Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Globo teve a pior audiência da sua história em 2012 e nova direção promove mudanças

Na coluna da Mônica Bergamo, hoje, na Folha de S. Paulo: 

Globo estuda queda de audiência” 

O novo diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, 54, conversou com a coluna na festa da novela das seis, “Flor do Caribe”, em São Paulo (fotos ao lado). O executivo revelou que a emissora, depois de fechar 2012 com a pior audiência de todos os tempos, não tem meta para este ano.

CARLOS Carlos Henrique Schroder (esquerda), novo-diretor-geral da Rede Globo, Eugênia Moreyra, gerente de programação da Globo News, Cesar Seabra, diretor da Globo News, e Luiz Claudio Latgé, diretor-executivo do jornalismo da TV Globo (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)

Qual é a meta do senhor na direção-geral da Globo?
Carlos Henrique Schroder – Fazer produtos com cada vez mais qualidade. Mais atraentes e que levem o telespectador a ficar na Globo.

A que o senhor atribui a queda de audiência da emissora, que fechou 2012 com a pior média de todos os tempos, 14,7 pontos na Grande São Paulo?
Estamos fazendo um longo estudo. Tem uma série de fatores extra-TV. Um dia de calor no Rio e em São Paulo hoje impacta a audiência. Um feriado, um dia de pagamento de salário… Isso tudo afeta o número de TVs ligadas. Não [atinge] só a Globo, mas a TV aberta como um todo.

Há uma meta de audiência?
Não. Temos que tirar da frente a obrigação de entregar pontuação. Temos que entregar o produto. A audiência virá como consequência.

Após a contratação de Marcelo Adnet, novas atrações podem ser anunciadas?
Toda vez que o mercado oferecer talentos que interessarem à Globo, sim. Não há motivo para não buscar fora da Globo, seja no teatro, em emissoras concorrentes ou na TV fechada. O nosso olhar deve estar no Brasil inteiro, não só no eixo Rio-São Paulo.

O senhor é o primeiro diretor de jornalismo a assumir a direção-geral da Globo.
Eu já fazia parte do comitê artístico e já havia uma disputa de espaço para o jornalismo, que hoje ocupa um lugar razoável na programação. Ter mais ou menos espaço na grade vai depender do produto que temos a oferecer.

Outras diretorias da emissora vão mudar?
Não há previsão a curto prazo. Mudamos companheiros que já haviam pedido para sair, que tinham tempo de casa muito longo. Teremos Copa do Mundo, eleições, Copa das Confederações, Olimpíada. Ou mexia agora, ou só daqui a dois anos.

A Globo tem se aproximado dos evangélicos. Na próxima novela das nove, uma personagem vai encontrar a felicidade depois de se converter.
Eu não li a sinopse.

Mas o segmento evangélico interessa à Globo?
Como qualquer outro, evangélicos, católicos. Nós temos um cuidado com todos. É uma preocupação geral, não específica, como com as classes A, B, C, D e E.

* http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/1236678-globo-estuda-queda-de-audiencia.shtml


» Comentar

Comentários:
5
  • audisio disse:

    Caro Chico, quem é o idiota que está escrevendo as manchetes no site do globo.esporte.com? Esse cara tá de muita sacanagem com o Galo. Será que é um flamenguista direto do Rio? Acho bom a torcida do Galo reclamar. Toda menchete é viceral contra o Galo! uma verdadeira sacanagem contra essa torcida e contra o clube!
    A última é uma foto do R10 dizendo: “Eu odeio”, deixando a entender que o R10 está se indispondo contra o Atlético pela idéia de optar pelo traje de passeio nas viagens internacionais! Sempre negativo!!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Mesmo com a baixa audiência, a GLOBO ainda pode ver a segunda colocada de binóculo..Paulo Koller já disse tudo.. Com o advento INTERNET, logo,logo, teremos no máximo mais uns 2 canais abertos…Mas, a GLOBO vai longe..

  • Rogério disse:

    Foi criada com dinheiro americano, pra dar suporte pra ditadura que os americanos patrocinaram aqui…
    É sócia da família Sarney, do familia do ACM, do Collor, dos Maias e tudo que é político tranqueira desse país.
    Que feche as portas!
    Mas o ideal seria aparecer um cabra macho, que nem o Coronel Hugo Chavez e tomar a concessão sem direito a nada!

  • Paulo Koller disse:

    E, Chico, vai piorar ainda mais.

    Nada a ver com bairrismos e provincianismos, ou teorias da conspiração, muito menos (e infelizmente) falta de qualidade ou posicionamento equivocado da Globo em vários assuntos (futebol do “eixo”, abuso de poder, interferência política na CBF, influência na economia do país).

    A Globo era soberana. Dificilmente um canal a superará no país. Vide a briga ridícula com a Record sobre direitos televisivos do futebol. Acontece que uma nova mídia, muito mais poderosa, devastadora, democrátcia, crítica e revolucionária que a própria Globo está aí: INTERNET.

    E nesta “seara”, a Globo chegou depois. Como competir com Youtube (o mais simples, e ao mesmo tempo genial serviço que todos usamos)? Como roubar atençao do Facebook? E lá, na internet, é tudo ao mesmo tempo: vídeo, rádio, jornal, revista, fofoca, celebridade, paquera, drogas (deep web), sexo, religião, viagem (street view) e história.

    Como se não bastasse, a audiência do G1 é tão pífia quanto o produto. Perde (porque chegou depois e é medíocre) para Uol, Terra, Facebook, Google, LinkedIn, etc. etc.

    Ou seja, a situação vai piorar. Basta a qualidade de streaming e trasmissão de dados (parecido com a tela retina da Apple) se torne universal, e os canais serão maciçamente trocados pela Internet. Estamos diante de uma espécie de nova queda do Império Romano. É aguardar para ver.

  • thales rosa disse:

    Tudo na globo é rio e SP, vc liga na novela toda hora enfiam na sua ideia uma imagem do rio de janeiro, nao que seja feio, mas aquilo ali é uma das milhares de belezas naturais do Brasil!!!!! O povo esta cansado de ver pão de açucar, esta cansado de ver jogos do flamengo e do corinthians!!!!
    Eles precisam regionalizar ainda mais os programas financiar suas filiadas esse modelo centralizado já eras!!!!!