Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O dia quem Ronaldinho Gaúcho parou e emocionou o interior de Minas

Senhoras e senhores,

entre tantos artigos e depoimentos sobre a feliz passagem de Ronaldinho pelo Galo e por Minas Gerais, esta do Sidney Junior, jornalista, ex-assessor de imprensa do América de Teófilo Otoni, é especial. Traz a dimensão da importância de um jogador como este na vida das pessoas, especialmente nessas circunstâncias narradas pelo Sidney.

Eu, também nascido no interior do estado me senti bem representado neste texto.

Agradeço ao Sidney e confira, pois vale a pena:

* “O dia em que o R10 esteve aqui”

A despedida de Ronaldinho Gaúcho do Galo despertou no torcedor atleticano um sentimento de agradecimento e a lembrança dos gloriosos momentos vividos ao lado do craque. Os jornalistas e colunistas dos sites e jornais de Minas Gerais também se movimentaram para contar as histórias e o significado da passagem de Ronaldinho pelo Atlético.

E daqui de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, comecei a lembrar fatos e tentar achar uma explicação de o porquê a cidade foi uma das poucas do interior do estado a receber a visita do craque, eleito duas vezes o melhor jogador do mundo.

Só percebi a grandeza da coisa depois que meu sobrinho de 15 anos, apaixonado e daqueles doentes (como ele diz) pelo Cruzeiro, me disse que não viu nenhum jogo da Copa no estádio, mas não importava, pois tinha visto o Ronaldinho ao vivo, no Estádio do América de Teófilo Otoni.

Voltando ao ano de 2013, lembro bem daquela quarta-feira, 20 de março. O Atlético estava em meio à disputa da Copa Libertadores, mas tinha aquele jogo de meio de semana aqui no “acanhado” estádio Nassri Mattar, contra o América. O técnico Cuca já avisara semanas antes que pouparia seus craques de alguns jogos do Campeonato Mineiro para usá-los no melhor de suas condições físicas na Libertadores. Nada mais justo.

A delegação do Atlético veio de avião até Governador Valadares, e de lá até Teófilo Otoni, cerca de 140 quilômetros, no famoso vôo rasteiro, de busão mesmo. Quando surgiu a notícia de que o Ronaldinho estava na delegação foi um alvoroço geral por aqui. Os atleticanos, principalmente, ficaram em estado de êxtase. E não sei porque cargas d’água, quando a delegação do Atlético chegou no hotel, lá estava o R10 com sua simpatia, e um pouco de timidez misturada com aquela marra que só jogador de futebol tem.

Seriam aquelas coisas do destino? Ou uma intervenção divina? Não sei dizer, acho que nem o Cuca ou o próprio Ronaldinho sabem porque ele participou daquele jogo. Ele que no dia seguinte completaria 33 anos, e certamente tinha uma boa festa preparada junto com seus amigos e familiares.

E o Ronaldinho foi pro jogo. Não se preocupou com as condições precárias do estádio do América, não reclamou da chegada complicada no entorno do estádio, não questionou o gramado, que não era dos melhores, e o que se viu em campo foi um Ronaldinho se divertindo. Na entrada em campo, o pequeno Olavo de apenas 5 anos foi o privilegiado ao entrar de mãos dadas com o craque. Ronaldo não titubeou. Bateu bola com o pequeno, que não tinha a menor idéia do que significava aquela cena.

RONALDINHO

Já a imagem do R10 no intervalo sentado do lado de fora do vestiário com um varal ao fundo foi das coisas mais hilárias e contrastantes ao nome de Ronaldinho Gaúcho e do glamour que tem o futebol atual.

O R10 não se importou com nada extra campo. Ao marcar um dos gols do Atlético, fez aquela comemoração marcante com o Jô, lembrando dois galos de briga. E ainda cobrou o escanteio que gerou o outro gol, do Réver.

R10

Na saída de campo, todo sorridente, deu aquela famosa entrevista ao repórter da TV que transmitia a partida, dizendo que o gol foi pra umas amigas do coração.

Vendo o Ronaldinho ignorando tudo aquilo que o futebol moderno chama de “mínimas condições de trabalho”, me lembrei do Alexandre Kalil e do Vanderley Luxemburgo desancando o precário Nassri Mattar, por causa daquele fatídico jogo da chuva em 2010. Kalil e Luxa exageraram só um pouquinho, mas tinham razão em reclamar. Só lembrei desse fato pra mostrar como um cara que já jogou nos melhores estádios do mundo, ao lado dos maiores craques, nas mais lindas cidades, sabe medir cada ambiente e cada condição proposta para um jogo de futebol. É por isso que R10 está naquele grupo de jogadores que transcendem clubes e seleções, como Pelé, Zico, Ronaldo Fenômeno, Romário, Messi e tantos outros.

Nesses dois anos e um mês de Atlético não sei em quantas cidades do interior Ronaldinho jogou, se é que jogou, mas aqui em Teófilo Otoni está registrado, marcado para cada torcedor que foi ao estádio naquela noite de quarta-feira. Antes do Ronaldinho, o único registro que se tinha era de um jogo festivo em que Mané Garrincha, já aposentado, teria participado nos anos 70.

Que eu saiba nenhum torcedor do América saiu reclamando daquela derrota. Ronaldinho Gaúcho é um tipo de símbolo, capaz de reunir até adversários para aplaudi-lo, como eu vi pela TV a torcida do Real Madrid fazendo no Santiago Bernabeu, e vi ao vivo americanos e cruzeirenses de Teófilo Otoni, no Nassri Mattar.

O torcedor do Galo acostumado a freqüentar o Independência e o Mineirão pode dizer que teve o privilégio de ver um dos maiores craques da história do futebol brasileiro, e juntem-se a eles a torcida de Teófilo Otoni, que teve numa única noite essa mesma alegria, mas que já está guardada na história e na memória de cada um.

BUS

Em foto do blog Galo de Prata 13, o ônibus do Atlético recebendo o time no aeroporto de Governador Valadares de onde seguiria para Teófilo Otoni.

– – –

* Obrigado ao Frederico Ribeiro que nos enviou a foto do Ronaldinho no vestiário sob o varal.


» Comentar

Comentários:
0
  • Marcelo Luciano disse:

    Entendo perfeitamente o que o Sidney Junior está dizendo e tenho um relato sobre esse mesmo jogo, mas que aconteceu aqui em Ipatinga, a 230 Km de TO. O Atlético vivia sua fase de ouro, melhor time do Brasil, passeando na TLA, etc. e tal. Na véspera dessa partida (terça-feira 19/03), eu estava almoçando num churrascaria aqui da cidade quando o ônibus do Atlético chegou e encostou para almoçar. O local não estava cheio, mas foi um alvoroço pois se imaginou que era o time indo para TO. Mesmo quando se descobriu que era apenas o motorista e dois seguranças que seguiam no veículo, os atleticanos, embora um pouco tristes pelo fato de não ser os jogadores, não se importaram. Teve gente que pediu autografo até para os seguranças e bateram fotos com eles e o motoristas. E como diz meu pai. Quando a fase é boa, todo mundo “lucra”…

  • Pedro Vitor disse:

    O Ronaldinho alcançou o que muitos ídolos tentaram fazer. Vou ir lá atras:

    Em 1995 o Taffarel veio ao Galo, se tornou o grande Taffarel da seleção de 94 do Tetra com a camisa alvinegra, se não fosse, os 3 frangos que levou, aquele da Caldense, no Independência, que tirou o Bi Mineiro – e depois o frangaço da eliminação diante da Portuguesa no Mineirão com quase 100 mil.

    Em 1997 chegava ao Galo o Marques. Promessa de craque, no São Paulo, Corinthians e Flamengo, chegou de crista baixa, e logo conquistou Copa Centenário e Conmebol, surgindo o ídolo da década. Se não fraquejasse por duas vezes, em 99 diante do Corinthians, e 2001 diante do São Caetano, estaria um patamar acima na historia alvinegra.

    Em 2009 chegou o Tardelli. Promessa do São Paulo, apagado no Flamengo, surgiu no Galo um frio finalizador, que carregava nas costas aquele time frágil. Saiu e voltou, subiu de patamar, hoje ele tem condições de carregar e ser símbolo alvinegro nos próximos anos…

    Em 2012 chegou o Ronaldinho. Duas vezes eleito o melhor do Mundo pelo Barcelona. Promessa no Grêmio, destaque da seleção na conquista do Penta em 2002, e de crista baixa devido a má impressão deixada no Milan e Flamengo. Resurgiu no Galo, sendo o maior de todos os ídolos, um fenômeno do futebol, do patamar dos Deuses, Reinaldo, Pelé, Maradona, Garrincha, Ronaldinho e Messi, são mitos, não são estrelas, são como a Lua e o sol, brilham e fazem a constelação de estrelas brilharem ao seu redor.

    Em 2012 chegou o Victor, grande goleiro, do Grêmio, que pisava em Minas Gerais, pra se tornar santo no Atletico. Foi o melhor jogador na conquista da Libertadores, e subiu de patamar junto ao mito Ronaldinho, com a camisa do Galo. E vai carregar nossa eterna gratidão!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    thales rosa, o famoso “espalha bolinho”…

  • Paulo Afonso disse:

    Antônio CATÃO Jr., o cara deve estar feliz com tanta audiência… Ignorar é o melhor remédio…

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Sugestão de Opções para votação:

    A) Thales Rosa Banido

    B) Thales Rosa suspenso por 180 dias (pelas constantes reincidências)

    C) Fica como está atualmente

  • Rodrigo C. Santos disse:

    Grande Xavier!! Se você tomar uma atitude dessa, não imaginará o quão feliz deixará essa anta!!!

  • Xavier disse:

    Izabel,

    Também estou me desligando do Blog. Gosto das brincadeiras sadias da turma azul, faz parte. Mas ter que ler os devaneios cheio de rancor sem um pingo de coerência e veracidade desse recalcado não faz bem para a saúde.

    Teria um milhão de argumentos para responder as asneiras desse camarada, e colocá-lo no lugar que merece (como já fiz algumas vezes) mas não tenho tanto tempo assim para ficar sobre o teclado.

    Portanto, forte abraço aos colegas de blog e até o dia que eu tiver mais tempo e principalmente paciência para responder esse infeliz.

    Saudações!!

  • Rodrigo C. Santos disse:

    Faz isso não Izabel!!!!! O sonho desse débil mental tem é ” espantar” as pessoas sensatas do blog!!! Pra mim é um pobre coitado que precisa, desesperadamente, de atenção!!! Necessidade até mesmo de auto-afirmação!!!

  • Paulo Afonso disse:

    Realmente não há o que discutir… Ignorar as recalcadas é o melhor remédio… O mundo inteiro entende a importância de um jogador deste nível… Lembro que há uma manifestação pública e oficial do Barcelona (o original da Europa, não da sua imitação sulamericana) reconhecendo que existe história do clube antes e depois de Ronaldinho… Por que eu, atleticano que tive a honra de vê-lo jogar no meu time, teria vergonha de reconhecer que ele fez história? Só posso lamentar o fato das coisas boas não durarem para sempre, mas jamais vou esquecê-las… Ronaldinho do Galo, muito obrigado e continue levando a sua alegria para as pessoas!

  • Izabel Santos disse:

    Entristece ler estes devaneios do tal Thales Rosa. Que pessoa rancorosa, cheia de ódio, preconceito e rancor no coração. Você me parece um sujeito muito mal resolvido, meu caro. Deveria buscar tratamento. Sinceramente, vou dar um tempo nas minhas leituras habituais neste blog para evitar este desgosto. Ao contrário de outros cruzeirenses que este espaço frequentam com muita sensatez, este aí é um completo insano, frustrado, sei lá…

  • Vinicius Campos disse:

    Edson,

    não vale apena se desgastar com as besteiras que alguns aqui colocam. Um autentico torcedor antes de mas nada ama o futebol e principalmente o futebol arte.

    Todos os veículos de comunicação, todos os principais comentaristas e jornalistas esportivos do Brasil e do mundo enalteceram a passagem do Ronaldinho pelo Galo, por BH. Aí eu te pergunto o erro está onde? Nos em quem realmente entende de futebol ou neste torcedores do lado azul que fazem de tudo pra chamar a atenção e incitar através de provocações descabidas?

    Meu caro não se desgaste com este pessoal, dê valor a cometários sérios como os do Amaury Alkimim, Frederico Dantas. Estes são torcedores que não precisam que ficar desmerecendo ninguém para aparecer.

    Nestas horas sempre me lembro dos bons comentários do Clayton de Nova Vista. O camarada se você estiver acompanhando o blog do Chico Maia saiba que sua lucidez faz muita falta.

    No mais Edson Dias, vamo que vamo. Aqui é Galo.

    Saudações Atleticanas.

  • edson dias disse:

    Eu me pergunto qual o problema em admitir que Minas perdeu um dos maiores jogadores que passou por aqui fazendo história… simplesmente porque jogou no rival. Eu jamais teria desmereceria o Alex Talento. Cracaço!!! eu implorava pra ele sumir de Minas!

  • edson dias disse:

    falar que ninguém quer R10 é fácil… difícil é repetir isso depois que ele assina contrato e veste a camisa do clube? sabe aquela história do macaco que não alcança a banana e fala que ela está verde? pois é…

  • Raws disse:

    ditado antigo, “enquanto a caravana passa os cães ladram”. adaptação para “certos”, enquanto o safari passa…

  • Hernando disse:

    E a mariada recalcada, só na inveja !! Quem joga no Galão vira torcedor como disse o próprio Cuca! Ronaldo Fenomeno nem cita o camaleão aqui de Minas de tão ídolo que era, quando cita é para depreciar, fazer chacota!! Enquanto isso o Galão vai fazendo história e mostrando Minas ao mundo, contratou um dos maiores do mundo quando ninguém mais queria e deu isso aí ó, manchetes em todo planeta!! Enquanto o lado de lá pode até ser tri-campeão brasileiro de um futebol nacional falido e nivelado por baixo! Este ano nenhum clube brasileiro mediu forças de igual para igual com nossos vizinhos sulamericanos, nossos vizinhos de condições financeiras 200%, 300% bem menores que nossos grandes milionários clubes. Valeu Ronaldinho e o gol na mariada foi antológico!! Inesquecível!!hahaha!!

  • Paulo Afonso disse:

    Lembrando que a fraca chave do Galo colocou um time na final da Libertadores… Mais um paraguaio pela segunda vez consecutiva na final da competição… E o país é fraco, times sem condições de jogar futebol… O ridículo time do Nacional, que não perdeu para o Galo, eliminou o Defensor que venceu o Pirangi do Sul e foi o líder da sua chave…

  • Paulo Afonso disse:

    edson dias, estão falando da idolatria ao Danilinho, aquele do chapéu, e esqueceram do Vanderlei, aquele do gol de costas, né? Torcida ingrata que não da valor ao ídolos, kkkkk…

  • Paulo Afonso disse:

    Tirando os comentários das recalcadas, perfeito o texto e as observações… TODOS os médios e grandes clubes do Brasil tentaram, mas ele disse SIM ao Galo… Aí a gente entende a razão do recalque… Voltando ao ídolo, não teria nada a acrescentar… Mas, reforçando o texto, eu me lembro de uma vez que o Leonardo (acho que era isto mesmo, um atacante nascido em Nova Lima que passou uns dias no Galo) recebeu uma reportagem especial da Globo, por ter feito acho que dois gols contra o Sport, se não me engando, virando o jogo… Aí a reportagem acompanhando o cara e o repórter ficou no alambrado, no portão de acesso ao gramado… Todos os jogadores passando… O Leonardo veio e o repórter disse “bom jogo” e ele nem esboçou uma reação… Logo atrás dele veio R10, cumprimentando os profissionais do Galo… E foi R10 quem estendeu a mão para o repórter, que estava fazendo reportagem sobre o Leonardo, e o cumprimentou antes de entrar em campo… Daí se tem a dimensão de um ídolo… Ser diferenciado naquilo que faz, mas obrigatoriamente sendo simples e tendo a consciência de que é igual a todo mundo… R10 é craque, gênio, mito e ídolo no mundo inteiro com justiça…

  • Otto Marques disse:

    Ops, leia, “…até quem está longe”.

  • Otto Marques disse:

    Ronaldinho incomoda até que tá longe!
    Pra quem já teve Tobe, Balu, Bendelack, Jacinto, Mota e outros pernas de pau, normal ter inveja do Ronaldinho Mineiro.
    Torcida robotizada, “insossa”, sem identificação e simpatia com os atletas é assim mesmo, tem muita inveja. O Ronaldinho Fenômeno odeia a torcida do cru cru. Quando vem a BH, é escondido, entra pelas portas dos fundos.
    É imensamente grato para mim como atleticano, saber que ganhamos títulos com méritos, pela atuação de uma atleta dentro de campo, que já foi eleito duas vezes o melhor do mundo. Diferentemente do cru cru, que veio ganhar títulos de 96 pra cá, com as belas atuações dos dois senadores.

  • edson dias disse:

    Além do Danilinho (na cabeça de quem???), Vanderlei também é ídolo…

  • edson dias disse:

    o despeito de alguns coitados que sempre postam nesse fórum contra o Galo e tudo o que lhe pertence são dignos de dó…

  • frederico disse:

    Na passagem de Ronaldinho presenciamos jogadas memoráveis que só um craque pode fazer…. O título da libertadores foi um detalhe. Mas importante para mostrar que as obras de arte não foram em vão.

  • Alex Dias disse:

    Por isso que vivo dizendo que nao podemos acabar com o Campeonato Mineiro. Gracas ao C.Mineiro muitos torcedores do interior podem ver
    de perto seus grandes idolos. A torcida não só existe na capital, mas tambem fora dela. Quem paga o salario dos jogadores é a torcida ou não ?!

    Logo, me senti na pele desse garoto. Sem o C.Mineiro isso nao teria acontecido.

    Deviam usar esse texto pra mostrar a todos os que lutam contra o fim do Campeonato Mineiro.

  • Felipe Motta disse:

    Ronaldinho no GALO !!!
    Lembranças eternas!!!
    Valeu R10 !!!

    http://zip.net/bvn9b1

    http://zip.net/bxn9Mr

    http://zip.net/bvn9bR

  • Rodrigo Assis disse:

    Falar mais o que? Ídolo!

  • Major Miranda disse:

    Eu estava la. Como comandante do Batalha da PM de TO fui para o estádio. Não houve nenhuma briga ou ocorrência. O carisma e simplicidade do craque fez com que o torcedor so quisesse aproveitar o momento para saudar seu ídolo.

    O amor do torcedor pelo craque ajudou a segurança pública. É um dos legados de Ronaldinho. Adeus craque.

  • geovany altissimo disse:

    o Levir tá caçando sarna pra se coçar

  • Alisson Sol disse:

    Os rumores nos EUA são de que o Ronaldinho irá assinar com o New York Bulls. São um time em um grande mercado, e Ronaldinho certamente irá vender bastante camisas.

    Foi um grande jogador, é famoso no mundo inteiro, como muitos outros. Mas já estão exagerando um pouco (aliás bastante) na sua importância para o “Mineiro” e para o futebol em geral. Antigamente, diziam que era o Cruzeiro que só se preocupava com títulos. Agora, há crônicas e mais crônicas dizendo que Ronaldinho foi mais importante para o Atlético-MG do que Reinaldo, porque trouxe um título internacional importante para o clube. Vá entender…

  • Sempre que lançavam edições sobre o maior esquadrão do Galo de todos os tempos, com os melhores craques de cada posição (Kafunga, Luizinho, Nelinho, Cerezo, Reinaldo, Éder, etc.) eu via que faltava um camisa 10…
    E R10 veio para suprir essa lacuna!
    O último baluarte do futebol arte!

  • EDUARDO - BH disse:

    Inesquecivel a passagem do R10 pelo Galo e Minas Gerais. Tamos muito grato. Foi o que de melhor aconteceu nos ultimos anos no clube.
    A preoculpaçao agora é saber se a diretoria estava preparada para a saida dele do time, pois nao temos substituto para ele. Guilherme não é ,pelo seu historico de letargia e contusões. O Kalil e o Maluf deveriam ter planejado isto, uma vez que a possibilidade de saida ,foi tratada durante a renovaçao do R10 no final do ano passado. E nao quero estar na pele do levir. O assis saiu dizendo que o tecnico atleticano foi determinante na saida antecipada do R10. Embora o assis nao seja lá muito confiavel, a torcida nao vai perdoar o Levir se o time nao engrenar de agora em diante.

  • EDUARDO - BH disse:

    Gostei muito da cronica do Fred Melo Paiva no portal do Uai. Inclusive foi lido e comentado no Redaçao Sportv . Algo pra lá sensacional que reflete muito o sentimento do torcedor atleticano. vale conferir !