Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tinga: será a primeira vez que o Tribunal da Conmebol, criado em 2012, julgará um caso de racismo

Da Folha de S. Paulo:

* “Time do Peru deve ser punido por atos de torcida”

TINGA

O Real Garcilaso, do Peru, será julgado pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol pelos atos racistas da torcida contra Tinga. A data ainda será marcada, mas deve ser em fevereiro.

A clareza das imagens e áudios torna a punição iminente, mas provavelmente não resultará em perda de pontos ou exclusão da Libertadores, como prevê a Conmebol.

A Folha apurou que a orientação do Comitê Disciplinar da Fifa, que serve de base para as confederações, é o de, na primeira vez, punir com multa e obrigar o clube atuar com portões fechados. Apenas na reincidência o clube é punido mais severamente.

Cinco casos parecidos julgados por Fifa e Uefa (União Europeia de Futebol), em 2013, resultaram em jogos com portões fechados.

No ano passado, o combate ao racismo foi considerado prioridade para a Fifa, que criou um código com as possíveis punições.

INEDITISMO

Esta será a primeira vez que o Tribunal Disciplinar da Conmebol, criado em 2012, julgará um caso de racismo, por isso não há jurisprudência no continente.

O tribunal é presidido pelo advogado Caio César Vieira Rocha, que também é o vice-presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Por ser brasileiro, Rocha não participará do julgamento que envolve o Cruzeiro.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/152166-time-do-peru-deve-ser-punido-por-atos-de-torcida.shtml


» Comentar

Comentários:
0
  • maurici serrano disse:

    É o cru cru é muito forte nos bastidores.
    Se cuida galo!!!!

  • Janilson Meirelles disse:

    Concordo uma punição para o clube, mas perder os pontos, jamais, dentro do campo, eles foram melhores. Infelizmente, meu Cruzeiro não jogou nada, mereceu perder o jogo, não há o que reclamar. Sempre fiquei com uma pulga na orelha com este Marcelo. É atleticano e está no lugar errado. Acorda Gilvan!

  • audisio disse:

    Já tem gente querendo a eliminação do Real Garcilacio da competicao. La vem a mesma estória de sempre. O cruzeiro querendo levar vantagem no tapetao. Uma vergonha. Atrás do proyesto a esperteza. Que multem o clube. Afinal de contas foi a primeora vez. Que lhe deem uma advertencia. Mas os espertalhoes azuis já que perderam dentro do campo sabem que as coisas ficariam bem mais fáceis num grupo de três. Uma vergonha. Com a palavra os eticos cruzeirenses. Por isso o simbolo da raposa. Espertalhões de plantão.