Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ingressos à venda para Cruzeiro x Santos, e uma análise sobre a queda de produção azul

Via twitter a Rádio Itatiaia dá as dicas para quem for comprar ingressos para Cruzeiro x Santos pela Copa do Brasil, e em seguida, na íntegra, interessante comentário do Raul Otávio Pereira, aqui no blog, sobre a queda de produção do Cruzeiro:

Rádio Itatiaia ‏@radioitatiaia

Torcedores já podem comprar ingressos para a partida entre Cruzeiro e Santos: http://bit.ly/1rL5r0Z

CRU

– – –

Raul Otávio Pereira escreveu:

“Chico;

“Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça” – e é assim que os cruzeirenses estão se sentindo, eu incluído.

É inegável que o time caiu, e muito, de rendimento. Dá sim prá ficar preocupado com a possibilidade de perda do título, embora eu espere que a turma dê um “último sanguinho” nessas rodadas que faltam e liquidem a fatura.

O elenco, tão falado durante todo o ano, agora se vê que não é tudo aquilo – embora seja muito melhor que os demais. Mas não está correspondendo às expectativas, isso é fato, e todos se perguntam porquê.

Eu apontaria alguns fatores que podem estar influindo:

– Erros que ninguém comenta – como foi vender o Vinícius Araújo e ficar com o Borges “bichado” o ano inteiro ?
– Porquê o Élber foi emprestado ao Coritiba ? Está fazendo falta…
– Sobre o Willian não precisa mais falar; todos já comentaram que a bola dele sumiu faz tempo
– Prá finalizar, Júlio Batista e Dagoberto. Não eram titulares, mas jogaram mais (quantidade e qualidade) no ano passado. Eram bons reservas, que não deixavam a peteca cair quando entravam – e eles sempre entravam. Esse ano…

Só não vale reclamar de convocações. O Cruzeiro, a torcida e a imprensa sempre pediram, e aconteceu. Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Lucas e Alisson – fizeram falta quando saíram (e voltaram “no bagaço”). Fazer o quê.

Nem vale reclamar de jogos seguidos por causa da Copa do Mundo – todos os times estão na mesma situação.

Mas vai dar. Vai ser sofrido, diferentemente do ano passado, mas seremos tetracampeões. E quem sabe, até penta da Copa do Brasil.

Abraço.”

Raul


» Comentar

Comentários:
28
  • carlos disse:

    O elenco é bom. Não é excelente e nem ruim. Mas precisará ser revisto pontualmente para a temporada que vem; independentemente do que aconteça de agora para frente. Penso que temos uma defesa (apesar das falhas individuais) e meios bons e com peça de reposição (apesar que algumas bem abaixo do esperado). Entretanto, penso que o calcanhar de aquiles desse elenco é o ataque. A rigor e em um mundo dos sonhos, eu abriria mão de Borges, J. Baptista, Dagoberto, M. Moreno. Com o salário dos quatro seria possível um Fred e mais um segundo atacante bom. Borges e Moreno deverão mesmo sair por fim de contrato. J.Baptista é uma mala pesada que se recusa a sair (já teve propostas), o mesmo deve ocorrer em relação ao Dagol que inclusive poderia render verbas para os cofres (já que ele não veio barato; o Dagoberto não me parece aqueles jogadores que ficam só por ficar, como o J. Baptista. Se não for aproveitado deve pedir para sair).

  • Paulo Afonso disse:

    Alisson Sol, como eu digo, contra a vaidade suas não há argumentos… A excursão à Europa que rendeu 6 vitórias, 2 empates e 2 vitórias, contextualizada, tem significado sim… A mesma coisa de falar em “clássico das multidões” pensando no tamanho da torcida do América hoje… Ou falar que a seleção dos EUA vencer a seleção da Inglaterra hoje é “zebra”… Se você não se prender ao momento histórico, não se contextualizar, não faz sentido algum valorizar mesmo… Seria a mesma coisa que dizer que o Andy Stanfield na prova de 200m ter feito 20.7 segundos nas Olimpíadas de 1952 não tem valor algum, já que o Usain Bolt hoje faz 1.5 segundos a menos tirando o pé no 40m finais…

  • Alisson Sol disse:

    Paulo Afonso,

    Ninguém escreveu que a negociação está concluída. Primeiro você escreveu “E o Cruzeiro não tem grandes jogadores para serem negociados“. Mas a notícia está lá, na capa do maior jornal esportivo não apenas da Espanha, mas considerado também o mais influente jornal esportivo da Europa. Se ele se submete a um “agente de jogador do Cruzeiro”, raja poder para este agente…

    Já que você falou de “fatos”, uma pergunta simples: Quem foi o vice-campeão do gelo?

    Você acha mesmo que levar de 3×1 e 3×0 de times em países com racionamento de comida depois da segunda guerra é “excelente desempenho” de um momento histórico?

  • Paulo Afonso disse:

    Alisson Sol, Lucas Silva é o único jogador do elenco celeste que talvez tenha espaço no mercado europeu… Mas o Real Madrid tem o Isco (22 anos) jogando muita bola e o Casemiro (também de 22 anos) emprestado ao Porto e bem no futebol português… E ainda tem o Khedira na reserva… Este mesmo jornal espanhol noticiou há uns 3 meses atrás que o Atlético de Madrid estaria contratando justamente o Lucas Silva… Será que existe algum agente do Cruzeiro ligado a alguém deste jornal ou é só coincidência? “Plantar” notícia é diferente de registrar fatos… Se a vaidade suas não permite reconhecer o momento histórico onde o Galo excursionou à Europa e teve excelente desempenho, mas permite acreditar que a notícia de suposto interesse de um clube qualquer em jogadores do Cruzeiro seja praticamente uma negociação concluída, o que posso fazer?

  • Paulo Afonso disse:

    Pedro Vitor, foi um jogaço o clássico espanhol… O Real Madrid jogou compactado, saindo nos contra-ataques… Jogou como time pequeno que é… Já o Barcelona jogou para cima, com posse de bola, muitas finalizações, mas não teve sorte… Acho que uma certa turma daqui veria o jogo desta maneira, injusto, com o melhor perdendo por ter enfrentado uma equipe que se apequenou…

  • Alisson Sol disse:

    Cada um planta notícia onde pode… O time campeão do triangular de 1971 planta notícia no jornal que lhe deu um título de campeão do gelo.

    Já o Cruzeiro, planta notícias na capa do Marca da Espanha (link). Plantando notícia longe assim, deve ficar difícil colher…

  • Fernando disse:

    E engraçado falarem de aparelhamento do estado pelo PT como se ns era FHC i supremo não fosse todo do PSDB e o pior, com um procurador engavetador. Não sei se é amnesia ou cegueira mas Aécio em minas censura tudo. Cláudio só saiu na mídia depois que SP começou a vasculhar…aqui quem ousaria falar contra o aparelhamento da família. Seria um programa individualista.. O Bolsa minha família? Tenha paciência!!

  • Pedro Vitor disse:

    Uma suposição:

    Pirangi vai jogar com o Botafogo, em casa. Resultado normal, em um caso deste, líder contra o 17º, é a vitória. Ainda mais que o Botafogo vem mal, muito pior que o desempenho do líder, que também não esta bem.

    E o Botafogo vai vir fechadinho também, assim como todos os times que vem jogar no Minerão. Então as desculpas não podem ser as mesmas. “jogou como time pequeno”. E uma estratégia, Real Madrid enfiou 3, fora o Baile em cima do Barcelona, jogando fechadinho e dentro de casa ainda por cima. Só este exemplo já detona o pensamento limitado de quem pensa que jogar fechado é ser um time pequeno!

  • Paulo Afonso disse:

    Sorte do Cruzeiro é a tabela… Com digo há muito tempo, só ganha dos times ruins… E fará dois jogos seguidos em casa contra estes… Deverá fazer 6 pontos sem dificuldade e respirar… Mas se tropeçar no Botafogo e no Santos (este pela Copa do Brasil), aí a vaca pode ir para o brejo…

  • Paulo Afonso disse:

    A queda de rendimento do Cruzeiro tem explicações sim…
    O elenco é bem como eu dizia: limitado tecnicamente mas bem preparado fisicamente… No momento de equiparação física, isto fica muito claro…
    Também está acontecendo outro fator muito importante na campanha de qualquer time: dinheiro… Sim, tem jogador já soltando que a verba não está pingando direitinho na conta todo mês não… E isto implica no pagamento das premiações também…
    Sobre este negócio de cabeça na Europa, os times de lá não estão contratando mais brasileiro na baciada… E o Cruzeiro não tem grandes jogadores para serem negociados… Estas notícias são aquelas já tradicionais da estratégia azul que conhecemos… Notícias plantadas para tentar vender jogador e salvar o caixa…
    No mais, o Galo e o São Paulo já estão pegando vácuo…

  • Ué… Lucas Silva poderá trocar o “Barcelona das Américas” pelo “real” Barcelona (sem trocadilho)?

    – “Esqueceram” de citar as inúmeras vezes que o radicado ganhou com auxílio da arbitragem e penaltis marotos… a mídia celeste trabalhou muito bem no extra-campo e iludiu seus simpatizantes! Vão chorar na cama que é quente…

    – E o bafo no cangote poderá ser ainda encurtado nesta rodada…

  • JULIO AVILA disse:

    audisio e paulo so nas paginas do maior de minas
    a secaçao continua 2 seguidos nao deve ser facil hein?

  • Marcos disse:

    Na minha opinião o que falta no Cruzeiro é um bom puxão de orelhas e bons sermões daqueles de balançar os esqueletos dos jogadores. O time está com o título na mão, é um bom time e ainda está jogando completo, mas parece que perdeu mesmo a noção do perigo.
    Já o Atlético… mesmo com não poucos problemas vai patrolando seus adversários e subindo na tabela, incluindo o vizinho azul em duas oportunidades. Não fosse esses problemas e mal planejamento de início de ano seria o Galo o campeão brasileiro de 2014.
    Não acredito em título brasileiro para o Atlético, mas caso isso ocorra(ainda mais vendo o Atlético progredindo e o Cruzeiro ‘degredindo’) é capaz de muitos cruzeirenses até virarem a casaca.

  • thales rosa disse:

    Um dado sobre o judiciario Alisson Sol, em 2018, ano que termina o mandato de Dilma, o PT terá indicado 10 dos 11 ministros do Supremo…. ou seja o judiciario ja estará aparelhado tambem..

  • thales rosa disse:

    É Alisson Sol, fui seu vizinho la em Boston, morei em Everett um ano para estudar ingles, eu vi como as coisas funcionam em um país onde o merito é reconhecido.. Em nosso país, Brasil, falta merito, o merito precisa estar acima de tudo.. as pessoas precisam ser incentivadas a correr atras dos seus objetivos em um ambiente justo para todos, isso se traduz em educação de qualidade…

  • Alisson Sol disse:

    Thales, ainda que os porcos votassem errado, haveria um “legislativo” e um “judiciário” para vigiarem o homem com o balde de comida…

    Sem o fervor de acompanhar a eleição de perto, posso dizer o seguinte: o Brasil saiu bem das eleições. Aécio ligou para Dilma e mostrou a maturidade política que muito eleitor ainda não mostrou (tem gente ainda brigando), e sabe que a vida segue. Ele tornou-se o favorito para a eleição em 4 anos.

    Lembre-se sempre que os políticos refletem a população. Não adianta reclamar do senador que não comparece, e furar a fila. Não adianta reclamar do político que fica rico, e não devolver o dinheiro/carteira ou até benefício recebido a mais. O Brasil não é um país desértico, não é superpopuloso, tem grandes recursos naturais, e uma integridade territorial garantida por algo histórico: a língua diferente dos vizinhos. É só investir na educação a longo prazo.

  • Alisson Sol disse:

    O Stefano disse tudo.

    Estou em Barcelona esta semana para uma convenção, e venho lendo os jornais locais desde a semana passada. A cabeça do Lucas Silva já deve estar dando voltas: virou mais um motivo de brigas entre o Real Madrid e o Barcelona. O Cruzeiro cometeu o mesmo erro de não conseguir orientar o Ramires na final da Libertadores 20009. Qualquer pessoa que já mudou de emprego indo para uma proposta maior sabe que há o profissionalismo até o dia da saída, mas não se compra mais a briga de longo prazo, pois você não se vai estar lá.

    Pior: o diretor de futebol também está cotado para sair. Se isto acontecer, leva na cabeça as informações sobre os contratos dos jogadores atuais, os de base, e aqueles já nas vias de contratação. Há ciclos naturais no futebol, mas parece que o presidente do Cruzeiro se distraiu com a vida política, e acumulou dever de casa.

  • audisio disse:

    O que está ocorrendo é a pressão natural do campeonato.
    Como foi dito antes, Marcelo começa a sentir a pressão e para piorar o cenário, o segundo colocado, o Atlético, principal adversário no estado chegou, está numa crescente, embalado, começando a acreditar que pode realmente chegar. A cada tropeço do cruzeiro, a preocupação aumenta mais colocando mais pressão. O talento do tal propagado elenco azul começa a ser questionado pelos próprios torcedores! Claro que a pressão de ver o Atlético no retrovisor é diferente de ter qualquer outro time ao seu encalço. Não adianta os cruzeirenses negarem, isto é um fato! O que era para ser uma mera formalidade de cumprimento de tabela há umas dez rodadas se transformou numa reta final de tirar o folego. Antes acostumado a se impor a cada jogo percebe-se a insegurança como no segundo tempo contra o Figueira em Florianópolis.
    O Botafogo tem muita tradição no futebol. Assisti sua última partida e jogou muito bem! Wallison excelente, Carlos Alberto com muita confiança, Jeferson pegando tudo, sem contar com o jovem Rogério, habilidoso e oportunista! As condições do jogo o transformaram numa pedreira!
    Botafogo animado, vindo de uma clássico vitorioso contra o cruzeiro excessivamente ansioso e instável. Nos seus últimos jogos conseguiu apenas duas vitórias contra adversários muito fracos!
    Diferente do céu de brigadeiro do primeiro turno, as nuvens mais carregadas começam a sacudir o avião de Marcelo Oliveira! Quando a coisa estava entre São Paulo e Inter os cruzeirenses estavam achando graça… Porém o Galo saiu da moita com intenções maiores do que simplesmente disputar a Libertadores!
    Acho muito cedo para o cruzeiro comemorar o campeonato!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Os jogadores do cruzeiro já estão de olho na Europa, só isso.

  • Pedro Vitor disse:

    Engraçado como que a seleção faz alguns jogadores irem pra Lua.

    Me lembro em 2009, quando o Tardelli, estava muita bola, aí era o mesmo Dunga, convocou o Tardelli, deixou-o no banco, em duas ou três partidas. E o Tardelli voltou para o Atlético “no mundo da Lua”.

    Agora o Tardelli esta mais experiente, rodado. Foi pra Europa, uma, duas vezes, fez o retorno, ao Galo, e já não deslumbra com seleção, se achando a ultima bolacha do pacote. Resultado, vai bem na seleção, e melhor ainda no Atlético!

    Acho que falta rodagem ao Everton Ribeiro, Goulart e principalmente ao Lucas Silva. Antes de serem convocados, eram os mais atuantes jogadores em atividade do futebol do Brasil. Mas “elogios, com a camisa da seleção” faz o jogador se achar demais!

  • Paulo disse:

    Sol, chuva, vento, calor, frio, gramado, tomando gols bobo, gols de bola parada, sorte dos adversários, azar do time, torcida adversária, cansaço, desgastes, desfalques, maratona de jogos, contusões, convocações para seleção, arbitragens, adversários jogando fechado na retranca etc…
    SÃO ESSAS AS DESCULPAS DO CRUZERIN E IMPRENSA AZUL!!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Perder, ganhar,empatar faz parte do jogo..Fases boas,fases más, também faz parte do cotidiano de toda equipe….A diferença do CRUZEIRO para as outras equipes, é que a sorte está do seu lado; e de quebra tem ‘gordurinha’ prá queimar….
    Sem previsões; mas, boas perspectivas de mais títulos até o fim-do-ano..

    CRUZEIRO SEMPRE !!..

  • Thales Rosa disse:

    Sobre o Cruzeiro, está tudo normal o time esta sentindo os 65 jogos ja realizados na temporada. Ano passado o time nao disputou libertadores e foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil…

    Marcelo Oliveira falou com a torcida antes do jogo disse que ia poupar Mayke e Luca Silva.

    Fui ao jogo em Florianopolis e acho que Marcelo erra em tirar E.Ribeiro e R.Goulart, esses dois puxa pelo menos 4 marcadores, e tinha que manter ao menos um em campo.

    Quando tirou os dois o time deles teve liberdade para atacar, e deu no que deu.. O titulo vira com as vitorias dentro de casa, porque se o Cruzeiro ganhar os 4 jogos que faltam no Mineirão o SP pode ganhar todos que nao alcançam o Cruzeiro!!!

    Rumo ao TETRA!

  • Thales Rosa disse:

    “Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tenha abatido no recinto ao lado.”

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Ê Cruzeiro…

    Êêêêêê Cruzeiro…

    Tudo bem que é quase impossível manter um alto nível nos dois turnos do Brasileirão. Uma oscilação ou outra é natural e previsível. Mas o que temos visto no Cruzeiro nos últimos jogos, é muito pior do que isso. É preguiça e falta de vergonha na cara mesmo ! Esse empate com o Figueirense comprova isso. Se a pegada fosse a mesma, se o comprometimento dos jogadores fosse o mesmo do primeiro turno, era jogo pra golear na casa do adversário. Só que mais uma vez o time bobeou e dançou. O que vem se repetindo com frequência no segundo turno.

    Começo a desconfiar que possa ter algo interno de suspeito, por trás dessa brusca queda de rendimento do Cruzeiro. Estão brincando com coisa séria e poderão pagar um preço muito alto por isso…

    O Raul comentou aí acima sobre o Vinícius Araújo e eu também acho que foi um tremendo erro da Diretoria do Cruzeiro, liberar uma jovem promessa, pela bagatela que liberou, sabendo da irregularidade do Borges e da incógnita que até então era o Marcelo Moreno. O Vinícius Araújo era pra ter sido trabalhado, mesmo que ficando mais no banco, pra ver se em 2015 ele já poderia se firmar como titular. Mas venderam o menino barato e agora vai ter que ir ao mercado tentar achar algum goleador pro ano que vem. Porque o Marcelo Moreno não deve ficar. E mesmo que ficasse, não seria suficiente.

    Borges, Dagoberto e Júlio Baptista, um abraço e tchaw !!

    Quanto ao Élber, emprestado para o Coritiba ( e que consegue ser reserva até lá… ), eu já acho que devia é ficar por lá ou ir pra outro clube mesmo. Porque é beeeeem fraquinho… O grande erro mesmo que o Cruzeiro tinha feito, mas que conseguiu consertar a “K H da” a tempo, foi ter emprestado o Alisson para o Vasco. Esse sim tem potencial e podemos esperar uma evolução. Já o Élber coitado, não passa daquilo…

  • Frederico Dantas disse:

    Que uma luz amarela tem que ser acesa urgentemente no Cruzeiro, tem. Se não há motivos para se preocupar em demasia também não há para se despreocupar. Se o Cruzeiro não ganhar do Botafogo no próximo final de semana, time da zona de rebaixamento, dentro do Mineirão, a coisa fica complicada. E começa a animar a concorrência.

  • Francisco disse:

    Para Galo ficar mais seguro nessa reta final de Copa do Brasil e Brasileirão, é necessário uma atenção especial aos fundamentos de jogo:
    Galo toma gols fáceis porque a marcador marca a bola. Cito aqui dois lances que caracterizam melhor essa deficiência. 2º gol do Cruzeiro. Enquanto Marcos Rocha presta a atenção ao lance no lado esquerdo da defesa, o atacante se desloca para ficar sozinho para finalizar sem ser molestado.
    2º gol do Sport (última rodada) atacante completamente sozinho recebeu passe para finalizar enquanto Marcos Rocha próximo, está prestando atenção no lance de ataque do adversário.

    Defesa está se adiantando muito apesar do Galo estar vencendo o jogo.
    Bahia empatou o jogo com bola nas costas da defesa.
    Victor fora da área, foi expulso no jogo contra o Sport porque tentou evitar o gol do adversário.

    – Timóteo