Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Estrangeiros que estiveram na Rio + 20 deram bomba nos serviços básicos do Brasil

Obrigado ao Fernando Rabelo que enviou essa ótima reportagem do G1.

Exatamente aquilo que qualquer pessoa que vem ao Brasil sente. E como a maioria dos brasileiros não viaja ao exterior, não sabe o tanto que nossos serviços públicos ou utilizadores de concessões públicas, no caso das operadoras de telefonia, estão atrasados, são ruins de serviço e contam com a omissão suspeita dos órgãos governamentais que deveriam fiscalizar e punir.

* “Turistas reclamam do trânsito e de preços altos na Rio+20, diz pesquisa”

Pesquisa da Embratur entrevistou 228 pessoas de pelo menos 42 países.

55% dos entrevistados acham que país está preparado para megaeventos.03/07/2012 20h33 – Atualizado em 03/07/2012 20h33

Do G1, com informações da Agência Estado

Uma cidade com péssimo trânsito, acesso à internet sofrível, preços altos e onde um estrangeiro tem dificuldades em se comunicar foi o balanço do Rio de Janeiro , segundo participantes estrangeiros da Conferência Rio+20, de acordo com pesquisa realizada pela Embratur. Apesar dos pontos negativos, a avaliação de 55% é que o Brasil está preparado para receber megaeventos, enquanto 31% acham que o País ainda não está pronto, mas estará, segundo o estudo divulgado nesta terça-feira (3).

“Vamos provocar ações das instituições competentes”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino, ao comentar o item com pior avaliação entre os estrangeiros: o trânsito, considerado ruim ou péssimo por 81% dos pesquisados. Metade dos entrevistados considerou o acesso à internet regular, ruim ou muito ruim. A sinalização da cidade é regular, ruim ou muio ruim para 43% dos entrevistados.

Preços elevados foram apontados como o principal ponto negativo do Brasil por 24% dos estrangeiros ouvidos na pesquisa. Em segundo lugar, veio a dificuldade com a língua. Em contrapartida, a segurança, que era uma grande preocupação dos organizadores do evento, foi bem avaliada pelos estrangeiros: 72% a consideraram muito boa ou boa.

A pesquisa foi realizada com 101 jornalistas, de 42 países, e 127 membros das delegações de governos estrangeiros de 33 países. Entre eles, 54% vieram ao Brasil pela primeira vez.

http://m.g1.globo.com/economia/noticia/2012/07/turistas-reclama-do-transito-e-precos-altos-na-rio20-diz-pesquisa.html


» Comentar

Comentários:
3
  • Evandro disse:

    Pois é Chico, infelizmente nos megaeventos que virão por aí, terão muitos infelizes que só vão pensar em tirar vantagem, ao invés de explorarem o turismo de maneira positiva e moderada, para que todos saiam ganhando no final.

    Lamentavelmente alguns irão, na realidade, é explorar ao máximo o turista, o que é uma prática cruel e nefasta para o país e, por que não dizer, para a própria sociedade, ou os leitores acham que serão apenas os estrangeiros que irão levar o popular “chumbo na asa”?? De forma alguma.

    Olho aberto moçada!
    Abraços,

  • Alisson Sol disse:

    Mas para “festa”, vão dar um jeito.

    O mais ridículo foi ler, a partir do link que você colocou, a matéria “Plano de Educação vai quebrar o estado, diz Mantega“. O Brasil continua achando educação caro…

    Depois reclamam, quando vêem lista dos países com maior nível educacional da população adulta (fonte):
    10. Finland – 37%
    9. Australia – 37%
    8. Reino Unido – 37%
    7. Noruega – 37%
    6. Coréia do Sul – 39%
    5. Nova Zelândia – 40%
    4. Estados Unidos – 41%
    3. Japão – 44%
    2. Israel – 45%
    1. Canadá – 50%

    Não sei exatamente os mesmos números para o Brasil, mas o percentual daquele com 25 a 34 anos com nível superior é 12% (fonte). Isto é que vai quebrar o Brasil…

  • J.B.CRUZ disse:

    A partir de 2.003 quando o BRASIL entrou na era lula, tornou-se um PAÍS vagabundo,pusilâme e autoritário..Garantias constitucionais,individuais,direito de ir e vir, leis inócuas,politicamente correto,tercerização de serviços, perdas irrecuperáveis de MORAL,ÉTICA E BONS COSTUMES e intromissão na educação da família fazem parte do nosso cotidiano..Estamos vivenda sob a égide dos planos,projetos e promessas que nunca se cumpre…Peço a DEUS todos os dias de nunca precisar dos serviços públicos, por que a certeza de ser mau atendido é presente….