Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No rescaldo das confusões a confirmação do nosso atraso social, jurídico e moral

As cenas de vandalismo mostradas pelas TVs na manhã de hoje mostram a realidade vivida em todo o Brasil nos últimos anos: a bandidagem tomando conta. Ladrões de todo porte e marginais que querem “apenas” barbarizar, quebrando e botando fogo.

Ideologia política, nenhuma.

Gente que não quer construir nada, apenas destruir, porque certamente não vê nenhum sentido da vida.

Como os protestos cívicos nessa intensidade são uma novidade para todos nós no Brasil, estes sujeitos também são novidade e estão criando um movimento à parte.

Na França, o país mais democrático do mundo, protestos são comuns há quase um século, mas como raramente há vandalismo, só as comunidades diretamente envolvidas têm notícia deles. E resolvem a maioria das questões.

Quando há vandalismo, ganha as manchetes mundiais.

Os franceses e principalmente as autoridades da segurança têm know-how no assunto. Sabem como se antecipar aos marginais ou contê-los antes que provoquem estragos demais.

Mesmo assim, constantemente, a violência explode.

As polícias no Brasil têm mais este aprendizado para assimilar, rápido. Na ditadura era só descer a borracha, atirar com balas letais e contar os mortos.

Na democracia é diferente.

Ontem a Polícia Militar estava preparada para uma guerra, mas a ordem era evitar um “estouro de boiada” onde as conseqüências são as piores possíveis, para todos. Massacres históricos começam assim.

Sobrou de novo para as empresas da região dos confrontos, onde os bandidos barbarizaram, queimando, quebrando e roubando. Com requintes de crueldade, pois até filmavam para dar risadas entre eles depois.

Para a PM chegar a eles com a rapidez que o momento exigia, teria que passar por cima de uma multidão que estava lá pacificamente. Para dar um tiro, ainda que com bala de borracha, num vagabundo desses, poderia acertar a alguém que não tinha nada a ver com a criminalidade.

Aí, até chegar, o estrago estava feito.

Pelo que as TVs mostraram são gangs muito parecidas com aquelas que infernizam os jogos de Atlético e Cruzeiro, que só deram um tempo nos últimos tempos, porque alguns foram condenados e estão cumprindo pena, dos dois lados.

Mais de 40 foram presos, mas já devem estar soltos, já que a lei diz que crimes de “menor porte” como estes não devem punidos com detenção além do flagrante; só com autorização judicial, o que raramente acontece.

Resta aos comerciantes acionarem judicialmente o Estado, responsável pela segurança de todos nós, que terá de ressarcir os danos.

Ou seja: no frigir dos ovos, os cidadãos de bem, que pagam impostos, vão pagar pelo que estes marginais aprontaram.

Para piorar essa ressaca do dia seguinte, a notícia da morte do rapaz que caiu do viaduto e que não tinha nada a ver com os marginais.

A CBN twitou a cena do pós-queda:

* “CBN BH@cbnbhz

Momento em que jovem de 21 anos que caiu de viaduto é atendido por médicos e bombeiros na Avenida Antônio Carlos. pic.twitter.com/Hv05MmMI8M

QUEDA

Lamentável!


» Comentar

Comentários:
11
  • Ednei disse:

    Achei que a PM fez uma péssima estratégia. Se havia um contingente tão grande de homens a disposição porque não dividir a tropa de choque e enviá-la lentamente pra cima do local dos incêndios. A polícia ficou preocupada apenas em proteger o estádio.

  • Ulisses disse:

    há 9 minutos ·

    Acho realmente que o Brasil não tem jeito. Manifestações pacíficas temos que apoiar e participar. Mas a certeza da impunidade, estimula esses animais a atos como os vistos ontem. Se temessem que se presos, seriam colocados em celas, convivendo por certo período com a escória da sociedade ali encarcerada e assim correndo os riscos desta situação. Vocês acham que se soubessem disso, os caras iriam ficar daquele jeito? Mas não, sabem que não vai dar em nada…Esse pessoal da baderna, deve ser da mesma estirpe daqueles que se infiltram em torcidas, ditas organizadas e promovem toda sorte de coisas erradas.

    Temos dois problemas complexos. A corrupção endêmica e a impunidade tolerante. Nossa corrupção faz parte da cultura de nosso povo, que começa a se manifestar com as várias facetas do propalado “jeitinho brasileiro” e da Lei de Gerson. O cara reclama de corrupção, mas bebe e dirige. Quando é abordado pela fiscalização, faz a pergunta clássica: sabe com quem está falando? Ou então, oferece propina para que façam vistas grossas. Coisas simples e por que não corriqueiras no dia a dia…Furar filas então é norma de conduta para muitos. Não se respeitam os mais velhos…eu fui ensinado a ceder o meu lugar no ônibus para que estes o ocupassem, mas hoje isso caiu em desuso para a maioria. Sou do tempo de pedir benção aos mais velhos, o que hoje ficou cafona…

    Temos que dar tratamento diferenciado para quem pega um pão na padaria e sai sem pagar e outro tipo de ação bem mais enérgica para quem furta um litro de whisky. O crime é o mesmo, mas o fim não.

    Menor de idade que comete crime de adulto, tem que ser punido como adulto, principalmente se assalta, mata, estupra. Se pode até votar, qual a razão de não responder pelos seus erros contra a sociedade? Se prestarem atenção verão que a coisa deu uma escambada depois do tal Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990. Antes todos nós trabalhávamos, ajudando em casa quando era preciso e estudando conjuntamente…Depois do ECA, os pais passaram a usar a desculpa de que não mais poderiam corrigir seus filhos, pois eles, pais, é que seriam presos por maus tratos, peraí, corrigir o filho com umas chineladas ou varadas de marmelo é bem diferente de se quebrar um caibro de 8 na cabeça de um filho. Isso é excesso. Nunca tive qualquer rancor de meus pais pelas reprimendas prontamente recebidas dos mesmos, quando julgaram necessário. Serviram para formar o meu caráter e graças à Deus, sou um pai que meus filhos, exaltam com muito orgulho.

    A falta de limites, termo mais usual hoje em dia e a certeza de que nada demais acontecerá com eles, é que está deixando muitos dos jovens como bestas-feras.

    Ah nossas autoridades…essas realmente perderam todo o sentido de austeridade. No meu tempo de juventude se víamos uma viatura policial, já ficávamos todos encabulados e receosos de sermos por eles abordados e sobrar alguma coisa…impunham respeito e muitas vezes um camburão vazio, servia de policiamento na beira de um campo de futebol ou de uma praça.

    Hoje ninguém respeita mais nada…o tal dos Direitos Humanos encoraja o pessoal da vagabundagem a toda sorte de ações…posso até estar sendo duro, mas parece mais Direitos dos Manos…Ah e esses nunca vão na casa de nenhum cidadão de bem que sofre na mão de assaltantes, estupradores e outros facínoras. Pra esses do bem, o consolo é só dos familiares e amigos. E esperar ver estampada nos jornais, qual foi a próxima vítima.

    O que se esperar de políticos condenados por crimes diversos, sendo agraciados com cargos importantes em nosso parlamento? Colocam a raposa pra tomar conta do galinheiro…sem qualquer trocadilho.

    Será que essas manifestações mudarão nosso futuro? Será que essa nossa geração de políticos ainda tem jeito? Que país nossos filhos e netos herdarão de nossa geração? Já temos leis demais, o que precisa é que façam com que todos as cumpram… Se foi condenado a 25 anos de cadeia, não pode sair com 4 ou 5 anos…Se eu devo a alguém mil reais, pago pelo menos os mil e não 200…pelo tempo decorrido da dívida. A PALAVRA DO DIA É TOLERÂNCIA ZERO. Me desculpe o longo texto pra quem teve paciência rsrs

  • Maria Betânea disse:

    Chico,

    procuro um texto seu de ontem sobre o medo das autoridades policiais e políticas quanto ao que poderia acontecer no jogo de ontem, mas não encontro este trecho. Vou comentar assim mesmo. Não é preciso alguém escrever é notório que eles ,os políticos , estão com medo. Quem domina uma massa em fúria, sem projeto político de muitos?. Já a polícia não sei, não sei se é por medo que não reagiram. De qualquer forma fica evidente as mazelas sócias brasileiras. O povo que não recebe educação digna, vai aprender ser cidadão como?

  • Paulo César disse:

    Contra PEC 37, aumento nos preços do transporte público, corrupção e sandices do Marco Feliciano, vale manifestação.
    Mas queria que a população se mobilizasse contra:
    a) violência
    b) covardia
    c) bandidagem
    d) depredação do patrimônio alheio
    e) saques, furtos e roubos.
    São tão sérios quanto os problemas do primeiro parágrafo.

  • LAURI MARCOS RIBEIRO disse:

    Estes baderneiros são “X9”, infiltrados para inibir maiores participações das famílias (sem eles, os manifestantes seriam dez vezes mais)!
    Os políticos não desejam milhões de manifestantes na rua! Na verdade, não desejam um único sequer.

  • Thomaz disse:

    Gosto muito da democracia, mas é inegável que o regime democrático – em nosso país – ainda não aprendeu a lidar com a questão da segurança pública. Há uma desproporção entre direitos e deveres. Justifica-se demais o criminoso. Em outras democracias, a linha dura contra o crime geralmente é uma pressão exercida pelo pensamento conservador. Nós, infelizmente, não temos um pensamento conservador estruturado. Vivemos em uma democracia torta, sempre na teoria do bom selvagem – sempre culpando a sociedade pela existência do malfeitor. É óbvio que investimentos sociais reduzem o potencial da criminalidade, agora, em qualquer tempo e momento, o sujeito tem que pagar pelo mal que faz ao semelhante. O crime tem que ter o seu castigo.

  • Marcos Vitório disse:

    Agora chegou a hora lutar pela transparência das urnas eletrônicas. Esse sistema atual é uma caixa preta não auditável suscetível a fraudes e que não representará a vontade popular nas próximas eleições. Deveria existir no mínimo a impressão do voto em papel para ser depositado em uma urna convencional para eventual confrontação do que foi apurado eletronicamente com o que foi depositado na urna com os votos em papel.

  • Leo Faria disse:

    É meu caro.. complicado mesmo. Ainda sim, as denúncias de que havia policiais civis e militares à paisana incitando os conflito devem ser apuradas. Não foi uma denúncia qualquer. Foi um professor de medicina da UFMG que denunciou o fato. Qualquer um do povo que faça uma denúncia destas tem que ser ouvido e devem ser tomadas as providências legais.
    Não dá pra ignorar uma denúncia tão grave.
    um grande abraço

  • clauber disse:

    Isso é muito triste, as manifestações são justas e com fundamentos sociais que justificam tais procedimentos. Agora os atos de vandalismos são infundados e já chegou o momento das autoridades tomarem as rédeas e prender e julgar a todos que criam essa desordem. Isso é o funcionamento da maquina democrática onde o cidadão de bem não pode ficar a merce de uma horda de bandidos. Teremos que pagar todo esse absurdo.

    Me impressionei com uma cidadã que conteve uma turma de bandidos que estavam saqueando um galpão na avenida Antonio Carlos, defendeu aquilo como se dela fosse (talvez seja). Aqui dou a ela parabéns e que aquilo nos sirva de exemplo.

    No mais o Brasil venceu apertado o Uruguai, mas hoje em dia não existe mais jogo fácil. Ainda mais se tratando de clássico. O Bernard ontem Jogou bem e com certeza se valorizou mais. Mostrou que pode sim ser opção para jogos difíceis. Dá lhe Galo!!!!

  • Alexandre Alberto disse:

    Prezado Chico,

    A raposa apanhou nas finais do campeonato mineiro e tá cheia de feridas até hoje!

    E depois de viajar para os Estados Unidos decidiu dar as caras aqui em Pedro Leopoldo:

    http://www.mixnoticias.com.br/raposa-aparece-ferida-em-lagoa-de-santo-antonio/

    Abraços!

  • Paulo disse:

    Chico e amigos é impressionante como que a PM perdeu o respeito da bandidagem. Assistimos várias vezes vândalos botando pra correr a PM, jogando pedras e arremessando com estiling bolinhas de gude …
    Em Campinas assistimos um vândalo colocando bolinha de gude no estiling e jogando um grupo de PMS que sairam correndo e o Vândalo atrás e rindo muito daqi8elo. Isso é um absurdo.
    Cadê aquela PM que gosta de bater na torcida do Galo???
    Aposto que a maioria desses vândalos estiveram naquele quebra-quebra nas lojas e sede do cruzeirin, fazendo saques de materiais esportivos e até hoje ninguém foi preso !!!