Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Incentivo de Levir Culpi faz os jovens jogadores do Atlético acreditarem no próprio taco

Por incrível que pareça foi uma vitória fácil do time quase todo reserva do Atlético sobre o Palmeiras no Pacaembu. O time mandou no jogo, manteve a tranqüilidade quando o desespero mandou todo o adversário ao ataque e fez 2 a 0 com uma tranqüilidade surpreendente.

A opção de Levir Culpi deu certo e o único titular absoluto em campo, Victor, justificou a escalação com defesas salvadoras em momentos chave e a sua experiência para esfriar o Palmeiras quando houve necessidade.

CAMPALFoto: SuperFC

E o mais importante: Levir dá tanta certeza aos mais novos que eles terão oportunidades reais, caso façam por onde, que está surgindo uma meninada altamente promissora. Hoje, Dodô foi o nome do jogo; Eduardo e Marion fizeram uma grande partida, e este zagueiro Tiago, além de mais um gol, foi um achado. Firme na defesa e certeiro nas subidas ao ataque.

O time desta noite:
Victor, Alex Silva, Tiago, Edcarlos e Pedro Botelho (Douglas Santos); Pierre, Leandro Donizete, Eduardo e Rafael Carioca (Paulinho); Dodô e Marion.


» Comentar

Comentários:
37
  • Márcio Luiz disse:

    É isso mesmo, Paulo Afonso. Assino embaixo.

    Tem hora que é “muin difíci” ler tanta asneira.

    Saudações!

  • Pedro Vítor disse:

    Mas contra o Palmeiras o Dodô foi uma espécie de Ponta de lança, jogou centralizado e na frente. Não fazendo a função do Jô. Fazia uma função igual ao Tardelli, que não é centro avante, é atacante que chega na area pra finalizar!

  • Pedro Vítor disse:

    Tecnicamente o Dodô entrou dando mais tranquilidade ao sistema de jogo, contra o Flamengo. E quando entrou a partida estava 2 a 1, e ele participou do terceiro e quarto gol.

    O jogador é meia direita de origem. Tem uma facilidade pra bater na bola. Agora pra ser titular ainda falta muito. Mas pra entrar no decorrer do jogo, pode entrar na quarta feira, e fazer gol ou assistência, e galgar um lugar no time antes de 2015!

  • Paulo Afonso disse:

    Exemplo de um time alternativo para disputar o Mineiro: Uilson; Alex Silva, Tiago, Gabriel, Pedro Botelho; Lucas Cândido, Eduardo, Dodô, Guilherme, Marion, André… Muitos destes jogadores seriam reservas na Libertadores… Eventualmente o time principal joga em casa para manter o ritmo de jogo…

  • Paulo Afonso disse:

    Márcio Luiz, às vezes as pessoas falam sobre coisas que ouviram falar… Repetem as coisas sem fazerem nenhuma análise, sem verem o que de fato acontece… Este parece ter sido o caso do Wladimir… Há muito tempo a imprensa fala do Dodô? Vi algumas pessoas pessoas aqui além do “velho Abras” falando dele… Mas aposto que ninguém desta “imprensa” que fala há muito tempo dele o acompanhou na base… Quem daqui assiste as competições de base pode confirmar: jogador habilidoso, mas preguiçoso… Esta característica normalmente condena jogadores no profissional do Galo… Tinha que ter muito cuidado para para colocá-lo no time… E esta falação toda foi por causa de um gol (golaço mesmo, diga-se de passagem)… Além do gol, ele fez uma excelente partida contra o Palmeiras… Mas o técnico tem que pensar na equipe taticamente, no conjunto… O time tem jogado sem centroavante por causa de problemas de bastidores… Ninguém com o elenco todo à disposição, sabendo do que o Jô já fez no clube, abriria mão dele e do esquema tático para colocar mais jogadores de meio de campo… Dodô é uma promessa… Eu escalaria um time sub-23 para disputar o rural 2015, para estes meninos fazerem um estágio e amadurecerem para o profissional… Espero que o Levir fique e pense nisto…

  • Márcio Luiz disse:

    ô wladimir, nada a ver.

    Primeiro,
    o Jô é centroavante e o Dodô meia. Seria a mesma coisa que escalar o Humberto Ramos pra jogar na posição do Dadá. Ou o Marcelo na do REInaldo, embora o Marcelo fosse um cracaço. Ou o Zico na do Nunes, e por aí vai…

    Segundo,
    quando o Levir passou a bancar sem medo o Carlos e o Jemerson, oriundos da base, mesmo com os dois andando no fio da navalha com a massa, vc achou isso coisa de treinador burro também???

    Terceiro,
    devagar com o andor, meu jovem; foi só um jogo. Se o treinador fosse se basear na atuação individual dos meninos do Galo contra o Palmeiras, ele escalaria TODOS eles como TITULARES no jogo de quarta contra as mariposas. Mas não é por aí.

    Como diz a surrada frase, meninos ganham jogos, homens ganham títulos.

  • Pedro Vítor disse:

    Assim o Jô aprontou demais, mas não abriria mão dele como opção de banco. Ele é experiente, faz bem o pivô, se estiver centrado no Atlético faz grande diferença.

    Mas tem o outro lado negativo. De toda forma, na minha opinião, se viesse o Barcos, poderia abrir mão. André não, tem dispensar urgentemente.

    Galo tem que ir atras de um lateral direito. Tentar manter o Botelho, e se vier este Erick do Goiás ótimo, mas é caro, jogador novo no Brasil, tem mercado. Outro bom de se apostar Giovanni Augusto cria do Galo, hoje no Figueirense!

  • Concordo com o comentário do colega, o time do Atlético ta com uma boa base, mais é bom mesmo observar estes dois jogadores do Goiás. São ótimos jogadores que vale à pena buscar investidores para bancar todos os dois no galo,sendo que o Erik já é uma realidade….O Tiago Mendes também é muito bom jogador,mais o Atlético tem que sair na frente por que daqui a poco ta todo o mundo encima deles dois. Moro aqui em Goiás, e conheço eles bem de perto vão pra cima mesmo…No mais o galo já esta quase pronto basta um homem de área, e manter o Levir é claro por que afirmo sem medo de errar o Levir é sem duvida alguma o melhor treinador do futebol brasileiro.

  • Paulo Afonso disse:

    Márcio Luiz e Pedro Vítor, eu digo há muito tempo que não é o elenco do Galo o mais fraco aqui de Minas, como a imprensa gosta de pintar… O Galo tem um elenco muito forte… O pecado desta temporada foi não ter planejado corretamente… Um ser que não sei se já foi técnico algum dia, falta de pré-temporada, indefinição de elenco… Mesmo o melhor elenco do mundo não pode dizer que não há espaços para entrada ou saída de jogadores e no Galo não é diferente… Para a próxima temporada temos:
    Goleiros: Uilson, Giovanni, Victor;
    Laterais: Marcos Rocha, Alex Silva, Douglas Santos, Pedro Botelho, Eron, Emerson Conceição;
    Zagueiros: Léo Silva, Réver, Jemerson, Edcarlos, Tiago, Emerson, Gabriel, Donato;
    Volantes: Pierre, Claudinei, Lucas Cândido, Eduardo, Rafael Carioca, Josué, Leandro Donizete;
    Meias: Maicosuel, Dodô, Guilherme, Dátolo;
    Atacantes: André, Marion, Carlos, Cesinha, Jô, Luan, Tardelli…
    Contando que podem voltar alguns de empréstimo (como Fillipe Soutto), teremos muita gente e condições de formar uma equipe muito forte… Eu vejo que as laterais são deficientes (reservas pelo menos) e, na ausência de Jô e André, falta centroavante também para dar opção tática… Algo diferente só se for por oportunidade… Tipo o Anderson (26 anos) volante ex-Grêmio que está sendo dispensado da Europa ou os garotos promissores do Goiás (Erik e Thiago Mendes)…

  • Pedro Vítor disse:

    Mas mesmo tendo bons garotos surgindo, é necessário ter um bom time, um elenco com de dois a três jogadores de qualidade pra cada posição, pois a tendência é os garotos irem subindo de produção e angariando condições de substituit jogadores consagrados e já com a cota gasta.

    Tipo o Jemerson, Marcos Rocha, e Carlos. Se não houvessem surgidos, não daria pra abrir mão do Jô, Gilberto Silva entre outros.

    Um bom pllanejamento pra 2015, coloca o Atlético como favorito em qualquer competição que entrar!

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o diferencial neste time do Galo, acho que precisamos ser justos… Devemos sinceros agradecimentos a uma pessoa que foi fundamental na montagem do elenco: Marcelo Oliveira… Sim, o Pacote fez a indicação do jogador que dita o ritmo de jogo do Galo: Leandro Donizete… Acho que é o principal jogador tático do time do Galo… Graças ao Marcelo Pacote ele veio parar no Galo… Muito obrigado mais uma vez!

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o jogo em si, fiquei preocupado com o fato de não termos um atacante… Acho que o Levir mirou um ponto lá em São Paulo e conseguiu acertar três… O Galo foi superior o jogo inteiro… Desde o começo atacando como se estivesse em casa com o time principal… Mas faltava um finalizador… O gol saiu em uma cobrança de falta, jogada que tem dado resultado nos últimos anos… E este Tiago tem estrela… Fez dois jogos e já tem mais gols que Jô e André… O time jogou com falsa deficiência na saída de bola porque, na verdade, Donizete e Dodô têm esta qualidade no passe… O nosso fraco elenco continua dando trabalho e preocupando muita gente por aí…

  • Paulo Afonso disse:

    Pedro Vítor, às vezes o desempenho na base não se repete no profissional…
    O Alex Silva era excelente na base na opinião de quem acompanhava, mas no profissional ele tem o desempenho que eu esperava: muito fraco…
    O Dodô, na base era tido como um cara muito técnico, habilidoso, inteligente…
    Eu achava ele meio preguiçoso para ser jogador do profissional…
    Porém, nestas oportunidades que ele teve, jogou de maneira completamente diferente… Acho que pode fazer parte do grupo ano que vem sim…
    Ainda tem Uilson, Gabriel, Eduardo, Carlos além da volta do Lucas Cândido…

  • Paulo Afonso disse:

    Kleber bsb, concordo… O trabalho de peneira pode não ser o melhor no Galo… O técnico pode não desenvolver nenhum talento… Mas os meninos da base do Galo estão se acostumando com algo que faz q diferença: decisões… Então eles não estão sentindo tanto o peso da camisa no profissional… O Dodô jogou muito contra o Palmeiras… E antes disto ele tinha participado bem contra Flamengo na Copa do Brasil e Vitória pelo Brasileiro… Estamos com a base do time montada para os próximos anos…

  • Marcos disse:

    … mas o Cruzeiro tem Marcelo Moreno e Willian, que espantaram a zebra, ops, o tigre catarinense, do Mineirão. O grito de ‘é tetra’ começa a ser ensaiado pelos cruzeirenses.

  • Marcos disse:

    Enquanto o São Paulo e também o Atlético vai ganhando todas o Cruzeiro vai melando as cuecas no Mineirão nesse momento. O time azul tá perdendo em casa para um time sofrível. O título brasileiro começa a trocar de mãos

  • Igor Viana disse:

    A Itatiaia tem um grande profissional que é o caixa, ele segura a audiência de boa parte da torcida Atleticana, no entanto eles insistem em serem parciais e tendenciosos para o lado azul. Cabe a nós, reivindicar imparcialidade ( e mails, telefonemas, etc…) apesar deles não terem senso crítico ( ou realmente existe algo que desconhecemos que os prendem ao lado azul), ou mudamos de estação!

  • Leonardo Braz disse:

    Prezado amigo Chico Maia.

    Na minha visão do jogo de ontem o que mais me chamou a atenção foi a ausência dos 3 baladeiros suspensos pela diretoria do Galo.
    Na minha modesta opinião a diretoria acertou em cheio ao afastá-los e este afastamento já começou a dar resultados pois com os 3 no jogo como titulares ou no banco de reservas, com certeza, o resultado teria sido outro.
    Será que se o Jô tivesse no lugar do Dodô ele teria batido a falta e feito aquele golaço?
    Qual a sua opinião e a dos amigos do blog a respeito?
    E vamos com tudo para a final!!!
    Abraço grande,
    Léo

  • Bruno de Oliveira disse:

    Chico, o Levir acertou o Galo. Tem conseguido resultados mesmo com o time reserva. Uma pena o Galo não ter conseguido se impor contra times menores nesse campeonato. Poderia estar brigando na ponta da tabela com o Cruzeiro.
    Mas hoje que falar de um time que nas últimas três temporadas tem feito boas campanhas na série B do campeonato, o Boa Esporte. Já desbancou o América como terceira força do futebol mineiro. Esse ano, se tudo correr bem, o Boa conseguirá o acesso à série A. Faltam quatro rodadas para o fim do campeonato e o time entrou pela primeira vez no G-4, no momento decisivo. O próximo jogo será contra o Sampaio Corrêa no Maranhão. Uma vitória manterá o time no G-4 e dará a confiança necessária para o time buscar mais duas vitórias nos dois jogos em sequência que fará em casa.
    Um jogador de grande destaque nessa equipe é o meia Tomas. Jogador canhoto, muito habilidoso e de boa qualidade técnica. Tem apenas 22 anos e deveria ser observado pelo departamento de futebol do Galo. Acho que seria um bom investimento. Boa sorte ao Boa nessa reta final de campeonato. Nada melhor que mais um time de Minas na série A do ano que vem para coroar esse bom momento vivido pelo futebol do nosso estado.

  • ZédoGalo disse:

    Marcio Luiz, eu consegui, não sei como, assistir aos jogos do Galo, e mesmo detectando a tendência estrelada dos comentaristas fazer com que aquilo que falam entre em um ouvido e saia pelo outro. Acho que a frase também é do Neném Prancha: “futebol é jogado e lambari é pescado”. Quando eles narram ou comentam na tv assuntos claramente desmerecedores ao Galo temos de lembrar que naquele momento somos nós é que escutamos e não os jogadores. Por isso ganhamos do Flalixo por 4 a 1.
    Escutei profissional falando que o Galo estava em crise por conta do afastamento do trio “Los tres”. Um absurdo o argumento. Temos de nos acostumar. O Galo não é o time mais querido da mídia. Mas quem é a mídia? Profissionais de respeito mesmo são poucos.
    Os estrelados estão com muito medo. E com razão. Não ganharam nenhuma esse ano. E vamos nos lembrar que o Rural foi ganho porque o Vuadem errou e não deu um penalty no Jo no final. Vamos aguardar.

  • Alexandre Luiz disse:

    Esse Tiago parece ser bom zagueiro.

  • Pedro Vítor disse:

    Lendo a materia, na verdade uma entrevista do Hoje em Dia de hoje, com o Nelinho, sobre a final da Copa do Brasil.

    Que bacana, Nelinho, jogou nos dois clubes, conquistou títulos nos dois times, e diz que não consegue mais ver jogos do Galo e nem do Pirangi do Sul.

    Diz que nunca viu os dois em momentos incríveis. E que acha que o Atlético vem demonstrando estar em melhor momento, e que o Pirangi vai vencer o Brasileiro.

  • Pedro Vítor disse:

    O time colocado em campo realmente era reserva. Mas sem inventar demais.

    Essa mesma escalação, que venceu o Palmeiras, o Levir usou pra vencer o Botafogo há uns 2 meses atras. Na época ele utilizou também quatro volantes no meio campo.

    O time fica sem criação, pois necessita andar pra frente. No caso de ontem, o Rafael Carioca e Eduardo, puxavam as jogadas e Pierre e Donizete iam juntos, como são volantes, recompõe com mais sabedoria, dentro das suas virtudes, então anulava as jogadas de ataque do Palmeiras. Valdívia, por ser um jogador diferenciado ainda conseguiu enfiar uma ou outra bola ali na frente, mas o time estava muito seguro.

    Alex Silva, que todo mundo critica, tem o futebol diferente do Marcos Rocha, é o oposto. Talvez ele não eseve preparado pra ser titular no início do ano, durante a Libertadores, mas amadurecendo pode enfim ano que vem dar bons frutos.

    E Marion, é um ponta, acho que deveria jogar na Ponta direita, pois é canhoto, isso pode o ajudar já que gosta de dar dribles curtos, se pegar coofiança acho que é um jogador importante dentro do elenco.

    Já o Dodô, só o jeito que o menino pega na bola, a gente já vê e sente que é diferenciado. Dos ultimos 5 jogos em que entrou 3 assistência e um gol. Poxa o desempenho de um titular, como Tardelli, Dátolo, Guilherme. Quem sabe ano que vem este menino agarre a camisa 10 do Galo!

  • Wladimir disse:

    ô marcio luiz, o levir só pode ser burro mesmo porque tem tempos que ouço a imprensa e torcida falar desse dodô que joga muito e o treinador pelo que ele ganha ta la todo dia e devia enxergar isso e sempre insistindo com aquele perna do pau do jô.

  • Carlos da Mata disse:

    Esse Dodô é muito bom jogador. Que facilidade para bater na bola. Não vai demorar para ele se tornar titular do time, principalmente se o Guilherme não renovar o seu contrato.

  • paulo roberto disse:

    caros, companheiros:
    Não sei o que espera o Galo, mas uma coisa eu sei, desde o ano de 2012, o Galo resgatou o que de melhor ele tinha que é a raça e o futebol, o clube é cantado em todos os veículos de imprensa do Brasil, tem uma safra de jogadores promissores, um exemplo é o Jemerson que em um jogo contra o Boa pelo campeonato mineiro quase foi execrado por causa de sua atuação e hoje o coloco como um jogador revelação . Por incrível que pareça o time se tornou referência para os demais. Agora não podemos deixar de destacar o nosso presidente kallil, o mesmo tem demonstrado que sabe o que é o Galo, comete erros, às vezes fala demais, mas não tem como deixar de reconhecer a sua competência colocou o galo em outro nível.

  • Isabella disse:

    Chico, e o tanto que o Palmeiras está freguês do Galo? Que momento iluminado.

  • PAULO ROBERTO BRUNO disse:

    Bom dia Chico,

    Gostaria que vc fizese um comentario em seu blog e jornal Super, sobre a garotada que o Atlético esta lançando e dos juniores do Atlético. Existem vários jogadores na base do galo, que merecem uma oportunidade no time de cima. São eles:
    Uilson Goleiro
    Donato e Gabriel Zagueiros
    Felipe, Tabata e Daniel meias
    Nolasco atacante.

    Um Abraço,

    Paulo Bruno

    – JUATUBA-MG

  • Alexandre (de Moçambique) disse:

    Fala, Chico!
    Bom jogo, ótima vitória e garantia de um pouco mais de tranquilidade para a decisão da Copa do Brasil.
    Agora, diz uma coisa: há quanto tempo o Galo não tem tantas opções defensivas no time? Gostei muito do Tiago e mesmo o Edcarlos parece que se acalmou um pouco. Não está mais naquela “pilha” de querer mostrar serviço a todo custo. Se ficar no feijão-com-arroz, jogando como “zagueiro zagueiro”, poderá ser muito útil ao time nos próximos anos. E ainda temos o Jemerson e as torres gêmeas! Do São Victor não precisamos nem comentar e os reservas não estão comprometendo quando são acionados.
    Os volantes também vão muito bem, obrigado! Como o próprio Dorival Jr. reconheceu antes mesmo do jogo, nosso meio de campo sabe tocar a bola e o fato do time ter entrado ontem com 4 volantes não significaria que jogaria de forma defensiva, o que acabou se confirmando.
    Ao ataque com toda força! Nossos jogadores de frente passaram a ser um verdadeiro tormento para os adversários. Tem zagueiro por aí dizendo que só rezando para conseguir parar Tardelli e Cia. Jogadores concentrados, conscientes do que tem que fazer em campo e bem treinados para isso.
    Agora é manter os pés no chão, jogar sem estrelismos e sem sobressaltos dos membros da diretoria, que muitos títulos certamente virão nos próximos anos.
    Quanto a torcida, essa sim pode sonhar a vontade, vibrar como nunca e acreditar sempre. Afinal, ao atleticano vale “torcer sem moderação”!

  • Kleber bsb disse:

    O mais importante é a meninada que está surgindo. Tinha anos que não isso no Galão da massa.

  • audisio disse:

    O cruzeiro vai ter que jogar muito pra escspar de um derrota no Independencia. Marcelo Oliveira é atleticano. Sabe do que estou falando.

  • audisio disse:

    Pra ai. Esse é o time que quase ganhou do maravilhoso, espetacular, está ordinário, fantástico, melhor elenco, time, barcelona do Brasil no Mineirao? Com a palavra seu Emmanuel Carneiro, Arthur Morais e os cruzeirenses do blog. Quando o 3 time do Galo ganha do Palmeiras no Pacanhembu nao faz mais do que a obrigacao. E ai Chico Maia?

  • Márcio Luiz disse:

    Outra coisa:

    o comentarista azul destacado p/ o jogo de hoje desancou sem dó o time do Palmeiras, que é ruim mesmo, só que esse comentarista não o fez na época em que esse mesmo Palmeiras deu um calor danado no time dele aqui no Mineirão tendo a equipe azul empatado no finalzinho, na bacia das almas.

    Dois pesos e duas medidas.

  • Olá, Chico! Já chega de tanto porco assado. Ah! Esqueci do Natal. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • Parabéns à “meninada” do genuinamente mineiro que deram um espetáculo à parte no Pacaembu!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Como o Japão fez bem ao Levir…
    Voltou mais calmo e mais equilibrado, apesar de menos acostumado às emoções que só o Galo proporciona.
    De “Burro com Sorte” passou a “Inteligente com Competência”. Competente sempre foi, mas está muito melhor do que antes.
    Arrumou o Galo, com todas as dificuldades que serviriam de desculpa para qualquer um justificar mau desempenho. Como Luxemburgo em 2010.
    Parabéns Levir!

  • Márcio Luiz disse:

    Pois é, Chico.

    Pra quem tem um “elenco fraco e um treinador burro” como dizem alguns que caem na onda azul por aqui, o time do GALO vai muito bem, obrigado.

    Fico lembrando de alguns que chegaram a sugerir o Ney Fraco ou Doriva em vez do Levir Culpi.

    Meu comentário pra esses entendidos:

    Quá quá quá!!!