Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Farsas coletivas e palavras ensaiadas

No futebol, assim como há jogadas ensaiadas há também entrevistas e palavras ensaiadas. A que reapresentou Dunga como técnico da seleção na sede da CBF foi um desses casos. Tudo arranjado, da posição onde cada ator se sentou até as palavras e frases usadas em cada resposta.

O que mais me incomoda é a hipocrisia. Na maior cara de pau o Gilmar Rinaldi disse que estava com a vida resolvida, que iria morar no exterior, mas aceitou o cargo porque “não se rejeita convocação da CBF” e que ele vai é prestar um serviço ao futebol do país! E o mesmo se aplica ao Dunga! Discurso para causar inveja nos mais demagogos políticos do mundo.

Claro que a cartolagem é esperta e entre os repórteres eles têm lá os seus “parceiros” prontos para fazerem perguntas sob encomenda e “quicadas de bola” para que um Marin da vida, Dunga ou Gilmar chute com bastante força. Uma turma que tem privilégios históricos na CBF desde antes do Ricardo Teixeira.

DUNGA2

Essas entrevistas coletivas são grandes farsas que não servem para nada. Não informam nada novo e não esclarecem; muito pelo contrário, só confundem. A confusão e o rolo formam ambientes propícios para a ação entre amigos, daqueles que ocupam o poder para levar vantagens pessoais.

Em 2010 foi a última vez que participei deste circo, mas foi rápido. Em Johanesburgo, entre um coice e outro do Dunga nos companheiros, saí antes da metade e concluí que é pura perda de tempo, não vale a pena.

A imprensa tem grande parte de culpa nisso. Há colegas que perguntam por perguntar, apenas para aparecer ou dizer que fez uma pergunta “exclusiva” ao entrevistado. Outros repetem perguntas que já foram feitas e respondidas. E, o mais terrível, há aqueles que fazem o jogo dos cartolas e jogadores, que fazem perguntas encomendas por eles. O torcedor, ouvinte, leitor e telespectador estão em último plano. Neste circo estão os que defendem seus milhões e os que defendem as suas migalhas. O que importa ali é a defesa do interesse próprio, do comercial bem vendido, bem feito, bem renovado e até passagens aéreas e hospedagens. Jogador usando boné com a própria marca; jogador que deixa a cueca aparecer; treinador que estrategicamente olha as horas no relógio de pulso para que os fotógrafos tirem muitas fotos e os programas de TV mostrem mais tarde e nos dias seguintes, e por aí vai. O que importa é que o patrocinador fique satisfeito.

Profissionais sérios da imprensa muitas vezes são obrigados a conviver com este tipo de situação, por dever de ofício.

Nessa coletiva da volta triunfal do Dunga ele pôs uma pele de cordeiro, certamente bem, orientado, para fazer as pazes com a imprensa. Claro, que antes de ter seu nome oficializado Marin e cia. pediram bênção à Rede Globo e ela disse sim, com a condição que o velho/novo treinador baixasse a guarda; uma trégua, que durará até as primeiras vitórias, quando ele subirá novamente no tamburete. Com os primeiros maus resultados, começa tudo de novo.

DUNGA1

Hoje o papo foi o mesmo, antiquado, tipo: “as eliminatórias são sempre difíceis porque o Brasil é o único país que fala português”; “o que inclui um jogador é a fase dele no momento e não a idade”, e bla, bla, bla…


» Comentar

Comentários:
0
  • Thiago disse:

    Thales para de me passar vergonha com esse negócio de Robinho no cruzeiro, pela amor de deus.

  • Vinicius Campos disse:

    Quando digo que tem coisas que só o futebol tem não é atoa.

    Não é que o Sr. Pojeto conseguiu emprego de novo?

    Mais que torcer pro Galo ser campeão do nacional vou torcer pro Framengo cair com o Pojeto.

    Kakakakakaka…

  • J.B.CRUZ disse:

    Os posts de MATIAS RUFINO (os 5, ) foram bem elaborados, com toques de meritocracia, humor e verdades…Parabéns!!!!

  • Olha o que aconteceu. E depois reclamam que não são chacotas:
    https://www.youtube.com/watch?v=mqpWiwjeS1A

  • Paulo Afonso disse:

    Rafael, acho que ele não é empresário mais de jogadores… Só é amigo de alguns empresários e tem relação estreita com outras pessoas ligadas ao futebol…

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o Robinho, é o típico caso do empresário expondo seu produto na mídia para valorizá-lo… Ele não conseguiu fechar com um clube dos EUA e também encontra dificuldades no mercado nacional… Se baixar a pedida de um milhão por mês para quinhentos mil, dos 20 times da primeira divisão, 18 vão fazer uma proposta… Discordo de quem diz que ele não tem condições de jogar no seu time… Se tiver preparo físico para jogar 20 minutos por jogo, é jogador para qualquer grande clube do Brasil… Imaginem R10, Tardelli, Robinho e Jô… Marcos Rocha apoiando pela direita e dois volantes segurando a onda… Estes 5 jogadores fariam companhia ao Victor na seleção… Não é a minha prioridade de contratação, mas também, dependendo das condições, não é negócio para se descartar…

  • Paulo Afonso disse:

    Vinicius Campos, o Defensor já perdeu por 2×0 para o The Strongest e conseguiu reverter… Mas era derrota para a altitude e não para o time… Contra o Nacional, que também tem um time certinho, acho que a vaca foi para o brejo…

  • Rafael disse:

    Alguém sabe quem são os jogadores agenciados pelo agora ex-empresário Gilmar Rinaldi, além do Adriano Imperador?

    É bom ficar de olho…

  • Vinicius Campos disse:

    Robinho deve acertar com o Orlando City e ser emprestado a algum clube do Brasil por seis meses.

    To com o Audísio, que vá com Deus para o cruzeiro. De carro forte e tudo assim como o jb.

    Bom proveito.

  • audisio disse:

    Chico, ótimo comentário! Gostei muito da parte do bla bla! kkkkkkkkkkkkkkkk

  • audisio disse:

    Havia rumores que poderia vir para o Galo!

  • audisio disse:

    Estou aliviado como atleticano! Se o Thalles Rosa estiver certo, Robinho assinou com o cruzeiro!

  • Nelson Henrique disse:

    Esqueceu de tomar o haloperidol, dá nisso. KKKKKKKKKKKK.

    noVEADOis, desde 1927.

  • Hernando disse:

    Robinho acertou com o cruzeiro….sei….será mesmo?!!

  • Paulo Afonso disse:

    Rafael, não sei se a ideia da CBF era esta anunciada pelo Xavier ou se seria apostar no mesmo que outras seleções, levando ex-jogadores para assumirem as seleções… Só que estes ex-jogadores lá fora começam a se preparar para treinar equipes ainda quando estão jogando… Graduações, cursos de técnico, estágios, estudo, estudo, estudo… Eles não são simplesmente ex-jogadores, eles são técnicos formados… Aí começam a inventar Dunga, Renato Gaúcho, etc, etc, etc…

  • Vinicius Campos disse:

    O Nacional do Paraguai venceu o Defensor por 2 x 0. O Thales acho que o seu favorito vai dançar meu caro.

  • mauro disse:

    Tudo como dantes no quartel deAbrantes…

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Não sou advogado mas vou defender o Chico: Duke foi processado por uma charge sobre um cero “arbitro” que fez de tudo pra dar o titulo de campeão mineiro ao Pirangi, prejudicando o Ipatinga. Então, não é necessario dar nomes: 99,9% tem rabo preso.
    Robinho acertou com quem ? Mascarado, foi pra Europa com a pompa toda (tipo Neymar) e so desfilou com roupas de grife (estilo Daniel Alves, mas não é essa “brastemp”), quer uma fortuna e ainda que contratem seu fisioterapeuta particular.
    Bernardinho do volei, disparou contra a “base” do Brasil no volei. Ora, ora, ora ! Conseguiu vencer a Russia e pensou que estava resolvido. Tem uma “baita” seleção nas mãos e perdeu pra EUA. Eles são os melhores no momento, jogadores e treinador. Seja mais humilde Bernardinho ! Escola publica hoje não consegue o fundamental, que é o ensino fundamental, dira investir na pratica de outros esportes.
    No pais onde se joga bola ate em area de apartamento o futebol esta essa mediocridade, dira em outros esportes. Onde “gestores” se locupletam com verbas de entidades que lhes pertencem !
    Alessandra foi eletia no ultimo mundial de handebol a melhor jogadora do mundo. Recebeu um selo da ECT como homenagem em sua humilde residencia no Espirito Santo.
    Então, não me venham com hipocrisia !

  • Zé Carlos disse:

    A arte do futebol brasileiro morreu em 1982 lá no Sarriá. De lá pra cá só negócio, para os donos, e um circo para nós. Um circo onde os palhaços ficam na arquibancada.

  • Rafael disse:

    Chico, pior que a volta do Dunga, que antes da seleção nunca tinha sido técnico, é essa escolha do Gilmar… e pior seria ter escolhido o Luxa, o profexô que até jornalista que trabalha em MG como esses aí sobre os quais que você comentou fazem campanha para ele voltar para a seleção.

    Seleção deveria ser pra treinadores que merecem, que tem bagagem, títulos e que já tivessem montado bons times.

    Dos brasileiros atuais, vejo que Muricy, Cuca, Marcelo Oliveira e Levir mereciam uma chance.

    Acho que pior que Dunga seriam os cotados Tite, Luxa ou inventarem mais ainda com Roth, Gallo, Ricardo Gomes, Ney Fraco, Renato Gaúcho, Júnior, Abel, Leão, Jorginho etc

    Dose também é que o Dunga já chega falando o mesmo de antes, o mesmo que ele já falou, que Parreira e Felipão já falaram… que ele tem uma forma de jogo e que aí vai montar um time… e não o contrário, que seria escolher os melhores e depois ver qual time se monta com eles.

  • Xavier disse:

    Nem ouvi a entrevista.

    Mas uma coisa Chico, você tem que concordar, os “donos” da CBF são muito espertos.

    Com o anúncio de um técnico com índice de rejeição tão alto, o assunto de mídia passou a ser esse.

    Por enquanto, deixaram de lado a necessária reestruturação do futebol brasileiro.

    DE bobos, eles não tem nada.

    Temos problemas sérios no futebol que passam desde a formação do jovem atleta, passando pela atuação nefasta de empresários e culminando com um calendário caótico.

    Na minha opinião, o primeiro passo seria a revisão da Lei Pelé. A mesma foi promulgada em 98, daí ganhamos 2002 com a última geração de craques do Brasil e depois disso não se revela mais nada. Essa Lei sepultou os clubes reveladores.

    Saudações!

  • Marcio Santos disse:

    Parabéns, Chico, o seus textos são sempre brilhantes e informativos. E o que dizer dos erros crassos do Dunga durante a entrevista. tipo: Se o “Jimenes da Colômbia” James é o nome do cara e se fosse no Brasil e o Klose não entrasse “me suicidavam” esqueceram de combinar com ele para falar correto.

  • Matias Rufino disse:

    O Dunga tem a vantagem de colocar os burros nos lugares dele. Espero que continue tratando a Globo como ela merece. Chega de sanguessugas.

  • Matias Rufino disse:

    Alunos da academia do Cruzeiro nos EUA estão na Toca fazendo intercâmbio. Parabéns Cruzeiro, Parabéns Dr. Gilvan, presidente do Maior clube do Brasil.

  • Matias Rufino disse:

    Tetra campeão brasileiro

  • Matias Rufino disse:

    Se o Dunga for inteligente, chama o time do Cruzeiro e o Victor do Atlético-MG para ser reserva do Fábio. Afinal o Cruzxeiro vai ser campeão brasileiro no final do 1º turno.

  • Matias Rufino disse:

    E O Kalil consegiu ser estadista com Marin e Del Nero… É de rir, não é?

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    A culpa de parte da imprensa é por causa da omissão, medo, conivência e interesses escusos.

    ela se omite quando não bate com a força que receberia de 90% dos torcedores brasileiros, nesta idiotice chamada Dunga;

    ela tem medo de retaliações da CBF, cortando privilégios como os que a Globo recebe;

    ela é conivente pelo silêncio, quando poderia mostrar que o tal Dunga não tem gabarito nem competência para assumir um posto tão importante;

    ela tem interesses escusos, quando procura enaltecer atletas medíocres impostos por empresários em troca de dinheiro. Parabéns ao Neto Berola que teve coragem de denunciar isto publicamente!

    Quanto à intervenção governamental no esporte, ela aconteceria pura e simplesmente porque teriam visto que o dinheiro rola solto e poderia ser um jeito de desviar algum para este bando de canalhas que se apoderou do país.

    No mais, este Dunga poderá dar ao futebol brasileiro apenas o que lhe falta para acabar de afundar: não passar pelas eliminatórias.

    Que venham as convocações de atletas do naipe do Felipe Melo!

    Eu sou brasileiro… com muita vergonha… e muito ódio… ô,ô ô.
    Eta Brasil, zil,zil, zil!

  • José Antonio disse:

    Parafraseando o grande “filósofo” brasileiro Vampeta: Eles fingem que perguntam e eu fingo que respondo….

  • thales rosa disse:

    Robinho aceertou com o Cruzeiro!! Uai so pensei que o Meu Cruzeiro era quebrado e o outro é que era o rico… to entendendo mais nada…

    #caiamnareal

  • Entendi que alguns profissionais da imprensa mantém “convênio” com a CBF e essa “orienta” esses “profissionais” até à formular a pergunta mais cabível no momento; em suma, todos manipuladores e manipulados, interesseiros, politiqueiros…

    – Se a CBF e Globo tem o poder de manipular alguns profissionais da imprensa, logo essa mesma CBF direciona seus campeonatos aos clubes que mais fazem seu jogo, sua trapaças… pode isso, Arnaldo?

    – E ainda há “torcedores” que defendem seus clubes com unhas e dentes, se agridem e até se matam por esse futebol corrupto e altamente mal. administrado! Pobre torcedor brasileiro…

    – O caráter é medido pelo dinheiro e poder, essa é a grande verdade!

  • Antonio Carlos Vieira disse:

    A cbf baseou-se nos números do Dunga para retornar com ele. Também pudera é cada amistoso “mequetrefe” que esse povo arruma.
    Será que Dunga é daqueles ex atletas que “está matando cachorro a grito”? Sabe que dificilmente comandará o time na próxima copa. Os caras não estão nem ai, querem é a “teta”.
    Mas como tem gaúcho nessa “barca”. Será que a globo vai boicotar o Dunga? Ou vice e versa!
    Será que Dunga vai aceitar a “máscara” do Neymar? Às lágrimas do David Luís? A frescura do Thiago Silva?
    E o novo goleiro?
    Vai ser pressão pra todo lado! Ou então convoca quem a cbf mandar!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Eu, assim como vários colegas desse espaço, odeio a CBFlu e não dou a mínima pra time da cbf, achei a escolha do anão da Branca de Neve razoável. Podia ser a volta do Zagalo ou a efetivação do Pé de Uva (parreira). Quem sabe Celso Roth! Quanto pior melhor. Torço muito para que esse time amarelo, que representa o que há de pior na história do nosso futebol tome muitas goleadas e nem se classifique pra copa 2018.
    Não assisto jogos desse time há tempos… Assisti nessa copa os jogos contra Croácia e Alemanha, porque acreditei na derrota. Pelo menos ri muito do 7 a 1.
    O futebol perdeu a graça. Cada dia que passa os jogos pioram, os jogadores idem, assim como os técnicos. Mas, em compensação, os salários estão cada vez mais absurdos. Jogadores, treinadores, empresários e dirigentes milionários e os clubes falidos, endividados e recebendo cotas inimagináveis há 15 anos atrás. E os idiotas, que se matam pelos times, cada vez pagando mais caro pra sustentar isso. Cansei!

  • José Célio batista disse:

    Nesse reencontro com a imprensa, ele estava um cordeirinho, esperem ele ganhar duas partidas diretas, vai ser coice para todo o lado. E o nome do animal a ser-lhe dado, vai cair como uma luva.

  • geovany altissimo disse:

    Que dureza viu Chico, que luta inglória é essa sua e de alguns outros abnegados jornalistas, mas não desanima não companheiro, uma hora o povo fica livre dessa corja de cartolas e politiqueiros corruptos.

  • Thiago disse:

    Eu também não conseguiria entrevistar um cara desse, na primeiramente resposta eu ia mandar esse gaúcho lá pra PQP.

  • Frederico Dantas disse:

    Juntando com entressafra de jogadores que vivemos, prevejo uma eliminatória e Copa América 2015 sofridas.

  • @cabrito2606 disse:

    Chico,
    Desde 64, estes são os mesmos e buscam outros tantos iguais para continuação da Ditadura no futebol.
    Se, por acaso, o governo vier a intervir nessa orgia, a FIFA agirá, retirando o Brasil de todas as atividades do futebol mundial.
    Onde entra a soberania de seu povo?
    Onde entra a justiça que poderia regulamentar alguma coisa?
    A Regra é Clara, né, Arnaldo?
    Boicotei tudo sobre o futebol.
    Não Pagarei mais Para VER
    Como atleticano, estarei defendo meu Galo Forte e Vingador e futebol vai ser na internet e de graça, uai!

    🙂

    Morra, CBF/FLU/FLA/Globo! :()