Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quando a competência, determinação e respeito igual a todos os adversários falam mais alto

A Copa do Brasil é uma competição traiçoeira, especialmente para quem desfaz dos adversários da prateleira de baixo, e o Fluminense é a prova mais recente disso. Ganhou em Natal por 3 a 0, achou que poderia “brincar” de administrar o resultado no Maracanã e escalou um time meia boca. Perdeu de cinco, foi eliminado e pode ter perdido a estabilidade na boa campanha que vem fazendo no Brasileiro. No jogo seguinte perdeu para o Botafogo que com isso saiu da zona do rebaixamento. Tudo bem que trata-se de um clássico, mas a diferença técnica entre os times é gigante.

Interessante é como as pessoas de modo geral gostam de ver a caveira do Fluminense. O histórico tricolor de artimanhas políticas e jurídicas para se dar bem o tornou um dos clubes mais antipatizados do país. Essa eliminação da Copa do Brasil está sendo comemorada por milhões até agora.

Não gosto de atribuir nada do futebol à “sorte”, que para mim, só existe quando se trata de loteria. O Atlético pegar o Palmeiras e o Cruzeiro o Santa Rita-AL é questão de cumprir o que estava previsto no regulamento. Se o sorteio deu isso, fim de papo.

E o Palmeiras não está com time para meter medo em ninguém. A classificação do Campeonato mostra isso.

Quem tem time e determinação para vencer, vence. É competência e comprometimento; o resto é conversa fiada.

fla

Atual campeão, o Flamengo era considerado “azarão” nas oitavas de final contra o Cruzeiro ano passado, mas conseguiu eliminar o time que ganharia na sequência o campeonato brasileiro com folga.


» Comentar

Comentários:
29
  • Luís Cláudio disse:

    Caro João, um ser humano atua em vários âmbitos da sociedade em distintas relações humanas. O Kalil, empresário/cidadão, pode até ser amigo do Marin, mas o Kalil presidente do Atlético é inimigo mortal da elite conservadora de nosso futebol. O Atlético só leva ferro em tudo, arbitragens, tabelas, sorteios, tribunais, jogos somente aos domingos às 18:30, horário da ressaca, inúmeras reportagens depreciativas na mídia. Sem contar, perda de títulos na mão grande, enquanto lá do outro lado, teixeira e neves/perrela são sócios. É só benefícios, perdão de dívidas, absolvições stjd, títulos por fax, amigo da globo/mídia e tudo mais. Quem tem um amigo deste, não precisa de inimigo!

  • João disse:

    Aos Atleticanos que falam que o kalil é “brigado” ou “tem batalhas” com a CBF, poderiam me explicar como o Kalil defende publicamente o Marin:

    http://placar.abril.com.br/imagem/52974c479827686799000001

    Como assim??????????

    Sem falar que a BWA que administra o Independência que por sinal acho que o Atlético tem um acordo com ela e os donos tem negócios com a CBF conforme essa noticia:

    http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,os-tentataculos-da-bwa-uma-historia-de-sucesso-e-de-relacoes-conflituosas,1023474

    Como assim????????

    Poderiam alguém explicar como o cara defende seu suposto desafeto e o acordo excepcional assinado pelo cara com amigos do Marin da CBF?????????

  • Esse “sorteio” se fosse transmitido ao vivo valeria alguma coisa! Mas… (sic) “tem coisas que a gente vê, e tem coisas que a gente não vê!”, diria um já saudoso árbitro de futebol!

  • Frederico Dantas disse:

    Atleticano reclama até de sorteio.
    Achei que o complexo de vira-latas tinha ido embora com a conquista da Libertadores. Pelo visto me enganei.

  • Orlando Diniz, note bem: Radicado + Senadores + Perrellas + HeliPÓptero + pizza = país da bota!
    – Em suma: “farinha” do mesmo saco!

  • Iheleno disse:

    Eu disse Memoria curta.
    Grande abraco Chico,

  • Iheleno disse:

    Boa Tarde Chico,
    os torcedores reclamam do sorteio ajudar o Cruzeiro e nao valorizam a competencia em ganhar titulos,vejam os grandes times que eliminaram o time de Vespasiano,Goias,Ceara,Criciuma,Sport,Santo Andre,Gremio Prudente e o incrivel Brasiliense,emoria curta meus amigos.

  • Thiago disse:

    Assunto: convocação do Dunga

    Gostei de ver a atitude de convocar jogadores que mereciam ter disputado essa última copa. Everton , goulart, tardelli e neymar me parece uma formação muito forte, com características complementares, acho que estes quatro vão dar muito trabalho. Goulart como falso 9 e Everton e tardelli e neymar vao se entrosar muito fácil e consagrar o goulart como goleador.
    Não gostei de ver a volta dos fracassados : Luis Gustavo, fernandinho, Oscar, hulk, Ramires. Tinha muitos outros bons jogadores de meio pra jogar junto do Elias. Achei injusta a não convocação de Dede que hoje está muito bem. Antes da copa ele esteve mal mas hoje merecia. Esse Marquinhos seria boa aposta para a olimpíada mas não e aquele zagueiraco e nem tem estatura pra disputar uma bola aérea. Sobre os goleiros achei bem razoável já Fábio e Vitor não terão idade para disputar a próxima copa segundo a maioria pensa. Acredito que a selecAo precisa de goleiros experientes mas a preferência da CBF sempre foi o Jeferson.
    VAmos ver como vai começar essa era Dunga.

  • Mauro Pavão disse:

    Amigo do Del Nero e do Marin é o Alexandre Kalil. Tem cabeça cozida que não consegue enxergar nem isso. Fazer o que?

  • Pedro Vitor disse:

    Kalil tem batalhas contra a CBF faz tempos. Lembro que o Ziza, quis selar a paz, mas acho que tem de brigar pelo nosso objetivo, não pode ser conivente igual ao Cruzeiro, Corinthians, Flamengo.

    Os únicos a discutirem algo foram Atlético e São Paulo. E o Fábio Koff, atual presidente do Grêmio.

    Então, São Paulo, o Juvenal saiu do cargo, e o mesmo saiu da competição. Aí cai o Santos com o Grêmio, do Fábio Koff. E o Galo de Kalil, outro desafeto, cai o Palmeiras.

    Pelo menos estranho é, não se pode cravar que é por maracutaia. Mas Flamengo, Corinthians e Cruzeiro tiveram “sorte”!

  • Raws disse:

    Eu tento evitar certas gozações mas as vezes tenho uma recaída. hehehe

  • Raws disse:

    Nós Atleticanos estamos é com inveja, só porque o Cruzeiro foi o time indicado, junto com o Santa Rita, para homenagear a filha da saudosa Elis Regina. Kkkkk.

  • luiz ibirite disse:

    faltou o Botafogo ano passado pra variar.

  • luiz ibirite disse:

    Clube que mais vezes disputou a Copa do Brasil (23 participações em 24 edições, ao lado do Vitória), o Atlético-MG é também o que mais acumula eliminações no torneio: caiu em todas as suas 23 tentativas de chegar à final.
    Outra curiosidade das eliminações do Atlético-MG na Copa do Brasil é que essa foi a 9ª vez em 23 edições que o clube caiu diante de um adversário que não estava na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Além do Goiás em 2012, o Galo já foi eliminado pelo Criciúma (1991 e 1992), Bahia (1999), Sport (2003), Santo André (2004), Ceará (2005) e Grêmio Prudente (2011), todos que disputaram a Série B no mesmo ano. Além deles, o Atlético-MG foi eliminado ainda diante do Brasiliense na semifinal de 2002, clube que foi campeão da Série C naquele ano.
    Confira abaixo as campanhas do Atlético-MG em sua decepcionante história na Copa do Brasil:

    Ano Fase PG J V E D GP GC Algoz Divisão
    1989 Quartas 9 6 4 1 1 16 4 Goiás 1ª
    1990 Quartas 8 6 3 2 1 11 4 Goiás 1ª
    1991 Oitavas 4 4 2 0 2 12 2 Criciúma 2ª
    1992 Oitavas 6 4 3 0 1 6 3 Criciúma 2ª
    1994 Quartas 6 6 3 0 3 13 12 Vasco 1ª
    1995 Quartas 11 6 3 2 1 8 6 Vasco 1ª
    1996 Oitavas 6 4 2 0 2 6 8 Palmeiras 1ª
    1997 Oitavas 5 4 1 2 1 7 7 Corinthians 1ª
    1998 Oitavas 11 6 3 2 1 16 5 Paraná 1ª
    1999 Segunda 4 3 1 1 1 4 2 Bahia 2ª
    2000 Semifinal 5 6 0 5 1 8 11 São Paulo 1ª
    2001 Segunda 4 3 1 1 1 9 5 Goiás 1ª
    2002 Semifinal 12 10 4 0 6 17 17 Brasiliense 3ª
    2003 Quartas 21 8 7 0 1 18 7 Sport 2ª
    2004 Segunda 6 4 2 0 2 9 8 Santo André 2ª
    2005 Quartas 14 7 4 2 1 17 8 Ceará 2ª
    2006 Quartas 10 7 3 1 3 13 11 Flamengo 1ª
    2007 Quartas 14 7 4 2 1 10 5 Botafogo 1ª
    2008 Quartas 11 7 3 2 2 16 8 Botafogo 1ª
    2009 Oitavas 10 5 3 1 1 12 5 Vitória 1ª
    2010 Quartas 15 7 5 0 2 20 6 Santos 1ª
    2011 Segunda 7 4 2 1 1 12 5 Grêmio Prudente 2ª
    2012 Oitavas 9 4 3 0 1 10 4 Goiás 2ª

    Chupa incompetencia pura.

  • Paulo Afonso disse:

    Seria este o time que o Dunga pensou: Rafael Cabral; Danilo, David Luiz, Miranda, Alex Sandro; Luiz Gustavo, Elias, Philippe Coutinho, Oscar; Neymar e Diego Tardelli?

  • Chico, o q é isso?! Como o Cruzeiro desperta o ódio neste espaço(ou seria inveja – dor de cotovelo, sei lá). Ignorar o mérito do Cruzeiro em todas as suas conquistas é querer diminuir sua importância. Seria o mesmo que um cruzeirense desequilibrado tentar desmerecer a conquista importante da Libertadores do Atlético só pq ganhou do Tiojuana, sarandi, the strongest, que apagou a luz do horto para diminuir a fervura; que as vitórias vieram após sufoco nos penaltes, etc. Nada disse diminui o feito. O importante é que sempre constará nos registros da história desse grande time que ele foi campeão (com mérito) da Libertadores em 2013. O resto, bem, o resto é paixão mal explicada ou outros sentimentos piores ainda. Respeitosamente, é o q penso.

  • Orlando Diniz disse:

    Justiça Federal devolve helicóptero para os Perrella:

    http://zip.net/brplBK

    Viva o Brasil !!!

  • Paulo disse:

    Santa Rita???KKKKKKKKKKKKKKKK
    Impressionante como o cruzeirin é largo, beneficiado por tudo, até nos sorteios.Para chegar as conquistas, só pegou babas até nas quarta de final.
    Nos mata-mata contra alguns times grandes, misteriosamente entra em ação uma força OCULTA, SOBRENATURAL apoiando o cruzeirin.
    A Prova é que a maioria dos seus adversários sempre jogaram sem seus principais jogadores , ora por contusão, ora por cartões.
    Vejam os timecos que enfrentaram e facilitaram as coisas para o cruzeirin nas edições que esse clube foi campeão: curintias de Caicó, Sergipe, Atl/GO, CSA, Rio Branco do Acre, Brasisiense, Veranópolis, CRB, Nacional-AM, Paulista, Baraúnas, Villa Nova-GO, Rio Branco-ES, Londrina, Bandeirante-DF, Caxias, Amapá, Juventude-AC, DEsportiva Ferroviária, Botafogo da Paraíba,

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Se o Galo pegou um grande brasileiro, com muitas conquistas e tradição, problema dele.
    Se o crucru pegou um time que ninguém conhece, que deve ser eliminado pelo time misto da raposinha com 2 goleadas históricas, também é problema do cru.

    Mas que a história de 2013 se repete, isso não há como contestar.
    Times amiguinhos da CBF pegaram as babas e os “inimigos” da CBF pegaram pedreira. Nos 2 anos, num sorteio sem a menor possibilidade de questionamento… (????????)

  • Clóvis Fagundes disse:

    Eduardo, grato pela informação, mas, porque não na TV Aberta? Na internet? Vindo da cbf, com certeza, algumas bolinhas estariam mais pesadas. Rsrsrsrs!!!!

  • José Antonio disse:

    O interessante é que os erros sempre favorecem cariocas e paulistas, isso não é arbitragem “ruim para todos” como prega a imprensa paulista e carioca, isso é má intenção, é armação…. E todo mundo tá cansado de ver isso acontecer. Essa mesma imprensa paulista e carioca que prega mudanças no nosso futebol são as primeiras a minimizar os erros a favor dos seus times e maximizar os erros contra. Podem reparar, erros a favor do times do eixo são generalizados, “a arbitragem é ruim pra todo mundo”, dizem, mas se o erro é contra o erro é personalizado, ” foi o juiz tal, “tal juiz é muito ruim”, isso é uma forma velada de pressionar a arbitragem que, na dúvida, apita sempre em favor dos times do eixo. Lembram do jogo Atlético x Botafogo?

  • José Antonio disse:

    O problema de torneios “mata-mata” é que fica bem mais fácil manipular o resultado. Há muito tempo o futebol brasileiro deixou de ser esporte para ser negócio, e como negócio o que importa é o ganho financeiro e a emissora que manda no futebol brasileiro e que tem sede no Rio de Janeiro entende que sem cariocas e paulistas ocupando as primeiras colocações o torneio não tem apelo de audiência então tudo é feito para que isso aconteça. Basta lembrar as copas do Brasil decididas pelo Coritiba contra Vasco e Palmeiras, os dois foram ajudados pela arbitragem e foram campeões. Basta que o juiz anule um gol legítimo e marque um penalty duvidoso que o resultado está feito. Que o Atlético fique de olho na arbitragem porque depois não adianta reclamar….

  • Eduardo disse:

    Caro Clóvis, o sorteio foi feito com uma cerimônia sim, passou ao vivo pela internet. Não pode-se criticar isso, pode-se criticar o modo da CBF classificar as equipes. Isso também não concordo.

  • Pedro Vitor disse:

    A Libertadores é prova que o Galo mesmo jogando mal fora de casa pode chegar ao título.

    Nunca fomos um time copeiro, que sabe administrar as curvas do Percurso. Mas temos de dar o braço a torcer, no momento o time esta por cima.

    Ano passado, o elenco após conquista da Libertadores deu uma “enorme” relaxada. O Cuca teve grande parte culpa, pois ao final da Libertadores, disse que iriamos “nos preparar para o mundial”. Aí relaxou no Brasileiro, e entregou a Copa do Brasil para o Botafogo, que sempre foi pedra no sapato do atleticano.

    Naquele momento Botafogo, estava ajustado, tinha um time forte, com um camisa 10 talentoso, uma promessa decidindo, um falso 9, goleiro de seleção, e o tecnico comandando o time, o Galo relaxado, desfocado, mas com time bom.

    Atualmente, o Palmeiras não é nem sombra daquele Botafogo. O time vem desajustado, numa sequencia negativa de 9 jogos, sem sorte, levando gols decisivos nos finais de jogos. E o Atlético se ajustando, ainda que não esta bem.

    Levir tem que aprender a jogar fora de casa. No Independência temos condições de matar o adversário. Ir no Pacaembu e acabar de enterrar o porco!

  • Paulo Afonso disse:

    Respondendo ao Márcio Amorim, que em outro post disse sobre a relação do América com o Galo, Tchô, Obina, Mancini e Renan Oliveira não saíram do Galo para o América… Ele saíram do Galo, rodaram por outros clubes e acabaram indo parar no América… Se aceitassem a realidade e não se achassem seres superiores, poderiam fazer uma parceria com o Galo para aproveitamento de jogadores novos, com potencial… Da safra atual, Gabriel, Eduardo, Marquinhos e Carlos poderiam ser emprestados ao América… Até o Fillipe Soutto poderia jogar lá… Só com jogadores emprestados e do atual elenco, o time poderia ser: Fernando Leal; Pablo, Renato Santos, Gabriel, Gilson; Leandro Guerreiro, Eduardo, Fillipe Soutto, Marquinhos; Carlos e Obina… Acho que o lateral direito e o outro zagueiro poderiam ser buscados no mercado… Mas a principal mudança é entender que o clube precisa se estabilizar e buscar espaço aos poucos, para voltar a ter torcida e a ser a segunda força de Minas…

  • thales rosa disse:

    O Brasil é país da hipocrisia, sexta feira foi o ultimo programa do Lelio e do Pequetito o BhEsporteNews.. o programa acabou, acho que muito em função da fala do Lelio a uns meses atrás sobre Neto Berola e Rever.

    É proibido falar a verdade no Brasil, Lelio foi defender toda a classe de jornalistas que era jogada na lama por Neto Berola quando afirmou que certo jornalista recebia para falar bem de jogadores.. E aproveitou a deixa e falou a verdade sobre Berola e Rever, ou alguem vai discordar que um é bichado e o outro, que foi mandado para as arabias, nao joga nada?

    Enfim acabou-se um otimo programa que começou com Chico Maia e Lelio a uns 4 anos… era o unico programa que falava a realidade do nosso futebol..

    Lelio não era sensacionalista, não fazia onda ele falava apenas a verdade, falava aquilo que sabia… e por falar a verdade o cara vai perdendo espaço… Infelizmente vivemos no país da hipocrisia.

  • Paulo Afonso disse:

    É quase isto Chico… O Galo não está bem no Campeonato Brasileiro, mas tem evoluído em Copas… De repente, se seguir os últimos resultados, enfrentar o Galo nesta competição é que pode ser azar… Mas não há como negar que enfrentar nesta fase um time do porte do Santa Rita-AL que não disputa NENHUMA competição a não ser a própria Copa do Brasil (7º colocado no Campeonato Alagoano, fez seu último jogo pelo Rural de lá em 13/04/2014) é sorte… Na Copa do Brasil o Santa Rita-AL eliminou o Guarani de Campinas (que não jogou em Campinas), o Potiguar de Mossoró e o Santa Cruz… Além disto, também não pode jogar em casa… O time que é de Boca da Mata, terá que jogar em Maceió… Certamente o Cruzeiro vai fazer uns 8×0 no primeiro jogo e mandar time sub-20 no segundo jogo…

  • Clóvis Fagundes disse:

    Se o sorteio tivesse beneficiado o Galo, a imprensa mineira estaria soltando os cachorros na cbf. E o pior de tudo, o Galo é péssimo de tabelas e sorteios e todo mundo sabe, jogos mais fáceis, menos desgastes, o caminho é bem mais fácil. Ficar relembrando acidentes de percursos dos times grandes no passado, é querer ocultar as mazelas que alguns clubes tem na cbf. O palmeiras não mete medo em ninguém, mas as arbitragens pra times do eixo, sim. Porque não fizeram igual a Fifa, faça uma cerimônia televisada ao vivo para tal sorteio, convide Pelé, Fernanda Lima e Carlinhos Brown para a farra. Infelizmente, não posso dar crédito a um sorteio que não vi, ainda mais que beneficia os de sempre. Uma coisa é certa, se não for o cru cru, vai o vasco! É por essas e outras que, outros 7 x 1, virão pela frente!

  • Junior Gam disse:

    As atuações fora de casa compromete qualquer conquista de titulo pelo Galo.