Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sem times paulistas audiência da Globo com os jogos da Libertadores cai 15%

Já já números semelhantes serão informados sobre o Rio de Janeiro, cujos times já saíram da Libertadores.

Por essas e outras é que os mineiros, gaúchos e outros clubes fora do “eixo”, concorrentes ao título e primeiras vagas do Brasileiro precisam ficar espertos, pois não é de interesse do “mercado” que São Paulo e Rio, maiores praças publicitárias do país, fiquem de fora dessa festa.

Da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, de ontem:

GLB

* “Paulistão e Libertadores perdem público na Globo”

O futebol começou o ano decepcionando a Globo em audiência. A emissora carioca perdeu público nos dois principais campeonatos que abrem a temporada, a Libertadores da América e o Campeonato Paulista.

Sem times de São Paulo na Libertadores, as partidas exibidas às quartas-feiras na emissora perderam 15% de audiência neste ano.

Com o Paulistão, a rede também perdeu público na poltrona. Em 2013, o campeonato obteve média geral de 16,9 pontos. Em 2014, a competição marcou 16,1 pontos de audiência. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

A final do campeonato em 2013, Santos x Corinthians, registrou 24,2 pontos de audiência. Neste ano, mesmo com a emocionante decisão nos pênaltis de Santos x Ituano, a final marcou apenas 19,9 pontos.

Já na Band, que divide os direitos de transmissão do evento com a Globo, o Paulistão cresceu em ibope.

Em 2013, o campeonato alcançou na emissora média de 5,7 pontos de audiência. Neste ano, a disputa entre os times paulistas registrou 5,9 pontos de ibope na Band.

O crescimento do público da parceira está fazendo a Globo repensar algumas questões com relação à divisão de transmissão de eventos esportivos.

* http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/162253-paulistao-e-libertadores-perdem-publico-na-globo.shtml


» Comentar

Comentários:
0
  • Paulo, vc e a os “simpatizantes” azuis estão desatualizados: agora é “la bostia azul”!

  • Paulo César disse:

    Paulo Afonso, os campeões de audienciana (na MÉDIA, não me refiro a picos de finais de campeonato, por exemplo) na TV por assinatura são os canais infantis (Cartoon e Discovery Kids se alternando, eventualmente brigando até com os canais “abertos”, mesmo na TV por assinatura – e nenhum dos dois pertencendo à Globosat. Alias a Globo lançou o Gloob exatamente para combaté-los).

    Mesmo os canais da Globosat são segmentados. Não têm poder de fogo e manipulação do canal aberto, que conversa simultaneamente com “todo mundo”. Consequentemente, não controlam a verba publicitária, como na TV aberta.

    Mas você tem razão quando lembra que a Globo tenta mitigar este prejuízo. Tenta, mas não consegue, já que a Globo.com não é líder (longe disto) na Internet. E, dos canais da Globosat, o único com audiência realmente relevante é o SporTV. GNT e GloboNews são muito segmentados. Multishow fica no meio da tabela de audiência. Os canais Telecine só estáo disponíveis em pacotes de médio e alto valor das Operadoras, além de segmentado também.

    Na TV por assinatura, o “bolo” é mais dividido entre Globosat, Turner, Viacom, Fox, Disney. Lá, o buraco é mais embaixo.

  • Paulo Afonso disse:

    Paulo César, é preciso tomar cuidado ao analisar estes dados… Quando se fala que a Globo perde audiência para os canais de TV por assinatura, precisamos lembrar que muitos deles pertencem ao Grupo (GNT, SporTV, Multishow, BIS, Viva, OFF, Gloob, Telecine, Universal Channel, Canal Brasil e outros)… Seria a Globo perdendo audiência para ela mesma…

  • Márcio Vicente disse:

    Vi algumas pessoas acima perguntando por que o Cruzeiro tem lucro com o Mineirão é a Minas Arena não, bem sem poder desenhar aqui faço um apanhado geral do por que: A Minas Arena NÃO recebe nada dos ingressos vendidos pelo Cruzeiro, para ter lucro nos jogos no Mineirão ela teria que vender os 8 mil ingressos a que tem direito, como fez na final da LA13 em que ficou com mais da metade da arrecadação do jogo final. Era pra ser simples entender isto, já que tais informações estão a disposição a qualquer um….

  • Márcio Vicente disse:

    Acho que tudo que a Globo tem que fazer é transmitir bons jogos, se não forem em dias de jogos de meu time eu assisto. E não sou o único: http://www.lanceactivo.com.br/audiencia/2014/04/17/boa-audiencia-com-jogo-do-cruzeiro-na-libertadores-alivia-a-tv-globo/#.U0_ta5SGYB0.twitter

  • Paulo disse:

    O cruzeirin jamais deu ibope.
    É clubinho que se alimenta das fantasias, pesquisas pagas como cansarm de fazwer os irmão perrellas. Inventaram um tal la bestia quadrada …heherhehehehehe…..

  • Joao disse:

    Olha o Thiago Dória do PT….

    Desce do palanque meu caro.

  • thales rosa disse:

    Paulo Afonso mas foi o que eu disse, audiencia medida em RJ e SP não reflete o BRasil. Por isso a globo se ferra ano apos ano.. quem ja nao cansou de ver tudo que é novela ou programa mostrando cenarios do RJ ou SP?? Ta todo mundo cansado de ver a mesma coisa…

  • Paulo César disse:

    Podem ficar tranquilos, o Império Global está com os dia contados. Em 10 anos, a Globo perdeu quase 1/3 da sua audiência média, segundo o Uol hoje. O melhor: perdeu para o “sonho de verão” de liderança da Record? Para a insanidade de programação do SBT? Não. Estes canais não absorveram esta queda. A Globo perde audiência para um inimigo silencioso, perigoso e revolucionário: internet.

    Como combater Netflix? Como brigar e bloquear um You Tube? Como rivalizar com um Facebook? Pior: este tipo de espectador fica tão “mal-acostumado” com filmes e séries de TV, que passam a aceitar, a absorver somente conteúdo da TV por assinatura.

    Em BH, por exemplo, quase 70% (dados da Anatel) dos domicílios têm TV por assinatura (Net, Sky, Claro, GVT, Oi ou outra menor). Como o Império Romano, o Império Global cai pela soberba e acomodação. E, como o Império Romano, ainda não percebeu…

  • Martens disse:

    Coisas de maria o cara sabe que o time dele nao precisava assinar contrato coma minas arena, teria mais lucro sem ficar amarrado por 25 ou 30 anos, e vem aqui escrever estas boabagens, o pirangi assinou com a minas arena pra livrar a cara dos padrinhos safados aecio e perrela.Engana que elas gostam!!!e igual mulher de malandro!!!

  • Rodrigo Couto disse:

    Caro Igor não sei de que, expus o que me foi apresentado pela midia, de forma bem explicita, cabe a voce fazer seu julgamento, no mais se voce quiser eu vou guardar o pau do pirulito para ti sem ofensas!! Sic!!!

  • Paulo Afonso disse:

    O Galinho ontem enfiou 6×1 (de novo, já que o profissional já viu este placar) no rubro negro carioca pelas semifinais da Copa do Brasil Sub-17 lá no Rio de Janeiro… Sábado faz o jogo da volta na Arena Jacaré podendo perder por 5×0… A outra semifinal está sendo disputada por Fluminense e Grêmio, sendo que os cariocas venceram o primeiro jogo por 2×1 no Rio Grande do Sul… Tudo bem que foi torneio sub-17, mas vencer este lixo deste time, mesmo se for campeonato de “par ou ímpar” é bom demais!

  • Paulo Afonso disse:

    Mesmo que não renda nada em campo, vejam a importância de R10 nos jogos fora de casa pela Libertadores: http://goo.gl/p0ueUq

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Podem deixar que a globo recupera o futebol de São Paulo. Vou repetir: o lance do penalti duplo do zagueiro do Palmeiras no atacante do Criciuma logo na primeira rodada ja da o tom do que sera este campeonato. Ainda teve (não assisti) um lance segundo ouvi, em que o zagueiro do Corintians mete o cotovelo na bola pra tirar pra escanteio no jogo contra o Galo. “Lance normal”.

  • Paulo Afonso disse:

    thales rosa, nesta reportagem que você mandou, está escrito que o sistema de medição em tempo real só estaria disponível (carece de datas e fonte segura de informação) em São Paulo, mas os demais sistemas estariam disponíveis no resto do país… Mas estatística, ainda que científica, pode não representar a realidade… A Globo usa o IBOPE com este fim…

  • Thiago Dória disse:

    .
    .
    O declínio do JN e da própria Rede Globo é irreversível…

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-declinio-do-jornal-nacional-e-irreversivel/

    Aliás, alguém aqui ainda assiste ao JN ?!?

  • ivan junior disse:

    Thales,

    Concordo com o seu comentario, alias, é lamentavel que SP seja o parametro para se medir o Brasil. Com certeza aqui em MG as atenções para o futebol estão divididas em Galo e Raposa, como no Paraná entre Coritiba e Atletico, e etc. Hoje com o internet está conversa fiada que durante anos a fio tentaram enfiar goela abaixo do povo de que os times do rio-sp eram os maiores está ruindo. Particularmente torço para que os grandes de minas, paraná e demais estados se fortaleçam para que os queridinhos da globo fiquem cada vez mais sem espaço.

  • Continuando: ou somente o Cruzeiro consegue angariar “sócios-sofredores” que não pagarão entrada quando sua equipe for a mandante da partida. Ou lá nas bandas sujas da lagoa estão rasgando dinheiro, ou tem muito otário investindo dinheiro para não ir ao estádio, com todo respeito! Parodiando o compositor e cantor varginhense Silvio Brito, no radicado celeste mutante (sic) “tá todo mundo louco, oba!”

  • Todo o povo mineiro sabe de antemão que o governo estadual injetou milhões na administradora do Mineirão para que essa não tivesse algum prejuízo em 2013, isso previsto em contrato, e salvo engano, com verba pública. Então, onde está o tão propalado lucro celeste?

    – Quanto à audiência da emissora do plim-plim, eu quero mais que àqueles clubes, com exceção do Palmeiras e Vasco, juntamente com a equipe celeste se explodam, que fechem suas portas… clube que vive mendigando adesões e ainda arrotam que possuem mais de 50.000 pagantes do “sócios-sofredores” e não conseguem lotar o Mineirão numa partida da Libertadores, com certeza come quiabo e arrota caviar, e está à beira da bancarrota! É esperar prá ver…

  • Fernando rabelo disse:

    Será que os jogadores do galo estão com freio de mão puxado devido o clube não apoiar (ou explicitar o apoio) o bom senso FC?
    http://esportes.terra.com.br/futebol/advogado-bom-senso-nao-acabou-e-greve-ainda-pode-ocorrer,cdba1a013a985410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

  • Igor disse:

    Caro Rodrigo Couto que papo mais antigo! Vc esta até hoje tentando justificar a cag##@ do seu clube, todo mundo sabe (menos vc)que não se trata de uma questão de bilheteria! Mas…se vc quer acreditar, vá em frente! Meu clube é praticamente dono de um estádio sem gastar um centavo e joga no Mineirão quando e bem entender sem que para isto esteja preso por um contrato ladrão! Abs para vc e aproveite bem o mundo do pirulito!

  • humberto disse:

    Vendo o programa linha de passe da ESPN, alguns dias atrás fiquei estarrecido com o que o jornalista Juca Kfouri disse, que o contrato da minas arena com o governo do estado de minas, diz que qualquer prejuízo que a minas arena tiver no ano, o governo do estado de minas é obrigado a repor, ou seja, a minas arena jamais terá prejuízo, se isto for realmente verdade é o fim da picada, Aécio neves e o Anastasia que expliquem isto ao povo mineiro.

  • Marcos disse:

    Mas os próprios brasileiros que não estão nem no Rio nem em SP também tem parcela de culpa. Ninguém em Minas ou no RS, por exemplo, ousou lançar uma emissora de TV ou rádio em rede nacional.
    O curioso é saber que até o Paraná tem emissora em rede nacional(a Rede CNT) e Minas ainda não. E depois reclamam do domínio de cariocas e paulistanos na mídia nacional.

  • Marcos disse:

    Completando: caso nenhum dos clubes do Rio e de SP ganhe algum título de expressão EM 2014 pode haver crise no futebol do Brasil.

  • Marcos disse:

    Vocês falaram tudo, a elite dos veículos de comunicação do Brasil fica no eixo Rio-São Paulo. Uma elite que vê queda nos lucros e prejuízo no sucesso dos clubes de menor torcida e com sede em cidades menores que RJ e SP, devido ao capitalismo selvagem praticado pela mídia no Brasil. A própria rede Globo é um exemplo a olhos vistos. Portanto, caso nenhum clube das duas maiores cidades do Brasil ganhe algum título de expressão o futebol brasileiro pode sim entrar em crise.

  • thales rosa disse:

    Paulo Souza, fui pesquisar e encontrei uma materia da revista superinteressante que confirma o que falei. A audiencia é medida apenas na grande São Paulo.. pode conferir no link abaixo:

    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-medida-a-audiencia-de-tv

  • Bruno disse:

    Matéria maldosa, a globo nem tem todos os direitos de transmissao,(Fox sports) como melhorar a audiencia se nao passa jogos, nao tem nada a ver Eixo Rio -Sao Paulo…

  • Rodrigo Couto disse:

    MINEIRÃO NÃO ERA INVIÁVEL ?
    Boa tarde,
    Segundo uma reportagem do dia 17/04/14 do Portal “O Tempo” , faturamento líquido do Atlético MG em 2013 com bilheteria, foi de R$ 20,1 milhões, enquanto o lucro líquido com o Galo na Veia foi de R$ 11,5 milhões.
    Já segundo uma reportagem do Superesportes do dia 06/12/2013, Cruzeiro arrecadou R$ 49 milhões líquidos com sócio do futebol e bilheteria em 2013
    Com bilheteria o lucro do Cruzeiro na temporada foi de aproximadamente R$ 24 milhões. Já o programa de sócio do clube rendeu R$ 33 milhões brutos em 2013. Subtraídos 25% de despesas operacionais, o Cruzeiro ficou com R$ 25 milhões
    líquidos oriundos de sócios.
    Resumindo, mesmo o rival disputando a Libertadores e tendo nela a maior renda da Historia do Futebol Brasileiro, mesmo assim, ele arrecadou com Bilheteria e sócio R$ 17 Milhões a menos do que o Cruzeiro no ano de 2013 !
    Já a comparação entre as bilheteria do Horto e do Mineirão, ficam em uma diferença de mais de mais R$ 10 milhões a favor do Cruzeiro , já que dos R$ 20,1 milhões arrecadados com bilheteria pelo Rival, apenas pouco mais de R$ 13 milhões
    foram arrecadados no Horto, já que mais de 7 milhões líquidos foram arrecadados na Final da Libertadores jogada no Mineirão!
    Enquanto isso, o Cruzeiro jogando no Mineirão arrecadou mais de R$ 23 milhões líquidos com bilheteria, o resto da arrecadação foi em jogos em 7 lagoas e Uberlândia !
    Cadê o PVC?
    o Jarbas Lacerda?
    A Mídia de Minas ?
    os Atleticanos ?
    Enfim, cadê todas aquelas pessoas que afirmavam ano passado que o Mineirão era inviável ?
    Acredito que seria muito bom eles aparecerem agora para explicar esses números, vocês não acham?

  • Cassiano disse:

    Os botecos daqui estão chatos pra C@#$%$#@….. Ninguem fala de futebol….. Só nós, atleticanos, quando nos reunimos para treinar o nosso ” sotaque mineires”

  • Xavier disse:

    Duas coisas:

    1º) Na minha opinião o futebol tem deixado de ser paixão do brasileiro há anos, talvez por causa das maracutaias cada vez mais recorrentes. Hoje com a internet ninguém é tão bobo mais….
    Em todas as pesquisas de torcidas, cada vez mais o número dos que torcem para nenhum time tem aumentado.

    2º) Falando em TV, fiquei estarrecido com a “agenda positiva” da Globo no jornal Nacional ontem.
    Em meio a tanta incompetência, atrasos e desvio de dinheiro, como pode um jornal com o minuto mais caro da tv brasileira exibir uma matéria com fonoaudióloga ensinando o brasileiro a gritar gol nos jogos da seleção.
    É de dar nojo a manipulação da plim plim….
    Eu particularmente desejo que a Globo bem como a seleção se “explodam”.

    Libertadores só na FOX.

    Saudações Alvinegras!!

  • Joao disse:

    A audiência do futebol esta caindo a anos… tanto é verdade que o sócio torcedor é uma tentativa de chamar ainda mais os torcedores “esquecidos”

  • alex disse:

    uma reportagem do uol semana passada confirmou que o ibope do jogo do cruzeiro contra o cerro que foi transmitido para varios estados marcou 25 pontos no ibope no Rio de Janeiro.Enquanto em São Paulo o jogo do Santo contra o Mixto marcou 10 pontos.

  • Paulo de Souza disse:

    Você está errado Thales. O Ibope é medido diariamente e minuto a minuto nas principais capitais, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, etc… Porém a verba publicitária que mantém a TV está concentrada em São Paulo, o que torna o Ibope medido lá mais importante do que todos os outros….O que é questionável já que o mercado consumidor (de anúncios e dos produtos) está em todo o país…

  • Carlos da Mata disse:

    Eu quero mais que a Globo se lasque! A anos deixei de ser telespectador deles.

  • Olá, Chico!
    Foi um tapa de luva na cara. E mais… Se essa Libertadores ficar por aqui, a coisa só não piora se o Brasil for campeão. Alias, Se há um ano para decepção no futebol, é 2014, uma vez que a Copa terá repercussão suficiente para ofuscar triunfos e fracassos. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • Walacy Prado disse:

    Thales, você tem razão, em parte. A audiência sobe nas regiões onde tem os clubes representando, como as citadas por você. Porém, a região de interesse do mercado publicitário é SP e RJ, como explicado na matéria. Até mesmo o programas “esportivos”, que deveriam ser isentos de clubes e regiões e focados somente no editorial, simplesmente desconsideram a Libertadores 2014. Uma pena, mas é a mais pura realidade.

  • Silvio Torres disse:

    É, os “um chopps e dois pastél” ainda pensam que estamos nos anos 60,70. Ainda acham que o resto do Brasil adora Sílvio Santos, Faustão, Curíntia…De vez em quando faço a penitência de assistir jornais do SBesteira e Band. Dá vontade de rir e chorar ao mesmo tempo. Previsão do tempo: sumpaulo. Trânsito: sumpaulo. Crimes: sumpaulo. Um lugar que não tá tendo nem água potável prá beber ainda fica querendo ditar as cartas na política, economia, esporte. Estamos em 2014, ô meu!

  • Paulo Afonso disse:

    Uai, passaram jogos da Libertadores para São Paulo? Achei que estavam transmitindo somente Copa do Brasil e Campeonato Paulista lá, tanto pelo fato de serem as competições que os times de lá estão (estavam) disputando quanto pelo fato da Fox ser a dona dos direitos de transmissão da Libertadores… Aliás, com os números da Band e a concorrência da Fox, normal a audiência da Globo cair… Isto não torna a competição desinteressante… Só mostra que o clubes de São Paulo estão tentando se defender dando esta explicação fajuta para os números apresentados… Ano passado o Galo fez uma audiência absurda no Brasil inteiro na Libertadores… Esta é a interpretação real…

  • Paulo César disse:

    Chico, a queda de 15%, pelo texto, é da audiência das 4as feiras, incluindo-se aí o Paulista. Mas pergunto: como manter o interesse, inclusive do Paulista se o campeão absoluto de audiência (Corinthians) nem se classificou para as semi? Se o palmeirense vem de um rebaixamento e jogou a semi na quinta-feira? Se o Santos não jogou às 4as no horário da Globo (passou no SporTV) nas semi?

    Aliás, se fosse somente da Libertadores, eu diria que o número é até muito bom (15% citados no texto é uma perda bem menor que 15 pontos percentuais – coisas distintas que a colunista da Folha certamente domina), não tendo qualquer paulista no torneio.

  • Thiago Dória disse:

    Thales,

    Para você e todos os outros comentaristas entenderem como é dado o “golpe” do Ibope nos publicitários…

    Os anunciantes precisam de um medidor de audiência para saber onde e quando investir as suas verbas…infelizmente, o Ibope é o único parâmetro que eles têm.

    http://qga.com.br/arte-cultura/entretenimento/2014/03/o-controle-que-globo-tem-brasil

    http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Soc/soc.culture.brazil/2012-09/msg00744.html

    Só os publicitários ainda confiam no Ibope.

    Como diz o grande filósofo: Não sabem de nada…Inocentes!!!

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/03/27/ibope-manipulacao-quem-ganhou-dinheiro-com-isso/

    http://www.conversaafiada.com.br/pig/2013/04/05/depois-do-ibope-e-o-bv-estupido/

    http://www.blogdacidadania.com.br/2014/03/o-ibope-e-a-primeira-bala-de-prata-de-2014/

  • Vanaldo Reis disse:

    Isso é tão antigo! Lógico, além de não interessar a globo/cbf, também diminui o interesse dos anunciantes.

  • Walney disse:

    Tem as novas opções de transmissão. Se posso ver na Fox com comentaristas imparciais, porque assistir na globo? Se tem outra opção, não penso 2 vezes. Não consigo assistir com narração do Rogério Correia, que em cada 10 jogadores que ele pronuncia o nome, consegue errar 3.

  • thales rosa disse:

    Esse negocio de audiência no Brasil é uma bobagem. Até onde sei o Ibope so mede audiência da cidade de São Paulo, se eu estiver errado me corrijam. Mas cada ponto do Ibope equivale a 60mil televisões ligadas em SP.

    Ai eu pergunto, como a audiência iria se manter se os times onde o índice é medido não estão na competição????

    Se medissem a audiência em todo o Brasil iriam ver que a audiência sem os times de SP é capaz de subir.. aqui em Curitiba subiu pois tinha o Atletico-pr. Em BH dobrou a audiência pois tem Cruzeiro e Atletico. No Rio Grande do sul tem audiência pois o Gremio está na competição. E por ai vai..

    Acorda Globo, Brasil vai muito além de Rio e SP…