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Plantel bem montado tem feito a diferença a favor do Cruzeiro

Virou jargão de muitos treinadores que o elenco é ou não é “equilibrado” tecnicamente. Bom exemplo de grupo “equilibrado” é o Cruzeiro.

Dedé tem sido destaque do noticiário, mais fora do que dentro de campo. Depois da recuperação do problema no ligamento do joelho entrou na pauta das negociações e discussão de valores. Interessante é que as aquisições mais caras do Cruzeiro foram ofuscadas por contratados menos famosos ou desconhecidos. Bruno Rodrigo, Leo e agora Manoel na zaga; o prata da casa Lucas Silva, não “oportunizado” pelo Celso Roth; o veterano Henrique que voltou a jogar muito depois da passagem pelo Santos; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e William, que surpreenderam o país em 2013; Marquinhos que parece ser a bola da vez em 2014, e Marcelo Moreno, que rodou bastante por outros clubes grandes, mas sucesso mesmo, só nessa volta à Toca da Raposa.

Como deram conta do recado não há margem para ninguém reclamar de ausências no time como Julio Baptista, Nilton, Dagoberto, Borges e o próprio Dedé.

– – –

Marquinhos caminha para ser a novidade do ano no time.

MAR

Dados do site do Cruzeiro:

Nome completo: Marco Antônio da Silva Gonçalves
Posição: Atacante
Nascimento: 19/10/1989 (Prado-BA)
Altura: 1,75 m
Peso: 68 kg
Jogos: 7
Gols: 1
Carreira: Bahia (2008), Vitória (2008), Palmeiras (2009 a 2010), Vitória (2010), Flamengo (2010 a 2011), Vitória (2011 a 2014)  e Cruzeiro (desde 06/2014)
Títulos: Campeonato Baiano 2008 e 2013; Campeonato Carioca 2011


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Comentários:
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  • Alisson Sol disse:

    Thiago,

    Relatar o público de um jogo em 1959 dá quanto de renda para o clube hoje?

    Nunca entendi porque alguns acham este negócio de grande público importante. Minha experiência é que quanto maior o público, pior seu prazer em assistir a partida. Eu mesmo estive no famoso jogo de “maior público do Mineirão” (Cruzeiro x Villa) e achei a experiência um horror. Quisesse ser tratado como gado eu entraria numa fila do INSS, não pagaria para entrar em um estádio de futebol.

    Os times de futebol do Brasil estão falidos. Em qualquer país com uma justiça rápida e correta, os clubes já teriam sido fechados, e os dirigentes que fizeram mal-uso do dinheiro da instituição estariam presos.

    Agora, no Brasil, os clubes aplicam o “padrão Argentino” de contabilidade. Adquirem dívidas absurdas, e depois forçam os credores a aceitar pagamento de um pequeno percentual do valor acertado. E fica por isto mesmo. Vá entrar na justiça contra um clube de futebol no Brasil. Ou você acha que jogadores, muitos com bastante recursos, aceitam acordos porque?

    Ironicamente, uma das reportagens seguintes no blog é sobre a morte do déspota da Federação Argentina, no mesmo dia em que o país declara mais um calote de sua dívida. E o Brasil caminha a passos largos para repetir a Historia…

  • Thiago disse:

    ‘Menas’ eu não sei só se professor Pasquale souber. Rsrs.

  • Otto Marques disse:

    Como tem gente doida por aqui. Torcida do cru cru o dobro. Esses cru crus me racha a cara de vergonha! Simpatizantes!

  • Felisberto Padilha disse:

    Rick, que covardia… Mostre também os preços médios dos ingressos e as rendas das partidas… Preço Médio = Renda : público Pagante.

  • Felisberto Padilha disse:

    Qual é o preço médio dos jogos do Atlético-MG desde 1980? E os preços médios dos jogos do Cruzeiro desde 1980? E as rendas médias dos dois times? A lei da oferta e da demanda contam?

  • E na história do Mineirão, qual o clube que detém o recorde de público, mesmo considerando que jogou menas partidas que o tradicional adversário?
    – Sugiro que façam consultas aos atuais administradores daquele estádio, à FMF e na extinta ADEMG-MG, e até mesmos aos dados das principais equipes das alterosas (incluindo a radicada!).

  • Thiago disse:

    Alisson, favor pesquisar no Wikipédia da taça Brasil disputada entre 1959 a 1969, qual a maior média de público, os maiores públicos no mineirao, e placares desses jogos. Faça esse favor pra poder iludidar a cabecinha de alguns atleticanos por aqui.

  • Rick Cardoso disse:

    O ruim com a internet é que podemos derrubar “meias verdades” em tempo real, o que de certa forma acaba com a “magia” das lendas de boteco.

    Maior Público “novo” Mineirão:
    Brasil 1 x 7 Alemanha – Copa do Mundo – 58.141

    Maior Público “novo” Mineirão CLUBE:
    CRUZEIRO 3 x 0 Grêmio – Camp.BR13 – 56.864

    .

    E de bônus, vale ressaltar a marca de 1.002,902 pagantes alcançada em 37 partidas:
    Total de jogos: 37
    Total de público: 1.002,902
    Média: 27.105 torcedores por jogo

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2014/04/cruzeiro-ultrapassa-marca-de-um-milhao-de-torcedores-no-mineirao.html

  • Leandro disse:

    O Paulo está desinformado, o Cruzeiro colocou mais de 50 mil pagantes em vários jogos, mesmo com ingresso que na média custam mais de 100 reais! A torcida do Cruzeiro é hoje o dobro da atleticana e as pesquisas provam que a torcida do Cruzeiro tem maior poder aquisitivo! Eu acho correto tratar o torcedor como cliente, sou sóciotorcedor e frequentador de estádio, gosto de pagar pela diversão que o meu time proporciona e se para o time melhorar for necessário pagar mais caro eu pago! Acho apenas que os times deveriam manter uma carga pequena de ingresso com preços populares para dar chance de acesso ao estádio para os mais pobres, bem como o sóciotorcedor deveria ter um desconto para ingressos de familiares de primeiro grau, esposa, filhos e pais.

  • Alisson Sol disse:

    a massa cansou de colocar mais de 50 mil no minieirão

    Descrição perfeita: colocou 50mil duas vezes e cansou…
    Agora começaram as promoções.

    Listar média de público em 1980 e 1977 e comparar com 2013 não é nem demonstração de má-fé: é auto-emissão de certificado de esquizofrenia.

  • J.B.CRUZ disse:

    o cruzeiro aparecer no top-100(mundial) de público presente nos estádios, não é novidade; é rotina…
    cruzeiro e santa cruz, os únicos brasileiros!!!..hummmmm!! legal!!!….

  • Alisson Sol disse:

    Aliás, vejam quando é que se lançou novamente esta discussão de média de público, estádios, etc.: no momento em que os clubes tentam, mais uma vez, fazer um novo plano de pagamento de suas dívidas com o governo federal. Coincidência?

    Incrível como jogam este assunto na panela de notícias toda vez que a coisa aperta. Lanço uma profecia aqui: “O problema dos clubes de futebol brasileiros jamais será a receita!“. Podem dar aos clubes R$1bilhão/mês, que vão continuar deficitários, não pagando impostos, e devendo jogadores e fornecedores.

    Veja o caso típico: Botafogo. Teve o Engenhão por um bom tempo, mas isto não resolveu nada. Pior de tudo: vai acabar tendo um desconto enorme de suas dívidas, punindo indiretamente aqueles que pagam seus compromissos em dia.

    A Argentina, com um outro governo populista que também andou ajudando times de futebol, deve declarar a moratória hoje. Vamos ver se o Brasil aprende!

  • Paulo disse:

    Mesmo com sócio torcedor pagando 150 merreis mês a tal de china azul não conseguiu até hoje colocar 50 mil no mineirão.
    Mesmo com o Kalil colocando ingressos com preços a partir de 100 reias, a massa cansou de colocar mais de 50 mil no minieirão:
    ATLÉTICO 4 X 3 LANÚS-ARG

    Motivo: jogo de volta da decisão da Recopa
    Local: Mineirão, em Belo Horizonte
    Árbitro: Roberto Silvera (URU)
    Renda: R$ 5.732.930,00
    Público: 54.786

    FICHA TÉCNICA
    ATLÉTICO-MG 2 (4) X (3) 0 OLIMPIA

    Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
    Data/hora: 24/07/2013, às 21h50
    Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
    Auxiliares: Humberto Clavijo e Eduardo Ruiz
    Cartões amarelos: Bernard,Luan (CAM), Benítez, Manzur, Silva e Giménez(OLI)
    Cartões vermelhos: Manzur (OLI)
    Público/Renda: 58.620 pessoas/R$14.176.000

    Galo 2 x 1 Villa Nova
    20/04/13
    Público: 52.625 pagantes
    Renda: R$ 1.434.050,00

    Maiores médias de público por clube[editar código-fonte]

    Série A; até 2010; jogos com mando de campo10
    (Clubes do Campeonato Brasileiro de 2010)

    1.Flamengo: 66.507 (1980)
    2.Atlético Mineiro: 55.664 (1977)
    3.Santos: 49.306 (1983)
    4.Corinthians: 47.729 (1976)
    5.Internacional: 46.971 (1979)
    6.Bahia: 46.291 (1986) (Guia Revista Placar 2012)
    7.Vasco da Gama: 46.281 (1983)
    8.Fluminense: 43.541 (1976)
    9.Palmeiras: 42.417 (1983)
    10.São Paulo: 41.179 (1981)
    11.Cruzeiro: 37.035 (1983)
    12.Grêmio: 36.648 (1981)
    13.Sport: 35.580 (1998) (Guia Revista Placar 2012)
    14.Botafogo: 34.720 (1981)
    15.Náutico: 30.918 (1983) (Guia Revista Placar 2012)
    16.Goiás: 28.158 (1983)
    17.Vitória: 27.022 (1993)
    18.Atlético Paranaense: 23.801 (1983)
    19.Fortaleza: 23.600 (2005)
    20.Ceará: 23.467 (2010)
    21.Coritiba: 21.754 (1980) (Guia Revista Placar 2012)
    22.Guarani: 17.861 (1982)
    23.Ponte Preta: 16.664 (1977) (Guia Revista Placar 2012)
    24.Portuguesa: 13.705 (1984) (Guia Revista Placar 2012)
    25.Atlético Goianiense: 12.053 (1986)
    26.Criciúma: 12.023 (1986) (Guia Revista Placar 2013)
    27.Figueirense: 11.467 (2011)
    28.Avaí: 10.820 (1976) (Guia Revista Placar 2010)
    29.Santo André: 9.195 (1981)
    30.Grêmio Prudente: 3.691 (2009)
    31.Ipatinga: 3.602 (2008)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:P%C3%BAblicos_no_Campeonato_Brasileiro_de_Futebol
    http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/2012/05/21/maiores-medias-de-publico-da-historia-do-brasileirao/

    E ainda tem gente discutindo ranking

    O Galo tem TORCIDA o cruzeirin tem SIMPATIZANTES

  • adolfo disse:

    Frederico, pegando ganchos em várias respostas, e concordando com o Alisson Sol, os dirigentes estão preocupados com muitas outras coisas, e não com público. Aliás, esse é explorado o tempo todo e muito mal tratado quando vai a campo. Segunda-feira última, ouvi um debate na rádio BandNews no qual o Marco Barbosa, gerente de marketing do Cruzeiro, contrapunha o gerente do Internacional, quando ambos comparavam o público frequentador da copa e o do campeonato brasileiro. O dirigente gaúcho explicava que os frequentadores dos estádios na copa tinham um perfil diferente, pertencendo em sua maioria as classes econômicas maiores. Aí, o dirigente celeste disse uma frase que, pra mim, resume o pensamento atual dos dirigentes. Disse, não com essas palavras, mas com o sentido, que não importava a classe social do público, o que importa para o clube é que ele, público, é um potencial consumidor, em diferentes classes sociais. Ser torcedor atualmente é secundário. O que importa, para o clube, é trata-lo como cliente. O sucesso do programa de fidelidade do Cruzeiro e as ótimas o campanhas do ano passado e desse ano contribuíram para que o clube tenha a melhor média de público ente os brasileiros. Isso é obvio. Só que os preços praticados na venda dos ingressos, assim como a cultura do torcedor (isso mesmo, daqueles que ainda não se identificaram como clientes dos clubes) fazem com que a maioria esmagadora dos clubes brasileiros não tenha médias, nem de longe, dos demais clubes do mundo. Aliado ao custo dos ingressos, o tratamento que os “clientes” recebem nos estádios é muito ruim. E não precisamos detalhar as dificuldades de transportes, estacionamento, acesso ao interior do estádio, horários de jogos, segurança. Enquanto os cartolas se contentam com pouco, essa diferença abismal entre os públicos do futebol brasileiro e do restante do mundo continuará.

  • Leandro disse:

    Eu discordo de quem fala quando a boa fase do Cruzeiro passar! O Cruzeiro pode não ser campeão todo ano, mas a fórmula jogar no mineirão reformado, programa de sóciotorcedor, time bem administrado, pouca dívida e excelente estrutura, fazem com o que time do Cruzeiro seja sempre um dos melhores. No campeonato brasileiro eu duvido muito que o Cruzeiro não fique sempre entre os primeiros colocados, por isso sempre vai ter público no mineirão, a média de torcida hoje será a mesma todos os anos daqui pra frente. Percebemos isso pelos contratos dos jogadores, o Willian por ex foi comprado e pela idade não tem chance de ser vendido, outros jogadores ficarão anos no Cruzeiro sempre mantendo um time de bom nível técnico.

  • Renato Braga disse:

    Com os conchavos que o ZZ tem na cbf/globo, quem num jogar bola num time dess é pereba mesmo.

  • thales rosa disse:

    Para variar o Cruzeiro no topo do Ranking mundial de ocupação do estadio1!! è o Melhor Brasileiro Colocado segundo pesquisa mundial!!

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/07/alemaes-dominam-ranking-de-publico-e-dois-brasileiros-aparecem-no-top-100.html

  • audisio disse:

    Um assunto que é tabú para os atleticanos mas que tem que ser tocado é a questão do estádio onde serão mandados os jogos do Atlético! Alexandre Kalil já começou com a tal “promoção” na hora que viu o caldo engrossar!
    Tá na hora de parar com essa bagunça que é o atual relacionamento com o torcedor! Sem torcedor você não tem clube. O clube merece um estádio maior! A torcida merece mais conforto e acessibilidade. Olhe para os grandes da Europa. Todos possuem grandes estádios.
    Já que o rumo do Atlético e o mantra do presidente é sempre a “grandeza do clube” ele precisa ser mais coerente e tomar alguma medida.
    Outro ponto fraco é a comunicação com os torcedores.
    Esse papo do Kalil está retrógrado! Se fosse uma corrida, o que o Kalil está dando é uma chance do cruzeiro sair muito na frente na questão do sócio torcedor e na captação de recursos para o clube!
    Esse Galo na veia tem mais é que acabar, pois se trata de um improviso de mal gosto, coisa de última hora, feita para escapelar os apoiadores, sem nenhuma consideração pelo torcedor! Kalil tem mais é que reconhecer os erros e aceitar os pontos que precisa melhorar.
    Lançou os fundamentos da estrutura interna do clube! Ótimo! Teve a sorte ou competência de contratar um técnico que não fosse um retranqueiro e ganhou torneios, copas e campeonatos. Ótimo… Mas agora está na hora de organizar o relacionamento com seus sócios do futebol. Cadastrar, catalogar, buscar novas condições para esse povo e isso exige um bom estádio! Se for próprio, que comece a ser mostrado para a torcida os planos de maneira que ela participe como sempre participou, senão, que seja um novo contrato com o Mineirão e que se faça da melhor maneira possível. Que o clube tenha uma casa à altura da sua torcida!

  • Paulo disse:

    Já que entrou grana então vamos pagar as dividas: Inter 5 m ilhões (compra do dagoberto), 2 milhões ao Goiás (R.Goulart) 4 milhões ao coxa, Fred 1, 5 milhão, dida 800 mil. bosco 679 mil, andré 500 mil, Sergio manoel 1 milhão e por ai vai!!!

  • Thiago disse:

    Por essas e outras não da pra tolerar as desculpas de presidentes de clube sobre dívidas fiscais. O time do Goiás não tem nenhum medalhão, sua folha salarial tem teto máximo de 50 mil reais e o time está lá em cima na tabela, já o ano passado brigou por libertadores até o final. Já no flamengo, contratou-se vários medalhões pagando caro enchendo a folha salarial, devendo um monte e faz campanha pífia. Então qual receita e a melhor?

  • Paulo Cesar disse:

    Chico, falaste tudo na chamada: plantel MOTIVADO. Quando o jogador quer, ninguém segura ou “atrapalha”, seja Felipão, Autuori, Levir ou Marcelo.

  • audisio disse:

    Já que a Alemanha dasa Américas voltou, tem obrigação de golear o Botafogo que está uma baba e com cinco meses de salários atrasados! Qualquer placar que não seja uns 4 x 0 será derrota, já que o time é o tal de “super time”.

  • Anderson Palestra disse:

    Realmente há um abismo Frederico. Não sei qual o preço médio, por exemplo, de ingressos na Argentina que tem 4 representantes em nossa frente (River, Boca, Rosário e NOB). Por certo que as entradas lá são mais baratas que aqui (Paguei, na época, 50 pesos (R$ 25,00) para ver Estudiantes X Cruzeiro na final de 2009), o que não quer dizer também que a população tenha dinheiro compatível para ir ao estádio.

    Os preços praticados no Brasil são altos para um espetáculo fraco. Antigamente se cobrava menos.

    Como bem sabemos, já teve time disputando título nacional em 2009 e cobrava R$ 2,00 numa geral. Eu sei porque enfrentei fila para comprar ingresso para meu irmão que mora no interior. Os outros ingressos, sem ser cadeira especial, custavam R$ 20,00.

    O Cruzeiro praticava R$ 20,00, R$ 40,00 e R$ 60,00.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1360894-9827,00-ATLETICOMG+X+FLAMENGO+MAIS+DE+MIL+INGRESSOS+VENDIDOS.html

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1401022-9827,00-SANTOS+X+CRUZEIRO+INGRESSOS+A+VENDA+NESTA+QUINTAFEIRA.html

    O atleticano sempre se vangloriou de encher a casa, mas cobrava preços módicos e, agora que está caríssimo, não vai ao estádio.

  • Alisson Sol disse:

    Mas no Brasil, os administradores de clubes não querem público, querem voto.

    O que faz a media de público alta em grande parte da Europa é que você vai a campo com a família. Veja que o mesmo modelo está sendo adotado pelos EUA (veja o Seattle Sounders, com media de 43mil/partida). Cada família leva 4, 5, 6 pessoas, chega 2 horas antes do jogo, compra em lojas e restaurantes, e vai embora calmamente depois do jogo. As partidas começam às 7 da noite, e às 9 da noite você já está indo para casa. Fica caro: não para ir uma vez por mês ou duas. E ir a estádio não é “essencial” ou “direito”.

    No Brasil, querem dar a torcedor o “direito” de ir a campo. O sujeito não tem estudo, logo não tem recursos e educação. Não pode pagar R$100 por pessoa da família, nem comprar nada no estádio, porque fica “caro”. Acha que o governo do país tem de perdoar dívidas do seu time, para que ele possa ter o “direito” de pagar R$10 de ingresso e ver jogadores com custo de R$1milhão/mês em campo. Evidentemente, cada pessoa desta no público espanta uma família. Combine isto com o horario absurdo de jogos, a falta de segurança, os serviços de péssima qualidade no estádio, e o “ambiente” (pois tem gente que nada entende de futebol, e acha que participar é gritar palavrões o tempo todo) e você verá porque falta muito para a media de público no Brasil chegar perto.

    E tem mais: que ninguém se engane, pois os estádios novos atuais vão envelhecer. Nos outros países, os estádios aceitam desde casamentos até festas de aniversário. No Brasil, fizeram reportage irônica sobre o fato de que o estádio de Brasília aceitou um casamento coletivo. Detalhe: o que mais houve lá depois da Copa para pagar a manutenção do estádio?

  • Vinicius Campos disse:

    Anderson Palestra,

    sinceramente não gosto muito de entrar nesta questão de qual torcida vai mais ao estádio de qual estádio é mais vantajoso. Mas vamos lá.

    Cara se você verificar as médias de 2010, 2011, 2012 você vai ver que as médias do cruzeiro foram pífias também se compararmos aos números europeus. Eu concordo com você quando diz que estádio pequeno, leva público pequeno. Você está certo e eu acho ridículo o Kalil ficar nesta lenga lenga danada. Como bem disse o Audisio em outro post, ou constrói um estádio ou vai logo pro Mineirão e é bem isto mesmo.

    Agora a tão impressionante média de público que você cita é devido ao seu time estar jogando bem, diga-se de passagem muito bem. Quando esta faze passar, esta média de público vai junto. Se entre junho de 2012 e junho de 2013 estivesse o Galo jogando no Mineirão a média de público também seria a maior do Brasil facilmente pois o Galo tava voando.

    É conta simples, bom futebol=bom resultado=boa média de público.

    O que acho que vocês fazem bem como os Gauchos é o programa de sócio torcedor vocês estão indo muito bem neste quesito também.

    Saudações Atleticanas.

  • Leandro disse:

    Marquinhos é bom jogador, teve oportunidades em times grandes quando era muito novo e deu azar de se machucar ainda! Mas não sei se será um baita jogador no time do Cruzeiro! Agora eu discordo em falar que o Everton Ribeiro e Ricardo Goulart foram surpresas, pra mim eles jogam o que era esperado pra quem acompanhava os dois antes de chegarem no Cruzeiro!

  • Frederico Dantas disse:

    Impressionante esta reportagem, Anderson.

    Nem quero entrar no mérito da discussão dos times brasileiros. O que impressiona mesmo é o abismo que nos separa dos principais times europeus. Esta média do Borussia é um negócio impressionante. Um estádio que tem capacidade maior que qualquer estádio brasileiro, mesmo o Maracanã, e que opera com casa cheia em 100% dos jogos. Inacreditável.

  • Anderson Palestra disse:

    Estava lendo essa matéria de torcida no estádio.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/07/alemaes-dominam-ranking-de-publico-e-dois-brasileiros-aparecem-no-top-100.html
    No Brasil somos os líderes. Os dois anos anteriores, Caixotinho do horto e Arena do Jacaré demonstrou que estádio pequeno leva público pequeno.
    Só para adoçar a boca da frangaiada. Foi um péssimo negócio o contrato com o Mineirão, recebemos 10 milhões e jogamos lá. Ao contrário, o Atlético pagou 6 milhões para a BWA e recebe uma “fortuna” por cada jogo mandado no Magelão.

    Vigésima colocação e olha que teve final de Libertadores e Recopa que aumentaram a média de público no gigante da Pampulha. Não haverá mais final de Libertadores e nem Recopa. Do jeito que vai, nem aparecerá na próxima reportagem dos mesmos moldes.

    Bica bicudo!

  • Rômulo disse:

    O elenco é realmente muito bom e continuará fazendo diferença durante o longo campeonato.
    Desses aí, Júlio Batista nunca correspondeu e está fazendo hora extra há muito tempo. Borges é outro que já está na hora de dar uma circulada em outros times também.
    Dedé, se for para sair mesmo por 15 milhões, vai com Deus!