Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O pior momento do futebol em todo ano

Muitas especulações, chutes e previsões (quase todas furadas), marcam o futebol no período das férias dos jogadores. Aproveito eeste contexto para responder ao leitor Márcio Luiz, que me perguntou e tom de brincadeira: ”Se você fosse um Papai Noel o que mais encheria o seu saco?”.

Não tenho dúvida, caro Márcio: são as notícias sobre possíveis aquisições, dispensas, e principalmente o desespero precipitado que bate na maioria dos torcedores, que manifestam isso em seus comentários sobre nomes anunciados pelo seu clube.

O torcedor quer nomes consagrados, cada vez mais caros e raros. Quando surgem nomes como Luan, no Atlético; Paulo Goulart, no Cruzeiro, logo vem comentários pessimistas.

É preciso ver jogar antes de qualquer julgamento. A história mostra que desconhecidos fizeram fama, fortuna e se tornaram ídolos. E a recíproca é verdadeira: grandes nomes, que custaram fortunas, resultaram em retumbantes fracassos e frustrações. Mas a memória coletiva é fraca, principalmente no futebol.

Só não concordo é quando dirigentes ou colegas de imprensa dizem que foi contratado um “reforço”. Para ser reforço, só se mostrar serviço, depois de uma sequência de jogos.

 

Libertadores

O Atlético ficou no Grupo 3 com o Arsenal de Sarandí, da Grande Buenos Aires; The Strongest, Campeão boliviano e o São Paulo ou Bolívar, também boliviano.

Classificam-se dois, e todo cuidado é pouco. Depois que o Corinthians foi eliminado, na fase pré-grupos, pelo Tolima, os cuidados têm sido reforçados.

Teoricamente, Atlético e São Paulo (que deve passar pelo Bolívar) são favoritos, mas onde há um argentino a situação é sempre delicada. Os bolivianos contam com a altitude, mas jogando no Brasil, raramente complicam.

 

Tem que utilizar

O Cruzeiro foi brilhante na conquista do Brasileiro sub-20, com 89% de aproveitamento. Mais uma vez apresentou jogadores de grande potencial, assim como nas duas conquistas anteriores da mesma categoria.

Mas esses garotos são muito mal aproveitados tanto pelo Cruzeiro quanto pelo Atlético e América, no profissional. A maioria é emprestada sem ao menos ser observada pela comissão técnica do time principal.

Deste time do Cruzeiro o meia Alisson e o lateral direito Mayke foram chamados para o profissional, mas tiveram oportunidade de jogar ainda.


» Comentar

Comentários:
6
  • Ricardo Lemos disse:

    Também acho que o Galo precisa ter o Corinthians como exemplo mesmo. Eliminado por um time pequeno em um ano, no outro ano o time entrou totalmente focado.

    A entrega dos jogadores em campo era visível. E não houve enfraquecimento por nenhuma situação adversa.

    Os adversários mais difíceis (altitude, bombas, quebradeira, brigas com seguranças e torcedores armados, etc) são superados com preparo físico, técnico, fisiológico e psicológico.

    Com a base mantida e os reforços pontuais que estão sendo contratados, acho que a história dos paulistas pode se repetir por aqui com o outro alvinegro também.

  • Ricardo Lemos disse:

    Esta época realmente é chata. Muita especulação, muito empresário fazendo leilão de jogador, muito jornalista fazendo onda na imprensa…

    Mas tem muito dirigente que gosta de conversar um fiado também. Tem um pseudo doutor aí falando muita abobrinha para a torcida do seu time. Tanto que até uma família de ex-presidentes do clube que está com a vida arrumada na política (mandatos longos, licitações garantidas, etc.), está aparecendo de novo no clube já preparando a volta.

    Agora este pseudo doutor está aí com uma continha de padaria nas mãos para falar que vai lucrar quase 20 milhões de reais em 2013 com jogos no Mineirão. E a receita é simples: com ingresso médio 3 vezes mais caro do que na época da melhor média de público do seu time no Mineirão, ele acha que vai ter uma média de público pagante uns 30% superior a esta melhor média que já teve.

    As coisas são simples mesmo. Faltou só ele colocar na conta dele que o clube vai faturar 115 milhões de reais na mega sena da virada. Porque os outros 115 milhões de reais já estão no meu orçamento para 2013…

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    O Cruzeiro já há muito tempo não ousa, a ponto de fazer alguma contratação de impacto. Então, já não tenho grandes expectativas. O negócio é torcer pra que, pelo menos esse ano, já que o Marcelo Oliveira tem a fama de gostar de apostar em jogadores da base, que possam subir pelo menos uns 05 garotos e que dê certo no time. Vamos aguardar…

  • Alexandre (de Moçambique) disse:

    Faço um desafio à torcida do Galo: qual foi o último ano em que o time manteve TODOS OS JOGADORES TITULARES e mais a COMISSÃO TÉCNICA de uma temporada para a outra? Concordo com o Chico quando ele diz que a memória dos torcedores é curta. O Fluminense de 2009, quase rebaixado para a série B, manteve a base do seu elenco e nos três anos seguintes ganhou DOIS brasileiros! E quem em sã consciencia pode dizer que o elenco do nosso time não é qualificado? É só dar uma olhada no histórico da era dos pontos corridos e verificar a pontuação dos campeões. 72 pontos num campeonato disputado como o nosso não é pra qualquer time.
    Claro que temos nossas deficiências mas acredito que os jogadores que chegaram são, no mínimo, peças de reposição bem melhores do que as contamos durante 2012. Por exemplo, sou muito mais Alecsandro do que Leonardo; Gilberto Silva na zaga é muito mais jogador que Luiz Eduardo e ainda pode dar mais qualidade no meio-campo quando a situação assim o permitir; Rosinei pode estar chegando com muito mais vontade de jogar futebol que Danilinho… é esperar pra ver, mas não me lembro de ter o visto o time do Galo num momento tão estável (claro que me refiro à prateleira de cima da série A).

  • ADALton disse:

    Penso que o Atlético aproveita bem, senão vejamos : Diego Alves, Marcos Rocha, L.Castan, Werley, Éder Luís, Bernard, Cicinho, F.Souto, etc nos últimos 5 anos; no atual, na minha modesta opinião só tem uns 3 para serem aproveitados: Lucas Cândido(precisa ser mais calmo), Jemerson , o Carlos e talvez o Paulinho.
    2) Profissional do CAM: porquê não contrata um ou dois grandes jogadores que joguem em times da America do Sul, em vez de ficar tendo muitos gastos com jogadores veteranos e que não vão acrescentar muito e não seriam bons para futuras negociações? Eles seriam de muita valia na Libertadores. Não entendo o porque dessa obssessão por Tardelli.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    A conversa mais chata e insuportável é a venda do Montillo. E o pior é que todo dia tem uma nova investida do Santos e uma nova declaração do procurador ou de um conselheiro do clube. A imprensa deveria ser mais unida e não se prestar a esse tipo de leva e traz. Vai falar de esporte amador, Copa São Paulo ou nem falar de nada e sair de férias, ou, melhor, falar sobre as atuações dos dirigentes e dos conselhos, da parte legal ou ilegal de cada coisa. Mas esses assuntos, tipo Montillo vai sair ou Tardelli vai chegar… já chega. Ninguém aguenta mais.