Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Aposentadoria de camisas: tomara que a moda não pegue

Aposentadoria de camisas: tomara que a moda não pegue

O ser humano é mortal, as instituições, em condições normais de temperatura e pressão são imortais, e mesmo quando fecham as portas, podem reabrir no futuro, diferentemente de nós, indivíduos. Por isso entendo que um clube de futebol está acima de quem os fundou e a quem os ajudou a sobreviver e se tornar grande. Em esportes coletivos ninguém faz nada sozinho. Nem Pelé, melhor do mundo em todos os tempos, é maior que o Santos Futebol Clube. Não jogava sozinho e além do mais, jogava profissionalmente e se não fosse um clube de futebol ele não seria “Pelé”, pois teria que adotar outra profissão para garantir o seu sustento.

Este discurso todo para dizer que considero ridícula e demagógica esta conversa de “aposentar” números de camisas que tornaram determinados jogadores famosos.

Há outras maneiras, melhores e mais educativas, de se eternizar benfeitores, sejam jogadores, treinadores e dirigentes. O Manchester United é um dos bons exemplos mundiais, como nesta estátua, onde homenageia ao mesmo tempo três grandes ídolos, eternos:

ESTATUAS

George Best (esq), Dennis Law e Bobby Charlton.

Gostaria da opinião das senhoras e senhores do blog porque alguém pode ter argumentos que me convençam que estou errado.

Vejam esta nota na coluna Painel FC, da Folha de S. Paulo, de hoje:

“Dois números podem ser aposentados nos uniformes de São Paulo e Santos em 2015. Grupo de são-paulinos apresentou ao presidente Carlos Miguel Aidar a ideia de que ninguém mais use a camisa 1 depois que Rogério Ceni parar. Prometem fazer pressão no conselho deliberativo que a proposta seja aprovada. Uma das promessas de Nabil Khaznadar, candidato a presidente do Santos, é retirar a camisa 10, em homenagem a Pelé.”

Aliás, sugiro um site muito interessante sobre estátuas, bustos e outras homenagens a grandes nomes da história do futebol:

http://futirinhas.com/times/estatuas-no-mundo-do-futebol/


» Comentar

Comentários:
21
  • Rodrigo Assis disse:

    Sou a favor de preservar a memória destes craques fazendo os bustos ou estátuas ou como fizeram agora em lourdes, um painel na parede.

  • edson dias disse:

    Bobagem isso…

    Se pararmos pra pensar, vai chegar uma hora que todas as camisas de 1 a 11 terão que ser aposentadas. Um clube que já teve goleiros, no caso do Cruzeiro, como Fábio ou Raul, teria que aposentar a 1, não??

    Como o Galo mantém a 11 que foi de Éder Aleixo, a 4 de Luizinho, a 7 de Lucas Miranda, a 49 de Ronaldo e por aí vai?? A 1 que foi de Kafunga ou de São Vitor do Horto??

    E se em um futuro remoto, daqui há uns 5000 anos, voltarmos a produzir craques tão bons ou melhores que no passado? (claro que não creio nisso…).

  • Tom Vital disse:

    Digo: O sonho da garotada da base, é um dia vestir a camisa que um grande jogador do passado,honrou dignamente.

  • Tom Vital disse:

    Sou contra a aposentadoria de camisas.Com toda certeza o sonho da garota de base é um dia vestir a camisa que um grande jogador do passado,honrou dignamente.

  • Para J.B.CRUZ (credo) é impossível raciocinar sem passionalismo!
    – Então, na minha modesta opinião, deveriam “aposentar” não só as camisas apontadas em seu time, como seu próprio time, que em nada os torcedores do genuinamente clube mineiro sentiriam falta!

  • Alexandre (de Moçambique) disse:

    Na minha humilde opinião, se um clube quer mesmo homenagear o número de camisa de um craque que tenha entrado para a sua história é só não dar esse número a um perna de pau qualquer. Simples assim.

  • Paulo disse:

    Martinez já rodou todo Brasil, ajudou a levar o Cricúma para o descenso e acaba de ser dispensado!!!
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-nacional/1,168,19,89/2014/11/20/noticia_futebol_nacional,58781/barca-no-criciuma-clube-demite-tecnico-e-13-jogadores.shtml

    Serginho que vivia dando declarações, rebatendo criticas da massa, também foi dispensado!!!
    É a maldição vigorando!!!

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Alisson,
    Assinado em baixo!

  • arnaldo da conceição costa disse:

    chico sou torcedor do galo e como o ingresso para o 2º jogo da copa do brasil esta nas alturas gostaria de saber se vai ter lugar em sete lagoas com telão para a torcida do galo assistir. voce sabe se terá?

    – sete lagoas

  • Paulo disse:

    Todos aqueles jogadores que foram contratados pela Maria caloteira, principalmente na ERA Perrellas, para fazer média com as Marias ou SEGUINDO ordem partida da diretoria, já na primeira entrevista fizeram e ainda fazem provocações BARATAS ao Galo e a massa se deram mal, Inclusive alguns ex-jogadores do Galo! Foram amaldiçoados e essa maldição continua vigorando
    Muitos Foram dispensados, caíram no ostracismo, levaram calotes, estão ainda no clube, mas são vaiados pelas marias…por a maria caloteira é hoje o clube com mais ações trabalhistas e e a maioria delas perdidas em última instância, só que a imprensa podre NÃO Comenta.
    Se comentar perde seus empregos!!!
    Vamos citar alguns nomes desses babacas:
    Martinez, Cris, Elson, Guilherme Pança, Cerezo, P. Isidoro, Clebão, Luisinho, Caçapa, Roni, Renan Índio, Kleber gladiador, Roger chifrudo, Fabrício, Souza, Nilton, Marcelo Moreno e agora o bobão do Egidio.
    Esse babaca daqui a pouquinho vai ser amaldiçoado. Podem aguardar!
    Vamos trazer mais babacas que estão amaldiçoados!

  • JULIO AVILA disse:

    chico ta certo
    isso e bobagem e desrespeito com o clube que e maior que qualquer jogador,afinal muda geraçoes de craques e torcedores,eu nunca vi tostao jogar mas meu viu e disse q era um craque, eu vi alex o maior que vi pelo cruzeiro ate hj e sobre pele eu gosto de comentar pq foi rei dentro de campo e um otario fora dele, quem sabe a historia da filha dele vai me dar razao

  • geovany altissimo disse:

    como diz o presidente Kalil, bobajada danada

  • adolfo disse:

    Na prática, pouco adianta. Nas competições sul-americanas, a CONMEBOL determina que as equipes inscrevam 30 jogadores (libertadores) ou 25 (sulamericana), seguindo a numeração de 1 ao limite de inscritos. Em 2006, a Diretoria atleticana resolveu aposentar a camisa 12 em homenagem a torcida. Porém, a numeração foi utilizada pelo Giovani na liberadores 13 e 14. a numeração já havia sido usada pelo Rafael cruz na sulamericana 2010.

  • Walison Henrique disse:

    Chico, boa tarde. Sei que não é sobre o assunto que eu comento, mas achei muito interessante a matéria. Já viu essa aqui no Superesportes? http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/america-mg/2014/11/20/noticia_america_mg,298146/america-denunciara-boa-esporte-no-stjd-por-desrespeito-a-limite-de-transferencias-na-serie-b.shtml
    O Améria, antes prejudicado por não obedecer ao regulamento, agora quer dar um jeito de puxar o tapete dos outros, numa tentativa desesperada de subir. A vítima dessa vez é o Boa. Sou Cruzeiro, mas torci para que as duas equipes subissem, mas infelizmente penso que dessa o Boa não vai escapar e pode até cair, e o América…bem, esse só por milagre, com uma bela combinação de resultados e a puxada de tapete no Boa dando certo.

  • Frederico Dantas disse:

    Ia escrever justamente onde isso foi criado, como é porque funciona lá. Mas o Alisson já o fez, e bem.
    Acho que isso tem pouca chance de funcionar até no futebol europeu, onde jogadores são mais estáveis em seus times. No futebol brasileiro? Seria uma anarquia, como é, por exemplo, a aposição de estrelas referentes a conquistas nas camisas.

  • Plínio Prestes disse:

    Concordo com você chico. O cara pode ser herói ou vilão por onde for. Nunca desistir! Conforme a posição, mostre serviço e será só aplauso. Quando errar, cabeça erguida, nenhum ser humano está livre disto.
    Esta imortalização da camisa é uma babaquice, veja o exemplo do Galo, Reinaldo não deu títulos para o Galo, Darío deu um. e no entanto, consideramos o Reinaldo muito mais atleticano que o Dadá, que só pensa em seus bolsos. Bola pra frente! Sou atleticano a 45 anos, e nunca vi um jogador brasileiro fazer o que o Reinaldo fez com a bola.

  • EDUARDO - BH disse:

    O problema caro JB CRUZ é escolher nomes sem criar injustiças.
    Nao vejo como restringir tanto a lista. por exemplo, só o Dario na sua lista de atleticanos?
    Neste pequeno espaço, vc vai receber muita critica por isto, embora todos citados na sua lista sejam merecedores.
    Sds

  • Pedro Vitor disse:

    Eu acho bobagem também. Ate porque a camisa vai se renovando!

    Como por exemplo, o Galo teve, Dario, depois Reinaldo, depois Marques, agora o Tardelli, e assim por diante.

    Jogador de futebol, por melhor que seja, por ter uma boa visibilidade não é maior que o clube. Ronaldinho Gaúcho por exemplo, é indiscutível a sua imagem em relação a imagem do clube. Mas mesmo assim, o clube esta a frente do jogador!

  • Alisson Sol disse:

    O problema é que, mais uma vez, estão copiando uma moda americana lá no final da linha de produção, sem entender como se chegou ali.

    Nos EUA, o jogador que teve comportamento exemplar durante a carreira, é elegível depois de alguns ano para entrar na eleição da sala da fama do esporte que praticou. Isto faz duas coisas:
    1) Evita que o sujeito, um ou dois anos após aposentado, caia na bebedeira, faça um monte de besteiras, a ainda assim esteja na sala da fama como “exemplo do esporte”.
    2) Limita o número de pessoas na sala da fama. Você tem sempre vários elegíveis, mas apenas um número limitado entra por ano. Os votos vem dos que já estão, e alguns jornalistas, jogadores na ativa, etc. E o sujeito também só é elegível um certo número de vezes. Se, por exemplo, foi elegível 3 anos, e não foi eleito, não é mais elegível. Assim, a sala da fama fica só com os melhores de cada geração, e não o sujeito que fez um gol apenas.

    Pois bem: geralmente, depois de eleito para a sala da fama, e quando a associação de um jogador com determinado clube é muito grande, o clube escolhe aposentar a camisa do jogador. O motivo é simples: a associação do número com o jogador. Todo mundo que já visitou uma loja de clube sabe que o clube e patrocinador escolhem geralmente 4 jogadores do clube para ter “camisas prontas”. Se você chega hoje na loja do Barcelona, vai encontrar prontas camisas do Messi, Neymar, Xabi e Iniesta. O resto, você tem de esperar fazer e colocar o número e nome do jogador na hora. Os “direitos do número” vem até claramente identificados na notinha (você pagou 80 euros pela camisa do Barcelona, e mais 8 pelo número do Neymar). Quando um jogador sai do clube e quer se manter a camisa à venda, aí faz sentido “aposentar o número”. Afinal, praticamente todo torcedor do Santos, por exemplo, ainda se sentiria orgulhoso de comprar uma camisa 10 com o nome de Pelé!

    Agora, mais uma vez, vão copiar sem entender… Não há “sala da fama” eleita, os jogadores tem pouco ou nenhuma identificação com o clube e não vão esperar um período de 5 a 10 anos após a aposentadoria do jogador, para ver se ele se comporta socialmente bem sem as “babás do clube” (teve jogador nos EUA que já deu chilique no aeroporto por não mais passar pela área reservada!).

  • J.B.CRUZ disse:

    caro chico: pois eu acho que deveria sim; os grandes clubes aposentar camisas e números de grandes gênios,ídolos do passado, por quê no momento atual do futebol brasileiro,onde o mercenarismo se impõe, não se vê jogador a altura para ter essa benesse(salvo raríssimas exceções, como o caso de rogério ceni)..
    algumas sugestões:
    santos: pelé. (10)
    flamengo; zico (10)
    cruzeiro tostão (8),dirceu lopes (10) e roberto batata (7).
    atlético dario (9).
    américa jair bala (9)
    botafogo garrincha (7)
    palmeiras ademir da guia (10)
    vasco roberto dinamite (9)
    fluminense rivelino (10)
    corinthians rivelino (10)
    internacional falcão (8)
    grêmio alcindo (9)

    ————————-
    Obs: mesmo porquê hoje em dia, os clubes já entram em campo com a numeração totalmente fora de ordem..Não se vê um time escalado de 1 a 11..

  • Olá, Chico! Concordo. Pior que isso, é só quando um jogador que na maioria das vezes é meia boca resolve não comemorar gols no seu ex-clube.