Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tudo é possível nesta decisão entre Atlético e Cruzeiro e vários fatores extra podem influenciar no resultado

Além de eventuais erros de jogadores, treinadores e arbitragem. Também tem o “Sobrenatural de Almeida”, sempre lembrado pelo Nelson Rodrigues, quando algum jogador faz uma jogada de gênio ou marca um gol improvável e decide o jogo.

Um fator extra que pode atrapalhar a qualidade do espetáculo é o gramado e aí dependeremos dos humores de São Pedro lá em cima. Caso ele mande água razoável, o gramado corre o risco de ficar igual aquele de Cruzeiro e Goiás. Se for chuva demais, há o risco de nem haver condições de jogo nessa vergonha de gramado que é o Mineirão, uma obra caríssima, com defeitos graves, e este imperdoável.

Um gramado pesado não interessa a nenhum dos adversários desta noite já que ambos têm ótimos jogadores e nenhum brucutu, que precise recorrer ao anti-jogo para se ganhar a vida como jogador de futebol.

No dia dois de novembro, o cruzeirense Emilio Melo Figueiredo estava no Mineirão assistindo Cruzeiro 2 x 1 Botafogo, e enviou ao blog esta foto, em tarde sem chuva, protestando contra a qualidade do gramado muito castigado.

GRAMADO

Ou seja, com chuva, pior ainda, como ocorreu no Cruzeiro x Goiás.

A justificativas da Minas Arena quanto a possíveis exigências da Fifa não me convencem. O que ela exige é campo de jogo de alta qualidade, como ficaram, por exemplo, os do Independência e Arena do Jacaré. O do Mineirão, estádio da Copa, tem o seu gramado criticado desde a inauguração.

Armando C. A Monteiro, nosso leitor, é geólogo aposentado, apaixonado por futebol bem jogado, e frequentador assíduo do antigo do Mineirão, segundo ele “numa época em que a sua drenagem era perfeita e elogiada por todos”. Ele nos enviou informações interessantes sobre subsolos e os possíveis problemas do gramado do nosso maior estádio que foi rebaixado em seis metros em sua reconstrução para a Copa: “existe a possibilidade desse rebaixamento estar propiciando a exposição do nível freático em dias de chuvas e caso seja essa a causa dos alagamentos, serão necessárias obras visando o rebaixamento do nível freático; possíveis, mas um pouco onerosas”. E arremata: “são apenas conjecturas de um geólogo aposentado que ainda fica indignado com obras públicas, caras, executadas sem o mínimo de planejamento e respeito ao dinheiro público”.

Pois é! Menos mal. Imagine se quem planejou e executou essas obras tivesse cuidado também de viadutos!


» Comentar

Comentários:
10
  • Marília disse:

    Se chovesse o gramado ia se transformar no piscinão do marião.

  • Stefano Venuto disse:

    Gustavo, menos, menos…na verdade a torcida do cruzeiro não foi, porque diante do Galo esse time borra!

  • Paulo Afonso disse:

    Será que jogo que este Gustavo viu? Porque o Galo sim foi prejudicado, principalmente no segundo jogo… Mas venceu todo mundo… #AceitaQueDoiMenos!

  • Alex Dias disse:

    Incrivel como esse Gustavo inverteu tudo o que realmente aconteceu no BR.

    Meu caro, O Galo nao foi beneficiado coisa alguma. Já foi provado que o gol foi legal (vide video no Sportv onde o braço nao conta no impedimento).

    Cara, só você está chorando aqui. Ninguem aqui dos cruzeirenses reclamou. Aceite a derrota. O Cruzeiro nao jogou nada nos dois jogos. Historicamente a CBF prejudicou mais o Galo que o Cruzeiro.

    Hoje, o Galo foi campeao merecidamente. Passou pelo Palmeiras, que vcs empataram em casa no BR, pelo Timao que perderam em casa, o Flamengo q perderam fora de casa.

    E hoje ? O que seu time fez no Mineirao ? Jogou muito mal e mereceu perder.

    Galo Campeao contra tudo e contra todos.

  • edson dias disse:

    Gustavo

    Então hoje o seu TIMECO jogou contra 14?? Aparece aí, nego!!!

    Cruzeiro muito prejudicado na Copa do Brasil?? Contra quem?? contra o Santa Rita?? ou contra o ABC???

    Ah!! Avisa pro Ricardo Goulart, o TREMENDÃO, que quarta-feira tem mais, viu?????

  • Eduardo Miranda disse:

    Como a torcida do Galo foi cerceada de seu direito de assistir o jogo,o Kalil , como nosso Presidente e nosso maior representante não deveria ver o jogo pela TV e sim presente ao estádio,porque pode ser que ele tenha que tomar alguma providência.Entenderam!

    Tremei mariada.

  • Gustavo disse:

    O jogo hoje poderia ser mais fácil para o Cruzeiro se não fossem os erros de arbitragem no primeiro jogo! O jogo no Horto foi um verdadeiro assalto contra o time do Cruzeiro, gol irregular do Atlético-MG, penalti não marcado para o Cruzeiro, inversão de faltas o tempo todo, economizou os cartões amarelos para os botineiros do Atlético-MG! O Cruzeiro foi muito prejudicado nessa Copa do Brasil, o mesmo não acontece com o Atlético-MG, que vem sendo há muito tempo beneficiado pelos juízes! Hoje não acho que vai ser diferente, o Cruzeiro vai ter que lugar contra 14!
    O Cruzeiro parece não agradar a CBF e a Globo, afinal um time que ganha tudo com folga parece tirar o interesse dos torcedores dos outros times!

    Outro fato sobre essa final, é que apesar de uma cobertura da imprensa e o que se fala do outro lado, a procura por ingresso mostra que a torcida do Cruzeiro prefere muito mais o Brasileirão do que a Copa do Brasil, tanto que a conquista no domingo tirou muito da importância do jogo! No domingo os ingressos acabaram num dia, no jogo de hoje a venda parou nos 40 mil, o que mostra o desinteresse pelo jogo!

  • J.B.CRUZ disse:

    Este é o tipo de jogo que não deveria existir…A AGONIA da ESPERA é maior que o ÊSTASE da conquista…
    A expectativa sempre é maior do que o jogo em si´´´´´´´´
    Mas, vamos lá, a luta continua,,,,,,

  • Frederico Dantas disse:

    Tomara que não chova e que haja um grande jogo de futebol.
    Salvo alguma bisonhice o campeão será merecido.
    E que torcedores não se agridam nem se matem neste noite. Nada, absolutamente nada vale isso.

    Ainda acho que dá para o Cruzeiro, apesar de os ventos estarem soprando todos para o lado atleticano.

  • Chico, vc tem razão, jogo sem prognóstico. Embora o Atlético tenha uma vantagem importante, o Cruzeiro, pode superá-la e sagrar-se campeão. Basta estar numa noite feliz e suas bolas entrarem. Mas o Atlético tem uma equipe muito qualificada, aguerrida e jogadores habilidosos. O Cruzeiro precisar ter muita atenção no seu sistema defensivo (que começa no meio de campo). Que seja um belo espetáculo, limpo, civilizado e com muita paz. Ah, que o Cruzeiro vença, claro!