Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Polícias gaúcha, argentina e de Brasília traçam planos para conter "barras-bravas"! Uai, e Beagá?

Li esta reportagem da Folha de S. Paulo no mês passado, muito oportuna.

Porém, não vi o nome de Belo Horizonte e até agora nenhum pronunciamento das autoridades mineiras sobre o assunto que nos interessa diretamente.

Afinal de contas a Argentina se hospedará em nossa capital antes e durante a Copa.

Certamente esses indesejáveis “barras-bravas” estão se programando para vir também.

Um importante alerta.

barra-bravas1

* “Policiais da Argentina atuarão em Porto Alegre, Brasília e na fronteira”

COPA
Além desses pontos, grupo do país vizinho acompanhará a seleção de Messi

O governo brasileiro prepara uma parceria com a Argentina para controlar os barras-bravas (torcedores organizados violentos do país vizinho) durante a Copa.

O plano de segurança prevê a presença de policiais argentinos em Porto Alegre, onde devem fazer a interlocução entre as forças de seguranças e os torcedores, e Brasília, onde ficarão no centro de comando nacional para a segurança da Copa.

Haverá ainda um grupo de policiais argentinos para acompanhar a seleção de Messi. Eles estarão uniformizados, mas sem armas, e atuarão sempre acompanhados de agentes brasileiros.

Outro ponto definido foi uma operação conjunta de controle na fronteira dos dois países para barrar os torcedores em situação irregular –com condenações na Justiça ou outro impedimento para sair da Argentina.

O governo brasileiro já pediu ao país vizinho uma lista de torcedores com antecedentes criminais e problemas em estádios. A polícia brasileira ainda vai monitorar a presença de grupos organizados nos estádios e arredores, para evitar aglomerações.

Chefe da secretaria de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, o delegado Andrei Rodrigues destaca que o plano de segurança é feito em parceria entre diversas forças de segurança dos Estados, governo federal e demais países participantes do torneio.

Segundo Rodrigues, os barras-bravas não são o único foco da segurança. “Aqueles que não respeitarem a legislação brasileira sofrerão as consequências.”

O acordo entre Brasil e Argentina foi selado há duas semanas. Embora o governo planeje ações semelhantes para eventuais torcedores violentos de outros países, como da Inglaterra, a operação com os argentinos se tornou prioridade após o sorteio da Copa, em 6 de dezembro.

Porto Alegre receberá o principal jogo da Argentina na primeira fase de seu grupo, perante a Nigéria.

Para a Copa, são esperados 40 mil argentinos. Na partida contra a Nigéria, por exemplo, a taxa de estrangeiros com ingresso é de quase 30%, o dobro da média da Copa.

A ONG HUA (Hinchadas Unidas Argentinas), que reúne 38 torcidas organizadas do país, prepara-se para desembarcar com 650 torcedores no Brasil para o Mundial.

De acordo com jornais argentinos, nenhum desses torcedores tem ingressos para os jogos da seleção.

Por isso, um dos focos da segurança será a Fan Fest, festa promovida pela Fifa para reunir milhares de fãs que não têm entradas para os jogos da competição. O evento acontecerá a dois quilômetros do estádio Beira-Rio.

A HUA já acionou a Justiça argentina para que não enviem a ficha dos torcedores ao governo brasileiro.

Na Copa de 2010, na África do Sul, 18 membros da HUA foram presos –e deportados.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/158714-policiais-da-argentina-atuarao-em-porto-alegre-brasilia-e-na-fronteira.shtml

– –

barra-bravas3

– –


» Comentar

Comentários:
0
  • Pink celeste, para seu governo a aritmética celeste está à caminho do tetra da Libertadores e do penta brasileirão!
    – Andei ausente um tempo pois graças ao bom Deus não dependo do futebol para meu sustento, meu caro!

  • Paulo Afonso disse:

    Não se preocuparam em trazer policiais para cá porque aqui já existe uma milicia armada que comanda a situação… Se os argentinos vierem arrumar confusão, terão que se entender com a máfia celeste… Aecim garantirá a veiculação de imagens bonitas, de famílias no estádio e um clima absoluto de paz… No máximo vai sair nos jornais que prenderam um atleticano que estava incitando a violência…

  • Ronaldo Bento, boa noite! Me referi ao assunto em questão, e não ao título “honesto” dos celestes… em entrelinhas a expressão (sic) “dói menos” se alia à pancadaria, que precisa ser banida de todos os esportes
    – Mas nada como um dia atrás do outro… a vida segue, meu camarada! Abs…

  • Paulo disse:

    já se passaram 5 meses das barbáries cometidas pela bandidagem azul e até hoje ninguém foi: procurado, encontrado, interrogado, julgado, processado, acusado e preso. mesmo com tantas provas, imagens etc…
    por que será???
    com a palavra o mp, pm e a justiça de uma forma geral
    p.s ontem uma bomba foi arremessada na torcida atleticana e ninguém comentou o fato. a imprensa, como sempre muda. apenas o pequitito comentou dizendo que ouviu um estouro e um colega seu do programa confirmou o fato. e a pm poreque não pegou o vândalo ?

  • thales rosa disse:

    Marcao estavas sumido meu caro!!! Foi dar uma volta no espaço sideral?
    Bom ter vc de volta!! Espere que em agosto tem mais comemoração azul!!! ai sera o TRI da america

  • Raws disse:

    Preocupem não, como dizem lá na roça, “boi no curral dos outros é vaca”.
    No mais, já temos muita raça ruim das bravas para nos preocuparmos em nível domestico.

  • Arnaldo Filho disse:

    Já estão acostumadas. É por isso que quando o Galo ganha, elas somem.
    ,

  • CHICO MAIA ,sem hipocrisia é bom que estes “barras bravas ” não venham fazer gracinhas aqui em MINAS GERAIS ,se isto acontecer ,voltarão para a ARGENTINA com os focinhos esfolados,da POLICIA eles estão livres pq no BRASIL foi decretado o estado de FROUXIDÃO INSTITUCIONAL,más se mexerem com o povo vão atiçar uma caixa de marimbondos.

  • Ronaldo Bento disse:

    Marcão, aceita que dói menos.

  • Depois da selvageria praticada entre os próprios “torcedores” celestes quando na comemoração do título brasileiro do ano passado, as forças de segurança pública estão bem preparadas para conter esses selvagens, arruaceiros, criminosos, bandidos, covardes e os famosos “di menor”, que assumem os “erros” de seus “patrões”!

  • thales rosa disse:

    Chico esqueceu que nós (mineiros) temos a melhor policia do Brasil? Não precisamos trocar experiencias.. somos os melhores em segurança publica..

    so se for na propaganda do governo….

  • J.B.CRUZ disse:

    INCOMPETÊNCIA!!!

    Todas as precauções com a segurança, deveria começar por BELO HORIZONTE..
    É onde certamente, essa “turma” vai instalar acampamento..Principalmente nas cercanias do centro de treinamento do galo, onde sua seleção estará concentrada..

  • Olá, Chico!
    Estranho não??! É… As vezes tem gente que pensa mesmo que o Brasil é a Suíça. E “nossos” “barras-bravas”?

  • mario santos disse:

    Que força que o Junior brasil e Kadu Doné está fazendo pra dizer que o lance no jô foi muito difícil, vai ser cara de pau. O proprio juiz disse que deu o penalti e depois que o bandeira voltou 2 passes pra fora da area e o juiz achou que o bandeira estava querendo mostrar que a falta foi fora da área e ai ele marcou a falta fora da area, mais que o jogador do cruzeiro falou pra ele que o bandeira estava marcando impedimento e ai ele anulou o lance. Disse ainda que estava muito triste, porque ele tinha acertado no lance por duas vezes e o bandeira induziu ele ao erro por duas vezes. o juiz confirmou ainda que havia dito ao jô que foi penalti. Essas foram as palavras do Marcio resende de freitas, que conversou como o juiz ao final do jogo.

  • Allan disse:

    Chico, veja só este relato do Frederico Borges sobre o que a Prefeitura de BH e a Policia Militar estão fazendo contra os torcedores especialmente do Cruzeiro antes dos jogos no Mineirão.

    Já presenciei cenas como esta e digo que é lamentável a postura e os argumentos pífios que usam a fim de estragar o sagrado churrasco pré-jogo da torcida.

    http://azulestrelado.com.br/blog/2014/04/10/perigo-obstruimos-via-publica/

    Quero meu velho Mineirão de volta!

  • Paulo Henrique disse:

    Tive o privilégio de assistir um River x Boca em Buenos Aires.

    O esquema de segurança era grandioso. Estávamos numa van da agência atrás da Casa Rosada, quando todo trânsito parou. Era a Polícia Federal de lá escoltando a torcida do Boca até o Monumental de Nunez. Após o jogo, com vitória do River por 1×0, nenhum torcedor vitorioso saiu do estádio até que o último do Boca estivesse bem longe. Ficamos quarenta minutos esperando para sair.

    O ideal era que todos pudéssemos ir ao estádio em paz, mas enquanto isso não acontece, todo cuidado é pouco com essa turma.

  • Leonardo Mascarenhas disse:

    Olá Chico,

    O uso da inteligência deve ser sempre a principal arma da polícia e gestores.
    Neste campo temos muito que aprender mesmo.

    Estive em Rosário no jogo contra o Nob e lá a torcida visitante é sempre a primeira a sair. É lógico pois sempre esta em menor número.

    Ontem por medo não fui ao Mineirao com meu filho e eu estava certo.

    Um absurdo o fechamento do portão de saída da torcida do Galo. Com certeza eu seria um dos primeiros a tentar sair.

    Grande abraço .

    Léo Mascarenhas