Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parecia outro país e entrou em campo o estilo de comando Scolari

O Uruguai valorizou demais a vitória brasileira, e mais: deu uma enorme injeção de ânimo nesta fase de montagem de time do técnico Luiz Felipe Scolari, que venceu na vontade e no talento individual de alguns jogadores; Neymar e Fred principalmente. A entrada do Bernard pôs fogo no ataque e na torcida. Duas estrelas ficaram abaixo do que normalmente jogam: Daniel Alves e Thiago Silva.

Prevaleceu o futebol solidário e determinado, normalmente praticado pelos times comandados pelo Felipão.

Os uruguaios jogaram muito mais do que veem jogando nas Eliminatórias, além de terem ótimos jogadores.

TIMESPERFILADOS

Primeira vez que vi o público cantando na totalidade o hino do país sem ser interrompido pela Fifa, e foi emocionante. Por questões de cronometragem a entidade os resume ao máximo, mesmo quando se trata do país anfitrião.

HORADOHINO

Pois o Mineirão virou palco dessa “transgressão”, e pelo menos 57.483 bocas levaram o nosso hino até o fim, mesmo sem a orquestração, que era controlada mecanicamente pela Fifa. Certamente o momento cívico pelo qual estamos passando motivou os torcedores e tocou o bom senso dos poderosos cartolas, que respeitaram este raro momento nacionalista que o Brasil está exteriorizando.

Este foi apenas um dos ótimos exemplos de cidadania, civilidade e organização que tivemos neste Brasil 2 x 1 Uruguai.

SINALIZACAO

Da chegada fácil ao estádio; o controle do tráfego, passando pela harmonia entre atleticanos, cruzeirenses, americanos e demais torcedores, chegando à competência e gentileza dos voluntários e prestadores de serviço em todas as áreas do Mineirão.

SOSSEGO

A segurança, impecável, e a tensão existente até então era desfeita à medida que as pessoas se aproximavam do estádio e sentiam que o ambiente era de confraternização.

Não parecia que estávamos no Brasil. Mineirão e mineiros, estamos aprovados para um grande evento esportivo internacional.

MAISSOSSEGO

Infelizmente um jogo de futebol comum, nosso, não pode decretar feriado em Belo Horizonte e nem contar com aparato de segurança tão gigantesco. Além do mais, grande parte dos torcedores não se comporta civilizadamente como num deste.

MAISSINALIZAÇÃO

Entretanto alguns itens podem e devem ser utilizados em qualquer jogo: sinalização e orientação de agentes de trânsito e prestadores de serviço bem preparados dentro do estádio.

Só isso já ajudaria muito no ir e vir, acesso, e atendimento ao público nos bares e demais serviços internos.

BARDABUD

Reforça a convicção que tenho de que a comercialização da cerveja não provoca mal nenhum, pelo contrário. Os torcedores chegam mais cedo, entram logo e aguardam o início do jogo a poucos metros da cadeira na qual vai se sentar.

Circulei por todo o estádio e não vi nenhum tumulto. Presenciei uma única cena de grosseria, quando uma balzaqueana, que parecia uma vaca louca, agredia verbalmente a assustada moça do caixa, porque o jogo estava pra começar, e ela não tinha troco e aguardava a chegada de um superior com a grana.

FILABUDWEISER

Já longe do Mineirão, mais um jovem caiu do viaduto da Avenida Abraão Caran, durante as legítimas manifestações, e quando o jogo estava 1 a 1, ouvi pelo rádio que marginais saqueavam lojas nas imediações da Antônio Carlos, enquanto a polícia trocava bombas com baderneiros.

A nossa Polícia Militar e a Força Nacional trabalharam em conjunto e mantiveram a ordem nas imediações do estádio.

CAVALARIA

Mas na Avenida Antônio Carlos e outras regiões da cidade o pau quebrou.

Baderneiros voltaram a saquear e incendiar lojas. O que me faz concordar com o prefeito Marcio Lacerda: “a Polícia está prendendo pouca gente; deveria pegar mais”!

FORCANACIONAL

Manifestante é do bem; marginal deve ser tratado como marginal.

BOLSONTIGEBRUNO

Meus conterrâneos Elder Bolson (esquerda), Geraldo Celso Abreu (centro) e Bruno Villas, que mataram saudade da cerveja no Mineirão.

Cena rara: o gente boa Tino Marcos, da Globo, de óculos, no Centro de Imprensa do estádio, antes do jogo:

TINODEOCULOS

Os voluntários que trabalharam em Belo Horizonte estão sendo elogiados como os melhores entre todas as sedes.

VOLUNTARIOS

Aqui, da esquerda para a direita o holandês de Roterdan, Rick Breugemans, a alemã de Hamburgo, Riccarda Munch, e o “belzontino”, Analista de Sistemas, Rômulo Diniz.

No Centro de Imprensa, José Alberto de Andrade, grande repórter da Rádio Gaúcha de Porto Alegre, a coordenadora de esportes da Itatiaia, Úrsula Nogueira, e o comandante da “Rádio de Minas”, Emanuel Carneiro:

MANEL

O prefeito Marcio Lacerda entre os Secretários Municipais Régis Souto (Comunicação) e Camilo Fraga (Secopa/BH) à direita:

REGIS

O ex-presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens/ABAV-MG, José Mauricio Miranda Gomes chegando com a esposa Fátima, o genro Bruno e a filha Tatiana:

ZEMAURICIO

O Tropeiro “Padrão Fifa” é sem o tempero e visual do antigo, mas até que não está ruim,

TRPEIRO

Agarrado com a sua bandeira do América, o Euler Almeida, de Guanhães, com a filha Bruna e o primo Marco, com o filho Gabriel.

Euler é Conselheiro do Coelho e primo do Domênico Bhering, grande assessor de imprensa do Galo!

EULERBRUNAGABRMARCO

Estudantes em Viçosa, o Daniel, de Lagoa da Prata e a Ana Beatriz, capixaba de Cachoeiro do Itapermim, na democracia alvinegra e rubro-negra.

VICOSA

Os companheiros da jovem e ótima equipe do jornal O Tempo:

TEMPOEQUIPE

Da esquerda para a direita, Thiago Nogueira, Josias Pereira, Thiago Prata, Leandro Cabido, Antônio Anderson, Ana Paula Moreira, Guilherme Guimarães e Felipe Ribeiro.


» Comentar

Comentários:
23
  • Marcelo disse:

    Senhores Rafael e Rômulo,

    Realmente deve ser algo agregador o voluntariado já que gostaram tanto.
    Mudei minha opinião a respeito do assunto.
    Obrigado e um grande abraço!

  • Herminio disse:

    Esse jogador da cbFlu é realmente muito bom nos gols que faz:
    1-contra a Itália puxou o jogador da Itália,pela camisa, para desequilibrá-lo e fazer o gol;
    2-contra a mesma Itália tentaram nos convencer que não estava impedido no outro gol;
    2- contra o Uruguai errou o chute,ou furou a bola, e acertou o gol!
    Cracaço!
    obs;aos adversários informo ele é jogador revelado pelo América-MG e não joga mais no time deles.

  • THIAGO disse:

    Bão mesmo é o Pierre butinada, Leandro pancada, Marcos rocha bola nas costas, Richarlysson lambão, o Bernard canela de grilo, o Léo entrega rapadura… Haaaa esses atleticanos são fora de base.

  • EDISIO disse:

    Quero deixar registrado apenas uma questão, isto pois concordo com o que foi exposto, ao final do jogo precisei de uma taxi e não consegui. Com toda a certeza, eles não existiam naquelas imediações

  • audisio disse:

    Esse time do Brasil é horrível.
    Ronaldinho Gaúcho é o grande injustiçado. Esse Hulk é uma piada. Oscar um amarelão que simplesmente vira um homem invisível durante o jogo. Depois de ver o Daniel Alves jogando prometo que não reclamo mais do Marcos Rocha. Esse volante do Grêmio é um perna de pau. Fred completamente imobilizado é um caneleiro de marca maior. Neymar tem que mostrar muito mais para chegar a ser um grande jogador.
    Em resumo. Péssimo time!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Para alguns perfis, é mesmo interessante participar como voluntários nestes eventos (estudantes de marketing, educação física, jornalismo, etc…)

    Mas, para aqueles cuja participação não acrescentaria nada em currículo e experiência profissional, concordo que seria mesmo uma grande bobagem.

    Enfim, há os 2 lados da moeda.

  • Thomaz disse:

    Francisco, quanto à Copa no Mundo no Brasil, é revoltante constatar que fora do perímetro FIFA, a gente tem que ter sorte. Sorte de não ser a próxima vítima da desestrutura na qual está o país. E aconselho aos mais abonados, que podem ir aos estádios, não se iludirem, pois, de uma maneira ou de outra, a falta de estrutura atinge ou atingirá a todos. O governo, que se achava no céu da lerdeza, não está agora acuado pelas manifestações? Não se tem capacidade para um plano de segurança nacional. Na última eleição presidencial, o mote era PRIVATIZAÇÃO, isso mesmo, PRIVATIZAÇÃO, enquanto a droga se espalhava ( e continua se espalhando) pelo interior do país através de fronteiras que nem merecem ser chamadas de peneiras, pois a peneiras se ofendem.

  • Francisco Barbosa disse:

    Queria que o meu grotão tivesse a proteção dos Estádios a serviço de eventos da FIFA.

    Caro Thomas, concordo com todo seu comentário especialmente esta parte

    “Hoje, qualquer cidadezinha do interior, daquelas em que crime era roubo de galinha e briga de marido e mulher, registra com frequência crimes de assalto a mão armada e, agora, não contentes com o roubo, atiram na vítima sem dó e piedade.”

  • Paulo Torres disse:

    O tropeiro “padrão FIFA” estava realmente bom. Tomara que sirva de exemplo para a Minas Arena, assim como o aproveitamento da esplanada do estádio como espaço de entretenimento e comércio.

  • Rafael disse:

    Não foram só Thiago Silva e Daniel Alves que ficaram devendo – Daniel Alves, aliás, há muito tempo!

    Oscar e Hulk não têm futebol para serem titulares. Oscar não está pronto para assumir titularidade e Hulk não é nenhum fora de série para estar na seleção.

    Que Felipão repense, escale Hernanes e volte a convocar Kaká e Ronaldinho Gaúcho.

    A outra preocupação é o destempero do David Luiz… qualquer hora vai ser expulso.

  • Rafael Carvalho disse:

    Concordo com tudo que o Romulo disse.
    Fui voluntário e não me arrependo um instante disso.
    Me cadastrei para ser voluntário para ter a chance de ver como funciona toda a organização de um evento desse porte e fiquei muito impressionado com oque vi.
    Nessas 2 semanas de trabalho dentro do estádio pude ter contato com todos os tipos de pessoas, de localidades e nacionalidades diferentes,agregando conhecimento,cultura e fazendo amizades.
    Como amante de futebol acredito que passei por uma das melhores experiencias que alguem pode ter.
    Sem contar que essa experiencia conta muito para incrementar mais o seu curriculum, seja escolar,no trabalho e mais tantos outros.
    Um parabéns a todos os Coordenadores de Voluntários de BH que deram um show na organização,carisma e respeito com todos que ali trabalharam.
    Problemas ocorreram, como ocorrem em qualquer ambiente mas nada que desabone todo o trabalho feito.

    Um abraço

  • Rômulo Diniz disse:

    Marcelo,
    que bom que respeita quem pensa o contrário e admite ser bobagem a falta de informação a respeito do voluntariado.
    Você está desculpado. Nós voluntários nos orgulhamos, e muito, de nossa contribuição ao país na organização de um evento deste porte.
    Como fã de futebol que sou, eu tinha a vontade de entender os bastidores como funcionam, encontrar e conversar com personalidades do meio, o que efetivamente ocorreu.
    Espero que na copa tudo possa se repetir.
    Abraços Chico!

  • Luiz Frade disse:

    E não é que a coordenadora de esportes da “Rádio de Minas” vestiu a camisa do Cruzeiro, na cara dura?

  • Márcio Luiz disse:

    O Emanuel Carneiro está a cara do Kiko, rs.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Tá faltando futebol, o nível dos jogadores caiu muito. Aliás, eu não me lembro de jogador reserva de seu clube de origem integrar o elenco da seleção. Hulk e Oscar estão parando o ataque do Brasil. E o Neymar ainda não fez uma grande partida, mas tem feito gols e lances de gol.

  • Thomaz disse:

    Ganhou na sorte. Quanto ao ambiente, entendo, faz parte do seu trabalho registrar os fatos. Os estádios são ilhas da fantasia em dias de jogos, principalmente no que se refere à segurança pública. Gostaria que você guardasse na memória a imagem desse jogo e a fosse comparando com as imagens do dia a dia que serão vivenciadas depois. Compare, por exemplo, os arroubos de nacionalismo com o simples ato de se jogar lixo nas ruas. Perdoe-me, mas não se trata de azedume. É que não dá mais. Hoje, qualquer cidadezinha do interior, daquelas em que crime era roubo de galinha e briga de marido e mulher, registra com frequência crimes de assalto a mão armada e, agora, não contentes com o roubo, atiram na vítima sem dó e piedade.

  • Marcelo disse:

    Respeito quem pensa o contrário e pode até ser bobagem e falta de informação o q penso, mas pra mim é assinar atestado de BURRICE ser voluntário pra copa, especialmente pra FIFA q irá arrecadar 5 bilhões!
    Tem trouxa pra tudo mesmo.

  • Emerson Talma disse:

    Isso que não entendo, harmonia entre as torcidas do Atlético e Cruzeiro na chegada de um jogo do Brasil, mas quando é confronto direto é um “Deus nos acuda”, é torcida única ou no máximo 10%. Todos perdem com isso, principalmente os torcedores, poderiam pegar esse exemplo de civilidade e o tornarem padrão, não precisa ficar como irmãos mas pelo menos que não faça guerra. Apesar que existe uma situação que não pode deixar de lado ao analisar essa “harmonia”, ingresso tão caro que só tinha “elite” no estádio.

  • thales rosa disse:

    Tomara que esse patritismo que nos assola continue apos a copa, somos um povo pouco patriota…

    A ursula nogueira revelou seu clube nessa foto ai! Mais uma Cruzeirense da imprensa.

  • Nelson Roberto B Junior disse:

    Chico, li a pouco a chata notícia sobre o problema de saúde do Juca Kfouri que está em BH e não pode acompanhar o jogo entre Brasil e Uruguai.

    Pelo que andei lendo, parece que ele sairá dessa para nos ajudar a construir um País melhor. Taí um cidadão e jornalista que não pode ficar fora desta empreitada mesmo.

    Força Juca!

  • lauro disse:

    Como bom Brasileiro torci para o Bernard depois que entrou no jogo fazer o gol para garanti a classificação do Brasil para a final mas a impressão que ele tem me passado e hoje se confirmou é que depois daquela contusão no ombro ele nunca mais jogou seu belo futebol e se a tese de quando o jogador vai ser vendido seu rendimento cai é mais um ingrediente para meu comentário

    Chico gostei do “balzaqueana, que parecia uma vaca louca” rs

  • Belíssimo cometário, parabéns, vou ser um pouco mais exigente em se tratando de seleção visando a uma copa do mundo aqui, David Luiz não tem serenidade para jogar nesta zaga, infantilmente cometou uma penalidade que poderia nos custar caro, Julio Cezar se redimiu de atuações passadas soltando bolas fáceis e levando um gol de longe, Neimar foi marcado em cima produzindo pouco em suas anteriores atuações, o técnico uruguaio entende e segurou nosso time, precisamos jogadas alternativas, realmente o time so mudou de postura e vibração depois do Bernard entrar, Oscar mais uma vez ficou devendo e novamente a estrela de Fred e Paulinho funcionaram, por pouco não ficamos de fora desta já empolgante final, temo por nossa zaga frente aos espanhóis, estão agarrando demais os advesários e sem maturidade que lhes convém.