Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O belorizontino Ronaldinho Gaúcho e a iniciativa do Vereador Daniel Nepomuceno

Quando tomei conhecimento que o Ronaldinho Gaúcho já vai receber o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, com tão pouco tempo vivendo na cidade, a primeira reação que tive foi de espanto.

__Uai, já?

Porém, lembrei-me das abordagens que recebi de estrangeiros de várias partes do mundo, durante da Eurocopa, quando me identificava como brasileiro e de “Belo Horizonte”.

Os jornalistas, então, mais ainda, com destaque especial para os catalães, italianos e franceses, onde o Ronaldinho continua sendo muito querido e atrai a curiosidade geral.

Embarcando para Moscou, no aeroporto de Kiev, na fila do check-in da Siberian Airlines, conheci um vietnamita, Le Quoc Quynh, que não me deu sossego durante o resto da viagem, depois que ficou sabendo que eu sou jornalista, brasileiro e ligado ao futebol. Engenheiro, o baixinho Quynh fala cinco idiomas e é uma metralhadora falante, além de não tirar o olho da tela de um Ipad.

Viajamos na mesma fileira de cadeiras e ele não parava de falar e perguntar.

Torcedor do Barcelona, os maiores ídolos dele são: Messi e Ronaldinho Gaúcho.

Sabia que ele estava em um clube chamado “Atrético Minerô”, de uma cidade chamada “Berorizonteeeeee”.

Quando eu disse que era de Belo Horizonte e lhe passei o endereço do site do Atlético, quase endoidou e não parou de fazer perguntas sobre tudo do futebol mineiro, da Capital de Minas Gerais e sobre a transferência do Ronaldinho do “Framengo” para o Galo.

A essa altura, já sabia que o “Atrético” é Galo e passou a falar só “Galo”; segundo ele, mais fácil de pronunciar.

Le Quoc Quynh nasceu e vive em Ho Chi Minh, a antiga Saigon.

Nos despedimos no aeroporto de Moscou, onde pegaria mais oito horas de voo.

No aeroporto da capital russa ele disse que baixaria no Ipad, tudo sobre BH e Galo, que ele estava tendo o prazer de conhecer naquele momento, porque sobre Ronaldinho Gaúcho ele já sabia tudo.

Ou seja: o Atlético não contratou apenas um grande jogador de futebol; adquiriu também um fantástico relações públicas que colocou o clube e Belo Horizonte no mapa do mundo, para milhões que nunca ouviram falar antes em Minas Gerais e até mesmo Brasil.

Lá fora, muitos ainda pensam que Buenos Aires é capital do Brasil, e que o Rio de Janeiro é a única cidade civilizada em nosso país. São Paulo? Raramente algum gringo cita ou pergunta por ela.

Os jogadores de futebol têm este poder de apresentar o Brasil ao mundo. Pelé foi o primeiro e continua até hoje e nem depois de morto deixará de ser.

Em escala menor, alguns outros poucos brasileiros ocupam este espaço, Ronaldinho Gaúcho é um deles.

Sendo assim, a “simples” vinda dele para Belo Horizonte, já justificaria uma homenagem desse nível.

Faço este depoimento porque conheço bem o autor da proposta da cidadania honorária a ele, o vereador Daniel Nepomuceno, uma figura do bem.

Político jovem, correto, desses em quem se pode depositar esperança de dias melhores para a nossa classe política, repleta de gente suspeita.

Está levando porradas de todo jeito; muito em função de ser vice-presidente do Atlético, já que as paixões se afloram quando Atlético e Cruzeiro entram em cena.

Assim como o então vereador Célio Moreira, hoje deputado estadual, sugeriu a mesma honraria ao argentino Sorín; levou pancada de todo lado, principalmente de atleticanos, e cabeças cozidas que levam a rivalidade com a Argentina para fora dos gramados.

A cidadania a Sorín foi referendada pelo locutor Alberto Rodrigues, que se tornou vereador com a ida do Célio para a Assembleia. Levou porrada demais também.

Achei a homenagem a Sorin justíssima por tanto carinho que ele demonstrou a Belo Horizonte desde que chegou ao Cruzeiro.

Depois, provou seu amor à cidade mais uma vez, ao optar por ela para viver com a sua família, quando parou com o futebol.

Hoje é um dos bons comentaristas da ESPN Brasil, vai constantemente a São Paulo, mas continua morando aqui.

Mesmo sendo ainda ídolo da torcida do River Plate, de uma das mais belas e melhores cidades do mundo que é Buenos Aires.

Como criticar a cidadania honorária a cidadãos como estes?

Gaúcho_Reuters

Ronaldinho, cidadão do mundo

SORIN

Sorín com a deputada Luzia Ferreira; vereador Alberto Rodrigues, Zezé Perrela e o deputado Célio Moreira, no dia da justa homenagem que recebeu.

LEQUOCQUYNH

O vietnamnita Le Quoc Quynh, que agora conhece o Atlético e Belo Horizonte

werley_tardelli_gcom_950

Vereador e vice-presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, que já homenageou, também, Werley e Tardelli

PAINELMENORMOSCOU

Aeroporto Domodedovo, de Moscou, onde Belo Horizonte não consta, ainda, no mapa de voos

PAINELMENORLISBOA

Aeroporto de Lisboa, onde Belo Horizonte consta no mapa, graças à TAP e os seus voos diretos entre Minas e a Europa

PAINELMAIORLISBOA


» Comentar

Comentários:
28
  • Fernando Alvarenga disse:

    Triste demais uma cidade do porte de Belo Horizonte que tem dois clubes de grande expressão, grandes artistas, a cidade do Clube da Esquina, de Milton Nascimento, ser lembrada por causa de ronaldinho Gaucho que ainda nem tem moradia fixa na cidade!

    Não posso acreditar nisso! Chico, com todo respeito que tenho pelo seu trabalho, penso que isso é desculpa de quem é atleticano e precisava justificar de alguma forma essa brincadiera!

  • Leonardo Acciares Neto disse:

    A sabedoria é dom de poucos, a ignorância é a arma dos sem conhecimento. Certamente que o título é justo, pois, somente a vinda de R49 para Belo Horizonte já fez mais pela cidade do que muitos que nunca daí saíram ou sairão. O Estado tem muito a agradecer ao atleta Ronaldinho Gaúcho, hoje, Ronaldinho Belo horizontino.

  • renan disse:

    Isso pra mim é propaganda politica, usar o mandato em causa própria e cara de pau de fazer uma coisa que não ajuda em nada. Repito, nada. E quem concorda com isso ou é atleticano defendendo o seu time ou, como você, que até já trabalhou no clube. Vocês só estão pensando em causa própria, isso não melhora em nada BH ou o futebol mineiro.

  • Thadeu Sampaio disse:

    Mas como tem internauta idiota e sem noção!!!
    O que foi que esse título de cidadão honorário de BH retirou dos cofres públicos??? O que foi que esse título de cidadão honorário fez para denegrir a imagem do povo belorizontino??? NADA!!! Agora, esses pseudointelectuais de computador aliados aos cruzeirenses invejosos, estão “estarrecidos” com a iniciativa do Vereador Nepomuceno…
    Será que Belo Horizonte não está sendo privilegiada com a presença desse atleta?
    Acho que muitos não estão se tocando que no dia posterior ao da contratação relâmpago do Ronaldo, BH estava em todos os jornais do mundo, juntamente com o nome do Clube Atlético Mineiro. Então, se esses panacas de plantão, invejosos e sem opinião própria não conseguem enxergar com seus próprios olhos um benefício, é por falta de ideais… Eu concordo com esse título sim, acho que Ronaldo trouxe mais benefícios à BH do que muitos “cantores”, “atores” e demais agraciados… Para aqueles que continuam com idéias “cariocas” na cabeça, não se esqueçam de que pelo futebol apresentado, ele poderá ajudar a trazer mais um título nacional para BH e isso é algo que só poderá ser visto como benefício para os atleticanos…

    Parabéns à iniciativa do deputado Daniel Nepomuceno e que se danem aqueles que só enxergam benefício quando este está em seus bolsos…

  • jose Ronaldo de Oliveira disse:

    A iniciativa foi das Boites de BH.

    O Vereador foi apenas o instrumento usado . . .

  • Isso tenho dito, não deviamos misturar política, religião e futebol! Época de eleição todo candidato, abraça “mendigo”, beija “mulher feia”, carrega criança “catarrenta”, vai ao Mercado Central “apertar mão” de trabalhador, e agora também dão títulos de “Cidadão Honorário” para jogador(recém chegado). Campanha feita, eleição garantida!

  • Leonardo disse:

    Eu particularmente fico estarrecido! Para todos que acham sinceramente que esse título de cidadão honorário foi bem doado, que continuem assim, chamo isso dar “milho a bode”, pena que a maioria dos torcedores não percebem a “sensacional” manobra política armada por kalil. Pena mesmo , pois essa tentativa de chamar atenção da mídia mundial e nacional para Minas, na minha opinião vai sair pela culatra, estaremos no cenário nacional como provincianos! Bem feito, nada mais justo, somos e seremos os eternos “roceiros”, roceiros que só sabem falar errado e comer “pão de queijo”! Portanto, me sinto muito envergonhado por ser mineiro e mesmo sem querer, faço parte dessa palhaçada! E para terminar, mando um recado para Felipe, quem roubou a merenda das crianças, foi o Cruzeiro Esporte Clube ou foi o Perrela? Então feio é fazer o quê não é certo, seja quem for, tanto essa atitude, desse político, quanto a do Perrela, são simplesmente disprezíveis!

  • Nilson Ricardo disse:

    Parabéns pela iniciativa Dr.Daniel, grandes personalidades merecem homenagens em vida, se figuras como Ivete Sangalo já receberam esta premiação , por que não Ronaldinho Gaúcho eleito duas vezes o melhor do mundo e um dos poucos heróis do penta em atividade. E tem mais se o Galão for campeão este ano, ele terá que receber o título de cidadão das Minas.
    Abraços.

  • Vera Lima Bolognini disse:

    Chico,
    O Ronaldinho, como diz o seu irmão Assis, é um cara que agrega, une as torcidas. Ele merece esse título tanto quanto qualquer outro cidadão da dimensão de sua estrela. Belo Horizonte, com essa honraria, que o vereador Daniel Nepomuceno concede ao R49 está dizendo: Bem-vindo ao nosso clã, à nossa cidade, ao nosso mundo, Ronaldinho Gaúcho. Você agora é um cidadão de BH, ou melhor dizendo, você passa a ser agora também …. o Ronaldinho Mineiro.

  • lauro disse:

    Não podemos esquecer que até o ex BBB bambam ja recebeu o Galo de Prata, isto é, ja que uma horraria tão importante ja foi rebaixada a um BBB o que os atleticanos não iriam fazer ao Título de cidadão honorário da cidade?

    Gozações a parte volto a dar novamente minha sugestão aos colegas do Blog, não votem nos vereadores da atual legislação, votem em novos, se erramos novamente não tem problema mas pelo menos vamos tentar.

    lembretes dos atuais vereadores:

    aumento absurdo de salário;
    cochinha da madrasta ” leo burgues ”
    vereador despachando na camara de cueca e com garota de programa;
    propina do shopping do américa;
    aprovaram o fim do 13 e 14 salários mas so aprovaram porque a camara federal ja esta aprovando e esta lei vai servir para todos, isto é, so aprovaram uma lei que ja vai vigorar de todo jeito em todo pais;
    todos no mínimo dobraram seu patrimonio declarado a justiça eleitoral durante o mandato.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Esse é o Brasil…

    Tem serviço lá não vereador ??

  • Daniel disse:

    Prezado Felipe, a resolução que vc mostra no seu comentário é clara, “pessoas NATURAIS, ou ( aí você omite no destaque) ‘PESSOAS JURÍDICAS…”. O Ronaldinho não é nem uma coisa nem outra.

    Se ele, por ventura, intencionalmente ou não, divulga o nome de BH, ótimo. Mas o interesse dele aqui não é esse, e sim, profissional, a cobetura da mídia é apenas consequência.

    Se querem homenageá-lo, legal. Todos têm esse direito. Mas não com o seu, o meu, o nosso dinheiro.

    Já se perguntaram quanto esse palanque eleitoreiro vai custar aos cofres públicos? No mínimo uns dez mil reais. Se esse valor é irrelevante para muitos, para mim, não. Muito menos para uma cidade carente de Saúde, Educação, Segurança…

    Há muito perdemos nossa capacidade de indignação.

    É hora de recuperá-la.

  • lauro disse:

    Esqueceram do Vitor goleiro para ser homenagiado tambem……..

  • Vinicius disse:

    Chico

    É por isso que sempre leio o seu blog, opinião correta e lúcida, sempre ouvindo opiniões de outras pessoas e abrindo seu espaço para outras pessoas emitir também suas opiniões.

  • marcelo disse:

    Chico você me fez repensar. Achava ridículo, mesmo sendo atleticano. Mas pensando bem em um mês Ronaldinho divulgou mais BH do que muitos a vida toda.

  • Raws disse:

    Em princípio achei um absurdo, depois de analisar, tive a minha certeza de ser um grande absurdo, e por que?
    Não pela provável consumação do fato mas pela precocidade do ato.
    Quando idealizaram o Galo de prata, todos nós achamos excelente ideia, porém começaram à banalizar, homenageando qualquer “celebridade” que se dissesse atleticano(a), ou seja “profanaram o sagrado”.
    Quando se pinta o manto de uma santa e tenho certeza que ela não rogou praga, exageraram no fanatismo e também os leigos na crendice por acharem que tudo era culpa do fato, porém profanaram o sagrado.
    Quando se contrata um Ronaldo, não é possível mensurar o que vêm de retorno, um marketing espantoso, uma experiência fantástica, uma autoestima contagiante, respeito evidente, mas, e o mas? Ele saiu do Gremio sem demonstrar a menor gratidão, ele não voltou para o Gremio, não demontrando a menor gratidão e ainda por cima soltou a pêrola, o Flamengo, é o Flamengo. Estou surpreso com o retorno dessa contratação, porém é cedo, muito cedo e cuidado atleticanos…
    No meu ponto de vista, se este atleta fizer a metade do que esperamos dele, talvez ele mereça o título de cidadão honorário pois elevará o nome do clube e cidade ao cume, mas com tão pouco tempo e com um histórico tão perigoso… Ai não! “Profanaram o sagrado”.
    A câmara de vereadores, assim como seus ideais, símbolos e títulos apesar de há muito desrespeitada pelos que lá estão de passagem continuará sempre a receber todo o nosso respeito, por isso senhores veradores, se não podem fazer o máximo, pelo menos façam esse mínimo.

  • Paulo Henrique disse:

    Eu que sou um dos maiores críticos do Kalil no blog, acho que ele acertou em cheio ao contratar o Ronaldinho. Assim como foi com Jô e Vítor.

    Mesmo assim não posso concordar com este título de cidadão honorário.

    Cedo demais e ainda não merecido.

  • H.Almeida disse:

    Alguém já pensou na repercussão que esta notícia esta tendo e que vai ter ainda no dia da homenagem?

    não sei se é merecida ou não e nem vou entrar no mérito mas acho que o marketing que o galo está tendo com o R49 seria impossível se alcançar com outros meios.
    nada mais é que a valorização da marca acima de tudo e nisso o Kalil e sua diretoria estão dando show!!!!
    aposto com quem quiser que no dia da cerimônia vai passar no jornal Nacional
    e alguém aí tem ideia de quanto custa 15 segundos neste horário na globo?

    e pra turma azul que metendo o pau no Daniel Nepomuceno me respondam?

    O QUE É PIOR DAR UM TITULO DESSE AO R49 OU ROUBAR MERENDA DE CRIANCINHA?

    cada um é representado pelo político que merece!

    sem mais para o momento!

  • Rodrigo AR disse:

    Maravilha de post, Chico. E concordo com o título ao Ronaldinho e ao Sorín, cada um por seu motivo. Você é um craque em coberturas esportivas no exterior. Capta bem as diferenças culturais e como o futebol serve como ponte para a aproximação de diferentes povos. Abs.

  • Felipe disse:

    O cara tem direito pelo tudo que já fez pelo interesse coletivo… Simples assim… Ele não precisa ter feito nada por Belo Honrizonte especificamente…

    “(…) que tenham prestado ao Município serviços de relevância OU QUE SE TENHAM DESTACADO EM ÁREAS DE ATUAÇÃO DE INTERESSE COLETIVO.”

    ————————-
    Fonte: http://www.cmbh.mg.gov.br

    RESOLUÇÃO Nº 1.860, DE 1º DE OUTUBRO DE 1993

    Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, de Diploma de Honra ao Mérito, de Comenda de Mérito Artístico e de Diploma de Mérito Desportivo.

    A Câmara Municipal de Belo Horizonte decreta e eu promulgo a seguinte Resolução:

    Art. 1º – A Câmara Municipal homenageará, nos termos desta Resolução, as pessoas naturais, vivas ou mortas, e as pessoas jurídicas que tenham prestado ao Município serviços de relevância ou que se tenham destacado em áreas de atuação de interesse coletivo.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Pois eu vejo tal homenagem como uma manobra eleitoreira. O tal Daniel Nepomuceno apenas quer se promover às custas da fama do Ronaldinho Gaúcho.
    Sou atleticano, mas acho que o título concedido ao Sorin nem se compara ao do Ronaldinho. Sorin jogou muito tempo no Cruzeiro e escolheu BH para morar com a família dele. Ou seja, criou um vínculo com a cidade.
    Já que vc elogiou o vereador, conte para nós algum projeto de lei relevante apresentado por ele!!!!

  • Ronaldo Ribeiro disse:

    E ainda teve gente que criticou a contratação do Ronaldinho, tenho um amigo que mora na Alemanha, e ele diz que na semana da contratação do Ronaldinho, o Galo era noticia lá todo dia, e no jogo contra o Náutico passou todos os gols da vitória.

  • Alisson Sol disse:

    E o caipirismo continua a todo vapor…

    Se investigarem, a madrasta de alguém tem uma fábrica de placas de cidadão honorário…

  • Frederico Dantas disse:

    É, Chico.
    No que diz respeito ao nome de Belo Horizonte nos mostradores de voos de aeroportos pelo mundo, tivemos, semana passada, uma baixa que, a meu ver, será sentida.
    Foi-se a Pluna, que você mesmo elogiou aqui no blog, de forma muito justa, no meu entender.
    Este voo direto de BH para Montevidéu era ótmo.

  • Luiz Guilherme disse:

    Nada contra Ronaldinho… e sua trajetória…
    Mas homenagem de cidadão honorário com 1 mês de cidade? Me envergonha como cidadão!
    Sinceramente Chico, fico temeroso demais com seus elogios a esta figura política, pois talvez, por inocência, ou por você estar viajando demais, esqueceu que estamos próximos às eleições e que esta figura pode ter usado isso somente como marketing político promocional, pois Ronaldinho é notícia por qualquer coisa.
    Não me lembro do nome desta figura na mídia por qualquer outra proposição notória em nossa cidade.
    Mesmo sendo atleticano, sei que o argentino jogou muito tempo lá, ganhou títulos e foi ídolo da torcida. Só recebeu o título honorário quando se aposentou aqui.

  • Jonathan disse:

    A representatividade do futebol é, infelizmente, bem maior do que as outras milhões de coisas boas que nós mineiros produzimos em todos os setores.
    Diante disso, concordo com a referida honraria (apesar de, na minha opinião, o jogador não merecer tal mérito). Porém temos que pensar como um “grande estado” e no impacto positivo que este ato possa causar a todos nós mineiros.

  • Rodrigo Siqueira disse:

    É mais uma prova da falta do que fazer dos vereadores de BH. O que o Ronaldinho fez de bom pra BH, ele faz algum trabalho social, ele ajuda alguma instituição filantrópica? As pessoas estão morrendo no trânsito de BH, no anel rodoviário e em todo lugar…e os vereadores fazem algo pra tentar mudar essa situação?Claro que não.Me sinto envergonhado de ser belo horizontino, e o pior disso tudo, é que tem gente que aprova e apoia a iniciativa desse “político”.”Parabéns” ao vereador e vice presidente do cam, vc fez um grande feito pra Belo Horizonte. Brasil, o país da VERGONHA!!! #QuePalhaçada

  • J.B.CRUZ disse:

    ————————— SEM COMENTÁRIOS ———————————