Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A ignorância no futebol é a imagem do retrocesso da educação no Brasil

É lamentável que a promessa mais feita por todos os candidatos a governos e parlamentos do Brasil nunca é cumprida: investimento maciço em educação. A falta dela é a raiz dos grandes problemas do país.

Fôssemos um povo escolarizado e educado não haveria tanta violência e atraso cultural que leva ao atraso social. O futebol é apenas uma das atividades onde essa ignorância se aflora e é pública, mas no nosso dia a dia podemos sentir na pele a falta de educação no trânsito, nas relações comerciais, pessoais e por aí vai.

O tempo passa e quase tudo evolui, mas na educação regredimos. É inaceitável que tenhamos de conviver com cenas como essas de um clássico entre Atlético e Cruzeiro, que se repetem a cada jogo, em pleno Século XXI. Até os anos 1980 o convívio era quase 100% pacífico, quando prevaleciam as gozações recíprocas, mas havia respeito à integridade física das pessoas no Mineirão.

Antes desse exagero de estádios “Padrão Fifa”, os “filósofos” que fazem o jogo dos poderosos do mundo a bola diziam que o problema era o preço do ingresso. Em outras palavras: a selvageria seria “coisa de pobre”. Elevaram os valores às alturas e hoje a maioria de quem freqüenta esses estádios é quem tem condição financeira privilegiada para ser sócio-torcedor ou pagar os olhos da cara por ingresso. A violência até aumentou, provocada normalmente por abastados e filhinhos de papai que se acham donos da verdade e do pedaço.

E não há distinção de cor e camisa. No caso do clássico não adianta atleticanos e cruzeirenses se acusarem, pois ambos têm culpa igual neste histórico de ignorância. 

CADEIRAS

Esta foto do jornal O Tempo, de cadeiras depredadas e a charge do Duke retratam um pouco dessa inaceitável postura de pseudos cidadãos freqüentadores de estádios de futebol. 

TORCEDORES

* Ironia do destino: América e Joinville brigavam palmo a palmo pelas primeiras posições da classificação da Série B. Hoje jogam, às 19h30, em Joinville, o dono da casa, líder, contra o Coelho, lanterna.

E não adianta querer demonizar o clube catarinense por denunciar a possível irregularidade do Eduardo, do América. Se as regras da disputa foram valem para todos, a incompetência de quem errou precisa ser cobrada.


» Comentar

Comentários:
0
  • Paulo Afonso disse:

    Alisson Sol seu raciocínio pode ser coerente, mas não é correto… Eu conheci pessoas que frequentavam a Galoucura há muitos anos atrás… Pessoas de bem que treinavam luta na sede da torcida organizada… Estas pessoas faziam relatos das coisas que aconteciam dentro das torcidas… Eles pararam de treinar porque viram que estavam mexendo com bandidos muito perigosos… Os membros das torcidas organizadas que frequentam estádios todos os jogos e participam da cúpula, são bandidos sem dúvida alguma… Meus amigos relataram vários incidentes que nem sequer ganharam páginas de jornais… Brigas isoladas, pessoas baleadas ou brutalmente espancadas… Tudo por conta de pertencerem a gangues rivais: Galoucura, Máfia Azul, Pavilhão Independente, etc… Estas pessoas não recebem dinheiro de ninguém para brigarem em estádios… Já recebi relatados de casos de brigas entre as torcidas, por exemplo, em Carnaval em Porto Seguro… O que este fato tem a ver com futebol? Quem tinha interesse em financiar esta briga? Desculpa meu caro, mas a confusão do último clássico se repete todos os dias Brasil afora, sem patrocínio de ninguém… Acontece simplesmente pelo encontro de facções rivais, independentemente de “torcerem” para o mesmo clube ou não…

  • Alisson Sol disse:

    Alexandre,

    Mas não se atacam os meios, pois a população é claramente ignorante em relação aos meios. Há 4 anos eu escrevi aqui sobre os evidentes sinais de que Eike Batista utilizava informação privilegiada (link), o que o coloca em posição ilegal de desiguladade com outros investidores. Eu, analisando informações econômicas, conseguia ver isto de longe. Compare com o que se noticiava sobre a pessoa à época (link) e com as notícias de hoje (link). Como é que se pode dizer que pessoas em um estádio são “filhinhos de papai”, sem qualquer análise financeira da pessoa?

    Em relação ao futebol, os indícios são claros de algo “armado”. Nem me preocupo em identificar para que time “torcem”, pois estes não são torcedores de futebol. São pessoas profissionais do tumulto, geralmente pagas com esta finalidade. É o mesmo tipo de gente que vai a desocupação de prédio onde sequer mora, e fica lá causando brigas com a polícia. E a polícia, ao invés de identificar estas pessoas, prefere expandir a violência para todo mundo, e aí alguém que é um verdadeiro torcedor e não está atento, acaba pagando pelo que fez um profissional do tumulto, que sabe muito bem se proteger e quando e para onde fugir.

  • Alexandre de Assis disse:

    Alisson, não se trata de atacar o sucesso financeiro, mas os meios usados para tal.
    Até agora, parece coisa armada, só estou vendo sangue na torcida do Galo, inclusive dentro do campo de jogo. Os mesmos órgãos de imprensa costumeiramente usados, mostram 10% de atleticanos vibrando e no áudio, os acusadores de sempre, no outro dia o Mineirão depredado. Havia muito tempo que a torcida atleticana não aprontava, enquanto lá, é quase todos os jogos. Sabemos que existe vítimas entre os atleticanos, mas poucos mostrados os atos dos Crucrus. Impunes como sempre, continuarão aprontando.

  • marcio borges disse:

    É dudu so psicologo pra vc mesmo. Como eu mesmo disse nao mando indiretas. Eu escrevo seu nome quando é pra vc. O seu post é de fala que eu mandei indireta para vc no dia anterior. Vc nao colocou este post porque ele nao existe. Mas em casos assim os médicos mandam nao contrariar pois pode agravar o quadro.kkkkkkkk
    Mas as diretas foram pra vc e nao vi comentarios com nenhum pingo de razao.
    Ah! O horario é devido a filho a escola….
    Abraço.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Alisson Sol, quem criou toda essa fúria foram as torcidas organizadas, elas tem todas as características de gangues, mas isso sempre foi ignorado pela Justiça, polícia, Ministério Público, que fez um monte de termos de ajustamento de conduta com esses marginais, já sabendo que eles não respeitam, mas existem interesses políticos por trás disso tudo, sabendo que só as duas maiores de Minas são capazes de eleger vereadores, deputados. Todo mundo sabe que o ser humano em grupo tem um comportamento diferente, mais corajoso, é o ambiente perfeito pros infelizes descarregarem suas frustrações, acobertados pela turba.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Márcio Borges, obrigado pela dica!
    Realmente você não citou meu nome.
    Peço desculpas. Na verdade eu pensei que se dirigia a mim pelos motivos abaixo:

    “Marcio Borges disse:
    28 de abril de 2014 às 14:05
    Dudu, cade a sua tao falada razão que fica acima da paixao…”

    “Marcio Borges disse:
    27 de março de 2014 às 17:08
    Que é isto Dudu, você não é passional? Só age com a razao ao realizar seus comentários? Este é o seu problema. Acreditar que o que você afirma é verdade e o que os outros dizem é pura emoçao sem nenhuma razao…”

    “Marcio Borges disse:
    16 de abril de 2014 às 17:28
    Então Dudu. Acho que você como toda sua razao, sem nenhuma emoçao, nao leu o que eu escrevi. Entao vou explicar…”

    Marcio Borges disse:
    12 de setembro de 2014 às 14:11
    “…Cara, para tentar se passar pelo mais racional dos atleticanos. Você é igual qualquer torcedor.”

    Isso eu achei apenas em uma busca rápida hein? kkkkkk
    Eita nóis!!!

  • luiz ibirite disse:

    paulo comédia.

  • Paulo disse:

    VAMOS RELEMBRAR FATOS QUE ATLÉTICO E MASSA FORAM ATACADOS PELA BANDIDAGEM AZUL E TUDO ACABOU EM PIZZA!
    • FATOS ANTES E DEPOIS DO CLÁSSICO 12/02/2011
    • Ônibus do Galo cercado por bandidos cruzeirenses e depois apedrejado. Acesse e veja como os jogadores e comissão técnica do Atlético passaram momentos de pânico e terror!
    http://www.lancenet.com.br/atletico-mineiro/Policia-Militar-punicao-Fanaticruz-pedrada_0_426557387.html

    • INTEGRANTE DA GALOCURA É ASSASSINADO A TIROS NA SANTA TEREZA
    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/05/07/interna_gerais,292847/integrante-da-galoucura-e-assassinado-a-tiros-no-santa-tereza.shtml

    • TORCEDORES SE ENVOLVEM EM BRIGA NA SAÍDA DA ARENA INDEPENDÊNCIA
    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/06/30/interna_gerais,303552/torcedores-se-envolvem-em-briga-na-saida-da-arena-independencia.shtml

    TORCEDOR ATLETICANO É BALEADO NO BAR
    http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/atleticano-e-baleado-durante-briga-de-torcidas-em-bar-no-barro-preto-1.44927

    • BANDIDAGEM AZUL PROMOVE QUEBRA-QUEBRA NAS LOJAS DO CLUBE
    FONTE: http://www.youtube.com/watch?v=cP2saJpfLW8

    • TORCEDORES DO CRUZEIRO ARREMESSAM OBJETOS NA TORCIDA DO GALO- 12/05/13
    http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/noticia/2013/05/torcedores-do-cruzeiro-arremessam-objetos-na-torcida-do-atletico-mg.html

    TRÊS TORCEDORES DO ATLÉTICO SÃO BALEADOS DENTRO DE ÔNIBUS EM CONTAGEM. UM MORREU-PUBLICADO EM 02/08/13 – 06h38
    http://www.otempo.com.br/cidades/tr%C3%AAs-torcedores-do-atl%C3%A9tico-s%C3%A3o-baleados-dentro-de-%C3%B4nibus-em-contagem-1.690519

    • PARABÉNS AO JORNAL HOJE EM DIA PELO PROFISSIONALISMO E INDEPENDÊNCIA
    ESSA MATÉRIA MOSTRA A OMISSÃO DA JUSTIÇA, IMPRENSA AZUL, QUANDO SE TRATA DE BANDIDAGEM AZUL QUE VEM DOMINANDO O NOSSO ESTADO SM NENHUMA RESTRIÇÃO
    http://www.hojeemdia.com.br/esportes/cruzeiro/torcedores-brig-es-voltam-a-ignorar-punic-o-no-mineir-o-1.182242

    • CRIMES PRATICADOS PELA BANDIDAGEM AZUL EM 21 DE SETEMBRO DE 2014

    • ÔNIBUS DO GALO É ATACADO PELA BANDIDAGEM AZUL…CENTENAS DE LATAS CHEIA DE CERVEJA FORAM JOGADAS NO ÔNIBUS E UM DETALHE A PM QUE FAZIA ESCOLTA LEVOU LATADAS E BANHO DE CERVEJA E NÃO FIZERAM NADA PORQUE???

    • CHEGADA DO ÔNIBUS DO GALO NO MINEIRÃO E NINGUÉM FOI SE QUER IDENTIFICADO

    • VEJAM AS IMAGENS QUE SÃO NÍTIDAS E A BANDIDAGEM NÃO RESPEITA A PM QUE NÃO FAZ NADA!!!

    http://54.236.180.172/video/441779_onibus-do-atletico-mg-e-atacado-por-torcedores-cruzeirenses-antes-do-jogo

    http://www.youtube.com/watch?v=PY8TkP7CH_Q&feature=youtu.be

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2014/09/22/atletico-mg-analisa-imagens-de-ataque-a-onibus-na-chegada-ao-mineirao.htm?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    • QUATRO TORCEDORES DO ATLETICO SÃO BALEADOS- 21 / 09 / 14
    http://noticias.r7.com/minas-gerais/quatro-torcedores-do-atletico-sao-baleados-no-centro-de-bh-antes-do-classico-22092014

    • MOTOQUEIRO VESTIDO COM A CAMISA DO GALO É COVARDEMENTE ESPANCADO PELA BANDIDAGEM AZUL E NINGUÉM FOI PRESO .
    http://www.lancenet.com.br/minuto/Cruzeirenses-agridem-torcedor-Atletico-MG-Mineirao_0_1216078435.html

    • BANDIDAGEM AZUL PRA VARIAR DESRESPEITA PM COM CÂNTICOS IMORAL , AVANÇA E PM RECUA…

    http://esportes.terra.com.br/cruzeiro/videos/atleticanos-provocam-e-cruzeirenses-brigam-com-policia-em-bh,7622139.html

    • PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!
    • Cadê as autoridades de Minas Gerais: MP, PM, Polícia Civil, PF etc..???
    • Cadê a omissa imprensa azul ESPECIALMENTE A TV ALTEROSA, que gosta mesmo é de monitorar torcedores do Galo, ESPECIALMENTE integrantes da Galoucura ? Porque que até agora ninguém fez nada.

    • QUEM ASSISTIU A ALTEROSA ESPORTE PERCEBEU QUE NÓS TEMOS RAZÃO QUANDO AFIRMAMOS QUE FICAM MONITORANDO A TORCIDA ATELTICANA 24H SÓ MOSTRAM TORCEDORES DO GALO aprontando e na minha opinião eles tem que pagar pelos crimes.

    • ENFIM MONITORAM COVAREMENTE A NOSSA TORCIDA.

    • PORQUE JAMAIS MONITORAM A BANDIDAGEM AZUL? MEDO?

    ALÔ MP, PM E PF JÁ SE PASSARAM 9 MESES DAS BARBARIES COMETIDAS PELA BANDIDAGEM AZUL E 48 HORAS QUE 4 INOCENTES TORCEDORES ATLETICANOS FORAM COVARDEMENTE BALEADOS E ATÉ O MOMENTO NINGUÉM FOI:
    Procurado, encontrado, interrogado, julgado, condenado, processado e preso
    CONTINUAMOS NA ESPERANÇA DE QUE A LEI SEJA APLICADA E QUE A JUSTIÇA PREVALEÇA

  • audisio disse:

    Vamu pra Arena do Jacaré! E Vamu ganhar lá como em qualquer outro lugar!
    Absurda a posição do TJD sobre a jogada desleal do Egídio no Luan!
    Por isso continuamos sempre no mesmo lugar!

  • Marcio Borges disse:

    Dudu, eu citei o seu nome onde? Indireta para você? Cara procura um psicólogo….Caso desejasse falar alguma coisa sobre seus comentários o faria da mesma forma que sempre fiz. Diretamente para você.

    Abraço

  • ZédoGalo disse:

    “A educação de um filho começa dezoito anos antes do seu nascimento”. Napoleão Bonaparte.

    Eis a questão. O problema não é de rico nem de pobre, está na família, nos pais e avós. A educação hoje perde para a ganância, para a concorrência, na corrida para que um seja melhor e mais esperto que o outro sempre. Mesmo Napoleão, imperialista e conquistador, sabia bem o que estava dizendo porque lidava com seus soldados.

    Outras frases para pensar:
    “Sob a mais livre das constituições, um povo ignorante é sempre escravo.” Marie Jean.
    “Se você quiser civilizar um homem, comece pela avó dele”.
    Victor Hugo.
    “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.”
    Coelho Netto.
    “Se queres um pais livre, educa seu povo”. Paulo Freire.

  • Alisson Sol disse:

    Eis que agora, aparece declaração da PM de que “podem ter sido eles que jogaram ao menos alguns ds rojões”… (link).

    Uma das fotos na sequência do site Superesportes é incrível: um policial aponta uma arma para um torcedor de braços para o ar.
    Depois, perguntam porque as pessoas estão perdendo interesse no futebol.

    Agora, o que é mais estranho é que , neste site mesmo, se mostra que uma torcedora do Atlético-MG assistiu o jogo com o namorado na torcida do Cruzeiro e, à exceção de um energúmeno isolado, não teve problemas (link). Fica a questão: a quem interessa esta divisão das torcidas? Fica óbvio que, se casais e famílias fossem ao estádio e sentassem juntos, haveriam muito menos problemas. Enquanto isto, se caminha no sentido contrário, e agora parece que ao invés de 10% de uma torcida ou outra, vão querer torcida única em jogos de grande rivalidade.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Corrigindo (completando): “Os quadrúpedes alvinegros que foram ao Mineirão domingo PARA BRIGAR…”

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Os quadrúpedes alvinegros que foram ao Mineirão domingo conseguiram piorar o que já estava ruim. Depois do cruzeiro, agora é o Galo que abre mão dos ingressos pra sua torcida:

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2014/09/23/noticia_atletico_mg,293821/kalil-informa-que-atletico-abre-mao-de-ter-10-da-torcida-em-classico-contra-o-cruzeiro.shtml

    Júlio César, não entendi bem o que você quer, mas a cena das cadeiras quebradas é lamentável. E sei que há muitas cadeiras quebradas no local ocupado pela torcida do Galo. Uma atitude vergonhosa e animalesca dos atleticanos que fizeram isso. Só espero que vocÊ não seja mais um “jacú” a pensar que só a torcida do Galo é que apronta, não é mesmo?

    Saudações!

  • Julio Cesar disse:

    Chico, fora do futebol mas o assunto continua sendo educação. Quantas campanhas voce ja acompanhou (como se elas fossem necessarias) para o uso racional da agua potavel, do perigo que é jogar lixo nos rios e etc. Em Itu, o povo esta revoltado porque o uso forçado da agua racionalmente foi imposto. E aqueles que abusaram, que fizeram pouco caso (tem agua demais nesse “Brasilzão), agora estão com o precioso liquido contado, regrado. E ainda se ve por aí (em Belo Horizonte) gente varrendo folhas e flores das arvores de suas portas para um pouco mais “abaixo”.

  • Wenceslau Resende de Assunção disse:

    Caro amigo e competente Chico Maia, preciso adquirir o Livro enciclopédia do rádio Esportivo Mineiro e não sei como fazê-lo. De-me uma dica.Obrigado amigo.

    – Barbacena

  • Em tempo: Digo, conter nossa PARcialidade.

  • Chico, Bom Dia!
    Acho que já falei isto aqui neste espaço, mas a verdade é que a humanidade parece que está se deteriorando, derretendo sua essência boa. Isso se reflete em todas as áreas, futebol, política, novelas, etc. Valores morais tão importantes na formação da família que refletiam positivamente nessas áres estão sendo atacados, em nome de uma liberdade ampla e irrestrita de se contestar todas as proibições e limites. Vi algumas cenas na tv ontem de torcedores (?) enfrentando (ameaçando) as câmeras de tv, com uma expressão de ódio (pareciam estar possessos). Não tem como essa turma torcer sem ferir ou fazer baderna com aquelas motivações. Por isso que sempre insisto na necessidade de respeitarmos os torcedores dos times rivais. Tenho tantos amigos atleticanos gente boa, incapazes de jogar um papel de picolé no chão ou quebrar uma lâmpada, muito menos de agredir outros, sequer com palavras (assim como conheço inúmeros cruzeirenses com essa formação). Quando não sabemos perder; qdo. pensamos que somos melhores sempre que o outro e que ele jamais pode ser superior a nós, aí fica evidente algum tipo de anomalia mental, psicológica, etc. Aí, o futebol perde a sua essência de diversão, lazer e divertimento. Olha Chico, ficamos sempre aqui apontando esses problemas, mas percebe-se cada vez mais a existência de programas e jornalistas (não só de torcedores) “valentes”, agressivos, ofensivos que atacam apressadamente e irresponsavelmente, como donos da razão e perito em todos os assuntos, fomentando e “botando pilha” nessa nova maneira de ser. Precisamos conter nossa imparcialidade, emoção e esforçar para proporcionar sempre espaços para o respeito. Fico pensando, pq eu jamais não poderei ir ao Mineirão vestido com minha camisa de Cruzeiro, ao lado da minha Mãe e irmão vestidos com a camisa do Atlético e assistimos um clássico,brincando, provocando, mas sobretudo, respeitando e querendo bem um ao outro? Entendendo que assim como tenho o direito de gosta do Cruzeiro, devo respeitar o direito deles de gostar do Atlético. Outra coisa, se o Atlético não ganhar do Cruzeiro (e vice-versa) não haverá futebol. Outra coisa, Tardelli e Marcos Rocha nos provocam e nem por isso passei a odia-los; achei no seu direito e oportuno a brincadeira (embora nunca tenha visto um foto desse jogo – e acho que nem eles e tbém nunca torci para nenhum palestra, rsrs). Acho os dois bons jogadores e gostaria de tê-los no meu Cruzeirão. Abraço a todos! E Atleticanos, o troco virá…

  • Alisson Sol disse:

    Evidentemente, a selvageria no futebol tem correlação mínima com a educação no país. Com 20 clubes fazendo 38 jogos cada, há 380 jogos por ano só no campeonato brasileiro (pois cada jogo já conta para dois clubes!), e incidentes significativos em uma meia dúzia. Estatisticamente, há mais bate boca no Supremo Tribunal de Justiça…

    Difícil imaginar que esta briga tenha sido feita por “filhinhos de papai” e “abastados”. Não entendo o porque do Brasil ser o único país do mundo onde ainda se ataca o sucesso financeiro. Alguém imagina um jovem abastado saindo de casa no domingo, escondendo fogos para passar por duas revistas da polícia, para entrar em campo e jogar em torcidas adversárias?

    Considerando o “trabalho” que isto dá, além do risco e o custo do ingresso, é mais fácil imaginar que isto foi realmente um “trabalho”. A patetice dos tribunais esportivos no Brasil criou um mercado óbvio: o de causar “incidentes” em jogos de adversários. Hipoteticamente, se eu estou na direção de um clube disputando o título, eu posso gastar 1 milhão de reais em um reforço, ou uns 50mil para pagar uma meia dúzia de indivíduos para ir ao jogo de um adversário e causar uma confusão. Sabe-se que não vão ficar presos mesmo, e ao final vão sair do “trabalho” com 50mil para dividir entre si.

    Pense bem: qual será a explicação mais provável?!

  • JÚLIO CÉSAR disse:

    Será que o Dudu Galomaio comentará essa imagem das cadeiras destruídas no Mineirão? Vamos aguardar.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Ao Márcio Borges.
    Colega, eu respondi sua indireta em um comentário feito ontem, mas curiosamente o mesmo foi moderado (mesmo com tanta atrocidade escrita aqui, o meu comentário não passou).

    Da parte que lhe respondi não vi motivo, mas creio que se refere ao termo que usei, “desmiolados”, para algumas barbaridades que li de OUTROS participantes. Pode quase tudo, menos isso.

    Não sei se vocÊ se finge de bobo ou realmente não entende minhas críticas. Somos todos passionais. VocÊ repete sempre, se dirigindo a mim, que “fulano acha que só comenta com sensatez”.
    Então me entenda: somos todos passionais, vez ou outra. O que critico é a obsessão com o rival que faz o camarada escrever coisas absurdas e sem nexo, nunca conseguindo ser realista. Sacou?

    Abraço!

  • adolfo disse:

    A educação é a base pra tudo, e infelizmente, está cada dia pior. Embora os índices demonstrem a queda no analfabetismo, o aumento da escolaridade do cidadão e as melhorias, pelo menos em Minas, dos índices da educação básica, na minha opinião, o que está pior e a educação em casa, onde o caráter e os valores são premissas para a formação do indivíduo. Deste modo, a violência cresce ano após ano, não só nos estádios, mas em todas as formas de convívio social. Infelizmente, essa realidade é difícil de ser revertida. Contudo, proponho uma reflexão histórica quanto a violência nos estádios. Concordo com os argumentos do Chico, e reforço o que disse acima, que a falta de educação impacta diretamente na violência social. Mas dois fatores, eu acredito, contribuíram muito para o aumento gigantesco da violência no futebol: torcida organizada e cobertura da imprensa. Na década de oitenta e início dos anos 90, adolescente ainda, eu ía aos jogos do Galo com muita frequência e via nas torcidas organizadas uma fonte, digamos assim, maior de incentivo ao time, embora eu nunca tenha feito parte de uma. Com o passar dos anos, percebi que por traz daquele “incentivo” todo havia interesses outros, e muitos, o que fez com que eu mudasse minha opinião a respeito dessas associações de pessoas. Naquela época, haviam cantos e vendas de camisas. E verdade que ocorriam brigas e corre-corre, mas nada que se compare a frequência, comércio de produtos, de todos os “produtos”, e violência que vemos hoje. Seus dirigentes ficaram conhecidos (os de clubes paulistas, nacionalmente) e ganharam espaços e “abraços” em programas esportivos. E, na minha opinião, fez-se a combinação perigosa. Jogou-se álcool no fogo. É verdade que o mundo atual está chato, cheio de politicamente correto, e que a capacidade de rir de si mesmo está cada vez menor. Porém, muitos programas esportivos, principalmente os que se intitulam imparciais e pela paz, acabam por darem combustíveis aos idiotas radicais. A informação cresceu, o marketing esportivo deu um salto gigantesco, e nessa esteira, a busca por audiência e espaços fazem com que parte da imprensa, na busca pelo seu quinhão do crescimento do futebol, adotem meios que vão de encontro com ao que pregam. Dizem querer paz nos estádios, mas mostram matérias em que a humilhação ou exposição do adversário, forte e veemente, é dita com brincadeira sadia. Reivindicam ser imparciais, mas dedicam tempo e conteúdos de acordo com interesses comerciais, com o retorno de audiência e com a interferência indireta do próprios clubes. A mesma notícia é dada de uma forma para um clube, de outra forma para o outro. Todos sabemos disso. Pra mim, muitos desses programas contribuem negativamente para o acirramento dos ânimos. Pior para o torcedor comum, esse estranho termo que inventaram para qualificar o verdadeiro torcedor, e não ao outro, dito organizado. Desmotivados pela violência, e agora pelos preços absurdos dos ingressos, preferem pagar pra ver em casa, ou bares, naqueles em que a violência ainda não chegou, ao invés de irem ao campo, como faziam nas décadas anteriores. Ainda tenho dúvida se isso não é o efeito desejado pelo “futebol moderno”.
    Saudações alvinegras.

  • J.B.CRUZ disse:

    “”A educação começa em casa e o conhecimento se adquire nas escolas, sábias palavras que ouvi de minha querida MÃE ODETE GOMES MARTINS CRUZ””…….
    Mulher guerreira, que criou eu mais quatro irmãos nos rigores do respeito ao próximo e a observância dos bons costumes junto as outras pessoas..Vida difícil sacrificada, mas, eivada de alegria,deveres cumpridos e felicidade realmente conquistada na base do Amor,compreensão e tolerancia com os semelhantes…Me lembro e guardei(e guardo) ao longo dos mais de sessenta anos bem vividos(graças a Fé e Esperança em Jesus Cristo), palavras divinas, maravilhosas, de minha Mãe,Meu querido Pai,meus avôs e até pessoas que se aproximaram de nós ao longo de nossas vidas como: Meus seis amigos de infância( dois; Walfriker e Mauro, já empreenderam a viagem eterna), e os restantes quatro; Wagner, Maurício,Fernando,Almira, que o tempo se encarregou de separar, cada um seguindo um caminho diferente, mas; sempre comunicando através das aparelhagens e meios que o mundo moderno nos proporcionam…
    Hoje em dia o próprio governo desestimula e desestrutura a família com Leis que investe na preguiça , na ignorância, a não se educar com a ‘esmola do bolsa família’,bolsa disso, bolsa daquilo,códigos de “defesa do consumidor e até do torcedor,tirando do ser humano a vontade e a coragem de ‘enfrentar’ os desafios da vida…..Como ninguém é 100% BOM e nem 100% MAU, procuro viver dentro dos meus direitos e deveres o limite necessário sem prejudicar ninguém, mas, também não quero ser prejudicado…Atualmente em tempos de teorias de conspiração,injúrias,traições e vinganças em forma de JUSTIÇA,mantenho meus pensamentos sempre positivos, mesmo em momentos de sacrifícios e dificuldades…

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Esse é o motivo de quase todos os problemas do Brasil, Chico. Retrocesso da educação.

  • Zé Carlos disse:

    O Duke é mesmo genial mas esta charge devia nos fazer chorar e não rir. Estamos em plena época de eleição para governantes e representantes do povo e a mim causa depressão passar os olhos pelas listas de candidatos. E causa desespero ver as pesquisas de intenção de voto. Ainda vai continuar assim como é por muito tempo, isso se não piorar.

  • Murilo Fonseca disse:

    É meu caro, já dizia um filósofo amigo meu aqui do sertão: estamos retornando ao Primitivismo.
    Quando tinha 6 anos de idade, ou seja, meados da década de 60, foi ontem Rsrsrs, uma professora nos alertava, para o mundo Individualista e Capitalista que seria os anos 2000.
    Videntes medievais, previram essa briga entre Irmãos e que se desconhecem diante dos Símbolos.
    O mundo, lá onde ele começou, virou um barril de pólvora e o ocidente faz de tudo para imitá-lo.
    Como você bem disse, independente de classes, a barbárie perpetua. O que faz pressupor, que, o que mais falta é a educação do lar. Fator bastante inibido pela degradação da família, coadjuvado pela propaganda consumista e desnecessária, que inunda nossos lares, através de órgãos de imprensa descomprometidos com a ética e com o bem estar das famílias.
    Os interesses e a soberba sobrepõe aos direitos consuetudinários do cidadão de bem.
    Que Democracia é esta que ninguém respeita ninguém? Não entendo o porquê, de muitos acharem que só tem direitos, os deveres, somente o vizinho terá de cumprir.
    Por outro lado, também não entendo a omissão de nosso Estado. A parcialidade de muitos órgãos estatais é um absurdo. Nossos homens públicos, se travestem de “cordeirinhos” na frente dos holofotes, mas por trás das “cortinas” é só falcatruas, locupletação, desmandos, corrupção e impunidade.
    Já começa a imperar a lei do mais forte, a justiça está vindo das ruas. Salve-se quem puder!

  • Vinicius Campos disse:

    Caro Chico.

    Perfeito na sua colocação. Ficarmos um apontando para o outro dizenfo a culpa e da sua torcida, é ipocrisia de qualquer um dos lados. E eu já disse se o clube é conivente com torcidas organizadas seja dando ingressos, transportes outros tipos de arregalia, o clube tem que ser punido mesmo. Torcida organizada só prejudica o clube, afasta os torcedores de bem dos estádios e contribui para a violencia nos estádios, nada além disto.

    Falando em violência, lamentável o que o egidio fez com Luan.

    Saudações Atleticanas.

  • Silvio Torres disse:

    Parabéns, Chico Maia. Acaba de descobrir como é grande parte da nossa “elite”. A mais atrasada, retrógrada, violenta, preconceituosa (racial e social), cega e radical do mundo. E ainda vende a imagem, o tempo todo, de que o nosso zé povinho é que não presta. Mas aos poucos vamos chegando lá…

  • marcelo disse:

    HAHHAHAHAHAHA O DUKE É MUITO BOM!