Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A caminho de um grande desfecho depois de rodadas da melhor qualidade

Esta semana teremos um desfecho de alto nível, à altura do sucesso de público, das surpresas e da alegria que este mês de competições tem proporcionado ao Brasil. Quem, antes da Copa, apontava a Bélgica como possível “surpresa” foi surpreendido por essa incrível Costa Rica, que fez um jogo inesquecível contra a Holanda, levando a decisão para os pênaltis.

Mais cedo, o goleiro Romero fez apenas uma defesa, sem dificuldade, na vitória da Argentina sobre a Bélgica em Brasília. Uma classificação muito mais tranqüila do que se esperava. Os belgas jogaram fechados, apostando em contra ataques que não existiram. Mostraram futebol comum em todo o Mundial. Os argentinos dominaram a partida, jogando coletivamente, tanto que Messi atuou apenas para o gasto, sem precisar carregar o time como nos jogos anteriores, quando foi eleito pela Fifa o melhor em campo.

ARGXBEL

Desta vez o destaque foi o Higuaín, autor do gol aos oito minutos do primeiro tempo. Di Maria saiu machucado, mas nem assim os comandados de Alejandro Sabella diminuíram o ritmo ou passaram por dificuldades, já que a Bélgica não oferecia perigo.

Nas entrevistas depois do jogo jogadores e comissão técnica argentinos transmitem otimismo e alegria, dando a entender que o ambiente está muito bom entre eles. Assim como o Brasil, terão o grande teste de fogo, agora, na semifinal, onde a qualidade dos jogadores e condição psicológica pesam, em função do equilíbrio.

A Holanda não tem um Messi, mas no conjunto, tem um time mais equilibrado.

Campeões juntos

Este bom ambiente entre os argentinos tem a ver com o trabalho da base deles e convocações anteriores. Dos 23 jogadores à disposição do Sabella, 11 estiveram juntos no time campeão olímpico em Pequim nos Jogos de 2008: Romero, Zabaleta, Garay, Banega, Gago, Mascherano, Di María, Sosa, Agüero, Lavezzi e Messi.

Riquelme também integrava este grupo; era um dos acima de 23 anos permitidos pelo Comitê Olímpico.

Holanda e Costa Rica fizeram um jogo espetacular, principalmente depois dos 20 minutos do segundo tempo. Os costariquenhos quase perfeitos na marcação; os holandeses sem a mesma pontaria de outros jogos, pôs três bolas na trave, mas triunfou na perfeição da cobrança dos pênaltis.

Incrível a percepção do técnico Van Gaal, que trocou o goleiro apenas para as penalidades e se deu bem.

GOLEIROS

Jogadores como Thiago Silva e Neymar fazem falta a qualquer time do mundo, mas o futebol brasileiro é pródigo em apresentar surpresas positivas em situações como essa. Porém, vejo como absurdo comparar este momento com o Chile em 1962, quando Pelé se machucou no segundo jogo e Amarildo o substituiu bem. Tínhamos o “fator” Garrincha. E Neymar está longe de ser o Pelé do momento.


» Comentar

Comentários:
0
  • Se Van Gaal olhasse para o banco e vesse um caboclo que usa luvas, alto, branco, que ainda não cansou de tomar gols incríveis e defensáveis (tipo “de costas”), iria sentir calafrios… e dó!

  • Thiago disse:

    Agora e esse time parou com choradeira vamo jogar futebol?

  • humberto disse:

    Chico, assisto todos os jogos que tenho chance de ver do barcelona e da seleção argentina, e nunca vi o Messi tomar uma entrada desleal, sabe porque? ele além de ser um craque espetacular, ele respeita os adversários, nunca o vi provocar ou fazer graçinhas para irritar ou menosprezar outros jogadores, diferentemente o Neymar que provoca, os adversários o jogo inteiro. Não acho certo a entrada do jogador colombiano, mas como dizia minha saudosa avó: quem procura acha.

  • Paulo Afonso disse:

    Espero que as semifinais sejam diferentes das quartas… Os jogos desta última fase foram muito fracos… A Bélgica não jogou absolutamente nada diante da Argentina, a França não incomodou a Alemanha, a Colômbia foi parada pela abuso de faltas da seleção Brasileira com anuência da arbitragem e a Costa Rica jogou para não perder da Holanda, única seleção que fez um jogo decente… Se o futebol for justo, Brasil enfrenta a Argentina no próximo sábado…

  • Ricardo disse:

    Para um jogo contra a Alemanha, nada melhor do que as palavras do poeta alemão, Frederico Nietsche:

    “Encontrai um inimigo, fazei a vossa guerra, betei-vos pelos vossos pensamentos.
    E, se o vosso pensamento sucumbe, que a vossa probidade cante, apesar de tudo, vitória.
    Amai a paz como o meio para novas guerras, e a paz breve mais que a longa.
    Não vos aconselho o trabalho, mas a luta.
    Não vos aconselho o trabalho, mas a vitória.
    Que o vosso trabalho seja a luta, que a vossa paz seja a vitória.
    Só é possível manter o silêncio e ficar em paz quando se possui um arco e flechas: de outro modo, perde-se o tempo em discussões e querelas vãs.
    Que a vossa paz seja a vitória.
    Dizeis que é a boa causa que santifica a própria guerra?
    Pois eu vos digo que é a boa guerra que santifica qualquer causa.”

    A seleção alemã é nossa adversária dentro do campo.
    A velha mídia é inimiga do Brasil dentro das fronteiras do nosso país.
    Espero que a seleção brasileira derrote a seleção alemã, assim como a Copa das Copas já derrotou a velha mídia golpista.

  • luiz ibirite disse:

    o chico esta copa está nos mostrando que planejamento bem feito da o resultado esperado, a preparação para o mundial é muito importante, e o “nosso Brasil” não se preparou como esperavamos ou como queriamos, ontem tivemos mais uma prova quando a substituiçao do goleiro holandes foi feita faltando um minuto para os penais, houvi pessoas da imprensa dizendo que o treinador iria tentar a sorte, pelo amor de Deus, trocar o titular pelo 3 reserva ser considerado um fator de sorte é duro hein.
    ficamos o tempo todo durante a copa e antes dela considerando o Brasil um dos favoritos só por achar que o fator casa faria diferença, poderia até fazer se a desconfiança não imperasse.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Discordo Chico. Neymar nem é titular do Barcelona. E é questionado por la. Tem considerações porque tem que valorizar o dinheiro investido. Pra seleção Brasileira sim. Criaram o “genio”. Ele não faz falta nem pra copa. Jogador consagrado sim. Ibrahimovic, Falcão Garcia, Messi, Robben. Neymar ainda não esta neste estagio.
    O futebol alem de inventado na Europa, continuou tudo saindo de la durante a historia. Liberos, alas, carrossel, tik-taka e demais varições conhecidas.
    E o inusitado tinha que vir de la ! E da Holanda ! Um goleiro com vocação e preparado pra defender penalidade. Desafiando o senso comum, o mundo assistiu ao treinador Holandes, substituir seu goleiro aos 16 do segundo tempo da prorrogação pelo seu reserva. Curvem-se !
    A seleção brasileira pode ate ser campeã (com a vista grossa que os arbitros estão fazendo pra grosseria de Luis Gustavos e Fernandinhos, principalmente). Mas os “criativos” Scolari e Parreira, ja pensam em entulhar o meio campo com marcadores, tentar o gol em contra ataques e segurar.

  • Joel Marques disse:

    Se Dunga jogasse neste time do Brasil, já tinha dado uns cascudos no Neymar. Perde muitas bolas e arma os contra ataques adversários. Yustrich então, já tinha lhe dado umas dez chibatadas.
    Bem que Felipão poderia tomar umas aulinhas de estratégia com Van Gaal. É inédito, o cara colocou o 3º reserva, ao finalzinho da prorrogação, simplesmente porque o Krull é bom pegador de pênalti e deu certo.

  • Tarcísio Coimbra disse:

    A Costa Rica foi assaltada ontem, depois vem alguns incautos dizer que o Brasil é que é o beneficiado.
    Aliás, o time mais beneficiado até agora é justamente a Argentina joga duro , poucos cartões e somente agora pega uma seleção de ponta. Chegou às semi com o time descansado. A Bélgica amarelou!
    O Brasil tinha que ter um camisa 10, feito o Sneijder da Holanda. Joga demais!
    Gostei da ironia do JB, não torce para o Brasil, muito menos por jogadores ligados ao Galo e nunca acerta um placar.

  • Marcelo disse:

    Neste sábado, o Globo traz na manchete da primeira página, dizendo que (só) a zaga salvou o Brasil. Ou seja, é uma seleção tão vagabunda que só os zagueiros salvam.

    Interessante…

    Por que não dizem que o gol que “salvou” a Alemanha contra a França foi do zagueiro Hummels ? Ou eles acham que foi do Muller, o “gênio”, que ontem não apareceu em campo ?
    E qual o melhor jogador da Alemanha contra França ?
    O goleiro !

    A melhor seleção do mundo era o Chile, antes de jogar contra o Brasil.

    Depois era a Colômbia.

    Agora, os trombones da imprensa, os que diziam que não ia ter Copa, consideram a Alemanha a maravilha das maravilhas.

    Alemanha que fez com a França um dos jogos mais chatos e medíocres dessa Copa.

    A Argentina só ganha de 1×0…e com enormes dificuldades, mesmo pegando times sem expressão nenhuma. Só teve baba no caminho da Argentina. Agora, sem o Di Maria…vixi, eu quero ver o que vai dar essa Argentina, meia-bomba…

    A Holanda foi para os Penalts com…..a Costa Rica !!!
    O juizão não deu um penalty claríssimo para a Costa Rica. (como também já não haviam apitado um outro penalty, para a Costa Rica, feito pelo zagueiro da Itália)
    Coitada…do jeito que a arbitragem tratou a Costa Rica nessa Copa ela quase teve que mudar de nome, para Costa Pobre…de tanto que foi roubada.

    O Brasil ganha da Alemnha de 3×0, fora o baile.
    Vai para cima da Argentina/Holanda e vai dar um sacode, também.
    Por vias tortas a seleção brasileira ideal vai aparecendo.

    A Copa do Mundo desnudou um dos maiores e mais relevantes problemas do país: o déficit de informação.

    A Copa do Mundo abriu uma enorme brecha na credibilidade dos grupos de mídia, em cima de pontos centrais:
    1) A não confiabilidade das informações.
    2) O fato dos grupos colocarem seus objetivos políticos acima do próprio interesse do país.

    A informação correta é elemento central não apenas para a democracia como para o mercado.

    Milhares de comerciantes, hotéis, pontos turísticos foram prejudicados pela redução do fluxo internacional provocada pelo terrorismo praticado pelos grupos de mídia em cima de informações falsas.

    http://www.copatransparente.gov.br/acoes/belo-horizonte-brt-antonio-carlos-meta-2-obras-edital-106-10

  • J.B.CRUZ disse:

    O melhor futebol da copa, sem dúvida é o da HOLANDA..
    Com a contusão de Neimar, Filipão não precisa inventar..
    Contra a Alemanha é só escalar o BRASIL com:
    Júlio Cézar–Maicon–Dante–Davi Luiz–e–Marcelo..
    Fernandinho–Luiz Gustavo e Oscar..
    Bernard–Jô e Hulk…
    Não inventa Filipão..
    Com esse time..BRASIL 2 X 1….