensivo ja que quem leva menos gols em casa se classifica. Afinal, quem gosta de futebol quer ver gols e assistir corintias jogar é muito chato. Acho que o certo seria dar a classificaçõa para quem marcar mais gols e não tomar menos. Quem sabe depois voce coloque um post com este tema para discutirmos aqui no blog.

  • MACGNO disse:

    Chico da ate preguica em falar de Capeonato regionais ou (Rurais) , Qualqer sugestoes ou nao sugestoes e a mesma coisa de sempre..mais tenho um..

    ACABAR COM TODOS CAMPEONATOS RURAIS DO BRASIL.

  • “Esporte” não combina hemorragia, fraturas, arranhões, hematomas… UFC não deve ser encarado como tal, é covardia e irracionalidade nas mais puras expressões dessas palavras. E que exemplo nossas ditas “autoridades” estão dando aos mais jovens, que estão se preparando para a vida adulta, ao autorizarem pancadarias que não levam à nada, exceto à casos paraplégicos e tetraplégicos! E ainda fazem pose prás câmaras promovendo essa animalesca prática…
    – E há babacas que ainda pagam prá presenciarem essa selvageria, essa diminuição do ser humano! Cadê o Ministério Público, o Poder Judiciário, o STF, Assembléia Legislativa e outras ditas “autoridades” prá intervir proibindo essa pancadaria desenfreada? É de indignar também que quando ocorre essa selvageria patrocinada por irresponsáveis, esses “caras de pau” ainda pagam a “Taxa de Segurança Pública” exigindo segurança da Polícia, comprometendo sobremaneira o policiamento ostensivo que em vez de estar atuante nas ruas estará “protegendo” esses marmanjos criminosos… e depois querem cobrar das entidades de segurança pública melhores resultados! Irresponsáveis, irracionais, inescrepulosos, imorais…

  • Klang disse:

    Duke, perfeito. Na boca do estômago.

  • alex disse:

    O Duke foi perfeito!

  • Tomás disse:

    Não gosto do UFC. Acho o boxe violento. Gosto do Duke, mas ele exagerou. Associar luta de ringue à violência urbana é um exagero. Temos um péssimo sistema penal, uma grande desestrutura pública, portanto, levar a questão da violência simplesmente para o lado cultural favorece o mau serviço prestado pelo Estado. Se se quer combater realmente a cultura da violência, sugiro que se comece pela cultura da impunidade, punindo com severidade os violentos. Dou um exemplo do tipo do combate que se faz à cultura da violência no Brasil: O que é mais fácil comprar no Brasil, uma arma irregular ou um revólver de espoleta?

  • julio cesar disse:

    chico, a anos o futebol mineiro fica escondido do brasil no primeiro semestre o que dificulta até para conseguir acordos melhores de patrocinio. O times não são referencia e entramos no brasileiro sem referencia da competitividade dos times. Todos sabem que atletico ou cruzeiro vai ganhar no maximo uma zebra dando o America, voce já imaginou alguem de outro estado querendo ver o C.M…sertamente não, é um campeonato sem atrativos!!

    Minha ideia é que volte a sul-minas, com três times de cada estado MG,RG,PR,SC. Os times seria escolhidos por rankin dos ultimos cinco anos com a refencia campeonatos nacionais. O mineiro seria diputado pelos outros times com nome de Ex:taça-gerais, o campeão dessa iria para o mineiro com os outros tres (semi e final).

    sul-minas:CAM,CRU,GRE,INTER,CAP,COXA,FIG,AVAI,AMERICA… teria 12 times campeonato enxuto, competitivo e vendavel.

    O mineiro assim como os outros já começaria nas semi.

    Os outros times estariam competindo a taça um campeonato que reamente teriam chance de ganhar e entrariam no mineiro com os outros tres.

  • Paulo Henrique disse:

    Duke se superando a cada charge!

    Esse tipo de hipocrisia existe em vários âmbitos.