Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quando temos de nos recolher à nossa própria insignificância

Ouvi e li manifestações “nacionalistas” contra a lista divulgada pela Fifa dos 23 indicados ao prêmio Bola de Ouro 2014. Essa ala reclama que deveria haver mais brasileiros, entre jogadores, onde só consta o nome de Neymar, e “pelo menos” um ou dois treinadores, onde não há nenhum. Infelizmente a verdade é que o futebol brasileiro realmente não tem ninguém além do ex-jogador do Santos para ser apresentado como candidato a melhor do mundo no momento. Forcemos a memória e não nos lembraremos de nenhum, de qualquer estado.

O futebol mineiro, que no momento tem dois clubes no topo nacional, quem teria para ser incluído numa lista dessas?

Gareth Bale (País de Gales), Karim Benzema (França), Diego Costa (Espanha), Thibaut Courtois (Bélgica), Cristiano Ronaldo (Portugal), Angel Di Maria (Argentina), Mario Goetze (Alemanha), Eden Hazard (Bélgica), Zlatan Ibrahimovic (Suécia), Andres Iniesta (Espanha), Toni Kroos (Alemanha), Philipp Lahm (Alemanha), Javier Mascherano (Argentina), Lionel Messi (Argentina), Thomas Mueller (Alemanha), Manuel Neuer (Alemanha), Neymar (Brasil), Paul Pogba (França), Sergio Ramos (Espanha), Arjen Robben (Holanda), James Rodriguez (Colômbia), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Yaya Toure (Costa do Marfim).

MESSIMessi

De sã consciência nem o mais bairrista dos jornalistas ou o mais apaixonado atleticano ou cruzeirense conseguiria apontar um jogador nosso que merece estar nesta lista divulgada pela Fifa? Além do mais o futebol brasileiro não tem visibilidade na Europa, onde estão os selecionadores convidados pela entidade para indicar estes candidatos a melhor do mundo.

Outra verdade que a maioria dos brasileiros não gosta de ouvir é que apesar de termos cinco Copas do Mundo conquistadas os clubes argentinos são mais badalados lá fora. Principalmente o Boca Juniors e depois o River Plate são muito mais conhecidos do que o mais popular dos nossos, que é o Flamengo. Raramente se vê camisas de clubes brasileiros em lojas no exterior, diferentemente dos argentinos.

No que se refere a treinadores a nossa situação é pior ainda. Vanderley Luxemburgo e Felipão fracassaram no Real Madri e Chelsea e ajudaram a queimar a imagem dos demais, que quando são convidados a dirigir um clube estrangeiro, têm que aceitar convites da periferia do futebol, na Ásia ou Mundo Árabe.

Também entre os treinadores os argentinos estão muito à frente dos nossos. Veja os indicados ao prêmio pela Fifa Carlo Ancelotti (Real Madrid), Antonio Conte (Juventus), Pep Guardiola (Bayern de Munique), Juergen Klinsmann (Estados Unidos), Joachim Low (Alemanha), Jose Mourinho (Chelsea), Manuel Pellegrini (Manchester City), Alejandro Sabella (Argentina), Diego Simeone (Atlético de Madrid), Louis van Gaal (Holanda/Manchester United).


» Comentar

Comentários:
6
  • Grande CHICO MAIA o fato da ausência de jogadores brasileiros é apenas o reflexo da irresponsabilidade e da desonestidade da maioria dos jogadores que assinam contratos milionários com os grandes clubes europeus e depois tentam dar o golpe ,alegando que não se adaptaram e tentam retornar par ao pais antes de cumprirem suas obrigações ,vários já fizeram isto e o ultimo que tentou aplicar este golpe se deu mal ,foi o BERNARD que veio passar as ferias no BRASIL o ano passado e só retornou pára o seu clube quando foi pressionado.

  • Alisson Sol disse:

    De todas as premiações bobas do futebol (e são muitas!) esta bola de ouro é provavelmente a mais ridícula.

    Estranho que falem tanto de conspiração em Copas, Ligas, Campeonatos, e ninguém veja o ridículo que é uma premiação onde ninguém sabe realmente quem votou, e em quem votou. Há um número desproporcional de votantes da Espanha, resultando no fato de que, desde que a FIFA “assumiu o prêmio” em 2010, apenas jogadores de times espanhóis venceram. Dizem que o Cristiano Ronaldo foi aconselhado a mudar-se para a Espanha pois, além dos benefícios fiscais, se ficasse no Manchester United podia vencer a Copa dos Campeões todo ano, mas jamais venceria este prêmio. Não que faça a diferença no bolso para um jogador no nível dele, mas faria no ego se aposentar sem o prêmio.

    E enquanto os espanhóis preocupam-se com isto como se fosse a coisa mais importante do mundo, vão fazendo sua “ciesta” e o país ficando irrelevante. Nem mais entre as 10 economias do mundo o país aparece.

  • Frederico Dantas disse:

    Você está certíssimo, Chico.
    E pior. Nosso interregno entre 70 e 94 foi um período onde tivemos grandes jogadores e grandes chances de sermos campeões mundiais.
    Hoje? Alguém é capaz de dizer que temos um time capaz de ser campeão do mundo? Chegamos à semifinal este ano por jogarmos em casa e enfrentarmos nos decisórios Chile e Colômbia, vizinhos fracos.
    Seca à vista… E não por pouco tempo.

  • Thiago disse:

    Mais uma vez a ladroagem do árbitro prejudicou o Cruzeiro com gol legítimo mal anulado. Se essa diretoria lesma não der a grita na comissão de arbitragem o jogo da volta vai estar comprometido.

  • Thiago disse:

    Pra mim o Robben e o melhor, tanto pela temporada quanto na seleção holandesa. Ele joga demais!

  • Olá, Chico! Sem chances de outro jogador brasileiro aparecer nessa lista. Quem sabe daqui uns anos… Tentei falar um pouco sobre isso em nosso modesto blog: http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/2014/10/o-menino-e-bola.html