Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jornal O Globo ironiza a opção da Alemanha pela "homenagem" ao Flamengo: "Sabe nada, alemão"

Segunda-feira escrevi aqui sobre a infeliz idéia da Alemanha de indicar à Fifa o seu uniforme número três, igual ao do Flamengo, para jogar a semifinal contra o Brasil em Belo Horizonte.

Sabia que era uma jogada comercial da alemã Adidas, tradicional patrocinada da seleção deles, para vender como nunca essa camisa no Brasil. Hoje este assunto foi abordado no programa “Rádio Vivo”, do José Lino Souza Barros, na Itatiaia, e o Carlos Sevidanis, da equipe de esportes, enviou mensagem na hora dizendo que a estratégia deu certo, porque não se acha mais dessa camisa para comprar no Rio. Ele foi a várias lojas, inclusive duas oficiais da Adidas e eles disseram que uma nova remessa deverá chegar só na semana que vem.

Ontem O Globo dedicou meia página ao assunto e levando pelo lado esportivo, dentro de campo, considerou uma furada, para jogar justamente em Belo Horizonte, onde o Flamengo tem um dos maiores rivais do país.

Confira: * “Sabe nada, alemão”

ALEMANHA

Ao cruzar com os donos da casa, no penúltimo capítulo da Copa, a Alemanha despontará no gramado do Mineirão, amanhã, embrulhada nas cores do time mais querido do Brasil. É de vermelho e preto que o poderoso esquadrão de Thomas Mueller, Schweinsteiger e Oezil tentará superar os anfitriões e chegar à final. Atingirá o auge sua estratégia de marketing, da roupa com segundas intenções, mirando nos milhões de corações torcedores do Flamengo para, assim, garantir apoio num país estrangeiro.

Só que não — por um probleminha de endereço.

Homenagem da Federação Alemã ao clube hexacampeão brasileiro materializada pela Adidas — fornecedora de material esportivo dos dois —, o uniforme tem potencial para gerar o efeito exatamente contrário na plateia. A semifinal da Copa será na terra do Atlético-MG, que sustenta com o rubro-negro carioca uma das mais ferrenhas rivalidades de todo o país do futebol. A referência cromática deve servir, na verdade, para turbinar as vaias.

— Sério que eles vão jogar com aquele uniforme igual ao do Flamengo? Danou-se — admirou-se o atleticano Pablo Rocha Dias, estudante de 19 anos, que cresceu ouvindo o pai vociferar contra os rivais cariocas. — A gente já ia torcer pelo Brasil, claro. Agora então…

A relação da metade alvinegra dos mineiros é um pote até aqui de mágoa desde os anos 1980, época do monumental Flamengo de Zico, Júnior, Leandro, Tita, Adílio, da constelação de craques que chegou ao título mundial de clubes. E também do espetacular Atlético-MG de Reinaldo, Toninho Cerezo, Paulo Isidoro e Éder, entre outros superjogadores. Os dois esquadrões encenaram disputas inesquecíveis, mas a maioria de vitórias rubro-negras dói até hoje pelas esquinas de Belo Horizonte.

Começou pela final do Brasileiro de 1980 que, em campo, muita gente boa aponta como a maior já realizada no país. Depois do jogo de ida, no Mineirão (Atlético 1 a 0, gol do incrível Reinaldo), as duas torcidas embrenharam-se numa batalha pelas ruas vizinhas ao estádio. O conflito repetiu-se quatro dias depois, na partida de volta, no Maracanã, vencida pelo Flamengo por 3 a 2, gols de Nunes (2), Zico e Reinaldo (2). Os cariocas conquistavam ali seu primeiro título nacional.

Houve outros duelos memoráveis em campo e tensos fora dele. O maior aconteceu na Libertadores de 1981 — também conquistada pelos rubro-negros —, numa partida em Goiânia que não chegou ao fim, porque o árbitro José Roberto Wright expulsou cinco jogadores do Atlético (Éder, Reinaldo, Palhinha, Chicão e Osmar Guarnelli) e os mineiros ficaram com número insuficiente em campo para continuar.

CLARO E ESCURO

Quase três décadas e meia se passaram desde a origem da rivalidade, mas ela está aí, viva e saudável para atravessar o caminho alemão. Pela regra do jogo da Fifa, na Copa, os uniformes devem se diferenciar, além da cor, pelo tom — um time veste claro, o outro escuro. Assim, com o Brasil de canarinho (camisa amarela, calção azul e meias brancas), os visitantes vão de preto e vermelho em listras “flamengamente” horizontais (além de calções pretos e meias nas cores da camisa). Está oficializado na ficha do jogo, no site da Fifa.

Além das fronteiras de Minas Gerais, o segundo uniforme alemão transformou-se num dos sucessos da Copa brazuca. Bem antes do Mundial, passaram a fazer parte da paisagem os brasileiros com a vistosa camisa (mais bonita do que a do homenageado, aliás). A peça virou um must e está esgotada na lojas de material esportivo.

A adversária do Brasil usou rubro-negro uma vez na Copa, na vitória sobre os Estados Unidos (1 a 0, Mueller) em Recife, dia 26 passado. Nas quartas de final, dsexta-feira, contra a França, no Maracanã, contaram com o apoio de parte dos brasileiros.

Agora, não sabem o que os espera, na terra do Galo vingador.
http://extra.globo.com/esporte/copa-2014/sabe-de-nada-alemao-13158718.html#ixzz36tqSlqWm


» Comentar

Comentários:
32
  • Diogo disse:

    Tomou 7 né!!!! Respeita o Manto Sagrado. Deixou usar agora aguenta

  • luciano disse:

    para começar o framengo nao é exa..quem ganhou em 87 foi o sport… segundo lugar o framengo nao é o mais querido do brasil…é o mais odiado pq faz parte de uma banda podre que tem rede globo..cbf .. e varios bandidos… a alemanha foi bastante infeliz ao fazer essa homenagem .. so deve ter vendido camiseta no rio pq a galera do framengo(nos sabemos a fubazera que é ) eles vivem do passado de mais de 30 anos atras e a senhora globo .. junto com adidas e cbf .. querem o tempo todo nos obrigar a engolir porcaria ..rede de tv sem vergonha + time ruim e de malandro + cbf da nisso … so porcaria

  • luciano disse:

    para começar o framengo nao é exa..quem ganhou em 86 foi o sport… segundo lugar o framengo nao é o mais querido do brasil…é o mais odiado pq faz parte de uma banda podre que tem rede globo..cbf .. e varios bandidos… a alemanha foi bastante infeliz ao fazer essa homenagem .. so deve ter vendido camiseta no rio pq a galera do framengo(nos sabemos a fubazera que é ) eles vivem do passado de mais de 30 anos atras e a senhora globo .. junto com adidas e cbf .. querem o tempo todo nos obrigar a engolir porcaria ..rede de tv sem vergonha + time ruim e de malandro + cbf da nisso … so porcaria

  • adail batista sindor disse:

    diga-me qual o time br q estar na libertadores?! Essa é mais uma evidencia q o futebolzinho esta de mau á pior

  • Marcos Vitório disse:

    O Wikipédia aceita-se de tudo, até o cantor Eduardo Costa com 34 anos de idade lá você encontra. Mas dizer que sentiu igual ao atleticano no 6 x 1 o cruzeirense já sabe disso muito bem, pois já sentiu várias vezes. Vamos refrescar 2x 6 para o Fluminense no Mineirão em 2005. Aplausos para o Neymar depois dos 0 x 4 no independência em 2012, 0 x 5 para o América-MG em 1981. A história diz que o placar de 9x 2 foi entre Atlético x Palestra Itália em 1927, não sei que história é essa de Yale.

  • Dilermando Costa disse:

    Alisson, todo atleticano está cansado de saber que o Campeonato do Gelo não existiu, foi apenas uma homenagem da Rádio Inconfidência a vitoriosa excursão do Galo pela Europa. Como também não existiu Tríplice Corôa, que também, foi uma homenagem da Rádio Itatiaia ao Cruzeiro. E algum cru cru apaixonado, postou um texto no Google dando nomenclatura a Tríplice Corôa sul americana que nunca existiu.
    Torcedor é assim mesmo, vocês não costumam dizer erroneamente que o Galo ficou 40 anos sem ganhar nada? Que só temos dois títulos? As estatísticas só são verdades quando beneficiam o cru cru. A história azul é feita de “eras” que os beneficiam, as outras, são sempre contestadas por vocês. A paixão cega mesmo!!!

  • Para acabar de vez com essa amolação: está nos anais do futebol mineiro que o eterno radicado é nosso freguês de carteirinha, e sempre será! Contra números não há argumentos… simples, não?

  • Alisson Sol disse:

    Nelson Henrique,

    Estou interessado no conteúdo. Procure meu nome na internet e você facilmente achará meu site, e de lá meu e-mail para contato.

    Não nego que possa ter havido um jogo entre Atlético-MGxYale. Só que o Palestra Itália já existia, e não era o mesmo clube a esta época.

    Envie-me o material. Obrigado.

  • Alisson Sol disse:

    Marco Aurelio,

    Muito simples: antes dos 6×1, não precisavam inventar isto. Depois dos 6×1, saíram editando Cruzeiropédia e outros sites online com esta estória (como se wiki online fosse “cartório certificado”).

    De alguma maneira, um jogo de 1927 “passou encondido” por décadas, e só apareceu na Internet depois dos 6×1! E o Yale, um clube que realmente existiu, e tem história documentada (vide link), passou a ser confundido com o Palestra Itália. Dois clubes que até se enfrentaram, passaram a ser o mesmo, mas não nos anos 20: só depois dos 6×1.

    Não adianta: é como eu disse. Vão acreditar nesta ficção agora para sempre. Acreditam já no “Campeonato do Gelo” (ou seria Copa). É da natureza humana: querem acreditar! Não importa a realidade!

  • Alex Dias disse:

    Lembrando que jogos entre Galo e Cruzeiro sempre foi marcado por goleadas (dos dois lados).

    O Cruzeiro ganhou de 6×1. O Galo tambem ja ganhou de 6×1. (vide historico dos confrontos). Isso faz parte do futebol mas não ganha título.

    Mas uma seleção perder de 7×1 em casa e numa copa do mundo foi demais.

  • MARCO AURELIO ESTEVES disse:

    Estranho é que antes dos 6a1, ninguém nunca falou sobre esta partida. Ontem eu senti na pele o que os atleticanos sentiram no eterno 6a1! É MUITO HUMILHANTE. Tem razão quando eles apelam ao menor sinal de seis dedos. A lembrança volta . Ontem, nos sexto gol eu senti o mesmo que eles. E muito gol. É muito triste e fica na historia para sempre.

  • Nelson Henrique disse:

    Alison Sol,
    quando você deixa a paixão subir à sua cabeça começa a falar besteiras. Me dê seu e mail que eu vou lhe enviar um exemplar eletrônico do jornal da época, (1927) cujo original está na Hemeroteca Pública José Luiz de Bessa para que você se convença de que o jogo existiu. Ou melhor procure no site Cruzeiropédia. Ë UM SITE CRIADO POR CRUZEIRENSES, inclusive o Henrique Ribeiro, que é o historiador oficial do seu time. Procure se informar melhor. O ladino calado passa por esperto.

  • Paulo Afonso disse:

    Alisson Sol, nesta aí você deixou a paixão falar mais alto… Esta “Lenda” que você diz está registrada… Se o nome era Yale, Palestra, Tabaljara, Troca de Nome, Pirangi de BH eu não sei, mas o Cruzeiro aceita este placar…

  • Alisson Sol disse:

    Stefano,

    Até tu?

    Você deve saber muito bem que o esta lenda da Internet do 9×2 é falsa.
    Jogadores dissidentes do Yale participaram da origem do Palestra Itália em 1921. Mas Yale e Palestra Itália eram clubes diferentes, tanto que se enfrentaram! Depois do famoso 6×1, atleticanos passaram a “editar a Internet” com esta lenda do 9×2. Como se isto fosse apagar a vergonha do 6×1.

    Nada diferente do que ocorreu após 1998, quando se espalharam boatos de que o Brasil teria vendido a final da copa. E não duvido nada que logo se iniciem boatos de que esta Copa não pudesse ser vencida pelo Brasil, pois iria ficar com muito mais títulos que outros países.

    E isto mostra outra faceta triste do brasileiro: quando a realidade é ruim, que se acredite na ficção…

  • Paulo Afonso disse:

    O futebol brasileiro vive um momento muito ruim e todos os mais lúcidos já comentavam isto… Tirando a Libertadores que teve nos dois últimos anos o time batedor do Tite empatando ou vencendo por 1×0 seus jogos, além do time bagunçado porém motivado do Cuca, o que se viu foi futebol nos outros países… A Colômbia, como já falei várias vezes, joga o melhor futebol das Américas, mas ainda precisa aprender a vencer títulos… Argentinos, uruguaios e paraguaios, mostraram capacidade de organização tática e técnica dos seus clubes… Na Europa, muitos países estão anos luz à frente do Brasil… E agora ainda tem os EUA resolvendo investir em futebol, podendo já nos passar na próxima Copa… Se esta derrota vergonhosa não servir para mudar as coisas (pessoas, investimentos, diretrizes, etc.), Brasil correrá o risco de começar a ficar fora das Copas, deixará de ser cabeça de chave, não será visto mais como favorito e o país deixará de ser o do futebol (e nem ao menos passará a ser o da educação, da saúde, da segurança, do lazer….)

  • Paulo Afonso disse:

    Stefano Venuto Barbosa, a CBF já deve até estar estudando com a Nike mudar inclusive as cores do uniforme… Vão largar esta ridícula camisa amarela (e a não menos ridícula azul) e voltar a usar uniforme branco e criar um verde… A seleção vai se chamar “Santa Cruz de Cabrália”, inspirado na terra que abrigou o time alemão…

  • Paulo Afonso disse:

    Prezado thales rosa, você deve ter sido levado a 27/11/1927, quando seu time perdeu de 9×2 para o Galo… Se não foi, não se preocupe… Seus netos farão como você e dirão que o Brasil jamais perdeu de 7×1 em uma Copa…

  • Izabel Santos disse:

    Vai mexer com alemão… Não é a toa que são uma das maiores potencias mundias depois de tudo o que já passaram! Temos muito o que aprender com essa turma.

  • Alex Dias disse:

    Acho que a seleção brasileira ja começou a Copa perdendo pra si mesma.

    Jogou mal todos os jogos da primeira fase, contra Camarões e Colombia chegou até a esboçar um pouco do futebol da Copa das Confederações mas no geral nao convenceu.

    O time ainda nao tinha jogado contra um rival de peso. Hoje seria uma prova porem foi muito pior do que se imaginava.

    Nao tem um jogador de criatividade no meio, mesmo com Neymar.

    Acho que o maior culpado é o futebol brasileiro, que nao revela genios ha muito tempo.

  • Marcelo Satch disse:

    O que vai prolongar a dor é saber que nada vai mudar de verdade….. Da ultima vez… Quando o Roberto Carlos ajeitou a meia e o quadrado mágico fazia rolava nas baladas da Alemanha em 2006 vieram com o Dunga que nunca foi técnico, nada entendia de táticas, mas era durão. Deu no que deu… Agora, serão bravatas, cruxificações….. Felipão ultrapassado, etc etc etc… e no final vamos mudar pra ficar como está e com as pessoas onde estão…….
    O brasileirão continuará a ser dito como o mais dificil campeonato do planeta onde o campeão não tem bagagem pra peitar o campeão europeu de igual pra igual, onde os técnicos evitam ousar pra não perder o emprego…. e onde garotos de 18 anos que fazem duas partidas boas são içados a condição de novos Pelés, Maradonas, etc….
    E que venha o Tite ( ai meu Deus…… )

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    JB Cruz, respeite o luto petista, se o Fábio estivesse lá teríamos tomado até gol de costas, depois dessa humilhação o que você quer mais? Que convocassem o único goleiro do Brasil que foi buscar duas bolas ao mesmo tempo dentro do gol? Nem Barbosa aguenta vc.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Thales rosa, seu sangue petista ferveu, seja coerente, 7×1 tá bem próximo do 9×2 que o Yale tomou também, imagino a tristeza que fez o seu time mudar de nome no dia seguinte, proponha isso à CBF, podemos ser Terra de Santa Cruz futebol clube, seguindo a lógica cruzeirense.

  • Murilo Tupinambá disse:

    KKKK. O que os espera em BH? KKKK. Quem é o inocente?

  • J.B.CRUZ disse:

    Comentar,criticar,falar o quê??
    ——————————-
    Em um PAÍS onde se diz jogar o melhor futebol do mundo e tem o campeonato mais difícil do planeta(vinte clubes); é inadimissível que em sua seleção conste apenas quatro atletas jogando na terrinha; sendo dois goleiros e dois atacantes..Dois amigos (Um argentino e um Italiano) que estão hospedados em minha casa para assistir a copa, sempre diziam da surpresa de um time como CRUZEIRO, ser CAMPEÃO brasileiro, não ter “unzinho” jogador convocado…Aí eu imagino uma hora dessa, FÁBIO com o semblante constrangido por fora, mas, justiçado interiormente…
    HOLANDA merece o título por feitos anteriores e também praticar o melhor futebol da COPA…..

  • thales rosa disse:

    Hoje fui levado de volta ao dia 04/12/2011, so que ao contrario! Hoje senti o mesmo que o atleticano sentiu aquele dia, quando o Cruzeiro enfiou 6×1 no atletico-mg…

    A humilhação sofrida hoje pela seleção brasileira é reflexo da falta de preparação, em outras copas os times se preparavam 45 dias para a copa, desta vez durou 15 dias!! Sendo que a preparação era feita de acordo com o querer da globo, tinham que para o treino no meio para que o Luciano Huck entrasse em campo para fazer materias para seu programa. Na granja comary não existe treino secreto a torcida fica la buzinando o tempo todo no alambrado.. Preparação porca com um treinador ultrapassado… Brasil passou do Chile na sorte e a Colombia tremeu nas bases. A primeira seleção de ponta que pegamos deu nisso ai: 7×1!

    A Alemanha por sua vez construi um centro de treinamento de dificil acesso na Bahia, isolados de tudo e todos e la se preparam sem alarde, sem TV cobrindo ate ida ao banheiro dos jogadores..

    Alguem viu algum jogador alemão preocupado com o corte de cabelo? Algum jogador preocupado em mostrar a marca da Cueca??? Ou algum jogador preocupado em aparecer nas tvs??? Eu não vi..

    Ta ai, a seriedade alemã venceu a malandragem do Brasil. Antes o brasil levava vantagem no futebol, agora nem isso, alem de não ter educação, saude, segurança e transporte de qualidade agora perdemos ate no futebol…

    E o pior ainda vem ai, Argentina campeã dentro do Brasil….

  • Thiago disse:

    V-E-R-G-O-N-H-A ! ! !
    Não da pra culpar só um ou outro mais a arrogância do nosso técnico que leu errado a parte tática do time alemão e não se preparou como devia. Tudo bem que ele não entra em campo mas era preciso humildade pra entender que não éramos os favoritos e que se fazia necessário armar ódio campo mais congestionado com até cinco no meio não importa. O ponto forte da Alemanha e o meio e neste setor se resolveu a partida tendo os dois volantes perdidos. Não vou voltar a falar da convocação já que os jogadores escolhidos já estão lá mas sem sombra de dúvidas dos sete gols tomados Vitor ou Jeferson pegariam três bolas. O primeiro gol, o segundo e o último gol seriam bolas defensáveis. O Brasil teve poucas chances mas Manoel Noier salvou duas bolas espetaculares.
    O felipao desde de que voltou da Europa piorou seu repertório sendo hoje apenas um arremedo de técnico. O da costa rica quando viu que sua equipe era inferior jogou fechadinha explorando contra-ataques. Se hoje esse técnico da seleção brasileira tivesse apenas uma noção mediana de futebol teria mexido no time após o segundo gol. Até minha mulher que não entende bolhufas de futebol disse que do jeito que estava o Brasil iria levar uma goleada. Repito após o segundo ou terceiro gol ele deveria ter tomado atitude e não o fez pq e orgulhoso demais pra isso.

  • Joel Marques disse:

    Na alegria ou na tristeza, Eu Sou Brasileiro!
    Apenas não consigo ir ao meu quintal, meu cachorro Pastor Alemão, corre de um canto a outro, num frenesi total.
    Houve erros individuais, mas desta vez, não há “Barbosas”. Apenas um desabafo: “tudo é consequência de um staff corrupto, de um futebol capitalista, onde o Fair play dá lugar ao pensamento mor; meu bolso”.
    Felipão errou na convocação ao não levar um armador e treinar um time jogando em função de um único jogador. Tudo com a aquiescência de uma mídia alienada.
    Nunca vi na minha vida, tanta gente sem o que fazer no comando da seleção, que vão embora com seus bolsos cheios, enquanto o João, o José Brasileiro está enchendo a cara de birita, chorando suas mágoas e amanhã, entre lágrimas e desespero, correrá a lotérica mais próxima para pagar seus impostos e talvez, o caríssimo ingresso, adquirido com empréstimos e muito sacrifício.
    O futebol brasileiro está de luto e deve ser repensado, assim como na política, está na hora de aposentar as “raposas velhas do nosso futebol, que deve dá lugar a mentes jovens e gente que almeja o sucesso. Temos que arrumar amistosos com seleções mais gabaritadas antes da convocação. Amistosos contra times fracos só pra fazer nomes de jogadores, que quando chegaram à copa, não fizeram nada. Nunca tivemos um ataque tão inoperante e os Brucutus de Felipão, erraram demais nas saídas de bola e no combate ao meio campo.
    Neymar e Thiago Silva fizeram falta sim, mas não evitariam uma derrota, poderiam apenas minimizá-la.
    Perdemos para um futebol organizado, de toques de primeira, sem firula, jogando objetivamente, sem chutões e fizeram gols com bolas tocadas para o gol.
    Só agora entendo, porque o Galo perdeu para o Raja, ninguém queria no seu currículo, um chocolate, enfim, um vexame. A Alemanha jogou como o Bayern de um ano atrás.
    Parabén Alemanha.

  • Paulo Afonso disse:

    Como disse ontem, não foi opção dos alemães, foi a FIFA que fez a escolha… Mas olhando agora a opção foi boa… Brasil não anotou a placa…

  • Pela “decisão” antecipada, infelizmente a Seleção Canarinho continuará vergando uma famigerada 5 estrelas no peito: vergonha mundial!

  • Marcos 2014 disse:

    Chico o time da Alemanha não lembrou o Flamengo apenas pela camisa.
    No jogo de hoje o time alemão hoje lembrou o grande Flamengo do início dos anos 80, aquele timaço com Zico, Nunes, Adilio, etc. E o Brasil lembrou aqueles timecos do subúrbio carioca.
    Levar de 7 a 1, como mandante, e numa Copa do Mundo, foi mais que uma tragédia: o Mineirão viu o futebol brasileiro vivenciar um terrível apocalipse.

  • Alisson Sol disse:

    Quando eu disse que Felipão era um técnico obsoleto (no que devo reconhecer, alguns poucos concordaram), um dos muitos fakes do blog, sem qualquer argumento a favor, passou a ofender o que chamou de “abutres“.

    Não poderemos jamais esquecer do legado de outro fake, com sua frase histórica “O Legado da Copa das Copas é extrutural !!!

    E ainda há o legado do prefeito de Belo Horizonte, e sua histórica frase “Acidentes como esse… acontecem” (talvez, muito bem aplicada ao jogo Brasil x Alemanha, apesar de nem os meus times amadores jamais terem perdido por um placar tão elástico!)

    Talvez o grande aprendizado da Copa foi o de que, como toda unanimidade é burra, achamos alguém que produziu outra frase histórica sobre a seleção de 1982: “Se foce boa de verdade, não teria tomado de 3 a 2,da Itália de Paulo Rossi,quando então jogava por um empate para se classificar.” (pois é: deste jeito mesmo, “fosse” virou “foce”)

    E se confirmou o que eu sempre escrevi: como imprensa esportiva brasileira é ruim! Ninguém para reduzir o oba-oba. Colunistas se reunindo com Felipão, e caindo no golpe do nacionalismo. Ninguém falando de esquema tático. Ninguém educando a população sobre a diferença entre um 4-4-2 e um 3-5-2. Todo mundo repetindo o oba-oba da “camisa amarela”. Uma cumplicidade vergonhosa. E quando qualquer um que visse as partidas sem as lentes nacionalistas afirmava que o time do Brasil tinha bons atletas com futebol individual mediano, e futebol coletivo fraco, era tratado como um traidor.

    “Agora, não sabem o que os espera, na terra do Galo vingador”. Esta é a imprensa esportiva brasileira.

    Era melhor investir em escolas e hospitais!

  • Joel Marques disse:

    A rede bobo nos brindou com um monte de come e dorme pra comentarista. Devem ganhar uma fortuna pra falar pouco, senão sai muita baboseira. É a mesma coisa que entrevistas de atletas, a única diferença é que em vez de mãos coçando atrás das orelhas, elas vão para os bolsos. É cada pérola que temos que ouvir!