Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O prazer, a utilidade e a importância de ter um blog

Quem me dera se eu pudesse viver por conta de escrever, especialmente neste blog. É assunto demais, porém, tempo de menos para me dedicar a este espaço, que desde que existe é mais por diletantismo do que atividade profissional. Não me rende dinheiro mas dá prazer e me fornece o que mais preciso para o meu trabalho como jornalista: informações e visões distintas para todo assunto. Muitas vezes os senhores e senhoras comentaristas me salvam de erros absurdos, de informações ou semânticos, e sou eternamente grato a todos os senhores.

Sim, porque quase sempre o que escrevo aqui no blog é uma prévia do que serão as minhas colunas no Super Notícia, O Tempo, Revista Exclusive ou o que falarei em minhas participações na Itatiaia, Sportv, Alvorada FM ou algum demais veículos que convidam-me para participações fixas ou esporádicas. Escrevo no blog, observo as reações, em quantidade e qualidade, corrijo as mancadas apontadas por muitos dos senhores e aprimoro tudo para escrever as colunas ou antes de entrar no ar.

As moderações são feitas pelo jornalista Emanoel Ferreira, que colabora comigo, e às vezes por mim. Um atleticano e um cruzeirense para que a coisa não fique desequilibrada. Duvido que vocês acertem quem torce para quem por aqui, hehehe…

Costumamos liberar disparates para que as pessoas de bom senso (maioria absoluta dos freqüentadores do blog) vejam como há idiotas e presunçosos espalhados por aí. Alguns criam vários nomes e endereços virtuais diferentes e se esquecem de mudar o texto. Outros são manjados.

Alguns se fazem de bobos, “fingem de égua”, mas precisam ter cuidado porque nunca dessas pode aparecer um cavalo e comer essa égua, hehehe! É do jogo!

Há também os que adoram fazer o papel de “Onbudsman”, aquela figura que existe há décadas em jornais do primeiro mundo para criticar a imprensa de modo geral e o próprio jornal. No Brasil foi instituído pela Folha de S. Paulo, mas não deu o mesmo resultado que dá lá fora. Uma crítica ou outra a colegas e a veículos são liberadas, mas a maioria não tem jeito. Primeiro porque opinião é opinião e ninguém é obrigado a concordar com ninguém. E não será este nosso espaço que servirá para ataques sistemáticos a colegas meus. Insatisfeitos que escrevam a eles ou aos veículos deles, assim como os insatisfeitos comigo me escrevem. Quando recebo críticas em tom normal de gente civilizada, mesmo que duras ou injustas, retorno os e-mail com o maior prazer. Quando se trata de gente mal educada, mando por spam, sem perda de tempo.

E tem uma turma também que toma umas canas abre o computador e sai escrevendo besteiras para tudo quanto é blogueiro. Estes são facilmente identificáveis porque normalmente mandam essas mensagens de madrugada no meio de semana, ou no início da noite aos domingos, certamente depois dos jogos da rodada. Estes mesmos escrevem bem pra caramba em horários normais de trabalho. Claro que são sempre bem vindos, porque afinal, que nunca fez bobagens depois de encher a cara.

Se algum dia eu me aventurar como escritor, certamente escreverei um livro sobre este nosso blog, falando dessa experiência muito legal, publicando muitas histórias e comentários dos senhores, mostrando a competência de muitos, melhores que centenas de nós jornalistas, e também os disparates, incoerências e loucuras, motivados pela paixão por um clube ou outro.

GABO

Esta foto mostra o escritor Gabriel Garcia Marques em seu começo profissional, como jornalista.

Escrevi este texto para homenagear a este grande colombiano, nascido em Aracataca, em seis de março de 1927 e que morreu este ano, dia 17 de abril. Deste a morte dele estou com esta foto guardada para homenageá-lo, mas só hoje surgiu a oportunidade. “Antes tarde do que mais tarde”, né não?

É para reflexão. Observem a máquina de escrever. Imaginem que até outro dia todos datilografávamos em modelos semelhantes, até surgirem os computadores, em fins dos anos 1980. Tudo muda, tudo passa, tudo evolui. Até as coisas ruins, infelizmente!

Um ótimo fim de semana para vossas excelências e vamos trocando ideias.


» Comentar

Comentários:
46
  • Nelson Roberto B. Jr disse:

    SAN Chico! Por isso que tenho esse blog salvo e leio todo dia! Gosto também das obras do Gabo (Gabriel Gaarcia Marquez) e reza a lenda ser também atleticano! Futebol e literatura não merecem mais ser tratados como água e azeite. Parabéns Chico! Gostei muito.

  • thales rosa disse:

    Espero poder ler este livro!

  • Frederico disse:

    Quando o galo tava com times horrorosos ficou uns 7 ou 8 jogos sem vencer clássico… Hoje estamos com 8 jogos de invencibilidade e o cruzeiro nesse período é considerado o melhor time.

    E essa invencibilidade vai longe pois desde que eu me entendo por gente e o time do Galo com mais alma de torcedor que vi entrar em campo. E que gosta de ganhar clássico, não que o futebolista não goste de vencer clássico, mas que demonstra a mesma satisfação que vem da arquibancada.

  • Marcos disse:

    Que nenhum atleticano deixe de ser grato ao segundo Kalil que presidiu o Atlético. O atual presidente foi uma espécie de ‘Alexandre o grande’ para o preto e branco de Minas, o melhor gestor da história do clube, embora ele diga que o pai Elias tenha sido melhor do que ele.
    Botou o rival multicampeão e gigante Cruzeiro embaixo dos pés do Atlético e ainda foi na sua gestão onde o clube ganhou em apenas um ano três títulos expressivos, além de trazer ao clube jogadores de alto nível, como Ronaldinho e Tardelli. E aida proporcionou ao galo belorizontino uma infraestrutura impecável e salários sempre em dia.
    Agora o atleticano pode dizer que ganhou Libertadores, Recopa e Copa do Brasil, sem medo de ser feliz.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    A turma aqui é boa, no geral!
    E o dono blog, gente bacana!

  • Paulo já disse uma vez. Não existe bandidagem azul. Existe bandidagem. Você não falou dos membros da galoucura que foram presos antes do ultimo jogo. Na verdade bandidos existem, infelizmente, nas duas torcidas. Tinham que ser identificados e presos antes de cometerem barbaridades.

  • Claytinho do Nova Vista disse:

    Muito bacana !

    Me identifiquei bastante, na parte que vc fala dos caras que “tomam umas canas” e em seguida vem comentar aqui… rsrs

    Após o jogo contra o Goiás, quando o Cruzeiro conquistou o Título do Brasileirão, eu cheguei em casa “daquele jeito” e acabei deixando um comentário sobre o efeito da marvada… rsrs

  • audisio disse:

    Descrever bem o perfil do blog. É o unico lugar que participo. Diversao garantida e informação de qualidade.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Parabéns Chico Maia!
    Este espaço é muito bem utilizado para abordar vários temas, além do carro-chefe que é o futebol.
    E aqui a gente vê de tudo, desde aqueles que parabenizam o adversário até aqueles que distorcem a realidade e, com certeza, não acreditam naquilo que escreveram. Mas não dão o braço a torcer. É democrático e engraçado. O nível é muito bom, não sei o tanto que o moderador trabalha para isso…
    Espero que 2015 seja melhor em todos os sentidos para a vida de todas as pessoas, apesar dos governantes…
    Continuarei esperando, todas as semanas, pelo acerto de contas na quarta feira. Não foi falado sobre qual semana seria feito o tal acerto… Mas o sr. Matos deve tomar uma dose antes… Pra não tremer!!!

  • Tom Vital disse:

    Grande Chico…Ai vai um poema do Grande Gabriel Garcia Marques:

    Carta aos amigos

    Gabriel Garcia Márquez

    “Se por um instante Deus se esquecesse de que sou
    uma marionete de trapo e me presenteasse um fragmento
    de vida, possivelmente não diria tudo o que penso
    mas em definitivo pensaria tudo o que digo.
    Daria valor as coisas, não pelo que valem, senão
    pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais,
    entendo que por cada minuto que fechamos os
    olhos, perdemos sessenta segundos de luz.
    Andaria quando os demais se detêm, despertaria
    quando os demais dormem.
    Escutaria quando os demais falam, e como
    desfrutaria um bom sorvete de chocolate! Se
    Deus me obsequiasse um fragmento de vida, vestiria
    simples, me atiraria de bruços ao sol, deixando des-
    coberto, não somente meu corpo senão minha alma.
    Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu
    ódio sobre o gelo, esperaria que saísse o sol.
    Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre as
    estrelas um poema de Benedetti, e uma canção
    de Serrat seria a serenata que lhes ofereceria à
    lua. Regaria com minhas lágrimas as rosas, para
    sentir a dor de seus espinhos, e o encarnado beijo
    de suas pétalas…
    Deus meu, se eu tivesse um fragmento de vida… Não
    deixaria passar um só dia sem dizer as pessoas que
    quero, que as quero. Convenceria a cada mulher ou
    homem de que são meus favoritos e viveria enamorado
    do amor. Aos homens lhes provaria quão equivocados
    estão ao pensar que deixam de enamorar-se quando
    envelhecem, sem saber que envelhecem quando
    deixam de enamorar-se! A criança lhe daria asas,
    porém lhe deixaria que sozinho aprendesse a voar.
    Aos velhos lhes ensinaria que a morte não chega com a
    velhice senão com o esquecimento.
    Tantas coisas tenho aprendido de vocês, os
    homens… Tenho aprendido que todo o mundo quer
    viver no topo da montanha, sem saber que a
    verdadeira felicidade está na forma de subir a
    escarpa. Tenho aprendido que quando um recém
    nascido aperta com seu pequeno punho, pela primeira
    vez, o dedo do pai, o tem apanhado para
    sempre. Tenho aprendido que um homem só tem
    o direito de olhar a outro com o olhar baixo quando
    há de ajudar-lhe a levantar-se. São tantas coisas as
    que tenho podido aprender de vocês, porém real-
    mente de muito não haverão de servir, porque quando
    me guardarem dentro dessa mala, infelizmente
    estarei morrendo”

  • Paulo disse:

    O Kalil deveria exigir das operadoras e policia que se faça um RASTREAMENTO

  • Paulo disse:

    De uma coisa temos certeza., dentro do Atlético já cheio de informantes do cruzerin e bandidagem azul. Ta na hora do Kalil monitorar a entrada, permanência e saída dos jornalistas torcedores do cruzerin que tem acesso no clube!!!

  • Paulo disse:

    Caro Chico Maia.
    Essa bandidagem azul está cada vez mais atrevida e perigosa.
    Além de cometer barbáries uma atrás da outra sem nenhuma repressão, inclusive agredindo policias , agora estão ameaçando jogadores do Galo . Isso é sério se a polícia daqui e o MP não agir sugerimos aos jogadores e ao Galo que peça ajuda a policia de outro Estado ou até do exterior para pegar esses bandidos já
    Pelo que ja fizeram com a PM e MP não acreditamos que algo seja feito.
    Vejam o que o Dátolo diz:
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2014/11/28/noticia_atletico_mg,298784/receoso-com-possiveis-ameacas-datolo-revela-provocacoes-de-torcedores-recebidas-via-celular.shtml

  • mauricio serrano disse:

    O Galo agora, tem um monotitulo nacional, ganhado em cima delas.

  • m. silveira disse:

    Que bom que esse blog existe. Moro longe de BH onde nasci e curto diariamente todos os posts e comentários e ainda aproveito as suas dicas turísticas para um dia aproveitá-las. Quero ainda agradecer ao KALIL tudo o que foi feito nesta administração e que resultou nos melhores anos do ATLÉTICO. Foram anos maravilhosos para todos nós atleticanos. Abraços Chico por este espaço tão democrático e também divertido.

  • Raws disse:

    Chico, essa relação é um via de mão dupla. Se colaboramos de alguma forma, recebemos muito também. Ficamos bem informados, temos a oportunidade de comentarmos sobre tudo e até desabafarmos. Interagimos e fazemos amizades. Esse blog foi um verdadeiro achado. Que você e o blog continuem sempre dessa forma. Obrigado.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    A propósito, a máquina de escrever é uma Remington Rand. Aprendi a datilografar numa dessas…

  • André Corrêa disse:

    Eu fiquei bastante decepcionado com o blog no início do ano. Em uma postagem sobre o programa Mais Médicos, fiz um comentário com opinião diferente da do Chico. Não havia nada de absurdo no meu texto que, infelizmente, não foi publicado. De lá até hoje eu não deixei de ler o blog, mas confesso que passei a interagir menos.

    Apesar disso, o nível dos debates aqui é bom. Costumam aparecer uns esquisitos que destoam, mas não não alteram o padrão. É bom isso, principalmente levando-se em consideração o fato de que em qualquer outro meio é impossível falar sobre futebol usando argumentos. Dado o nível de educação do nosso povo, qualquer conversa resulta em ofensas e xingamentos.

    Eu mesmo quase sempre me refiro ao Cruzeiro chamando-o de Barcelona. Acho que é uma provocação barata, não-ofensiva. Dessas que não estragam o clima dos debates.

    Por fim, destaco: você disse que não tolera críticas a colegas jornalistas aqui no blog, Chico. Muito do que se diz por aí é realmente bobagem – como aquela coisa de a Itatiaia ser atleticana, cruzeirense, etc. Mas alguns colegas seus são de um baixo nível tipo classe C – não vou dar o nome, mas tem ou blogueiro de São Paulo, seu amigo, que me dói nos olhos ao ler.

    Esta não seria, Chico, uma postura apenas corporativista da sua parte? É a discussão que proponho.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    É isso aí, Chico.
    Belas palavras. Sábias e oportunas.
    Não vou comentar mais nada porquê já tomei “umas”, e aí vou me incluir em um dos perfis que você citou…kkkkkkk
    #tamojuntos

    Abraço;

    Raul

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    “É para reflexão. Observem a máquina de escrever. Imaginem que até outro dia todos datilografávamos em modelos semelhantes, até surgirem os computadores, em fins dos anos 1980. Tudo muda, tudo passa, tudo evolui. Até as coisas ruins, infelizmente!”
    Fiz essa reflexão quando iniciei minha residência médica em Saúde do Trabalhador para entender porque não se identificava casos de LER/DORT na época das máquinas de escrever e houve, posteriormente, uma grande epidemia de casos com o advento dos computadores, principalmente com a “nova” função de “digitadores”, ou seja os datilógrafos modernos.
    Toda a explicação é complexa, envolve fatores biomecânicos, organizacionais, psico-afetivo-sociais, que somente num bate papo de um “chá com torradas” (volta com o Bar, Mulambo Azul!) conseguiria tempo para explicar.
    Resumidamente, um dos fatores principais e que a evolução nos trouxe, mas contribuiu para o aparecimento das LER/DORT, foi que enquanto Datilógrafos, os trabalhadores datilografavam, faziam uma micropausa e usavam grupos musculares distintos para fazer manualmente o recuo do papel (quando a máquina o “tim”), paravam para trocar o papel, paravam para trocar a fita, paravam para conferir o texto e passar corretivo no erro, isso quando a máquina não dava “bizil” e duas teclas iam ao mesmo tempo tendo que parar com a datilografia. Assim tinham pausas, mesmo que forçadas por problemas com a máquina, alternavam posturas, pois levantavam para buscar papel, fita, etc, alternavam o jeito em que se sentavam pelas exigências da própria máquina, enfim havia diversos mecanismos “ocultos” de proteção à saúde do Datilógrafo.
    Com o advento das máquinas elétricas, as quais automaticamente alimentavam o papel e faziam o recuo, começou-se a surgir alguns casos de dores em MMSS.
    Com a chegada do PC pessoal e a “criação” da figura do digitador, acabou-se o papel, não havia mais recuo de página, tudo automatizado e a necessidade de se fazer até 25.000 (isso mesmo, mil) toques de teclado por hora de trabalho, com pagamentos de prêmio por produtividade.
    O resultado em curto prazo todos já sabem
    Esse foi apenas o resumo. A história toda fica para um “chá com torradas”, Ok, Chico?
    PS. Chico, seu Galo de Aço já fez aniversário lá em casa!!!

  • Jean Araújo disse:

    Olá Chico, a muito sou admirador de seu trabalho e de seu jeito de ver o futebol e a vida de modo geral. Continue assim, gosto de ler sua opinião sobre vários assuntos. Um abraço e parabéns.

  • Alexandre disse:

    MAIOR DE MINAS QUEM!?!?!?
    Alexandre Simões

    Sou Atleticano e por anos e anos a fio, comi o pão que o diabo amassou na mão de amigos cruzeirenses – numa época em que a palavra bullying sequer existia no dicionário brasileiro-americanizado – por conta de nossa escassez de títulos importantes. A coisa começou a mudar com a conquista da Copa Libertadores de 2013, comemorada efusivamente pelos atleticanos, entalados há mais de 40 anos com o grito de CAMPEÃO que não fosse num Estadual (nossas duas conquistas da Copa Commenbol nunca tiveram seu devido valor e AQUI está o X da questão que explicarei adiante!). Tenho ouvido falar, desde a madrugada de quarta-feira, que “Sou tetra isso…”, “Sou tetra aquilo…”, “Sou BI daquilo outro…”, (como se o assunto fosse preferência sexual!), “SOU O MAIOR DE MINAS…”. ESPERA AÍ: MAIOR DE MINAS? O que, na opinião de um torcedor torna seu time MAIOR que outro!? Para todo cruzeirense é, sempre foi e sempre será título! Bem, façamos uma conta rápida então: atualmente, qualquer time brasileiro possui sete competições oficiais possíveis para ser campeão, quais sejam: Mundial, Libertadores, Sulamericana, Recopa, Brasileirão, Copa do Brasil e Estadual. Lendo com atenção, os atleticanos repararão que SÓ NÃO TEMOS O MUNDIAL! Somos o único time de Minas que pode bater no peito e falar: SÓ FALTA O MUNDIAL PARA SERMOS CAMPEÃO DE TUDO!!! Alguns desavisados perguntarão “E A SULAMERICANA”? Os mais espertos responderão: “SOMOS BICAMPEÕES”!!! Isso mesmo! Acontece que em Lourdes temos duas taças de campeões da Copa Commenbol, que depois mudou de nome para Copa Mercosul, que por sua vez se tornou a Copa Sulamericana. Por analogia então, somos bicampeões da Sulamericana! Para se ter uma idéia deste feito do Galo, os únicos times brasileiros detentores destes títulos são o Internacional, São paulo e Santos (os chamados “campeões de tudo”, pois também são campeões do Mundo). Ou seja, dos sete títulos possíveis, o Cruzeiro – com todos os seus bis, tris, “tretas” – só tem 5, contra 6 nossos! Além disso, O Galo tem 42 conquistas de campeonatos Mineiros e o Cruzeiro, 37. Tem mais: se quiser considerar o critério TAMANHO DE TORCIDA, ficou provado através de pesquisas realizadas após a conquista da Copa Libertadores e amplamente divulgadas na mídia que a torcida do Galo é maior que a do Cruzeiro e, se fizerem esta pesquisa novamente hoje, garanto que nossa torcida aumentou mais ainda, depois da épica conquista da Copa do Brasil! Se ainda sim quiser outro critério, TOMA: temos um dos cinco melhores centros de treinamento DO MUNDO – segundo renomada emissora esportiva européia, também amplamente divulgado pela mídia – juntamente com Chelsea, Real Madrid, Seleção Inglesa e Shakhtar.

    Portanto, POR TUDO ISSO, se o Cruzeiro continuar utilizando a alcunha de MAIOR DE MINAS, não terei outra alternativa senão provocar o órgão de defesa dos consumidores por PROPAGANDA ENGANOSA!!!

    E ENTÃO, QUEM É O MAIOR DE MINAS MESMO!?!?!?!?

    – Belo Horizonte

  • Julio Cesar disse:

    Parabens Chico pela coluna, pelo seu sucesso profissional, carater e equilibrio. Numa opinião voces apagaram os elogios (me desculpem) que fiz ao arbitro daquele jogo do IpatingaXPirangi. E ri ! E entendo.
    Quanto ao Garcia Marques, li “Relato de um naufrago” , baseado na historia de um marinheiro Colombiano que caiu no mar durante uma tormenta. Tambem “Triste historia de Candida Erendira e sua avo desalmada”. Alias, no “Cem anos de solidão” tem uma referencia a esta historia (Candida Erendira), essa avo desalmada e sua neta passam por Macondo.
    Falando de futebol, penso que jogadores tem que ser profissionais ate pra fazer declarações publicas. Sei que é dificil porque o nivel cultural muitas vezes impossibilita isso. Porque, essas declarações podem contribuir para acirramento dos animos.
    O torcedor vai “zoar” com o torcedor rival digamos, dentro de uma normalidade. Nunca provocar. Provocação é outra coisa. Luan se desculpou de declarações e fez bem. Todos os jogadores de um clube ou outro (daqui um tempo vai que ele joga no adversario), devem ficar de fora deste tipo de coisa.
    No mais, obrigado pelo espaço.

  • Silvio Torres disse:

    Chico, rivalidades á parte, com os dois grandes de Minas campeões, era o momento ideal para tentar dar um jeito de vez nesse malfadado, desvalorizado, inconveniente e deficitário campeonato estadual. Ás vésperas de mais um ano especial para o futebol daqui é lamentável saber que as duas equipes terão que entrar em campo e se desgastar inutilmente por essa competição sem nenhuma importância grandes clubes. A fórmula ideal seria: campeonato estadual o ano inteiro somente com as equipes do interior. Atlético e Cruzeiro, e os outros times das séries A e B, fora dessa, concentrados nas principais competições. Será que é tão difícil entender isso? Galo teve mais de um time lesionado este ano. Cruzeiro correu seríssimo risco de perder o título quando se arrastou em campo no segundo semestre. Não vão fazer nada contra isso?

  • Pedro Vítor disse:

    Essa foi a mais hilária provocação que vi nos últimos tempos.

    Com certeza um hacker se infiltrou na Bh Trans e fez esta provocação, que concordo é bem chata!

    http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2014/11/imagem-mostra-zoacao-ao-cruzeiro-em-painel-publico-orgao-apura.html

  • Pedro Vítor disse:

    Essa foi a mais hilária provocação que vi nos últimos tempos.

    Com certeza um hacker se infiltrou na Bh Trans e fez esta provocação, que concordo é bem chata!

  • Marcio Borges disse:

    Ué mas tem um monte de gente aqui neste blog (não o chico maia) que afirma de pé junto que o cruzeiro comprou ou negociou os dois titulos do brasileiro!!! Tem é que parar com estas teorias da conspiração.

  • Pedro Vítor disse:

    Valeu Chico, me senti orgulhoso de comentar neste espaço, vou tentar não dizer tantas bobagens, mas ate dizer coisas legais, a gente tem de se reciclar, e não tem como se reciclar dizendo coisas lindas todos os dias.

    Agora queria ver a cara do Flávio Anselmo e Flávio Carvalho uma hora dessas!

  • Olá, Chico! É muito bom ter um espaço como esse. Sou seu fã, cara! Tenho 34. Mas, sou um saudosista de quase tudo, aliás, de tudo. Infelizmente, a maioria dos jornalistas de hoje me faz ouvir aquela música de ontem: “eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz…” Abraço, Chico! http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • fernando cabral disse:

    Chico apesar de raramente escrever te acampanho desde o “minas esporte” e é visível o tanto que você cresceu como jornalista e pessoa , as vezes cinto falta de uma análise mais profunda dos assuntos políticos do atlético e ficamos a deriva da imprensa de fora como a ESPN para obter algo mais , exemplo é as eleições no galo acho q a maioria de nós atléticano não sabemos nada do futuro presidente do time . Um abraço.

  • Márcio Luiz disse:

    Sobre disparate, eis um exemplo, digamos, ao contrário.

    Nunca li um texto de um blogueiro com tanto recalque e revolta pela perda de um título para o Galo.

    Inclusive sobrou até pra você lá, meu caro Chico.

    http://www.flavioanselmo.com.br/2014/11/galo-massacra-raposa-e-ganha-seu.html#comment-form

  • luiz ibirite disse:

    o chico agradeço e muito por ser um dos participantes e tb sei onde eu me encaixo por aqui, um abraço!!!!

  • H. Almeida disse:

    Chico

    fico muito feliz em ser leitor diário do seu Blog.

    Pra quem lê e acompanha tudo sobre esporte na rede como eu e a maioria que frequenta este espaço é uma grande alegria saber que somos importantes e correspondidos pelo “dono do blog”.

    quem já teve um comentário postado aqui,destacado por você, sabe como é legal e nos faz sentir valorizados.

    te acompanho desde o Minas Esporte e depois que descobri seu blog em qualquer veículo de mídia que você esteja presente é impossível não lhe destinar atenção.nesses jornais de R$0,25 a única coisa que leio é sua coluna(mesmo q seja de muitos dias anteriores)se for no rádio aumento o volume e não mudo de estação, se for na tv então impossível mudar de canal.

    Cara obrigado por de maneira tão simples e exemplar,somente com seu profissionalismo, nos evidenciar tão claramente quem é parcial ou imparcial na mídia mineira e nacional. é só comparar os estilos com o seu que fica evidente pra quem quiser ver.

    parabéns e que Deus abençoe vc sua família e seu ambiente de trabalho

    parábens

  • Tércio Oliveira disse:

    Percebo que nós atleticanos somos mais moderados, devido às queixas. Sem problemas, afinal, somos de casa. Este espaço é muito bacana, bola pra frente!
    Quanto ao meu pseudônimo, “num ispaia” não! Rsrsrsrsrs!!!!!!

  • Diego disse:

    Aproveitando o post, deixo um texto que escrevi hoje. Também acordei com vontade de relembrar momentos! Parabéns pelo Trabalho Chico!

    Nasci e desde pequeno meu pai me ensinou o amor de ser Cruzeirense.

    Das Supercopas eu nada lembro, mas em 1993 aos 7 anos me lembro do barulho, das festas e da comemoração na Copa do Brasil.

    Em 1996, mamãe não me deixou ver o jogo e pela manhã papai me contou que o Cruzeiro havia vencido de virada o timaço do Palmeiras.

    1997 e a Libertadores. Que emoção, que comemoração! No final do ano o mundial. Foi às 09hs horário daqui porque foi no Japão e minha mãe queria porque queria que eu fosse pra escola. Me tranquei no quarto e só sai de lá ao final do jogo, triste pela derrota mas feliz por ter acompanhado meu time.

    2000 e a virada épica contra o São Paulo, 2003 e o ano mágico da turma de Alex e Luxemburgo, a Triplice Coroa.

    Falando na rivalidade com o Atlético eu nunca dei muita bola para isso. Até porque na minha época o Atlético teve anos muito ruins e os adversários por mim escolhidos eram outros.

    O Palmeiras dos anos 1990, o Corinthians de 1998, e principalmente a CBF, o STJD e as arbitragens tendenciosas. Cruzeiro, Grêmio, Inter e até o próprio Atlético eram muito prejudicados.

    O que dizer da Crise do Apito e o Brasileiro na mão grande do Corinthians em 2005? Recentemente a CBFlu que tanto prejudicou os adversários, inclusive o Atlético.

    O rebaixamento de 2006 do Atlético eu tive compaixão e torci para não cair mas me emocionei com a torcida cantando após o time cair.

    Os anos se passaram e o Cruzeiro de Adilson veio e emplacou várias Libertadores seguidas e em 2009 assisti a primeira final no campo. Nessa epóca já mais velho pude fazer o sócio e acompanhar sempre os jogos do time do coração de perto.

    A primeira vez que torci contra o Atlético mesmo, mesmo, foi a Libertadores de 2013. Não queria que o Atlético ganhasse o título, mas ele veio e passei a tratar a rivalidade de outra forma.

    No mesmo ano fui em 95% dos jogos em casa da campanha do Tri Brasileiro, em 2014 fui em 95% do Tetra. Eis que veio essa Copa do Brasil e contra o Atlético. Copa do Brasil esta que torci a favor do Atletico contra Flamengo e Corinthians porque para mim RJ e SP sempre foram um câncer no futebol e na justiça desse esporte.

    Queria muito que o time ganhasse essa Copa BR, por ser mais um título e por ser sobre o Atlético e essa rivalidade que eu senti muito crescer, mas não deu. Eles foram superiores fisicamente, taticamente, emocionalmente e mereceram a vitória.

    Mas tudo bem Cruzeiro! Tivemos um ano maravilhoso, como não tinhamos desde 2003! Vamos que vamos porque ano que vem tem Libertadores de novo!

    E para Marcelo Oliveira e compania vai meu muito obrigado e um desejo de que na pré-temporada se foquem em se preparar tatica e mentalmente para jogos mata-mata porque é o que falta atualmente a esse time!

    #nossomosloucos
    #somoscruzeiro

  • Paulo disse:

    É isso ai Chico.
    Você é o cara!
    Esse é o único espaço que temos para questionar pessoas que militam no futebol. Cartolas, bandidos travestidos de torcedores e jornalistas subservientes aos dominios do cruzerin e bandidagem azul

  • Márcio Luiz disse:

    Sobre a máquina de escrever, quando prestei concurso há 23 anos atrás, passei em 1º lugar conseguindo a “incrível” marca de 185 toques por minuto numa Olivetti.

    “Quarta-feira tem mais.” Quá quá quá!!!

  • Lucio Mesquita disse:

    Chico,

    Agora que o frenesí das finais passou, eu gostaria de colocar minha opinião sobre essa elitização do futebol. A meu ver, o futebol está dando um tiro no próprio pé. OS estádios menores a preços elevados irá reduzir a paixão do torcedor, que na minha opinião, se molda na empolgação de ir ao estádio, quase sempre quando somos adolescentes. Ainda teremos torcedores, mas sem a mesma paixão, sem o mesmo entusiasmo para pagar R$1000 em um ingresso e R$250 em uma camisa, ou sei lá quanto pelo pay-per-view. E vale lembrar que o ingresso é apenas uma pequena parcela do faturamento total. Não ganharia mais um clube com um estádio maior, com ingressos do tipo geral, que depois vende duas ou três camisas por ano para esse apaixonado?

    Abs

    – TORONTO

  • Mauricio Sepultura - Serrano disse:

    Chico, tive contato com voce uma vez no velho indepa num jogo entre Galo X fla, pela taça BH. Não esqueço deste dia, voce foi muito solicito. Parabens, pelo blog. Acho que voce, é o unico jornalista que todos sabem o time que torce, e todos têm respeito por voce. Parabens.

  • Igor disse:

    Pode ter bobagens, mas é um dos melhores blogs e desta vez Chico, o mérito são dos participantes! São na maioria pessoas mais esclarecidas!

  • João Bosco disse:

    Meu caro Chico Maia, belo texto e justa homenagem. Parabéns!!! Grande abraço.

  • Anderson disse:

    Chico, o que aconteceu com o Flávio Anselmo?? Ele escreveu um texto no blog dele completamente fora do normal dele…, ele não é assim…

  • Stefano Venuto disse:

    Bom falar nisso Chico, tô sabendo de uma ação que vai ser movida contra o tal blogueiro “Guerrilha Celeste”, que por meio das redes sociais anda espalhando que tanto a Libertadores, quanto a Copa do Brasil foram compradas pelo Galo. Bom ainda informar, que até os comentários ofensivos podem responder conjuntamento com o titular da rede social, no caso o dono do perfil.
    Isso é só pra muita gente aqui ficar atenta, porque mesmo que não dê nenhum efeito patrimonial, não existe nada mais incômodo que um um processo no fórum, principalmente como réu.

  • Paulo Afonso disse:

    Certamente este blog, em se tratando de futebol mineiro (às vezes até mais especificamente Atlético), é o melhor que a mídia esportiva pode oferecer… Não há como evitar exageros porque, além de seres humanos que somos, este assunto é basicamente emocional… Parabéns por mantê-lo e dar voz a todos nós… Quanto aos personagens, reais ou fictícios, eles fazem parte da própria história da humanidade… Isto, desde muito antes de Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro…

  • EDUARDO - BH disse:

    ” e quarta-feira tem mais….”
    Ô quarta que nao chega, sô !!!!