Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Desabafo americano: principalmente contra o “cidadão da cusparada e da cabeçada gratuita, desleal e inconseqüente”

Marcio Amorin escreveu:

* “Caro Chico Maia!”

Considere isto uma carta aberta, ou uma carta desabafo, ou mesmo uma manifestação de indignação, coisa pouco comum nos brasileiros comuns atuais.

Por que o América merece respeito?

Depois do vexame, mais um, de ontem – nem mais podemos dizer “inesperado”- cheguei à conclusão de que estão brincando com coisas que mereciam mais seriedade.

Estão brincando com os torcedores americanos, de quem cobram apoio e presença constantes; felizmente nem todos são palhaços, como eu que vou a todos os jogos, fazendo parte dos 300 da resistência;

estão brincando com os torcedores simpatizantes, que, a despeito de alguns afirmarem que não, a legião de pessoas que quer bem ao América é enorme, o que ficou comprovado ontem, com o tanto de gente que voltou para casa, sem conseguir o acesso ao estádio;

estão brincando com a imprensa que divulga, estimula, luta por ver um América forte;

estão brincando de profissionalismo, com atletas, dirigentes e técnicos amadores. Por acaso não seria amador um técnico que acredita no cidadão da cusparada e da cabeçada gratuita, desleal e inconsequente de ontem? Não seria amador um técnico que pensa que vai a algum lugar, escalando um ridículo Élvis? Não seria amador um técnico que ignora os atletas da base, como já haviam feito os técnicos amadores anteriores? O atleta da base que entrou ontem, o Ygor, mostrou-se infinitamente superior aos ridículos escalados e estava correndo times menores do interior, que também merecem respeito, enquanto a camisa americana é enxovalhada por medíocres. Só este ano, já encostaram o China, o Lula, o Danilo estava no interior de Goiás, o Leo, hoje titular no Atlético Paranaense e por aí vai.

Falei em atletas amadores…

Alguns estão brincando de jogar pelada em estádios gramados, cercados de conforto e de todo tipo de apoio. Como criticá-los, se há alguém que acredita neles? Acho que o mínimo que alguns deveriam fazer seria “pegar o boné”, não antes de se desculparem publicamente com aquele mundo de gente de ontem, e desaparecer de vez, levando na bagagem os empresários que os trouxeram, para, juntos, denegrirem a imagem do América.

Um atleta, cujo nome passo a não mais citar em meus inscritos, comportou-se ontem como um bandido. Calma! A minha indignação não chega a este ponto de desrespeito a um cidadão que tenta ganhar a vida de forma decente, embora equivocada. É uma analogia triste, porque lembrei-me simplesmente  dos bandidos que cometem delito, são presos e condenados e, por força de ridículos dispositivos legais, saem à  rua para visitar parentes, no Natal, por exemplo. Assim que colocam os pés fora da prisão, voltam a assaltar e justificar a pena anterior. Pois bem: este cidadão, por força de um efeito suspensivo, após receber uma justa pena por causa de uma nojenta cusparada em um atleta adversário, após um lance de que ele nem participara e que foi vista, repudiada e condenada por todo o país, aparece ontem com aquela cena de agressão patética que desmontou toda e qualquer pretensão; todo e qualquer trabalho que tivesse sido feito para tentar premiar um público de americanos e de simpatizantes, que gostam do América de verdade e o respeitam. Todos sentiram que  o acesso este ano estava fácil, mesmo depois de tantas lambanças “em casa” e foram apoiar, atendendo a uma convocação da imprensa, da diretoria e de amigos americanos. E os “brincalhões” continuaram “brincando”, numa atitude irresponsável e, agora, sim, bandida.

Desculpe, amigo, Chico Maia! Amanhã, pode ser que eu coloque o meu nariz de palhaço, volte ao normal e esteja lá na sexta-feira. No momento, o que sinto é asco. Grande abraço.

Marcio Amorin

————————–

WIL

Foto: Superesportes

Willians deu cabeçada em Yago Pikachu, sendo expulso na sequência


» Comentar

Comentários:
0
  • Durval Mascarenhas disse:

    Amigo, aceite os fatos, assim você espanta seu ódio pelo Galo. A sede do cruzin foi oferecida sim como penhora assim como a taça do Atlético. Parece lavadeira, senta em cima do rabo pra falar mal dos outros.

  • Paulo César disse:

    Chato… Enjoado… Cansativo… Não provoca. Desagrega. Desagrada. Melhor termometro: nunca é defendido pelos “pares”.

  • Thales Rosa disse:

    Rui Leiloar é todo o ato. Esse ato é divido em tres: cobrança judicial, penhora e leilão. Felizmente, para os atleticanos, o trofeu ao qual me refiro foi apenas penhorado, ato que obrigou a diretoria do time a se mover e pagar a divida antes que vergonha fosse ainda maior.

    Ate onde eu sei, a sede social do Cruzeiro foi ELENCADA entre varios itens que poderiam entrar em PROCESSO DE PENHORA caso o time na honrasse com seus compromissos junto a justiça do trabalho.

    ELENCAR é muito diferente de PENHORAR… ainda mais no sistema judiciario brasileiro, a diferença nesse caso cjhega a ser de anos…

  • Rui Vasconcelos disse:

    Esse thales só pode ser analfabeto, e é muito parcial. Leiloar é muito diferente de penhorar. Não se esqueça que seu time também já penhorou imóveis do seu patrimônio, como a sua sede social. Antes de criticar as bobagens dos outros, observe o tanto de bobagens que você escreve!

  • mauricio souza - serrano disse:

    Marcio Amorim, sou atleticano e tinha o América como segundo time, depois da venda do Gutemberg para o Galo deixei de gostar do America, mas isso é outra história.
    Gostaria de te dizer que fiquei muito triste no ano passado, quando estava no CT do America, que fica perto de minha casa, pois moro no Serrano e o CT é no bairro Tijuca, perto de minha casa.
    Pois bem, fiquei triste, pois ouvir de um dirigente na beira do gramado que para o América a segunda divisão é o bastante, pois na 1ª divisão o coelho tem que contratar “medalhões”, e com isso aumentar a folha salarial, fica no olho do furacão, coisa que na 2ª divisão isto não acontece.
    Hoje acho que aquilo que o dirigente me disse é tudo verdade, pois a diretoria do coelho não faz nada para levar o América pra frente, contrata um punhado de “jogadores” desconhecido em detrimento a base da casa.
    Um abraço, mauricio

  • luiz ibirite disse:

    O marcio, realmente acho um desrespeito o que esse cabeça de bagre fez durante a partida, o problema é que o time contrata muito numero, será que antes do jogo esse pifio que se diz treinador fez se quer menção a tamanha responsabilidade que seria o jogo e falou se ao menos se quer a sobre a importancia da partida para a historia do clube? fiquei muito chateado com o resultado negativo, pois o time do paysandu é ruim d+, mas, presumo que como torcedor incansavel vc não jogará a toalha, o que pode pesar é no final das contas lamentar a perda destes tres pontos q num campeonato de ponto corridos sempre farão falta.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Minha simpatia pelo América terminou, no dia que o tal promotor dirigente do clube, desceu da arquibancada para ameaçar juiz. Isso inadmissível vindo de um torcedor comum, quanto mais de um dirigente e promotor, que deveria estar dando exemplo de civilidade. Promotor deve ser promotor 24 horas, era o que dizia o meu amigo e colega Dr.José Costa.

  • Thales Rosa disse:

    Marcio Amorin nem perca seu tempo lendo esses comentarios que usam palavras para menosprezar os outros times, tem gente que fala Melekinha, Cruzeirin, Galinha e por ai vai…. isso é falta de inteligencia que leva a falta de argumentos..

    Tem bobo que fala que o America é quebrado ou que é um time sem patrimonio, para esses so lembro que o America tem em seu terreno um Shoping 10x maior que o Daimond, e alem disso estão fazendo uma torre de escritorios com mais de 20 andares no mesmo shoping, sem falar no estadio, no terreno no bairro ouro preto onde hoje é o clube, que deve ter um valor consideravel visto que existem poucos terrenos do tipo em Belo Horizonte…

    Ate onde sei o America não deve ate a alma, nao depende de banqueiro para viver.. Acho que nenhum trofeu no america precisou ser leiloado para pagar dividas…

    O America não faz loucuras como outros fazem e jaja começam a pagar o preço. e quanto esse tempo chegar ai quero ver o time se apequenar novamente e quem vai rir são os Americanos..

  • carlos santana disse:

    Quando o américa contratou esse jogador a torcida do sport comemorou via redes sociais, mas não foi só isso falta alguma coisa pro time americano ir mais longe, mas pelo nivelamento da competição ainda é possível.

  • Xavier disse:

    Chico,

    Desabado ou Desabafo????????

  • Celio disse:

    America,America,agente torce,torce mas o impossível e o improvável caminha e tem uma sintonia impressionante com vocês.Agora este williams é um Felipe Melo da vida.Um desequilibrado.

  • Ulisses disse:

    É até piada uma mobilização como a de ontem. O time simplesmente não entra em campo aqui em BH. E os medalhões não ajudam nunca…
    O América parece que carrega uma maldição no nome. Vejamos, todo América aqui no Brasil, é time da prateleira de baixo. Confira comigo, o de MG, incluindo o de T. Otoni, o do Rio que também já foi grande um dia. Mas que como o daqui, anda pelas tabelas. O de São José do Rio Preto em SP, o de Natal e tantos outros por aí. Hipocrisia dizer que tem que voltar pra 1ª Divisão, de onde nunca devia ter saído, é uma piada de mau gosto. A segundona tá é de bom tamanho. Time sem torcida não vai a lugar algum. Vejam os fenômenos como São Caetano, Bragantino, Juventude, etc.
    Acreditar no América é apostar em zebra. Poderiam pensar na fusão do América com o Villa Nova, quem sabe poderia dar certo.
    Falar que é um clube revelador de craques em BH, temos também times sem expressão por aqui que revelaram muitos jogadores como o Cavaleiro Negro, Pompéia, Comercial do Barreiro e o Sta Tereza, sendo assim…
    Ah, já foi a segunda força de MG, sim isso até meados do século passado e como foi abandonado pela sua torcida, só não faliu por conta da turma do pijama e do patrimônio amealhado durante os anos. Sei e tenho cada vez mais certeza disso, que se pegar o Cruzeiro hoje com o timaço que está, vai dar muito trabalho para ganhar do Mequina, em compensação se pegar o time de Vespasiano, toma outra sonora goleada como sempre faz. A imprensa força a barra, mas o Mequinha tem que se contentar é em estar e se manter na segunda divisão nacional, lugar de times de sua categoria, mais que isso é pura ilusão…

  • Paulo César disse:

    Márcio Amorim, o incluo ao lado do Amaury Alkimin (torcedor do Cruzeiro) como exemplo de torcedores do outro lado que debatem com altíssimo nível o futebol. O blog é feito também de provocações, gozações, mas prefiro um debate civilizado. Normalmente não dou pitacos em posts que não tenham relação com o Galo, ou sejam de interesse geral. Já me deparei com falta de isonomia de torcedores do seu time que detonam o Galo, mas fazem vista grossa ao outro lado da rivalidade. Meu pai fala que, antigamente, isto se chamava “coligação” aqui nas Gerais.

    O América ainda tem chances de subir, sim, para a série A. Não sou especialista em comportamento de torcida, mas apesar de ontem, acho que a diretoria do seu time deveria repetir a estratégia até as chances matemáticas não existirem mais. Ontem, deu errado. Mas estádio cheio de apoiadores é melhor que vazio.

  • A torcida do grande América não pode ser considerada “pequena” porque preferem o conforto de suas residências para continuar apoiando sua equipe… se tamanho de torcida for equiparada com a parcela que vai aos estádios, então não é só o deca-campeão que merece ser criticado! Há “outros” por ai que sua torcida só vai ao estádio quando seu time está na iminência de ser campeão ou quando está realizando uma bela campanha!

    – O que afasta a torcida do Coelhão é a incompetência de seus dirigentes e de alguns técnicos recém -contratados, que sequer devem saber administrar seus problemas particulares!

  • stefanie de souza disse:

    Sou Atleticano,e simpatizante quase fanatico pelo America…e para muitos que querem seu mal,que o enquadra como time pequeno…ele não é um time de muitos,ele é um time para poucos,tem resultados significativos,tradição,estadio,e leva em campo mais torcida que muitos times de seria A,qnd esta em fase ruim..é so olhar a media de publicos..so basta montar time competitivo…12 mil pagantes e 6 mil que foram embora…agora é hora de dar canja para Bady,Igor…traser um veterano de peso,com vontade e profissional,e buscar o acesso 2014…

  • Márcio Amorim disse:

    Meus caros:
    Stefano – Um clube com uma estrutura semelhante à do América (e existem poucos no Brasil)só desaparece na vontade de uns poucos (não o incluo entre eles porque seus escritos aparentam vir uma pessoa inteligente) que ficam procurando notícia do América aqui para repetir esta lenga-lenga. Bragantino não serve de comparação porque mal, mal tem um campinho pouco mais do que a Fazendinha, que tirou o Ituiutaba das competições.

    Paulo – Culpo o departamento jurídico porque a pena prevista pela cusparada no jogador do Palmeiras era de 6 a 12 jogos. Os advogados do América deveriam ter tentado tudo para que recebesse a máxima. Levou seis e, com o efeito suspensivo, cumpriu só dois. Uma incompetência! Com 12 jogos, ele estaria fora do resto do campeonato e o time poderia voltar jogar com 11. Com ele e com o Élvis, joga-se com 9 e perde-se para papões da Curuzu.

    Ernani – sua teoria é plausível, mas não justifica. O Paysandu é papão lá na Curuzu. Aqui tinha de ser goleado e foi conseguir a primeira vitória fora, depois de mais de trinta rodadas, exatamente contra o América. O que falta mesmo é profissionalismo e ontem enfrentaram um time de amadores e jogaram valentemente como profissionais.

    Thales – Pode ser solução mas já é tarde. O mais incrível é que o nível é tão baixo que, quem levou a sério já está na Série A. Quem brincou de disputar uma Série que dá acesso à elite, muitos, incluindo o América, ainda têm chances, tamanha a mediocridade.

    Quanto ao melekinha, felizmente não é o meu nível de educação e prefiro fingir que não leio.

  • geovany disse:

    desencanem desse america gente

  • Rodrigo Assis disse:

    Acho que é pq tem não sei quantos anos que não marcam um penalti pro américa contra o atlético

  • Thales Rosa disse:

    O melhor para o America é mandar seus jogos em outro lugar que nao seja no indenpendencia. Os jogadores devem ter criado algum bloqueio mental quando jogam no estadio.

  • Ernani Lage disse:

    Chico, acredito que tenho a “resposta” para as atuações tão pífias no Independencia por parte do America. Quando o time joga fora, ele, o América, considera sempre o adversário mais forte que ele, então, arma-se uma retranca, joga-se por uma bola e muitas vezes tem dado certo quando o jogo é no campo do adversário.
    No entanto, quando o jogo é no Independencia, campo do America, o América sente-se na obrigação de ser o mais “forte” e parte de modo a decidir a partida. Então, os adversários, jogam todos por uma bola e aquelea tática aplicada pelo America nos campos dos adversários, é usado contra ele no Independencia e ai, nunca conseguimos ganhar de ninguém com facilidade. Eu não sei quantas oportunidades tem que ser dada a um atleta de fora, que veio para o América trazido pelos nossos “treinadores” de plantão. Estes jogadores jogam todos os dias, cheios de novas chances e eles não produzem nada do que se espera deles. Termina o ano, fala-se no America que vamos usar os garotos da base, começa-se o ano, contrata-se novo treinador e começam a desembarcar os novos contratados, todos tomando os lugares dos nossos atletas de base. Quando isto vai parar no América? Alguém tem a resposta? Repetir os mesmos erros já passa a ser: IGNORANCIA!

  • Paulo disse:

    Vamos ver se o jogador do melekinha vai ser punido no mínimo 5 johgos!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Em respeito ao desabafo do colega, não vou estender o meu comentário. Futebol se faz com dinheiro, muito dinheiro, quem não tem muito dinheiro, não vai conseguir fazer futebol, por mais criativos que sejam seus dirigentes, porque hoje, até uma categoria de base requer tratamento profissional, bons jogadores procuram as melhores condições, nenhum procura começar a carreira em clubes desorganizados. Por isso, embora desagrade muitos, a tendência é o América se apequenar e talvez desaparecer, como tantos outros times do Brasil. Alguém lembra do Bragantino?

  • João Henrique disse:

    “…mundo de gente de ontem…” a hã, senta lá Cláudia.

  • Mário César disse:

    Chico, se isso é inadimissível em uma pelada de várzea, para com a conduta de jogador que se diz profissional, jamais!

    Esse cidadão tem CT completo para trabalhar, fica em hotel 5 estrelas ( aquele do belvedere), joga num estádio moderno com campo adequado, recebe em dia e me faz essa…se existe demissão por justa causa diante de todo e qualquer trabalhador, porque no caso do futebol o que mais vemos são reincidentes?

    A diretoria deveria se precaver em cláusulas contratuais…

  • Cassiano disse:

    Esse Willians, não me recordo o time de onde veio, mas a torcida de lá havia dado graças a Deus por ele ter saído…… Agora sabemos que eles estavam certos…….

    Mas a culpa não é dele (Wuillians) e sim de quem o contratou………
    por que cargas d’agua deixaram o Rodriguinho sair antes do fim do campeonato? Diretoria amadora e incompetente……
    #Rumo ao marrocos