Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para não dizer que não falei do Videla, que morreu sexta-feira: que o inferno o trate como merece!

Eu estava em Diamantina quando tomei conhecimento da morte do General Videla, um dos ditadores mais cruéis da história recente da humanidade.

Não poderia deixar de falar sobre isso, e se existe inferno, que ele esteja queimando lá a essa altura.

Sou admirador da Argentina, tanto no futebol, como nação!

Um dos motivos é essa busca deles pela Justiça, que direitistas extremistas chamam de “vingança”. Videla e seus principais oficiais do exército, marinha e aeronáutica, além dos civis que cometeram crimes hediondos durante da ditadura, estão apodrecendo ou morrendo nas cadeias, ainda sentando-se nos bancos dos réus, sendo justiçados. Não apaga a dor das famílias das vítimas, mas diminui um pouco o sofrimento e serve de exemplo para potenciais aspirantes a ditadores não se metam nessa maluquice.

Enquanto isso, no Brasil, a impunidade se perpetua. Os criminosos da ditadura iniciada em 1964 morreram ou vão morrer sem pagar pelos crimes que cometeram.

O atual governo criou uma “Comissão da Verdade” que na prática, não vai dar em nada, porque o governo e o congresso não lhes dão o devido respaldo. Para “inglês ver”; uma satisfação mentirosa às vítimas e parentes das vítimas.

Ando desanimado desse assunto, porque é malhar em ferro frio. Principalmente porque, com tantas lambanças, corrupção, violência e a eterna impunidade, a atual democracia brasileira, iniciada em 1985, está abrindo espaço para a extrema direita voltar a falar alto e grosso no país!

Trecho da notícia da Folha de S. Paulo, de sexta-feira, que fala da morte do Videla:

“Morreu nesta sexta-feira, às 6h30 da manhã, o general Jorge Rafael Videla, aos 87, na prisão de Marcos Paz, em Buenos Aires. O líder da primeira junta militar que governou a Argentina entre 1976 e 1981 cumpria pena de prisão perpétua em uma prisão militar.

VIDELA

‘Clarín’ chama Videla de ‘ideólogo do terror da pior ditadura argentina’
Nobel da Paz diz que Videla traiu valores da Argentina; veja reações
‘Não estão mortos nem vivos, estão desaparecidos’; frases de Videla

Videla é o responsável por comandar o aparato de repressão que, durante o período, matou mais de 30 mil pessoas, de acordo com estimativas de direitos humanos. Também esteve por trás da sistematização do sequestro de mais de 500 bebês, filhos de guerrilheiros e militantes desaparecidos. As crianças foram entregues a famílias de militares. . .”

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/05/1280211-morre-aos-88-anos-o-ex-ditador-argentino-jorge-rafael-videla.shtml


» Comentar

Comentários:
8
  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Complementou muito bem meu comentário, prezado Mateus

  • Mateus disse:

    E completando, uma Comissão da Verdade como essa não dá pra ser levada a sério. Sou contra todo tipo de ditadura (inclusive as disfarçadas de democracia), mas uma comissão que só ira julgar os militares e nem sequer investigara os integrantes dos grupos terroristas esquerdistas, que queriam implantar uma ditadura comunista em nosso país e não tinham objetivo algum de restabelecer a democracia (e para isso também mataram), conforme assumiu o Fernando Gabeira. Temos de lembrar que os terroristas (travestidos de combatentes da ditadura) também foram anistiados e hoje ocupam cargos em todas as instancias do governo, do maior ao menor, e também na própria Comissão.
    Lembrando que abomino qualquer ditadura, de esquerda ou direita, mas uma Comissão controlada por um dos lados apenas é apenas revanchismo.

  • Mateus disse:

    Audisio, você não está totalmente errado, tem razão em boa parte do que disse. Por isso mesmo você deve notar que os dois estão errados (Kalil e Perrela), erraram igual e não é por isso que algum se tornou certo.

  • André Corrêa disse:

    Eu ia postar aqui sobre isso e esqueci.

    Enquanto Videla morreu na cadeira o nosso Newton Cruz está aí, vivo, livre, leve e solto, comemorando seus 89 anos de bandidagens, safadezas e mau-caráter!

    O povo argentino, em sua maioria, tem consciência política. São dotados de senso crítico e vão para as ruas ao menor sinal de algo que lhes prejudique. Entre 2001 e 2002 derrubaram três presidentes em sete meses, no auge da crise econômica.

    Só que a Globo quer ensinar ao Brasil que nós temos que odiá-los. Será que é pra evitar que eles ensinem algo ao nosso povo?

    Se alguém não conhece esse cachorro do Newton Cruz, vejam essa palhinha aqui.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Chico, esse fará compania a Stálin, Mao, Hugo Chávez e num futuro próximo, Fidel também.
    Com isso quero dizer que ter governos de esquerda extremista (vide Coréia do Norte, Cuba, Vietnam, China, União Soviética, Iugoslávia, Albânia (acho que foi a pior de todas) e demais países da Cortina de Ferro) é tão ruim quanto “abrir espaço para a extrema direita”, ou pior, como é hoje no Brasil, onde se tem uma esquerda extremista velada, pois Dilma mesmo afirmou que sua ideologia não mudou, mudaram apenas seus métodos.
    Quanto a punições, acho que a resposta é proporcional ao tamanho da repressão à época que ocorreram. Lembremos como foram os governos do próprio Gen. Videla, do Gen. Pinochet, de Bordaberry e Demicheli e do Gen. Stroessner, comparados com os Governos Militares pré Governo Geisel. O Gen. Geisel, chegou a ser taxado, nos altos círculos militares, encabeçado pelo Gen. Sylvio Frota, de comunista.
    Para se debater sobre o Governo pós contra-revolução de 1964 temos que iniciar o raciocínio lá no fim do Segundo Império de D. Pedro II e início da República da Espada, passando pelas Revoltas Tenentistas, Intentona Comunista e Governo Vargas, tudo analisado dentro da ótica do contexto sócio – econômico mundial desde o final do século XVIII. É muito mais complexo do que fragmentar a análise apenas no período pós 1964. Isso é assunto para um “chá com torradas”.
    Enfim, o que quero dizer é que nenhum dos dois extremos está correto, pois ambos cometem crimes e atrocidades, seja de direita (Governos Militares no Cone Sul), seja de Esquerda (URSS, China, Países da Cortina de Ferro e nos dias atuais Cuba, Vietnam, Venezuela e Coréia do Norte).
    A Nicarágua é prova incontestável do que falei acima, pois após ser atrocidada por Zelaya, sofreu mais de 40 anos com os Somoza para continuar sofrendo com o outro extremo: dos Sandinistas de Ortega, com direito a guerra civil com os Contras.
    Concluindo, ainda está para se encontrar uma forma ideal de governo, pois a própria Democracia, aqui no termo conceitual da palavra, não é o tipo ideal de governo, lembrando que na Atenas Antiga com seu governo Democrático, havia a maioria da população não era composta de pessoas consideradas como cidadãs, que, portanto, não tinha direitos políticos; não os tinham mulheres, escravos e crianças. Os Governos Ditatoriais de Esquerda também se intitulam democráticos (República Democrática Popular da Coréia). Talvez, o que beirasse uma forma ideal de governo, para grandes populações, fosse a Democracia semi-direta da Suíça, a qual, inclusive, limita a alienação política da vontade popular.
    Saudações Alvinegras!

  • audisio disse:

    O interessante é que os que hoje estão chiando para que o Kalil tenha mais respeito ao Cruzeiro em suas declarações, para que ele não incite a violência, eram os que mais se deleitavam quando o Zezé Perrela desmoralizava de todas as maneiras possíveis o Atlético, inclusive desrespeitando a própria torcida.
    Foi ele que batizou o campeonato mineiro de Rural. Ocupava metade do seu tempo para alfinetar, pilheriar, zombar e menosprezar qualquer coisa que o rival fizesse, aproveitando-se da situação de superioridade temporária do seu clube, usando até palavras de baixo calão contra o Galo.
    O Atlético foi bi campeão da copa Comemnbol e para o Perrela isto era nada! Utilizou-se de táticas de propaganda extremistas utilizadas por ditadores e partidos políticos radicais do passado para demarcar frases prontas nas quais a própria torcida do Atlético passou a acreditar tais como: “Nunca ganhou nada”! “O Atlético virou time pequeno”! “Não existe rival para o Cruzeiro em Minas” e uma que se encaixa perfeitamente no time dele hoje: “O Atlético ganha quando não vale nada”!
    Chegou a indicar candidatos à presidência do Atlético que seriam “favoráveis à ele”. Chegou num estado de controle tal sobre o status quo que o Paulo Curi lhe autorgou representar os interesses do Atlético numa reunião da CBF. Literalmente a raposa cuidadando do galinheiro.
    Foi um dos maiores incentivadores, inclusive financeiramente das torcidas organizadas cruzeirenses, inclusive da radicalização destas torcidas. Utilizou-se delas em várias oportunidades.
    Criou o Itaí Machado, uma figura fantoche para utiliza-lo em difamação contra as coisas do Galo, financiando o Ipatinga, para que esse minasse constantemente com declarações controversas e vexatórias o Atlético, inclusive dizendo que o Ipatinga já era a segunda força em Minas. Sob o escudo de levantar a imagem institucional, patrocinou os principais programas esportivos locais de tal maneira que fossem tendenciosos para o Cruzeiro. Percebia-se que o objetivo era minar de tal maneira o Galo até este estar completamente ferido de morte.
    Aproveitou-se muitas e muitas vezes do Alterosa Esporte para emitir suas declarações completamente desrespeitosas e pilheriosas contra o Galo e sua torcida, depois de vitórias cruzeirenses, sob a desculpa que o programa era “bem humorado”.
    Alguém daqui a pouco alguém fará um levantamento histórico das infelizes e desrespeitosas declarações do ex-dirigente azul o que mostrará com mais clareza que “pimenta no olho dos outros é refresco”.
    Agora lá vem eles, se apresentando como vítimas das palavras até mesmo humoradas do Alexandre Kalil.

  • Paulo araujo disse:

    Kade o Duke de hoje Chico? Ta muito realista, coloca ai.

  • thales rosa disse:

    pena que em nosso país o paternalismo fale mais alto!!! Os militares que mataram no Brasil deveriam ter tido o mesmo fim que esse argentino, prisao perpetua. A morte foi sua libertação.

    Mas em nosso país nao temos prisão perpetua e na contra-mão de qualquer país serio nos simplesmente anistiamos os militares da ditadura, ate aqueles que mataram por matar pessoas de bem. Pior esses militares alem de continuarem recebendo seus gordos salarios ainda foram recompensados com cargos em ADEMG, Federações de Futebol.. CBFs… e por ai vai…