Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Regularidade mantém favoritismo do Cruzeiro enquanto perseguidores patinam

Recuso-me a acreditar que os departamentos técnico e jurídico do América cometeriam erro primário de deixar que o lateral Eduardo fosse escalado ilegalmente, ao ponto de o Coelho correr risco de perder 21 pontos. Até que o STJD julgue, só tenho a comentar as dificuldades dentro das quatro linhas para o acesso à Série A, já que a disputa entre dez postulantes por quatro vagas é palmo a palmo, ponto a ponto.

Enquanto isso o Cruzeiro surfa tranqüilo nas ondas até o título e a melhor previsão que ouvi da sequência do campeonato foi do Carlos Eduardo Éboli e do iniciante e competente técnico Doriva, ontem, no excelente programa do Éboli, na rádio CBN (todos os domingos de 9 às 12 horas): o Cruzeiro pode até passar por momentos ruins em duas, três ou quatro rodadas, porém, os seus principais perseguidores também passarão, e até o último jogo, a taça já estará garantida para a galeria da sede azul no Barro Preto. É só pegar a tabela de classificação e ver como Inter, Fluminense e Corinthians penam na briga pelo segundo lugar.

O Atlético é aspirante a uma vaga na Libertadores, com mais dificuldades ainda.

Peguemos a arquirivalidade mineira para exemplificar a sensata análise de Doriva e Carlos Eduardo Éboli: o Cruzeiro passou aperto com a Chapecoense no primeiro tempo no Mineirão, quando perdeu por 1 a 0 e não conseguia se acertar. Na segunda etapa os comandados do Marcelo Oliveira liquidaram com o adversário nos primeiros 10 minutos. O Galo enfrentou o Coritiba, semelhante à Chapecoense em ruindade, e foi um empate, sem gols, com enorme dificuldade.

América campeão

Sobre o Junior do América campeão da 30ª Taça BH, fico com o comentário do americano Márcio Amorim, em recado ao técnico Moacir Junior e diretoria: “ Gostaria de ver o ‘professor’ ter competência, coragem e inteligência para escalar o América com Fernando Leal, Elsinho, Renato Santos, Vitor Hugo e Gílson: Leandro Guerreiro, Girotto, Sávio e Patrick; Rubens e Obina.

Não custa nada sonhar. Os meninos jogam mesmo e muito.”

Em gentil telefonema, o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Guimarães Neto, antecipou-se a uma cobrança que a coluna faria a ele quanto aos horários impraticáveis dos jogos decisivos da Taça BH de juniores, às 10 e 15 horas da quinta-feira e 21h30 do sábado: a Globosat pagou R$ 300 mil pelos direitos e garantiu a realização de todo o torneio.

Levir Culpi enfrenta a má vontade de alguns companheiros da imprensa, mas a situação dele e do Atlético é óbvia: um elenco limitado, cujos “reforços” recentes para as laterais se mostram um fracasso. Outros “reforços” para meio e ataque, também fracassaram: Guilherme vive no departamento médico e André é, em campo, aquilo que a foto dele dormindo, espalhada pelas redes sociais, mostram.

JO

Em foto do SuperFC, Jô, 16 jogos sem marcar


» Comentar

Comentários:
0
  • Laerte Madureira disse:

    O Cru Cru ganhou três troféus, não foi coroa. Não existe tríplice coroa no Brasil, só na Europa. Criação da rádio de minas para homenagear o Cru cru. Somente isso! Portanto é fictícia sim, como o Campeonato do Gelo.

  • Alisson Sol disse:

    Tríplice coroa não é título: é comemoração de três títulos em uma mesma temporada. Fosse título, automaticamente virava a “Quadrupla Coroa” (ou seja lá o que for o nome!) pois aí o clube teria vencido 4 competições!

    Nos moldes brasileiros, a tríplice coroa seria comemorar o campeonato estadual, a Copa do Brasil, e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano. Não há como ser diferente, pois não há garantia de que um clube esteja disputando Libertadores todo ano.

    Se a tríplice coroa do Cruzeiro é fictícia, quem venceu o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, e o Campeonato Brasileiro de 2003?

  • João disse:

    Comemorar 3 títulos reais é uma coisa, comemorar tríplice coroa é outra. Tríplice coroa também é fictício. Você discordou do Vanaldo, concordando.

  • Paulo Afonso disse:

    Estamos há 8 anos com a “escola gaúcha” no comando da Seleção Brasileira… E, para “mudar a história”, quem eles chamam? Outro gaúcho… Nos últimos 8 anos, o Inter ganhou um título e o Grêmio nenhum… Esta é a renovação… Depois que mudarem os gaúchos, voltarão os cariocas…

  • “Tríplice coroa” tem o eterno “campeão de tudo” Internacional-RS: Sulamericana, Libertadores e do Mundial!
    – Cada um se diverte com o que tem!

  • thales rosa disse:

    Manoel eu não acho, eu tenho certeza que vem outra triplice coroa por ai

  • Alisson Sol disse:

    tríplice coroa com o Ruralzão é pior do que Campeão do Gelo!

    Não que eu dê muita importância a esta estória de tríplica coroa. Mas dizer que comemorar 3 títulos de competições que realmente ocorreram é pior que comemorar um título fictício é realmente uma daquelas coisas que mostra a “lógica” de torcedor de futebol… Nem vou generalizar, pois sei que nem todos os torcedores do Atlético-MG pensam assim.

  • Marcos 2014 disse:

    Ontem assisti Atlético e Coritiba e vi que esse jogo é a cara do falido futebol brasileiro: estádio com pouquíssimos torcedores e um futebol ridículo e entediante apresentado pelos dois times. Será que o Galo de 2013 morreu de vez? E o Coritiba com razão não escapará da série B!
    Volto a dizer que o Campeonato Brasileiro está nas mãos do Cruzeiro, que só o perde se abusar e muito da incompetência.

  • Vanaldo Reis disse:

    tríplice coroa com o Ruralzão é pior do que Campeão do Gelo!

  • Manoel Tervilho disse:

    Alguém mais acha que o Cruzeiro conquistará mais uma vez a tríplice coroa esse ano ?

  • audisio disse:

    Manchete em sites esportivo:

    Fora de casa, jogadores do Atlético-MG consideram empate bom
    O zagueiro Leonardo Silva afirma que sabia que o jogo seria complicado, e cobra mais tranquilidade e paciência.

    DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES!

  • Pedro Vitor disse:

    Douglas Santos foi convocado pelo Alexandre Gallo. Portanto esta fora do time por 10 dias. Não joga contra o Palmeiras, nem Botafogo, e Corinthians.

    Pedro Botelho, que vinha crescente, mostrou contra o Flamengo, falta de maturidade. Agora parece, que caiu de produção. Mas ainda é o melhor na lateral esquerda do Galo. Tem que dar mais tempo!

    Victor, Alex Silva, Leonardo Silva e Jemerson, Pedro Botelho; Donizete, Rafael Carioca, Dátolo, Luan e Marion; Jô

    Este vai ser o time, contra o Palmeiras. Não acredito que o Levir vá mudar o time e nem o esquema. Esses meninos da base, Carlos e Eduardo, tem que entrar gradativamente pra não serem jogados na fogueira como o Alex Silva, que vai precisar de muito trabalho, sorte e paciência pra agradar o torcedor.

    Guilherme foi liberado pelo Departamento Médico. Pode ser uma boa opção para o segundo tempo do jogo contra o Palmeiras, e contra o Botafogo também.

    Marcos Rocha, terá de voltar pra domingo, tem o Claudinei de sobre aviso. Pierre é outro que faz falta ao meio de campo!

    Pra mim, a melhor equipe seria, Victor, Rocha, Leo Silva e Jemerson, Botelho; Pierre e Donizete; Dátolo, Luan e Tardelli; Jô

    Com Maicossuel, Marion, Carlos, Filipe Soutto, Eduardo, Josué, Carioca, Douglas Santos, Guilherme de suplentes.

  • mauricio sepultura disse:

    Não tenho nada com os problemas do América. Mas o Bernardo, que está no Palmeiras, teria sido emprestado ao Vitória/BA, e voltou logo para o Palmeiras pois ele teria transferido do Vasco para o Palmeiras e no Vitoria seria a terceira transferência dele no ano. Vamos aguardar.

  • Paulo Afonso disse:

    Apenas um comentário sobre os laterais… Não temos na base e nem no profissional nada além do Marcos Rocha… Os outros, nos tempos românticos do futebol, não poderiam assistir aos jogos nem da geral… Para quem conhece a várzea, não seriam nem gandulas do segundo quadro… Mas isto se deve à falta de visão, trabalho e competência dos treinadores que, atualmente, são meros distribuidores de camisas e coletes… Se eu estiver enganado, o Levir vai ter peito e escalar o time da seguinte maneira contra o Botafogo: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel, Douglas Santos; Pierre, Eduardo, Dátolo; Luan, Carlos e Jô… Mais do que escalar, precisa treinar também…

  • Paulo Afonso disse:

    Este final de semana foi de muita tristeza para mim… Não comentaria nada aqui durante um tempo, mas não resisti… O amor pelo Galo é maior que tudo… Sábado vi o Galo jogar 30 minutos parecendo aquele time que o Cuca colocou na Libertadores… E o comentarista da Sportv falando que o time da base era igual ao profissional… Eu querendo apelar com ele, mas, de repente, o time começou a perder o interesse… Marcação afrouxando, nariz empinando, técnico gritando na beirada do gramado, mas sem mudar nada… Parecia que o time acreditava que faria 2, 3, 4 na hora que quisesse… E o Coelhinho crescendo no jogo… Para quem entende de futebol, apostar em uma virada do América era “barbada”… Não deu outra, viraram e poderiam ter goleado… Até que viram que não perderiam mais o jogo, recuaram e o Galo resolveu entrar no jogo… Tarde demais… Domingo foi a mesma coisa… Time desorganizado, achando que ia vencer o jogo a qualquer momento… Cheguei a acreditar que daria tempo de mudar as coisas este ano… Agora joguei a toalha… Que venha 2015 rápido!

  • Manoel Tervilho disse:

    Eu acho que o Nilton tem razão. Esse time do Cruzeiro é mesmo do outro mundo!

  • adolfo disse:

    É difícil. O elenco do Galo se enfraqueceu nos últimos meses e no jogo de ontem estava ainda mais desfalcados. Convenhamos, o Galo tinha somente o André como opção ofensiva na tarde desse domingo. Isso livra a cara do Levir. Para mim, não totalmente. Ameniza. Levir , a cada rodada, demonstra estar desatualizado e ainda mais teimoso. Poderia sim ter entrado com três volantes, deixando o Marion como opção de banco, entrando no decorrer da partida. Mas manteve a dupla de volantes, Josué e R. Carioca, que não ajudam o time na saída para o jogo, enquanto Leandro Donizzete, que não é uma sumidade em passes, assistia do banco o primeiro tempo péssimo da equipe alvinegra. Esse é um dos maiores problemas do Levir, ele não sabe trabalhar com o elenco limitado que possui. Não percebe que o Marion não é ainda um jogador com potencial para ser titular. Somente demonstra alguma qualidade quando entra no decorrer da partida, em poucos minutos. Levir parecer não perceber e não busca correção para erros de seus comandados, como o jovem Alex Silva. Alguém disse a esse rapaz que ele é craque e o garoto acreditou. Com isso, continua a insistir em jogadas de efeito sem que consiga, sequer, realizar com eficiência alguns fundamentos básicos a sua posição, como passar a bola e marcar. O pouco futebol que apresentou no início da temporada, quando era chamado somente de Alex, sumiu quando exigiu a adoção do sobrenome Silva. Levir ontem disse que poderia sim adotar para o jogo um sistema em que o Jô e o André jogassem juntos. Multiplicou zero por dois. Ambos, em permanente má fase, ainda sofrem com a pouca criação do time. E pior será contra o fraco Botafogo, pois o time não contará com 6 jogadores, fora os que ainda estão no departamento médico. E como o Levir não é capaz de usar a criatividade para gerar algo novo nesse time, é pouco provável que o Galo vença. 2014 já era.

  • Pedro Vitor disse:

    Chico você foi certeiro. Kalil e sua diretoria, planejaram mal demais a temporada. No início do ano, quando precisávamos de reforços para Libertadores, não chegou ninguém. Falta de planejamento!

    Aí o Rever machucou, e de repente chegou dois zagueiros. Ed Carlos e Otamendi. Falta de planejamento!

    Mas a frente, a troca de comando técnico, Paulo Autuori pelo Levir, com o presidente assumindo que errou. Falta de Planejamento!

    Logo, desclassificado na Libertadores. E o Maicossuel contratado por 13 milhões, dispensa do Fernandinho, e rescisão do Ronaldinho. Falta de planejamento!

    Vamos ver quanto vai custar estes erros de planejamento da diretoria do Atlético.

    Penso que se não fosse o Levir Culpi, a coisa estaria muito pior. Porque o Levir segura as pontas, venceu alguns jogos aí inacreditáveis, como Pirangi, Inter, Fluminense.

    O elenco ate tem um time titular, mas foi muito mal montado. Um exemplo claro, é o lateral direito do Atlético, Alex Silva, jogador sem a mínima condição de ser titular de um clube como Atlético, vivendo o principal momento do clube, após conquista do principal título.

    O Cuca, teve 3 laterais reservas do Marcos Rocha. Hoje a torcida do Galo é obrigada a assistir o Alex Silva, que é da base ( a paciência esta se esgotando ) como titular do time!

  • Márcio Luiz disse:

    E mais um jogador estourado no elenco, desta vez o Maicossuel.

    Que raio de preparação física é essa do Atlético???

  • Adalton disse:

    1) O que sempr e digo: falta ao CAM amb ição de campeão; se contenta com pouco. O Cruzeiro, ficou uma ou duas temporadas em baixa e logo tratou de formar grande time para grandes conquistas; está colhendo os frutos. O Atlético se deixou hipnotizar pela conquista da Libertadores (e convenhamos foi uma grande conquista mas um time que quer ser grande tem que ter grandes conquistas e não se acomodar, como acomodaram).
    2) O América mostrou ser muito melhor que o CAM na Taça BH. O time do Atlético, tem no máximo uns 2 que poderão ser testados no time de cima. Não gostei do esquema de jogo do time junior.
    3) O time titular precisa marcar melhor no meio-de-campo. Não é possível que não vejam essa deficiência. Passa sufoco em todo jogo; quase sempre perde o domínio no meio-de-campo e sobrecarrega a defesa. Se não tivesse um excelente goleiro e b ons zagueiros, estaria em situação muito pior. Se passar pelo Palmeiras, tem que jogar bem fechado contra o Coríntians. Uma pena, mas penso que é mais um ano perdido, principalmente quanto a Copa do Brasil. O ELENCO PRECISA SER MELHORADO…PRECISA , DE NO MÍNIMO, MAIS UMAS 3 CONTRATAÇÕES.
    4) Com os desfalques (e todos times têm), poderia ser essa a escalação: Vítor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Ed Carlos e Douglas; Pierre (centralizado), Rafael(pela direita) e Luan(pela esquerda) e Dátolo; Jô e Carlos. Que acham?

  • audisio disse:

    Nada de surpreendente. Levir Culpi e o meio da tabela para um técnico que não ousa.
    Não é a primeira vez que Levi põe mais de um lateral em campo. Na sua passagem pelo Galo ele conseguiu colocar quatro laterais direitos no time! Para um técnico que afirma não gostar de improviso…
    O Telê, e sempre me refiro ao Telê, sabia que o futebol é uma luta contra o relógio. Você tem 90 minutos para resolver a questão. O Levi Culpe me passa a impressão de que o jogo de futebol tem 120 minutos. A falta de ímpeto e vontade, com a insistência em escalar jogadores que estão muito mal tecnicamente como André, Jô, Pedro Botelho, Josué, simplesmente condena a equipe à maus resultados. Uma das principais características do Telê era que com times às vezes muito limitados, ele conseguia fazer o time jogar coletivamente e a sua obstinação pelo jogo ofensivo, fazia com que ele sempre privilegiasse o aspecto técnico independente da idade ou origem do jogador!
    Tinha um olho clínico para não torrar as oportunidades. Trocava rapidamente quando via que daquele cacho não sairia banana.
    Que vocês me desculpem, estou com saudades do Telê Santana e essa saudade só aumenta quando vejo o atual time do Galo jogar!
    O Levir Culpi parece estar fora de sintonia com o atual elenco. O Time está muito mal treinado, que festival de passes errados o que mostra claramente a falta de trabalho de campo e repetição. Na parte motivacional Levi me passa a impressão de um certo autismo ou alienação, como se isso o isentasse do péssimo futebol apresentado e acrescentando a isso, essa espécie de bloqueio psicológico que ele coloca a equipe nos jogos fora de casa, essa insegurança e exagero de respeito aos adversário. Tudo isso deixa o Atlético na posição mediana na tabela, um retrato perfeito do Levir Culpi.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Assisti a 4 jogos do Galo na Taça BH e vi sempre o sistema defensivo como o mais vulneravel. Os atacantes adversarios encontraram sempre facilidade pra superar a defesa jogando em linha.
    Mesmo na vitoria por 4X2 contra o Figueirense isso saltou aos olhos.
    O ataque é bom mas o sistema defensivo não funciona.
    Vi tambem em alguns jogos e principalmente na decisão, a mascara ja tomando conta. Aquela “trivela”, calcanhar demais, chapeu e insistencia em lances individuais. Sem citar nomes mas que é mal sinal, isso é !

  • Junior Gam disse:

    O Galo não tem plantel para postular titulo algum este ano.

  • Alisson Sol disse:

    O Cruzeiro tem um jogo crucial contra o Fluminense na próxima semana. Não pelos pontos em si, mas pelo comportamento que vai ser demonstrado contra um dos adversários diretos.

    Algo importante que li esta semana é que, mesmo após do ocorrido contra o Santos, há notícia de que uma torcida organizada do Grêmio insistiu em repetir cantos racistas no jogo contra o Bahia (link). Para o clube, isto detona a defesa que tentavam montar de que o incidente era um caso isolado.

    O problema é que, mesmo com nova Arena, e o Grêmio insistiu em continuar patrocinando torcidas organizadas, devido à política interna do clube. Parte disto envolve ter mantido na sua nova arena uma área chamada “Geral”, com ingressos mais baratos. A desculpa foi a coisa mais esfarrapada do mundo: isto seria uma media elitista, e sem esta área, tais torcedores migrariam para outros setores da Arena! É rir para não chorar! Melhor mesmo continuar subsidiandos tais torcedore, e colocar todos juntos, não é mesmo?!

    Este tipo de “torcedor” nada tem a ver com o futebol. É apenas uma pessoa procurando um canal para “extravasar”. Certamente estaria em um evento de UFC se, ironicamente, o ingresso para UFC fosse barato!

  • thales rosa disse:

    Tudo normal nas Minas Gerais…

    O Time do Cruzeiro é ou não é de outro mundo? Como Nilton disse….

    Rumo ao Tetra.

  • J.B.CRUZ disse:

    Neste momento do brasileirão-14, o CRUZEIRO está fixado em quatro pilares fundamentais no futebol: Entrosamento,competência administrativa,salários em dia e SORTE!!! ….Mas; SEMPRE ALERTA !!!.
    ——————– CRUZEIRO SEMPRE !!!!!!.

  • Misael barbieri disse:

    O Cruzeiro jogará sem 4 jogadores que estarão servindo a seleçao brasileira. Isso sem contar que poderia estar sem 6 pois Samdio e Marcelo Moreno foram dispensados das seleçoes de seus paises. Acho que o brasileirao deveria parar agora e volter apenas depois dos amistosos. O maioe clube do Brasil nos seculos 20 e 21 gasta uma fortuna para montar e manter o melho elenco do Brasil e fuca sem seus craques. Ainda bem que estamos 8 pontos na frente do 2 colocado e a mais de 15 dos clubes de menor expressao.

  • Márciuo Luiz disse:

    Um conhecido comentarista da maior rádio de minas afirmava há alguns meses que esse Marion era uma espécie de “segundo Bernard”.

    Esse mesmo comentarista disse que o tal Pedro “bostelho” era enfim a solução para a lateral esquerda do Galo.

    Será pra qual time esse comentarista torce?

  • Vicente Paulo disse:

    É triste vê a realidade do Galo hoje. Um técnico desatualizado, desinteressado! Saudade do Cuca que se preocupava com o time, ia atras de jogadores pra reforçar o time e acima de tudo treinava o time, tinha um esquema tatico. Mas, a realidade é outra time sem motivação, treinador sem interesse e presidente contando os dias para largar a barca. Que venha 2015!!!

  • Jeferson Cruz disse:

    Neste time do Galo que jogou hoje, somente o Victor, Leo Silva, Jemerson, Maicosuel e Tardelli, tem condições de jogar no Galo. O restante, vá com Deus! Tá feio!

  • Chico, Boa Noite! Mais uma vez, parabéns pela sua lucidez, equilíbrio e imparcialidade. Sei que vc é atleticano, mas isso nunca o impediu analisar os fatos sem afetação, tanto para o lado do seu time do coração como contra o maior adversário dele. Penso que é preciso manter a seriedade, aplicação e humildade, entre outras coisas, para a conquista do Tetra, pois o futebol não aceita desaforo. O próximo jogo, por exemplo, será muito difícil, pois o Fluminense sempre complica as coisas (ou seríamos nós mesmos?). Temos que jogar com atenção, cautela e aproveitar os vacilos do adversário ( e não vacilar, sobretudo!). Mas meu Cruzeirão, Tipo Exportação, tá de dar gosto!