Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dia de "São Victor"; de Minas para o mundo todo, com auge às 12 e às 18 horas!

De Belo Horizonte, passando pelo interior de Minas e de várias partes do mundo, atleticanos movimentam as redes sociais para convocar a todos para o “Dia do São Victor”, homenagem ao goleiro e à defesa espetacular que ele fez quando tudo parecia perdido para o Atlético na Libertadores da América 2013.

Foi uma noite realmente especial para atleticanos e para quem torcia contra o Galo!

A euforia de uns se transformou em pavor depois daquele pênalti; e o que parecia mais uma tragédia na vida alvinegra se transformou em alegria eterna, já que na sequência o Galo foi campeão!

Este tipo de movimento é muito legal. O mundo já faz há muitos anos e os clubes de Minas Gerais precisam entrar nessa, de eternizar atletas que verdadeiramente fizeram por merecer.

Melhor ainda quando a iniciativa é popular e nasce do coração daqueles que se sentem gratos. Nada artificial, nada político, que é o que acontece quando vem de cima para baixo.

Grandes ídolos viraram bustos e estátuas em portas de estádios, sedes, centros de treinamentos e até praças de cidades mundo afora.

Atlético, Cruzeiro e América devem homenagens como essas àqueles principais nomes que os ajudaram a se inserir na história de milhões.

Esta do Victor, hoje, pode ser um chute inicial!

Parabéns Victor e atleticanos pela iniciativa!

Recebi do Custódio Neto, da Cariogalo!

“Chico, tudo bem!?

… dia 30/05, faz um ano que o São Victor, o senhor das causas, possíveis, impossíveis e inimagináveis, pegou aquele pênalti de forma sensacional.

Para relembrar a data, atleticanos do mundo todo se organizaram para um twittaço às 12 e 18 horas e em todas as postagens ao longo do dia, além de várias matérias sobre o assunto no rádio, TV e jornais.

VICTOR

Portanto, 30/05, fica instituído para a torcida atleticana o #DiaDeSaoVictor, o milagreiro do Horto.

Nome: Twittaço Dia: próxima sexta Data: 30/05 Hora: 12 e 18 e ao longo do dia, em todas as postagens Motivo: #DiaDeSaoVictor

https://twitter.com/Cariogalo/status/472095702454394880

– – –

E vale a pena ver de novo!

Cassiano enviou:

Hoje é dia de São Victor……. Atleticanos dia de recordar o milagre do Horto…. https://www.youtube.com/watch?v=ixriU8RFtxk

Gabriela Costa enviou:

Minha singela gratidão à #SãoVictor: http://diadjogo.blogspot.com.br/2014/05/meia-noite-no-horto-redencao-em-um.html

E o gol narrado pelo Pequitito? Lembram? Foi parar no Jornal Nacional:

Show do Pequitito narrando a defesa do “São” Victor!

A narração mais vibrante e emocionada que ouvi do lance até agora!

http://radioglobo.globoradio.globo.com/player/player.htm?areaId=3463&radioSigla=RADGL&servicoSigla=TIOND1&estado=A&mediaId=299415&OAS_sitepage=radioglobo%2Ffutebol%2Fplayer

Do Osvaldo Reis, o “Pequitito”, excelente profissional da Rádio Globo/CBN

VICTOR


» Comentar

Comentários:
59
  • Anderson Palestra disse:

    Esquecida, Dudu? Só se for pelos atleticanos que pouco a disputaram.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Enxerga quem pode. Admite quem consegue… Libertadores estava esquecida pela mídia até 15 anos atrás… é um fato. Sem discussão, aliás…

  • Arnaldo Filho disse:

    Este aí é o advogado do Capeta, entra num post do Galo tentando desmerecer nossos feitos. Ei Maria, vai catar coquinho filha!!!!

  • Jeferson Cruz disse:

    Anderson, me desculpe, quando vem de um ignorante, tudo bem, mas veja a formação que você tem. Se você não considera os títulos que o Galo conseguiu, e fala a mesma cantilena dos colegas que não enxergam um palmo adiante do nariz. Sem comentários… Não dá pra discutir!!!! Aí na sua casa precisa de um oftalmologista urgente!!!!

  • David Reis disse:

    Ok, depois da falha de hoje, vimos que o Giovanni é do mesmo nível que o Fábio, e não melhor do que ele como ficou comprovado após o jogo contra o Corinthians.

    Opa, o Giovanni é Campeão da Libertadores…

  • Raws disse:

    Vou ter de repetir, o termômetro de sua realização, é a explícita inveja de sua contraparte.

  • Anderson Palestra disse:

    Dudu, por fim. Pegue o time vice-campeão da libertadores de 1976 e compare-o com o time da Argentina campeã mundial de 1978. Pegue o time do campeão do mundo de 1976 e compare com o time alemão campeão mundial em 1974.

    Compare o time vice-campeão da Libertadores 2013 e você verá que tem o famoso ninguém. Nem por isso a conquista do Atlético foi desmerecida por mim.

  • Anderson Palestra disse:

    Dudu, para da delírio. Que libertadores valorizada?
    Vocês estão repetindo o que o boquirroto disse após a eliminação para o Nacional.
    A Libertadores é um campeonato difícil, mas era muito mais na década de 70/80. Fui ao antigo estádio do Estudiantes, onde o Grêmio jogou. É um Duarte de Paiva piorado ao quadrado. Cruzeiro, Grêmio e Flamengo arrancaram a taça a sangue. Tanto que o predomínio de nossos vizinhos era extremo. Hoje em dia, com os craques saindo para o exterior, a Libertadores empobreceu em técnica. Paraguaio, Uruguaios e Argentinos saem aos borbotões, jovens e baratos, sobram os médios e medíocres.
    O Gareca chegou no Palmeiras e alguem ventilou o Riquelme, que simplesmente disse que Riquelme já era. É como alguém querer contratar Adriano.
    A Libertadores da metade dos anos 2000 em diante teve prevalência de brasileiros, que também sofrem o mal de exportar jogadores, mas com a grana que rola aqui conseguimos contratar uns sulamericanos meia boca e uns ex-craques.

    Dudu, você deve ter minha idade, 36, ou perto disso. Meu irmão que é atleticano e 2 anos mais velho só conseguiu ver o primeiro título do time dele ano passado.

    As vezes eu ficava até com dó dele. Lembro-me em duas oportunidades. Uma contra o Criciúma (Roberto Cavalo) e a outra em 2004. Juro que torci para o Atlético não cair aquele ano. Era muito sofrimento para uma torcida e principalmente para meu irmão. Mas o arrependimento bateu logo depois. A atleticaNADA delirou, comemoraram como se fosse a volta do Messias. Aguentei zoação do meu irmão porque ele não caiu. No ano seguinte eu nunca torci por algo que não fosse o Cruzeiro, torci para ver as frangas cairem.

    Dudu, seu neto talvez comemorará algo que não seja o rural. Guarde isso. Você se lembrará do que eu disse. Com muita sorte seus filhos, la pelos 30 anos poderão comemorar um título importante.

    OBS. Talvez vocês consigam a recopa, já que são dois jogos somente, mas depois disso prepare-se para um longo inverno.

  • O famoso salto alto, falta de humildade, só podem ser estas explicações para a caída de rendimento da equipe Americana. Muita calma nesta hora, mas precisa ser refeito o planejamento porque nesta toada o Coelhão vai ficar pelo caminho. Mais detalhes, acompanhem pelo meu blog. Desculpe por usar fora do local do jogo do América e parabéns ao goleiro Victor e que nosso goleiro Matheus, treine e tenha a cabeça no lugar.

    Obrigado.

    http://flaviobragadeazevedo.blogspot.com.br/2014/05/america-1-x-3-nautico_9744.html

  • Manoel Cândido disse:

    O pior cego, ou o pior torcedor é aquele que não reconhece as vitórias dos adversários. O torcedor, de qualquer forma, ele sempre comemora sim e nós atleticanos comemoramos nossas vitórias da nossa maneira. Se alguma Maria não reconhece nossos títulos, problema dela. Sua impotência não nos incomoda. Descabele-se Ma Ma Ma Maria!!!

  • Raws disse:

    O termômetro de tua realização, é a explicita inveja de tua contraparte.

  • Raws disse:

    Nesse dia, comemorei meio século de vida e sendo bem pretencioso, Deus atendeu minha oração, como rezei naquele momento.
    Essa foto tão bem tirada pelo repórter, para nós representa um quadro eternizado por Michelangelo, Leonardo Da Vinci ou Pablo Picasso, uma obra prima. Victor naquele momento, tatuou para sempre aquela defesa e seu nome no escudo do clube e nos corações dos seus…
    Obrigado grande Victor.

  • Chico…segue uma homenagem que fiz pro nosso santo…
    São Victor que estais no Galo… santificado seja o vosso pé… faça milagre no independência e no mundo inteiro também…a alegria de sermos atleticanos nos dai hoje e sempre…perdoais todas as marias pelo simples fato delas existirem… leva o Brasil a ser hexacampeão… e fica SEMPRE no Galoooo… amém!!!

    abraços;

    Marco Aurélio – Mariana-MG

  • Tom Vital disse:

    Eu estava lá e vi ao vivo.Foi demais.Naquele momento eu soube que o Galo seria Campeão…Inesquecível…

  • m.silveira disse:

    Revi tudo e me emocionei como a um ano atrás. E o Vitor continua sendo a mesma pessoa, simples e competente. Obrigada Vitor.

  • juninho disse:

    Éhhh Chico ! Uns comemoram o #DiaDeSaoVictor pelo seu grande feito. Outros o dia da alface . Fazer o que ? Sinais do tempos.

  • M Martins disse:

    O dia do alface é em setembro. Recalque é duro.

  • Marcos disse:

    Melhor goleiro daqui de MG e porque não, do Brasil.

  • Zé Carlos disse:

    bola na marca de cal
    a Massa com o cu na mão ora
    São Victor
    Pegai por nós

  • Silvio Torres disse:

    O Brasil inteiro, como nunca aconteceu antes, passou a torcer pelo Atlético! Que pena a dupla Kaili/Maluf ter jogado no lixo quase 80% dessa admiração, desse ambiente favorável. O deslumbramento e a bebemoração de meses, com os consequentes desastres na Copa do Brasil, Mundial e Libertadores desse ano foram de lascar. Mas, nunca é tarde prá consertas as burradas e colocar as coisas de novo nos trilhos. Levir tá ai prá isso! O duro é ter que enfrentar o São Paulo no Morumbi com Josué…O time “B” vira “C” com essa íngua 2 em campo. A íngua 1 é o nosso Guilherme, vulgo Guilherme Bunda para a massa.

  • Paulo Cesar disse:

    A inveja é uma m…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    fALANDO DE GERAÇÕES, COMO CITOU O ANDERSON PALESTRA, ESTA ATUAL GERAÇÃO DE ATLETICANOS PODE BATER NO PEITO… e se dizer campeã da América em uma Libertadores realmente valorizada.
    Pela primeira vez Minas Gerais pôde comemorar uma conquista continental com valorização real e assistida por boa parte do planeta.

    Antes, havia muito jogo de fundo de quintal e somente nos anos 2000 a Libertadores conquistou o grande status que tem hoje. Doa a quem doer…

  • Obrigada por compartilhar meu texto, Chico. Passe lá no Dia de Jogo de vez em quando! Abs!

  • Marcus disse:

    Chico Maia,

    Você sabe de quem é esta foto que você publicou hoje? http://blog.chicomaia.com.br/novosite/wordpress/wp-content/uploads/2014/05/VICTOR1.jpg)

    Queria tentar conseguir uma copia em alta resolução para imprimir em um quadro, você consegue me ajudar?

    Obrigado, abraço,
    Marcus

    – Sao Paulo

  • Isabella disse:

    Oi CHico, segue a homenagem que fiz no meu facebook:

    Hoje é dia santo, dia de sair de branco ou de preto e branco. Dia de uma das maiores epopéias do futebol. Dia de São Victor do Horto. “É só futebol, exagero e pecado chamar alguém de Santo por causa disso”, diriam alguns. Não para milhares de pessoas que tratam o futebol como religião e que há alguns anos passaram a pensar que existia uma cabeça de burro enterrada na sede, que torcia para um clube azarado, que Deus não olhava por nós, que estávamos sofrendo com o castigo do manto da Santa, que a nossa sina era apenas torcer e amar e que vencer um título importante não estava em nosso DNA. Pois foi a partir do dia 30 de maio de 2013 que essa torcida de apaixonados sofredores, finalmente aprendeu que tem sim alguém olhando por nós, por todos nós, que é preciso competência, mas também precisamos acreditar, ter fé, confiar e foi ele que mostrou isso pra toda essa gente. Salve São Victor, Salve o Galo, Salve a Massa

    E pra quem gosta de boas leituras, indico a melhor crônica feita sobre esse jogo, das penas de um torcedor do Internacional:

    http://impedimento.org/a-meia-noite-no-horto/

  • Gelson Stanislaw disse:

    As Marias se derretem de inveja!

  • Agora é não de esquecer que o contrato dele vai vencer, e o Kllil,tem que começar a trabalhar na renovação. Mais do que isso….O Victor, tem que ser eternamente do assim como é o Rogério Ceni,aí tamos conversado….Parabéns Victor, você merece e a torcida do galo agradece.

  • J.B.CRUZ disse:

    EM TEMPO: Hoje é dia de SANTA JOANA D’ARC; A VIRGEM DE LORENA…

  • J.B.CRUZ disse:

    SÃO VÍTOR(Mártir) o VERDADEIRO, era soldado AFRICANO, proveniente da Mauritânia, e encontrava-se em MILÃO juntamente com Nabor e Félix(missionários) quando foi preso e levado perante o tribunal..Declarando-se Cristão, foi preso e passou muitos dias sem comer e sem beber..
    Como ainda persististe em se confessar cristão,foi flagelado e lançado outra vez na prisão..Ali foi torturado atrozmente com chumbo derretido derramado sobre as suas chagas..Mesmo assim conseguiu fugir, mas foi descoberto e decapitado no ano 303..Seu corpo ficou insepulto durante uma semana, quando São materno o encontrou e deu dígna sepultura..
    SÃO VÍTOR é um dos SANTOS mais populares de MILÃO..
    Ele é Patrono dos prisioneiros e exilados…
    Sou devoto de SÃO VÍTOR; O VERDADEIRO..
    Seu dia é 08 de Maio……..

    Quanto ao goleiro VÍTOR do galo, realmente é um bom goleiro….

  • Paulo disse:

    Nõ vai demorar o cruzeirin criar o dia do são MÃO DE ALFACE para a “chica azul” comemorar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Enio Eduardo da Silva disse:

    Caro Chico Maia, eu estava no Independência no dia 30/05/2014, quando o juiz apitou aquele Penalty . . . Foi um Silêncio “ensurdecedor” no Estádio, seguido de uma explosão total após a Épica defesa de Victor. Foi sem dúvidas a “desenterrada” daquela cabeça de burro que nunca deixava o atleticano ter uma felicidade completa.

  • audisio disse:

    Cruzeiro em Libertadores neste século é igual água mole em pedra dura tanto bate até que acaba a água…

  • audisio disse:

    Anderson, melhor comemorar dia do Dadá do que dia dos Três Patetas!

  • audisio disse:

    Libertadores épica e espetacular! O atual campeão da Libertadores se prepara para ser Tri do brasileiro! Principalmente depois que que para ser tri basta ganhar duas!!!! LEMBRANDO QUE 1937 FOI CAMPEÃO DOS CAMPEÕES!

  • Hernando disse:

    Os simpatizantes piram!! Seu goleirinho mão de alface, chorado várias vezes aqui para ser chamado para seleção, inesquecível e famoso gol de costas, há tanto tempo na toquinha, salvador em alguns jogos vexatórios em que este timeco iria levar algumas sapatadas, nunca será um São Victor da vida! Agora ficam aí se mordendo e desdenhando, Victor com pouco tempo de Galão está na Copa do Mundo e é protagonista de uma conquista excepcional e eterna, mostrada no mundo inteiro!! Enquanto o outro lado só observa e fica se remoendo todo !!!! Que dia é o do maridão azul, flecha azul e da china paraguaia azul?rs…

  • audisio disse:

    Libertadores no Século XXI é para quem pode não para quem tenta e fracassa seguidamente!

  • ALEXANDRE disse:

    Bom dia a todos,

    Leio o blog diariamente, mas não posto comentários.

    Hoje não poderia deixar passar:

    FELIZ DIA DE SÃO VICTOR A TODOS!!!

    Abraços.

  • Alisson Sol disse:

    Pois é Anderson Palestra: eu sempre achei que ganhar uma Libertadores faria bem à torcida do Atlético-MG. Provaram que eu estava enganado!

    Antes, se escutava até o absurdo de que a Conmebol era mais difícil que a Libertadores. Agora, tem este absurdo de que “a Libertadores antigamente era mais fácil do que atualmente”. Estranhamente, então por que não ganharam várias Libertadores antigamente?

    O Atlético-MG continua desafiando a lógica. Precisa ganhar mais uma Libertadores para chegar a ter a relevância para o futebol do Nottingham Forest. E ficam se iludindo com esta balela de ter a “torcida mais fiel”. Torcida fiel em Minas é mesmo a do América-MG!

  • Vinicius Campos disse:

    Simplesmente eterno. Até na memória dos nossos maiores rivais.

    Eu vi o meu Goleiro fazer o impossível.

  • alex disse:

    Era tão fraca que quando o seu time disputou não ganhou nenhuma, por que será?

  • Roger disse:

    #DiaDeSaoVictor …. VIIIIIIIIIIIIIICCCCTOOOOOOOOOOOOOOORRRRR

  • Paulo Afonso disse:

    Eu não só chorei há um ano atrás como choro até hoje… Impossível ver ou ouvir novamente as narrações e não reviver o momento… Lembro muito bem do ateu que aqui escreve ajoelhado rezando para que Victor defendesse e se tornasse Santo a partir daquele dia… O Deus no qual eu não acreditava atenderia minhas preces… Minhas e as de outros milhões de atleticanos espalhados pelo mundo… O Galo tinha o melhor time e as melhores exibições daquela Libertadores… Talvez até de todas as Libertadores já disputadas… Não seria justo que tudo acabasse ali… Mas, como era Galo, tinha que ter emoção, paixão, vida… Tornar a conquista épica foi só mais uma intervenção divina, para não nos deixar esquecer nunca quem somos… #AquiEhGalo! Parabéns a todos pelo #DiaDeSaoVictor!

  • Tem que comemorar muito mesmo.
    Duas gerações ao menos nunca comemoraram nada. Outras tantas não comemorarão.
    Que dia é o dia de São Marinho e São Dadá? 2

  • Nelson Roberto B Jr disse:

    SAN Chico! Choro toda vez que ouço e vejo este lance. Inesquecível.Te
    mos que comemorar mesmo. O S.Victor é um cara simples, humilde, e pra mim (acho que pra milhões) deveria ser o titular desta seleção que não está empolgando ninguém.

  • thales rosa disse:

    Joao os atleticanos então devem ter a alma igual a um queijo suiço, cheia de buracos.. certo? Afinal so de titulos importantes o Cruzeiro tem 9…

  • Celso Gomes disse:

    Ê Galão da massa, que emoção!!!! Daqui a pouco aparece o “dia da canetada” kkkkkkk!!!!! saudações Atleticanas!!!

  • thales rosa disse:

    Carencia é f…

  • AlexCB disse:

    Obrigado, São Victor!

  • luiz ibirite disse:

    é duro saber que alguns se apequenam mesmo, imaginem só o Cruzeirense fosse comemorar o dia de alguns de seus eternos ídolos!!!

  • ZédoGalo disse:

    Nós Atleticanos sabemos dar valor aos nossos verdadeiros ídolos. Foi uma pena o Otamendi não ter podido ficar, porque ele seria o próximo com certeza. São raros, principalmente no futebol brasileiro, aqueles que sabem honrar a camisa, que valem cada centavo do seu salário.

  • Martens disse:

    #DiaDeSaoVictor

  • Anderson Palestra disse:

    Tem que comemorar muito mesmo.
    Duas gerações ao menos nunca comemoraram nada. Outras tantas não comemorarão.
    Que dia é o dia de São Marinho e São Dadá?

  • Olá, Chico!
    Essa defesa foi digna de apoteose. Pra sempre no coração! http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • joao disse:

    Este titulo do galo fez um buraco grande no ego dos simpatizantes,uma vez que,os mesmos inventaram até jogos comprados,deve ter doido muito mesmo.lembrando que libertadores hoje é sim torneio grande,ao contrario daquelas onde ninguém dava importância,tanto que era disputado até por time reservas.

  • joao disse:

    Este titulo do galo fez um buraco tão grande no ego dos simpatizantes,pois,os mesmos passaram inventaram até jogos comprados,deve ter doido muito mesmo.lembrando que libertadores hoje é sim torneio grande,ao contrario daquelas onde ninguém dava importância,tanto que era disputado até por time reservas.

  • Xavier disse:

    Chico Maia,

    Aquele lance não foi uma defesa, é impressionante e raro o chute que o São Victor deu na bola, mandando-a para bem longe.

    O Atleticano tem em sua história tragédias em momentos decisivos e a grande marca da defesa foi o isolamento da bola representando o fim da “zica”.

    Naquele momento, Atleticanos fanáticos do mundo inteiro perceberam que a defesa com o isolamento da bola representou a libertação de um povo.

    Naquele lance ficou claro que a L.A seria nossa, e que recuperaríamos todo investimento em nosso cartão fidelidade.

    Nada mais épico do que aquela conquista…..

    Saudações Atleticanas!!

  • EDUARDO - BH disse:

    Galo YORK

  • EDUARDO - BH disse:

    tem dois videos rolando nas redes que sao sensacionais !!!
    um da galo Yook e outro com a narraçao do Willy Gonser.
    Espetaculares e muito emocionantes !!!