Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Minas, mineiros e a nossa fragilidade política/empresarial!

Vejam este e-mail que recebi em função da minha coluna de ontem no Tempo, e a importância de valorizarmos mais o nosso estado e pressionar às nossas lideranças para que sejam mais ativas e competentes na defesas dos interesses de todos os mineiros.

Obrigado ao Francisco, que escreveu:

* “Meu nome é Francisco Werkema…

Li sua coluna no jornal “O Tempo” de 10.04.14, quanto aos valores pagos pela Caixa, referente a patrocínios fico a me perguntar:

Como pode se assim? A caixa patrocina time de tudo em quanto é lugar mas nenhum de Minas,, a Petrobrás patrocinava Flamengo, já patrocinou o Botafogo através da Liquigás mas também nunca patrocinou nada em Minas…

A Eletrobrás patrocina o Vasco mas as usinas que mais geram energia para ela estão em Minas mas aqui ela não patrocina nada,seja futebol, vôlei, basquete ou qualquer evento cultural…

ELETROBRAS

A Vale tem suas minas aqui e no Pará,mas comparado ao que patrocina no Rio, onde tem sede , o aqui feito é pífio, no Pará então, nem se fala…

vale

Como pode ser isto..somos o segundo estado em tudo quando se trata de riqueza no Brasil, na pecuária e Agricultura somos o primeiro em quase tudo mas não vem nada de bom a nível ancional pra cá, seja em esportes, cultura ou até mesmo educação ( é só ver onde estão institutos como ITA, INPE, etc..)..

Tem explicação isto ?


» Comentar

Comentários:
0
  • Luiz Guilherme disse:

    Assunto muito relevante. Acho que todos os comentários tem um fundo de razão. Só acho que não tem como discutir isso no campo político.

    Sou daqueles que defendem que o estado não deveria patrocinar nenhum clube em esporte profissional. Acho um absurdo o Vasco estampar Caixa em sua camisa enquanto deve milhões em impostos diversos. Pergunta se tem uma CND? Claro que se tiver foi arrumada daquele jeito! Ganhar 15 milhões do meu dinheiro é um absurdo.
    Vai participar de licitação devendo INSS ou FGTS para você ver….

    Fico indignado quando escuto filha de Isabel fazendo propaganda para Furnas enquanto o Minas não tem um patrocínio decente para a Superliga.

    Agora, concordo que o esporte de MG é realmente muito desprestigiado em relação a patrocínios da iniciativa privada.

    No futebol, temos o Cruzeiro, a muito tempo estruturado e que está sempre disputando títulos. Agora, depois de muito tempo com problemas, temos o Atlético, estruturado, com R10, Libertadores e mídia positiva.
    E aí vc não vê grandes empresas querendo o espaço deles, sobra para o Mecenas RG e toda a sua benevolência.

    Temos o maior clube do esporte especializado no país, o Minas Tênis, se este clube fosse no Rio ou em SP seria endeusado como maior orgulho do país. Mas como é daqui, só ganha a mídia obrigatória dos títulos e disputas que protagonizam.

    Agora temos o Sada Cruzeiro, com o volei masculino chegando e ganhando tudo. Tendo que enfrentar dinheiro do trabalhador do SESI para sustentar uma seleção brasileira inteira.

  • RONI disse:

    MINAS o estado com a carga tributaria mais pesada do brasil. fazer o que . e isto vem de longe. basta vc comparar o preço da energia dos outros estados que vcs verao o que estou falando. ICMS SOB ENERGIA MINAS 30% SP 12%ES 7%. COMO ATRAIR INVESTIMENTO DESSE JEITO

  • carlos santana disse:

    Minas precisa mudar os gestores, 12 anos de muita mídia e pouca realização.

  • Marcos 2014 disse:

    E ainda tem o agravante de o estado de Minas não atrair grandes empresas e investimentos. Os últimos grandes investimentos para o estado, como a Mercedes de Juiz de Fora e Iveco de Sete Lagoas por exemplo, foram no governo Itamar Franco. De lá pra cá MG não recebeu nenhum grande investimento industrial e nem tampouco recebeu melhorias em sua combalida infraestrutura.
    Mas as eleições estão chegando. Eleitores mineiros, pelo amor ao estado onde vivem, selecionem melhor os seus votos!

  • Marcos 2014 disse:

    Isso sem contar que o estado de Minas pode ser passado pra trás até por estados do Norte e do Nordeste do Brasil, quem diria. Caso não repense seus métodos políticos e empresariais e não adote políticas públicas para fortalecer sua economia, Minas Gerais corre o risco de virar o Maranhão da região sudeste.

  • lauro disse:

    Quanto a patrocinio federal é politica pura ai eu pergunto cadê os ” Mineiros ” que estão no governo Federal? Sr. Pimentel ( homem de confiança da presidenta ) cadê seu apoio neste caso?e outros Mineiros tambem?

    Sra Presidenta Dilma ( ela é mineira somente em ano eleitoral ) , cadê o metrô? cade a duplicação da 381?

    Citei o PT pois esta no poder mas todos que passaram em decadas recentes como o PSDB e outros também deram uma banana para minas, como falei so abraçam minas em campanha política , passada a eleição viram as costas.

  • Frederico Dantas disse:

    É o Deus Mercado.

  • anderson santos disse:

    kd nos representantes no governo? Parecem que eles querem que tudo em minas vire pó.

  • BOA MANCHETE: AE ME PERGUNTO como pode cobrar os impostos mais caros do País. Povo Mineiro é que paga o Prato de comida do resto do Brasil. E AGORA EM QUEM VOTAR ?

  • Vladimir disse:

    Sobre o patrocínio da Caixa, alias, sobre o não patrocínio, penso que tem jogada politica aí, pois ano passado era dada como certa a mudança e depois Kalil e Gilvan se associam a um partido que não confirma apoio ao governo federal. Sou radicalmente contra o patrocinio de estatal a qualquer esporte ou esportista.

  • Paulo Araujo disse:

    Fazer o que? Se na hora de votar colocamos no senado um cara que mora no Rio de Janeiro. (Ate suas infrações de transito são lá). E olhem que, de lá, ele governou minas oito anos.
    Enquanto existir cavalo São Jorge não anda a Pé.

  • thales rosa disse:

    Minas ainda vive no tempo do Brasil Colonia. AS empresas vão em nosso territorio (de minas) tiram tudo do subsolo, tudo que é riqueza, e levam tudo para outros estados ou países. Para os mineiros sobra o ambienta todo devastado e as mazales que chegam com o desenvolvimento rapido de pequenas cidadas.. vejam conceição do mato dentro. O simples fato de uma empresa realizar estudos la na região ja levou para la trabalhadores, marginais, ja começaram a destruir o meio ambiente em volta da cidade e por ai vai…

    Isso tudo sem falar na água que nosso estado gera para o resto do Brasil!! Se não preservamos as nascentes em Minas quem fica sem água são os nordestinos (sao francisco), Capixabas (rio doce), Cariocas e Paulistas…. Tratem minas melhor!!!

  • Paulo César disse:

    Tem sim, Chico:

    Minas Gerais, infelizmente, é um estado com veia empresarial, estratégica e de visão de futuro muito fracas, sob o ponto de vista político. Os secretários de estado das áreas de economia, e respectivos governadores (chefes) nunca deram importancia ao fato de Minas ser SEDE de organizaçoes.

    Vejamos:

    a) Há alguns anos, a LOCALIZA precisou ameaçar mudar sua sede para Curitiba caso seus tributos e impostos não fossem revistos;

    b) a RICARDO ELETRO virou MÁQUINA DE VENDAS com a fusão com a Rede Insinuante e outras varejistas menores, e já mudou sua sede e Centro de Distribuição para São Paulo;

    c) os “falecidos” BANCO NACIONAL, BANCO REAL (hoje Santander) e BANCO BANDEIRANTES nasceram aqui, mas migraram suas sedes para o eixo RJ/SP;

    d) antes de ser incorporada à TRIP (e agora à AZUL), a TOTAL já havia mudado sua sede social para o sul do país;

    e) Perdemos investimentos de “n” montadoras para Bahia, interior do RJ e Paraná.

    Até o RJ consegue manter competitividade, sendo sede de 2 das 4 empresas de TELECOM do Brasil (Oi e TIM).

    Quer mudar isto? Vote em gente que tem pensamento progressista. Porque Bahia, Paraná e Rio não podem estar errados e nós, com nossa mentalidade de arrecadação, certos. “Perde-se” em arrecadação, mas ganha-se em geração de empregos, patrocinios para nossos clubes, desenvolvimento e qualificação da população.