Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Willy Gonser: aposentado, mas bem informado do mesmo jeito

* Escrevi esta coluna em Alcobaça, Sul da Bahia, aonde vim visitar um dos grandes nomes da narração esportiva do rádio brasileiro.  Willy Fritz Gonser, curitibano que adotou Belo Horizonte e foi adotado por ela, em 1979, quando foi contratado pela Rádio Itatiaia para substituir a outro mito do nosso rádio, o saudoso Vilibaldo Alves, que tinha sido contratado a peso de ouro pela recém chegada Rádio Capital, a única emissora a ameaçar a supremacia da emissora do Januário e Emanuel Carneiro, nos últimos 30 anos.

 

Na história

O “alemão” chegou, viu, deu conta do recado, entrou para história do futebol mineiro com as suas inesquecíveis transmissões e desde dezembro de 2009, recolheu-se em Alcobaça, após resolver se aposentar. Conta que a decisão não foi voluntária, mas não guarda mágoa “de nada, nem de ninguém”, apesar da ressalva:

__Tive um problema momentâneo na voz, que com um mês de tratamento, estaria resolvido; mas a vida é assim mesmo; é preciso abrir espaço para os novos que chegam.

Não quis aceitar homenagens de despedida e afirma que nunca houve convite para ser efetivado como comentarista. “Apenas uma sondagem; nada formal; não me queriam mais.”, repete.

DSC09553

Livro

Além de rever o amigo, com quem aprendi muito de rádio e jornalismo, a visita ao Willy Gonser também foi em função de um projeto de livro no qual trabalho desde 2009, sobre jornalismo esportivo. Incentivado pela professora Ângela Moura, do Uni-Bh, tenho entrevistado companheiros das diversas mídias do país sobre o assunto, além de selecionar experiências pessoais que acho interessante repassar para futuros colegas e ao público.

 

Livro do Willy

 

A tarefa de escrever um livro sobre o nosso meio é maior do que eu imaginava e as quase duas horas de gravação com o Willy são uma demonstração disso: só o próprio, e suas histórias, dão uma obra dessas. Que, aliás, ele me contou, já está sendo trabalhada pelo seu filho, Guilherme, jornalista emergente da Itatiaia. Possivelmente ainda este ano estará nas livrarias.

 

Raridade

Willy Gonser é caso raro de quem fez história nos maiores centros do futebol do Brasil. Começou aos 17 anos, depois de testes, na Rádio Marumbi, de Curitiba, passando pela Rádio Gaúcha de Porto Alegre em três oportunidades; Joven-Pan, de São Paulo; Nacional e Continental do Rio, e a nossa Itatiaia.

Aos 76 anos, mesmo sem nenhuma atividade profissional, continua com a mesma característica que o marcou por toda a vida: altamente bem informado.

 

Sobre tudo

Foi ele quem me informou da tragédia das mortes na boate de Santa Maria-RS. É desses que se informa de tudo, apesar do esporte; sobretudo futebol, ser o seu foco principal. Se Nilton Santos era a “Enciclopédia”, dentro das quatro linhas, o Willy sempre foi a nossa no jornalismo. Faz lembrar meu pai, Vicente, meu mestre maior, mesmo sem nunca ter sido jornalista.

Esta visita a ele vai render muitas colunas.

 

Sequência

Impossível resumir duas horas de entrevista neste “minifúndio” de espaço, como diria Roberto Drumond, mas o Willy pensa o seguinte do nosso atual futebol: se penitencia quanto ao Ronaldinho Gaúcho: achava que o Galo tinha entrado numa fria; o Cruzeiro contratou um monte de bons jogadores, porém, precisará de uns quatro meses para começar a colher resultados; o América está certo em investir de acordo com as suas condições, e o resultado virá com o tempo.

Discorda da demissão do Mano Menezes, mas já que foi demitido, Felipão foi uma boa escolha.

Pois é! O papo foi longo e vou contando nas próximas colunas.

Meu livro, não tenho a menor ideia de quando sai; mas sairá, e avisarei aos senhores.

* Essas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã, nos jornais O Tempo e Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
44
  • Vânia Cardoso disse:

    Caro Chico, Sempre acompanhei o Willy narrando os jogos do GALO. Ele é excepcional e faz uma falta tremenda especialmente na conquista da
    Libertadores. É claro que ele tem todo o direito de se aposentar dessa
    profissão tão comovente como é a de narrador de futebol. Mas a sua ausência é sentida por todos os atleticanos que sabe pontuar os erros e acertos de um time e, dá nome aos bois. Espero ouví-lo narrando pelo menos mais um jogo do Galo, se assim o quiser. A você toda saúde e felicidade do mundo, meu amigo Willy Gonser.

  • BIRA disse:

    hoje depois de uma ressaca de alegria, a primeira pessoa que lembrei hoje foi willy gonze, pois este titulo de campeão da libertadores tem que ser dedicado a este narrador que nos emocionou muito nas vitorias,como também nas derrotas, parabéns chico maia e saudações atleticana.

  • Robson disse:

    O Galo tá com um timaço agora. Queremos o Willy de volta! Para narrar ao menos alguns jogos!

  • Fábio disse:

    Que saudade do Willy, cresci ouvindo suas narrações inesquecíveis…

  • Marcos 2013 disse:

    Já passou da hora de o América deixar de lado as picuinhas com arbitragem e jogar mais futebol. Contra Atlético e Cruzeiro, raramente o América costuma jogar um grande futebol, mas sempre quando perde para um dos dois bota a culpa na arbitragem e não nos erros que comete durante esses jogos, embora seja inegável que os erros de arbritragem estejam acontecendo.
    É por essas e outras que o América não cresce. Passa longe de títulos nacionais, não ganha campeonato mineiro há mais de uma década e ainda percorreu a via-crúcis da segundona mineira recentemente.

  • Klang disse:

    Grades nas janelas da casa do Willy Gonser? Nãi é bom sinal. Ê Baêa.

  • thales rosa disse:

    valeu cara vou coloar o avatar!

  • André Corrêa disse:

    De tudo que já li nesse blog, acho que nada me causou tanta satisfação quanto esse sorrisão feliz do nosso alemão!

    “Alô, alô torcida mineira! Aquele abraço!”

    Alô, alô, Willy! Tomara que você esteja lendo isso pra saber que o brasileiro é um cara de memória curta, mas seu povo aqui não te esqueceu! Passei 18 anos da minha vida encontrando esse monstro todas as semanas – ou diariamente, quando ele tinha aquele comentário antes do Rádio Esportes.

    Em 1996, então com 16 anos, cheguei a sair do colégio e arrastar dois amigos até a porta da Itatiaia, onde passei quase 2h esperando ele sair. Tudo isso pra abordá-lo na maior cara dura antes que entrasse em seu Monza preto, em busca de um autógrafo que eu guardo com muito carinho até hoje. Foi a única vez na minha vida que tietei alguém.

    A tabelinha dele com Osvaldo Faria e Roberto Abras é um negócio que eu vou contar aos filhos. E que dá muita saudade… Saudade e respeito, porque quando o Osvaldo morreu o juiz iria dar um minuto de silêncio antes de um Atlético x São Paulo no Mineirão e o narrador, com microfone aberto, cobrou que todos acompanhassem.

    Acho que a Itatiaia pisou na bola com ele; isso foi coisa da alta direção, porque muitos repórteres nutrem a maior admiração e respeito pelo Willy. João Vitor Xavier e Álvaro Damião já demonstraram isso em público.

    O Caixa é um showman e têm muito público entre as novas gerações. Eu mesmo estudei junto com ele na faculdade e acho que o sucesso do moço de Três Pontas é merecido. Porém, sinto que analisar os dois é algo como comparar Reinaldo com Pelé: um foi um cracaço de bola, mas o outro é hour-concour.

    Apareça em BH pra ver o Galo num desses jogos da Libertadores, alemão! Avisa o Chico que ele divulga aqui. Teremos o maior prazer do mundo em celebrar o tanto que gerações inteiras ainda gostam de você!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caro Chico,

    Desculpe sair um pouco do tema e da justa homenagem ao grande Willy Gonser, mas gostaria de abordar um assunto importante, já que estamos chegando ao início do Campeonato Mineiro, com o clássico.

    O assunto é, ARBITRAGEM !

    – Vc por acaso assistiu ao amisto do Cruzeiro com o Mamoré ontem ?? Pois é… A arbitragem já tratou logo de apresentar o seu “cartão de visita”… Uma falta clara do goleiro do Mamoré, que barrou uma bola com a mão fora da área, um gol em claro impedimento do Paulão do Cruzeiro e um penalty duvidoso sobre o Dagoberto.

    – A arbitragem do clássico será de MG ??

    – Outra coisa… Parece que todos os árbitros e assistentes da FMF, assinaram um manifesto, onde se recusam a trabalhar em jogos do América.

    É… Os estádios melhoram… Os times se reforçam… Tudo evolui… Mas a arbitragem, essa parece que continua a mesma de sempre…

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    O Willy Gonser, é um dos poucos que já trabalharam, ou ainda trabalham na cobertura esportiva de MG, que consegue até hoje ter o respeito e admiração tanto dos Atleticanos, quanto dos Cruzeirenses !

    Um abraço para o meu “ex-vizinho” do Nova Vista, Willy Gonser !

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Abraço a vocÊ também, Leydson… um dos caras mais legais que conheci em toda minha vida. Tá morando no Floramar ainda?

    Saudações Alvinegras!

  • Jairo Reis disse:

    Falar o quê do Willy!!! Eu ficava arrepiado quando narrava os gols do galão da massa. Quando o cara faz bem o seu trabalho, não tem jeito, todos reconhecem. Agora é aproveitar o merecido período de descanso.

  • Aurélio Mendes disse:

    Saudade das narrações do “mais completo do Brasil”. Booola no barbante…

  • Marcelo disse:

    Chico,

    Mais um ótimo texto do Blog “Lances & Nuances”.

    Novos números sobre a PPP do Governo com a Minas Arena. Ao final uma estarrecedora conclusão:

    “Eu não consigo entender como a Minas Arena foi o único consórcio que apresentou proposta para um negócio tão rentável.”

    http://lancesenuances.org/?p=7450

  • reinaldo disse:

    Um grande profissional do esporte!!!!!!!!!!

  • thales rosa disse:

    Contra fatos nao existem argumentos:
    Reportagem do superesportes Ultmos 14 classicos no Mineirão: 12 vitorias do Cruzeiro 2 empates e 1 derrota (com time reserva):

    Últimos clássicos entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão:
    (12 vitórias celestes, dois empates e uma derrota, atuando com o time reserva)

    2010 – Atlético 1 x 3 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
    2009 – Atlético 0 x 1 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
    2009 – Cruzeiro 0 x 3 Atlético – Campeonato Brasileiro
    2009 – Atlético 1 x 1 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
    2009 – Cruzeiro 5 x 0 Atlético – Campeonato Mineiro
    2009 – Cruzeiro 2 x 1 Atlético – Campeonato Mineiro
    2008 – Atlético 0 x 2 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
    2008 – Cruzeiro 2 x 1 Atlético – Campeonato Brasileiro
    2008 – Cruzeiro 1 x 0 Atlético – Campeonato Mineiro
    2008 – Atlético 0 x 5 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
    2008 – Atlético 0 x 0 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
    2007 – Atlético 3 x 4 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
    2007 – Cruzeiro 4 x 2 Atlético – Campeonato Brasileiro
    2007 – Cruzeiro 2 x 0 Atlético – Campeonato Mineiro

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2013/01/27/noticia_cruzeiro,240588/no-retorno-ao-mineirao-cruzeiro-quer-reeditar-tabus-recentes-contra-o-atletico.shtml

  • José Geraldo disse:

    Bom ver nosso querido Willy Gonzer, saudades de suas maravilhosas narrações. Meu coração alvinegro hoje se se alegra ao vê-lo com esse sorriso

  • Carlos Santana disse:

    O Melhor narrador de todos os tempos,ela narrava o detalhe da jogada com perfeição, acho que faz falta ao jornalismo mineiro.

  • Marcus Vinicius Bragagia de Montenegro disse:

    Caro Chico maia
    Tomo a liberdade de enviar esse texto publicado no blog do Coelhão do nosso amigo Marinho Monteiro.
    Vale a pena dar uma lida. Uma vergonha o que os árbitros da federação fizeram.

    Boa leitura.

    Antes de mais nada, peço orações para as pessoas vitimadas na triste tragédia da boate de Santa Maria –RS, bem como meus pêsames aos familiares diante dessa dor irreparável. Triste em saber que, para que ocorra mudanças na esfera da lei, tenha de ocorrer tragédias catastróficas desse porte para que motive com mais veemência as autoridades competentes para se mexerem.

    Sobre a natureza da coluna, que é defender o América em toda e qualquer situação, fiquei estarrecido com a notícia veiculada na transmissão da Globo Minas no último Domingo, através do comentarista de arbitragem Márcio Rezende de Freitas, de que cerca de 30 árbitros mineiros protocolaram um documento na FMF em protesto ao América, dizendo na moção que não irão apitar os jogos do Coelho no campeonato mineiro 2013, em detrimento às críticas sofridas pela diretoria do América no ano passado.

    Bom, eu só não vou confirmar isso como um circo pois acho uma ofensa imensurável à nobre classe dos palhaços circenses, que não tem anda com isso e ganham a vida honestamente.

    Isso para nós seria um FAVOR! Mas não posso deixar de fazer alguns questionamentos.

    Eu começo com uma pergunta: o presidente do Atlético Alexandre Kalil falou para quem quisesse ouvir, ou melhor, gritou, esperneou, ofendeu e chamou EXPLICITAMENTE os árbitros mineiros e comissão de QUADRILHA. Houve no ensejo alguma reação? Algum documento protocolado? Alguma moção de repúdio? Não. Pode ser que eles gostaram do “elogio”. Será?

    Ah, a crítica do América não agrada a maioria? Pode ser.

    Queria ler esse documento. Não sei se irei segurar o riso. Já que eles se mobilizaram tão bem ( que classe unida, não sabia disso) para redigir tal ofício, eles poderiam ser mais “abrangentes” e anexar um pedido de desculpas ao América, pelo aniversário de 14 anos sem marcarem uma penalidade máxima sequer a favor do América em um clássico valendo pontos contra o Atlético.

    Isso mesmo senhores, fica velado porque não interessa à maioria.

    Tem mais de uma década que um árbitro da FMF não marca um mísero pênalti a favor do América.

    E do lado de lá, é a todo momento: o Tardelli batendo aquele inventado em 2011 e defendido pelo Flávio na nossa vitória da Arena do Jacaré, oTucho em 2004, jogando pelo lado alvinegro em um penalti marcado fora da grande área e o Laílson defendendo com o pé, mesmo assim, o árbitro mandou voltar. A nossa sorte é que no banco tínhamos um técnico de seleção brasileira, chamado Carlos Alberto Silva que invadiu o gramado e evitou que repetisse a cobrança. Outro em 2012, na semifinal contra o Cruzeiro, aonde o Wellington Paulista bateu e errou. Aquela máxima de que pênalti roubado não entra acontece com o América o tempo todo porque sempre marcam tudo contra a gente.

    E continua mais de uma década sem um FMF marcar nada, nem um pênalti. Não há probabilidade que resista tanta má vontade.

    Algum desavisado possa falar: opa sr. Marinho, na final contra o Atlético em 2012, na primeira partida, o gol do América foi acusado de ilegal. Nossa! Que estranho! Gol do América irregular em um clássico validado? Impossível! Acredite se quiser! Mas para a tristeza dos desavisados, o árbitro em questão era o alagoano Francisco Carlos do Nascimento (FIFA/AL), que foi auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos (FIFA/BA) e Dibert Pedrosa Moisés (FIFA/RJ). Que “pena”, como previsto, eram árbitros de FORA. Se fosse da FMF, não teriam dúvida e anulariam sem pestanejar.

    Árbitro é ser humano e erra sempre. Quem nunca errou? Eu erro todo dia, cumpro a “meta” sempre. Logo, quando é árbitro de fora que apita um clássico, o dito cujo ERRA e ACERTA para os dois. Quando é FMF, o América não tem “sorte”. Por que será?

    Eu achava que hipocrisia tinha limite até ter noção do que seja o campeonato mineiro, ainda como menino.

    E ainda mais em 2013, nobre diretoria americana, todas as forças “ocultas” estejam voltadas para que ocorra a manjadíssima ( e explicada historicamente por tanta boa vontade de sopradores) final entre a duplinha rapogalo. Ainda mais que neste ano o Mineirão volta à ativa, ornamentado pelas festividades de sua reinauguração.

    Portanto, a alcunha de RESISTÊNCIA de MINAS está cada vez mais forte e nítida no semblante dos americanos.

    Muita força diretoria, muita garra jogadores americanos, muita luta guerreira torcida americana:

    O CAMPEONATO DE CARTAS MARCADAS ESTÁ PRESTES A COMEÇAR.

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

    – Belo Horizonte

  • antonio paulino miranda disse:

    chico maia , por favor gostaria de saber em que ano e dia que morreu o radialista Aldair pinto, e a causa de sua morte. fico muito agradecido por essa informação.

    – Belo horizonte MG

  • Leydson Henrique disse:

    Olá Chico, bom dia!

    Tenho o Willy Gonser como maior narrador esportivo que ouvi e acredito que outros torcedores mineiros da minha idade pensam da mesma forma.

    Como o slogan dele na rádio dizia, ele era completo ao narrar os jogos. Esse deixou saudade…

    Abraços a você e ao Dudu Galomaio, um grande amigo!

  • Cresci ouvindo o Willy narrando gols do Galo fiquei triste com a “aposentadoria” dele,creio que a Itatiaia poderia escalar o Willy em menos jogos e continuar com ele,mas fazer o q ne?

    Abraços e saudades Willy!

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia Chico! Quero recorrer ao assunto Neymar: alguns lances dele no meio da semana passada serviram para a imprensa se extasiar. E não so a brasileira. Mas, promoção se faz em todo lugar do mundo ! Qdo insistiam na comparação com Messi, sempre repeti o obvio: Messi tem a clarividencia do lance e, nessa oportunidade, vai agudo e objetivo para definição. Neymar fica fazendo firulas pra cima de adversarios que incomodam menos. Contra o proprio Barcelona, parou pra ver Messi e cia jogarem futebol. Sim, ele é “diferenciado”, mas pena que , não mostre maturidade (pelo menos ainda e ja esta demorando) de por a qualidade a serviço do coletivo. Ao inves de tentar lambretas, chapeus improvaveis (naquele lance o efeito da bola ajudou e muito; penso que ate ele se divertiu com o inesperado). Deve ser por isso que a maioria (a alguns dias no Brasil, Henry tambem) opina que um “estagio” onde jogam os melhores, seja produtivo. Mas, ja disse que o lugar dele é aqui junto com familia e amigos mas, se não fossem contratos publicitarios que ja o enriqueceram, ja teria ido. Mas não como Robinho que viu a realidade mostrar-lhe que humildade e canja de galinha não fazem mal a ninguem; e a mascara não perdoou mais um. Enquanto isso Messi se distancia velozmente de um possivel novo fenomeno. Que cara é esse? Sem brinco, sem tatuagens, sem inventar o cabelo, e com o terno que todos criticaram. Encontraram um problema pro cara: o figurino não esta de acordo…!!!

  • maicon disse:

    Willy Gonser mestre o melhor qe ja vi……..

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Thales rosa, pra que sua foto apareça aqui, acesse o site http://www.gravatar.com e inclua seu email usual e posteriormente escolha a foto que o represente.
    Pronto…
    Aparecerá em outros lugares onde comente com o mesmo email.

    Abraço!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Sou fã demais do Willy. Muito mesmo…
    A ponto de não mais me interessar pelas transmissões dos jogos do Galo após sua saída. Fazer o quê? Tudo nessa vida acaba um diam não é mesmo?

    Muitíssimo obrigado pelos muitos momentos de emoção e alegria, “alemão”.

    Valeu Chico Maia! 🙂

  • joão reis disse:

    vixi!!!!!……..digo:qual o seu parentesco.

  • joão reis disse:

    amigo chico maia,parabéns pelo seu blog,e Willy Gonser,parabéns e obrigado por todas as emoções que nos proporcionou,narrando os jogos do galo mais famoso do mundo,porém se tiver acompanho este blog,poderia me tirar uma dúvida? lá vai,amigo Willy,qual a sua parentesca com o falecido e querido papa João Paulo 2º ?pergunto isso,pois,vocês dois parecem gêmeos univitelinos.abraçãoooooooooo amigão Willy Gonser.

  • Edmar Trindade disse:

    É Chico a toda poderosa de Minas também erra e isso ninguem comenta passa uma imagem de perfeição a correta e vimos ai em cima um pequeno desabafo.Ele demonstra profunda magoá da toda poderosa. É assim que a rádio itatiaia trata seus colaboradores? (Tive um problema momentâneo na voz, que com um mês de tratamento, estaria resolvido; mas a vida é assim mesmo; é preciso abrir espaço para os novos que chegam.

    Não quis aceitar homenagens de despedida e afirma que nunca houve convite para ser efetivado como comentarista. “Apenas uma sondagem; nada formal; não me queriam mais.”, repete). Willy Gonser é um icone da rádio para várias gerações, deixamos de escutar suas narrações espetaculares para ouvir tátátá e bica bicudo é duro hein!!

  • Mayron Souza disse:

    Willy Gonser, o mais completo do Brasil. Foi por ele e claro pelo Galo, em 99, naqueles fantásticos Galo e Cruzeiro que me apaixonei pelo rádio e ainda mais pelo CAM. Willy Gonser narrava tão bem, que mesmo nas vitórias do Cruzeiro, esperava para ouvir como ele teria narrado um gol celeste e narrava sempre com a maestria de sempre. Willy Fritz Gonser. Uma pena que a gigante Itatiaia não soube contornar a saída do cara. O Mario Caixa é ótimo, mas não precisava ter esse desfecho a saída do maior locutor que Minas ouviu. Saudades das Jornadas do Willy. Alô Alô Torcida Mineira, aquele abraço.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Willy Gonser foi o melhor narrador de rádio que eu já ouvi. Não tem substituto à altura. Uma pena que parou. Se a Itatiaia o afastou por causa da voz e o problema era reversível, errou feio. Além de excelente narrador, igualmente era como comentarista.

    Em 2002, quando o Galo foi eliminado pelo Brasiliense na Copa do Brasil, ele estava na TV Horizonte, e, quando alguém no programa disse que um comentarista (sem citar o nome), havia dito que o Galo deveria atropelar o Brasiliense, sem tomar conhecimento, o Willy Gonser afirmou que quem disse isso não entendia nada de futebol e que o Brasiliense tinha um bom time. Opinião de quem estava (e ainda está) sempre bem informado.
    O resultado foi que o Brasiliense é que não tomou conhecimento do Galo.

    O comentarista que se sentiu ofendido pelo Willy Gonser, disse que não iria responder à altura um certo narrador, porque respeitava os mais velhos e que entendia muito de futebol, o narrador é que era alguém que errava nome de jogadores e etc. Ficou possesso e reclamou muito, sem citar o nome do Willy em momento algum. Parece que o Emanuel Carneiro aliviou a coisa, pra não virar baixaria, já que o “carioca” é barraqueiro.
    Mas, que o bem informado era o alemão, o nordestino não deu o braço a torcer. Esse jornalista-comentarista é o que considera Wanderley o Pelé dos treinadores e se acha o Luxa dos jornalistas, o dono da verdade. Ele sempre é amigo de todos que estão por cima da carne seca. Mas, quando ocorre um escândalo com a pessoa, como no caso do Sandro Rossel (Sandrinho, para os íntimos), ele não menciona mais a amizade.

    Alguém sabe quem é ele? E alguém se lembra desse episódio? Deve sair no livro. Foi um soco de luvas que o Willy deu no queixo do arrogante nordestino metido a carioca. Detalhe: o Willy não sabia quem havia feito o comentário, quando disse que a pessoa não entendia nada de futebol. Não foi de propósito.

  • Márcio Luiz disse:

    Bruno, boa noite!

    O Willy já ganhou o Galo de Prata há uns 15 anos, cara.

  • Paulo disse:

    Uma observação, Olham só a cara de raiva do Tião das rendas olhando para frente e para caixa? hehehehehehe…

  • Alisson Sol disse:

    O Brasil conseguiu por dois dias seguidos “aparecer” no New York Times. No Sábado, devido aos “bueiros voadores” do Rio de Janeiro. E no Domingo, ocorre esta tragédia no Rio Grande do Sul. Dá-lhe Brasil!

    Depois das usuais duas semanas de notícias sobre o assunto, e promessas de rigor na aplicação das leis existentes, além de novas regulamentações para evitar que tudo se repita, o Brasil voltará ao “normal”: qualquer um que queira segurança em eventos com centenas ou milhares de pessoas é um “bobo”, querendo atrapalhar a “diversão”.

    Por uma ou duas semanas, vão querer saber “quem são os responsáveis”, e vai se culpar até a terceira geração de quem não evitou a tragédia anunciada. Depois, vem o carnaval, e as pessoas vão continuar se colocando em situações de risco em locais superlotados. E depois começa o futebol com estádios novos ou velhos sem qualquer sinalização das saídas de emergência, ninguém querendo respeitar lugar marcado. Quem deveria estar preparando planos de evacuação de emergência em eventos públicos sempre tem outras prioridades. E quem lembra disto é pessimista, e fica trazendo “mau agouro” querendo atrapalhar a diversão alheia.

    Fosse o primeiro incêndio da História por espetáculo de pirotecnia em local fechado, já seria uma falha enorme. Mas considerando o número enorme de tais acidentes ao redor do mundo só nos últimos anos, é um sinal preocupante da incapacidade do ser humano de aprender com erros já cometidos (link).

  • Paulo disse:

    Boa Chico e amigos do blog!
    Meu xará Paulo -Ipatinga
    você disse apesar de cruzeirense sempre respeitou o WillY Gonzer? O que o cruzeiro tem haver com isso? Se você não sabe Willly gonzer NÃO é atleticno. Ele é GREMISTA ASSUMIDO!!!
    Se você mencionasse o nome do Mário Henrique caixa, esse sim é torcedor do GALÃO e dos bons!!!
    Eu desconheço um Atleticano como nosso Caixa!!!

    Comprove: http://galoemeuamor.com.br/mario-henrique-o-caixa-emocionado-no-gol-da-vitoria-do-galo-sobre-o-botafogo/

  • Renato cheloni disse:

    Boa noite Chico!
    sou cruzeirense fanático, mas sempre admirava as narrações do alemão, ele sabia levar a emoção dos jogos, pena ter sido aposentado como ele mesmo disse em varias entrevistas, acredito foi um dos melhores que ja ouvi! Abraços

  • Wesley Ferreira disse:

    Quanta saudades dele narrando os jogos do GALO! Faz muita falta na Itatiaia..

  • Breno Sales disse:

    Grande Willy, cresci ouvindo jogos do Galo na voz desse mito, ia ao Mineirão com o radinho para acompanhar a transmissão dele. Booola no barrrbante Robertooo. E saudades… Boa matéria Chico.

  • Thiago disse:

    Que vida dificil a dele hein? Levanta ´chega na porta de casa e vê o mar, toma um bom café da manhã e faz um caminhada na praia, almoça uma bela muqueca baiana e uma cervejinha, ai tira mais uma pestana. Acorda lá pelas quatro horas e dá um pulinho na cidade, bate um papinho, conta umas histórias (de derrota do galo, lógico) e vai pra casa terminar mais um dia feliz sentado na varanda e recebendo a leve brisa vindo do mar. Ai que inveja!

  • Junior Gam disse:

    Meio pe frio.

  • Thales rosa disse:

    Mesmo sendo Cruzeirense, era mil vezes melhor ouvir o Willy q ouvir que ouvir o chato do caixa agora. O cara é fanático demais chatíssimo.

  • bruno disse:

    poxa chico vc entrevistou um mito nao so de nos atleticanos mas de todos do meio doradio e adversarios,Willy Gonser e simplesmente demais e estara na historia do radio e do galo assim como roberto abras,ai que saudade de ir ao mineirao a tarde ver o glorioso jogar ouvindo a itatiaia com Willy Gonser narrando e o roberto nas entrevistas ,e ao mesmo tempo tomando uma gelada o que era permitido,bons tempos aqueles,mas o caixa e escelente ,otimo mesmo. nao teria substituto melhor ao nosso grande e inesquecivel Willy Gonser,esse meresce o galo de prata ,canta a pedra ai nas suas colunas quem sabe o kalil nao pensa com carinho.um galo de prata por bens serviços prestados ao radio brasileiro e principalmente ao glorioso galao….abraços….

  • tom vital disse:

    Grande Willy Gonzer!Chico estou ávido para ler os dois livros o seu,e do Willy…
    Foi uma pena o afastamento do Willy da Rádio Itatiaia…Mas foi só após o afastamento desse grande narrador,que eu comecei a admirar o trabalho do Caixa.Ainda bem que para a alegria de nós,Atleticanos;o Caixa é muito bom.

  • Paulo Ipatinga disse:

    Apesar de Cruzeirense, sempre o admirei.
    04/12/11 Eterno…