Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pela foto que o Caixa twitou, estou atrasado para chegar ao Mineirão

Estou indo pro Mineirão.

Vou porque, profissionalmente, é importante ir. Não fosse jornalista ligado ao futebol, assistiria pela TV.

Primeiro, porque seleção brasileira não me empolga nem um pouco. Qualquer jogo, de qualquer time mineiro pelo Brasileiro, me interessa mais.

Segundo, porque assistir pela TV, para quem não está trabalhando, é infinitamente melhor.

Terceiro, porque, com tanta confusão prevista para se chegar e sair do Mineirão, não compensa.

Mas, compromisso é compromisso e daqui a pouco relatarei às senhoras e senhores que me prestigiam no blog, tudo que verei pelo caminho e no Mineirão.

Amanhã, estará tudo nas páginas de O Tempo e Super Notícia, nas bancas!

O clima é de pânico entre as autoridades, políticas e das forças de segurança.

Tenho conversado com vários amigos do primeiro, segundo e terceiro escalões, municipais, estaduais e federais.

Rezam e agem para que tudo dê certo e que depois de tudo não haja feridos e, ninguém morto.

É a imagem de Minas Gerais e a nossa capacidade de organização, prevenção e repressão (quando necessária) em jogo.

A mistura é altamente explosiva: risco de convulsão política com manifestações nas grandes, médias e pequenas cidades de todo o país, holofotes da mídia mundial e jogo oficial Fifa, decisivo, da seleção brasileira.

Belo Horizonte que tanto queria ser protagonista como sede da Copa, conseguiu; porém, no olho do furacão.

Estamos em plena campanha eleitoral, com as principais forças político/partidárias que disputarão a presidência da república e governo de Minas, centradas nesta parada: PSDB do Aécio e PT do Lula/Dilma.

Interessante é que Aécio e Lula, que tanto gostam de futebol e tanto ajudaram ao Ricardo Teixeira a trazer a Copa para o Brasil, andam sumidos dos estádios e do noticiário envolvendo qualquer coisa que possa arranhar a imagem deles.

Surfavam nessa onda quando as pesquisas de opinião mostravam que 90% da população nacional apoiavam a Copa do Mundo no Brasil e as concessões dadas à Fifa.

Em 2007, quando houve a confirmação da Copa aqui, os políticos só pensavam nos dividendos nas urnas; 90% da população só na festa que é o futebol e nos feriados em dias de jogos.

Nem tomavam conhecimento que os compromissos assumidos com a Fifa eram pesados e custavam muito caro.

Agora, que arquem com as conseqüências!

O serviço de inteligência das polícias detectou que há gente especializada em tumulto pronta para agir e insuflar agitação, hoje.

Só policiais fardados e bem equipados são 5.600, já nas ruas, entre a PM e Força Nacional.

Com os do Exército, quase 10 mil!

Mais as polícias civil, federal e secretas, das várias instâncias das forças de segurança.

O Mário Henrique “Caixa”, postou agora há pouco em seu twitter, foto do centro de imprensa do Mineirão, já lotado.

O que mostra que os colegas, do mundo todo, também estão assustados e chegaram bem cedo para ficar na zona teoricamente mais segura, que é lá dentro.

De lá, só sairão depois que tiverem informações de que está tudo bem nas ruas.

CAIXA

Pelo que mostra a foto do “Caixa”, estou atrasado.

Mais tarde volto aqui.

Inté!


» Comentar

Comentários:
10
  • Marcos Vitório disse:

    Agora chegou a hora lutar pela transparência das urnas eletrônicas. Esse sistema atual é uma caixa preta não auditável e suscetível a fraudes que não representará a vontade popular nas próximas eleições. Deveria existir no mínimo a impressão do voto em papel para ser depositado em uma urna convencional para eventual confrontação do que foi apurado eletronicamente com o que foi depositado na urna com os votos em papel.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Banheiros alagados, cerveja quente, filas enormes…

    Obs: Desorganização total, nem caixa tinha nos bares. Era dinheiro na mão do atendente e recebíamos o que comprávamos.

    E os caras de pau colocamvam a cerveja (R$ 12,00) quente na geladeira e imediatamente nos passavam!!!

  • Martens disse:

    JB tu ta mais perdido que cego em tiroteio, como a maioria dos que estao protestando, vc esta sem saber o pq, e nao esquece que o protesto era contra a prefeitura do PT em Sao Paulo.Esquece partido todos eles tem culpa no cartorio.E muito bonito o que esta acontecendo no Brasil ( deixando de lado os vandalos )mais nao tem nada a ver seu comentario.Ate parece que vc e cruzeireiro que vive no mundo da lua.

  • Raws disse:

    Não cheguei a torcer contra a seleção, mas sinceramente, se a mesma fosse eliminada, eu não iria achar de todo ruim, apaziguaria os ânimos, descansaria os jogadores do Galo e não premiaria essa corja que dirige a CBF.

  • André Corrêa disse:

    Eu estou com o que disse o Paulo: porque esse contingente policial não é utilizado no dia-a-dia de quem vive aqui, pra cuidar de quem sustenta esses imundos com os impostos altíssimos que pagamos? É revoltante!

    E em uma coisa eu concordo com você: qualquer jogo de Atlético, Cruzeiro e América pelo Brasileirão me interessa mais que a seleção. Nem vi o jogo.

  • André Corrêa disse:

    Chico,

    Eu só discordo de você quando diz que agora, que arquem com as consequências. O Brasil que aprovou a copa em 2007 era o país que ouvia de Lula e Ricardo Teixeira que os recursos para custeio do mundial seriam privados. E ainda tinha aquela conversa de legado.

    Hoje, o que temos? Quem pagou a conta? E o legado, onde está? O metrô era uma promessa em BH…

    Eu sou absolutamente contra agressões ao patrimônio privado, mas ficaria feliz se o movimento tivesse força para inviabilizar a realização da copa. Dona FIFA iria sair do Brasil com uma trolha no bumbum (falei, desculpe) e o verdadeiro legado seria um nível de consciência política mais apurado do nosso povo, conhecedor que seria da força que tem.

  • paulo disse:

    meu caro Chico: como eu gostaria de ver essa “mobilização” das forças de segurança para combater o tráfico,o crime organizado…bater de frente com homicidas e estupradores que agem por aí….a verdade é que é só um “sonho de uma noite de verão” rsrsrsrsrs….quem sabe um dia,não é???

  • Junior Gam disse:

    Se o governo usasse esse arsenal todo contra a bandidagem talvez muitas familias hoje não estariam destruidas.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO:
    Adcione tudo que você falou em seu comentário, que quem começou tudo isso, foi o P.T paulista(protestando contra o aumento dos famosos 0,20 cents na passagem de ônibus), com o objetivo de prejudicar a imagem do governador Geraldo Alckmim que é do P.S.D.B. eleitoralmente…O tiro saiu pela culatra e o feitiço virou contra o feiticeiro,pois o restante da população só estava esperando alguém acender o estopim das verdadeiras reinvidicações(Saúde,Educação e Segurança)….Outra verdade claríssima que você diz é com respeito a ir ao campo profissionalmente, porquê seria muito melhor ficar em casa assistindo pela T.V….Nesses tempos conturbados e a seleção(de jogadores “estrangeiros”) já não despertando mais a paixão de outrora, ficar em casa na frente da telinha e ainda com o conforto de petiscos,salgadinhos,cervejinha e refrigerantes á disposição de você e família é lazer garantido, na mais perfeita segurança….Valeu Chico!!! Bom trabalho…

  • silvio disse:

    Bom dia Chico!!
    Segundo suas palavras…estamos em Pé de guerra….acho um pouco de exagero das autoridades…para assustar os manifestantes…quanto ao jogo..é uma semifinal e o segundo maior classico sulamericano..tem que despertar interesse sim…e a seleção está jogando bem. Vc estava na Europa e não viveu tudo que passamos aqui nos ultimos dias…só pelo noticiario não dá…pra sentir o clima…quanto a comparar este jogo a qualquer partida do campeonato mineiro..me desculpe…mas vc exagerou.