Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Luiz Chaves, 70 anos; Orlando Augusto, Cidadão de Belo Horizonte

Notícias de dois grandes companheiros da imprensa: sábado foi aniversário do Luiz Chaves, com quem tive a honra de trabalhar e aprender muito na Rádio Inconfidência e TV Bandeirantes, no Minas Esporte. Comemorou 70 anos muito bem vividos, com a família e amigos.

LUIZCHAVES

Luiz Chaves entre o filho Dudu e o amigo Silvinho, ex-jogador do Olimpic de Barbacena e do América.

Nesta quarta-feira, Orlando Augusto, outra grande figura humana, vai se tornar Cidadão Honorário de Belo Horizonte. Ele que teve o privilégio de nascer em Conceição do Mato Dentro.

orlando

Na foto, o Orlando (esq.) ao lado do vereador Valdivino, o autor do pedido de cidadania, muito justo para ele.


» Comentar

Comentários:
5
  • luiz disse:

    Chico,
    Peço seu espaço para enviar o belissimo texto pinçado do blog do Juca Kfouri, que aliás anda arrastando uma asa pelo Futebol Mineiro (galo especialmente).
    Veja que legal:

    Atlético x Cruzeiro COMENTE
    Juca Kfouri 10/11/2014 19:15
    Compartilhe1030
    POR LUIZ GUILHERME PIVA
    1.
    Dois anos e meio atrás, publiquei aqui no Blog um texto que falava dos jogos que só terminam depois de muitos anos:

    “O principal talvez seja o Flamengo e Atlético na decisão do Campeonato Brasileiro de 1980.
    O jogo – até o momento, 3 x 2 pro Flamengo – continua, com lances perigosos criados incansavelmente pelos dois times, que jogam cada vez melhor.

    O público, mais de 150 mil pessoas, não arreda pé.

    Há pouco, entrevistado na beira do gramado, Reinaldo declarou: ‘mais cedo ou mais tarde o Galo vira’.”

    (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/04/senna-ronaldo-basilio-e-reinaldo/)

    O Rei estava certo: o Galo virou. Terminou 6 x 4, depois do 4 x 1 na Copa do Brasil.

    Agora é jogar mais uma etapa – em duas partidas – do jogo que, diferentemente dos que terminam (independentemente de quando), não terminará nunca: Atlético e Cruzeiro.

    Segundo historiadores, o apito inicial foi em 1921. Mas eu prefiro a leitura a-histórica de Borges (citada no texto de 2012) e de Nelson Rodrigues (referindo-se ao Fla x Flu): esse é um jogo que sempre existiu, que começou no nada original (ou pouco antes) e vai durar até o nada final (ou pouco depois).

    2.
    Pela importância do jogo Atlético e Cruzeiro poderiam aproveitar para uma atitude pedagógica que talvez fosse uma pequena mas expressiva revolução no futebol brasileiro.

    Nos dias antes do jogo, deveriam reunir dirigentes, jogadores e torcedores dos dois times para se confraternizar, brindar, tirar fotos, bater bola, estender faixas, camisas e bandeiras juntas, intercaladas, abraçadas.

    Além disso, deveriam marcar os dois jogos para o Mineirão, com a presença das duas torcidas.

    Mais ainda. Sem divisão de espaço. Seria proibida a separação. As torcidas teriam que ficar misturadas, mescladas. Em azulpretobranco, pretazulbranco, brancazulpretobranco, pretazul, brancobranco, pretobrancazulbranco.

    Um mosaico que, no quase círculo das arquibancadas, ficaria sem começo e sem fim, como o continuum da vida, do tempo, do futebol e do próprio Atlético x Cruzeiro.
    Mas não.

    Serão estádios diferentes. Com apenas 10% da torcida adversária em cada jogo. E com a devida separação policial.

    O nada final deve estar próximo.
    ___________________________________
    Luiz Guilherme Piva publicou “Eram todos camisa dez” (Editora Iluminuras).

  • William Dorneles Resende disse:

    Chico, esqueci de dizer o nome do menino ele se chama Marcos Eduardo (DUDU). Outra, ele passou em uma peneira em Patos de Minas, nao sei de que time foi, dizem que foi do Milan-ITA. Logo apos o fim da peneira ele foi saudado pela torcida com os gritos de Bernard! Bernard!!

    – Abadia dos Dourados-MG

  • William Dorneles Resende disse:

    Chico, te acompanho ha varios anos desde os tempos da radio Itatiaia, sou seu fã e assiduo frequentador desse espaço. Chico, aqui em minha cidade tem um menino que é um craque ele tem 09 anos de idade joga demais, passou em diversas peneiras inclusive do America-MG. Ele foi avaliado pelo Spencer que o levou ai para Bh e ele fez 3 gols pelo America em um treino. O Salum o recebeu juntamente com a sua mãe e prometeu uma ajuda de custo pra familia. Só que a coisa esfriou, sou atleticano, modestia a parte entendo de futebol, sei que voce foi fundamental para achance do Bernard no galo. Gostaria que vc indicasse o garoto para o Departamento de base do Atletico. Chico o menino é craque, nao é atoa que o Spencer tá sempre ligando pra familia. Chico o garoto e joia rara. O Coritiba tbm quer leva-lo assim como Atletico PR. Por favor chico indica ele pro galo, mande um olheiro aqui em minha cidade. Saudações Alvinegras. William.

    – Abadia dos Dourados-MG

  • Lucas PEreira disse:

    GALO vs Cruzeiro

    Nos dias 12/11 e 26/11 Belo Horizonte e Minas Gerais inteira ira parar desde os primeiros raios de sol da manhã. Teremos nesses dois dias a disputa por um titulo inédito para o GALO e o penta campeonato para o Cruzeiro. Será a disputa dos dois melhores times brasileiros dos últimos três anos. Todos esperavam por isso. Falando como ATLETICANO que sou desde 15 de maio de 1991, ano do meu nascimento, vencer o maior rival em uma final de um campeonato nacional será simplesmente fantástico, algo inexplicável e incomparável. Vencer esse titulo para nos atleticanos é a redenção de algo maior, será a desmistificação de um time derrotado para muitos, pra nos atleticanos não, pois, não vivemos de títulos, da volta do GIGANTE adormecido que desde 71 não ganho um titulo nacional. Será a canonização de profissionais que chegaram aqui como funcionários mais que saíram como torcedores alvinegros. Porque só quem torce por esse time sabe explicar esse amor incondicional que temos pelo GALO. Que nos faz torcer contra o vento como diriam os saudosos, ou para nos mais jovens que nos faz torcer e ACREDITAR no “impossível”. Se é que essa palavra ainda existe no dicionário de um Atleticano. Alias existir ela ainda existe só não é mais utilizada como era antes. Hoje nos achamos impossível o GALO não reverter qualquer placar desfavorável, seja contra qualquer adversário. Nessa Copa do Brasil vi GALO exorcizar os fantasmas do passado chamados Flamengo e Corinthians, com vitorias simplesmente inacreditáveis. Agora só restam dois jogos para que o grito de campeão volte a sair da nossa garganta, espero que, ou melhor “EU ACREDITO” nesse time que hoje sem duvidas nenhuma foi um dois mais ATLETICANOS que vi jogar. VAMU VICTOR, MARCOS ROCHA, LEO SILVA, JEMERSON, DOUGLAS SANTOS, LEANDRO DONIZETE, DATOLO, GUILHERME, LUAN, CARLOS, TARDELLI, LEVIR, ALEXANDRE KALIL, VAMU GRUPO, VAMU FAMILIAL ALVINEGRA, #VAMUGALO. Chegou a nossa hora. #EUACREDITO #VAIPRACIMADELESGALO

    – Contagem

  • J.B.CRUZ disse:

    Grandes figuras do mundo esportivo; sou fã dos dois…