Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Caminhos do nosso futebol

A temporada termina com resultados altamente positivos para o futebol mineiro; o que não quer dizer que este ano será melhor que 2015. O futebol é cíclico e principalmente no Brasil o sucesso de ontem não garante um futuro feliz no ano seguinte. O Fluminense, campeão de 2012 foi rebaixado em 2013 (mas garantido no tapetão), é um bom exemplo. O problema começa pelas instituições brasileiras, que não têm credibilidade, principalmente no futebol. Sábado, um dos oito presidentes do América, reclamava da CBF, com toda a razão, que o regulamento está sendo descumprido, mas e daí? O clube está recorrendo contra os absurdos aos quais foi submetido pela própria CBF e STJD, porém com chances ínfimas de respaldo. O STJD, controlado pela suspeita entidade deveria ser o órgão regulador do nosso futebol, como as agências reguladoras de serviços essenciais ao país, que também não funcionam.

Cada órgão desses é mais um cabide de empregos para abrigar “companheiros” e correligionários do atual sistema governamental federal. Da mesma forma como era no governo FHC.

Sabe-se lá o que o América vai conseguir no tapetão, mas é uma luta difícil já que os erros inadmissíveis do próprio clube foram os responsáveis por esta situação absurda. Marcos Salum reclamou dos xingamentos da torcida na goleada sobre o Sampaio Correia, mas precisa refletir: é um dirigente acima da média, mas a equipe que ele comanda no clube cometeu um erro inaceitável e isso tem um preço, caro.

A partir de agora e nas próximas semanas a curiosidade geral será em torno do sucessor do Alexandre Kalil no Atlético, Daniel Nepomuceno. Nos últimos contatos pessoais que tive com o novo presidente do Galo, impressionou-me a tranquilidade dele. Assumir um “monstro” como este (dizia o saudoso Elias Kalil), é responsabilidade gigante.

A tendência é que Atlético e Cruzeiro briguem na prateleira de cima novamente em 2015. Manterão as suas estruturas administrativas, suas comissões técnicas e os grupos de jogadores. Enquanto isso os principais concorrentes se engalfinham em crises políticas. Riscos maiores poderão ser os gaúchos.

Daniel Nepomuceno tem perfil de um administrador de maior abertura maior que Kalil, menos centralizador. Mas sabe que a fórmula para que o Galo dê certo passa por métodos  iguais ou semelhantes ao do antecessor. Contará com o mesmo grupo que tirou o clube do atoleiro e tem tudo para ter sucesso na função.

Diferente do que penso da saída de Marcus Salum do comando do futebol do América, acredito que Daniel Nepomuceno será um competente sucessor de Alexandre Kalil no Galo. Trabalhou com ele durante seis anos em dois sucessivos mandatos e conhece o caminho das pedras. Além do mais, todo o grupo do Kalil, do qual ele faz parte, continuará com ele no comando.


» Comentar

Comentários:
36
  • Pedro Vítor disse:

    Primeira coisa que o Nepomuceno tem que fazer é dar mais opções aos torcedores em relação ao Sócio Torcedor.

    Segundo é saber usar mais o Mineirão em grandes jogos.

    Terceiro pagar religiosamente estas parcelas da divida fiscal do Atlético.

    Quarto, contratar pontualmente no início de temporada.

    Quinto, investir pesado no meio do ano!

    Boa sorte ao Nepomuceno!

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Mário César!
    O senhor pode não ter visto que, um dia após a primeira boa apresentação do Willians, em quase dois anos, eu pedi ao Chico que publicasse um elogio que fiz à atuação dele. O Chico até chamou de “retratação”, o que na verdade não era.

    Não há como negar que ele se transfigurou de lá para cá. Fez até jogadas e gols de craque, sendo muito aplicado taticamente e de uma disposição incrível.

    Sempre sai por cansaço, quando, antigamente, saía por inoperância. Acho que o dedo do técnico é mais importante do que uma crítica de um mero torcedor como eu. O Givanildo tem parte nisto.

    Aí em cima mesmo fiz uma reconhecimento ao espírito de luta de todo o grupo em que incluí até os atletas que chamo de “meia-bocas”. Muitos devem ir embora, sem deixar saudades.

    Quanto ao João Ricardo é lamentável que ele não possa ficar. O América já cumpriu o papel de divulgá-lo para os empresários, que devem pedir horrores para que ele fique.

    Teve a chance de mostrar o seu valor – lembro-me de que ele veio com fama de frangueiro do sul.

    Aqui, infelizmente, a imprensa se omite quanto à capacidade dele. Ela acha que elogiá-lo seria sobrepô-lo aos dois grandes goleiros que têm Atlético e Cruzeiro, o que não é verdade. Mentalidade comandada por parcialidade. Só.

    No mais, vamos torcer. Ser eliminado no tapetão deve ser compensado com a volta pelo mesmo caminho. Grande abraço!

  • Renato César disse:

    Vi uma citação ao aeroporto Carlos Prates e um acidente ocorrido na região neste final de semana.

    O avião caiu na casa dos meus pais. Graças a Deus não houve vítimas fatais. Nenhum dos meus parentes se feriu. Mas, realmente, não entendo a função daquele aeroporto.

    Antigamente caiam muitos paraquedistas nas casas das pessoas. Hoje, pararam com os saltos e o aeroporto virou escola de aviação. Agora, muitos helicópteros e aviões têm se acidentado.

    Além do risco aos pilotos e alunos, a vida dos moradores da região está sendo ameaçada também. Fora o barulho que é insuportável. As aulas começam às 06:00 da manhã. O dia inteiro é inviável fazer uso, dentro de casa, de televisão, rádio ou telefone. Até mesmo conversas precisam ser interrompidas.

    Não sei qual a justificativa para a existência daquele aeroporto.

  • Mário César disse:

    Márcio Amorim, só faltou o seu reconhecimento ao Willians.

    Foi o melhor jogador do América nesta série B. O reconhecimento quanto à ele veio de todas as partes do Brasil, inclusive nas avaliações dos atletas em sites especializados. Ele o o goleiro João Ricardo foram as referências. O atacante, durante todo o campeonato, o goleiro, na segunda metade da série B.

    A paciência é uma virtude. Por pouco o Willians não foi queimado por causas de alguns torcedores.

  • O cruzeiro é tetra da CB graças não ter enfrentado o seu eterno algoz pelo caminho… e graças à esse mesmo cruzeiro posso falar que meu Galo é CAMpeão da Copa do Brasil 2014, título esse que particularmente vale mais que a Libertadores, pois, à conquistamos em cima de clubes protegidos da CBF e de sua famigerada comissão de arbitragem, além do não menos famigerado STJD!

    – Em 2015 tomara que o cruzeiro esteja no nosso caminho! Sim, tremem na base, claro! E assim será, eternamente!

    – Que 2015 o futebol mineiro continue colhendo frutos, notadamente o clube genuinamente mineiro e “dono” da maior torcida das alterosas! De novo: Sim, tremem na base, claro! E assim será, eternamente!

  • Marcos disse:

    Todo atleticano tem de ser grato e acender velas ao sr. Alexandre Kalil. Embora não seja perfeito esse senhor foi uma espécie de JK do Atlético: Títulos de grande expressão que antes eram realidade distante aos galistas agora viraram realidade. Hoje o time tem uma estrutura impecável e de quebra voltou a ter maioria de torcedores em Minas. E ainda na gestão dele o Atlético colocou o rival e grande campeão Cruzeiro debaixo dos seus pés!
    De medroso a grande copeiro, de azarado a sortudo com sobras, de inofensivo ao mais temido do Brasil! Esse é o Atlético-MG que a sua torcida tanto pediu a Deus.

  • Raws disse:

    Grande Dudu GALOMAIO, valeu! Abraço.

  • Silvio Torres disse:

    A vitoriosa temporada do galo em 2014 poderia ter sido muito mais gloriosa, com o bi da Libertadores, não fosse a c……da de Kalil/Maluf com aquilo que contrataram como técnico em dezembro de 2013. Pois bem, os empresários, com a ajuda de sempre da parte marrom da imprensa, começam a querer colocar Sheick e Kléber!!!!! no galo. Seria só uma piada de mau gosto se os jênios que dirigem o Atlético não engolissem. Mas vivem caindo nessas armações

  • Márcio Luiz disse:

    Hoje ainda é segunda-feira.

    Ô quarta-feira que não chega nunca, sô.

    Afinal,

    “quarta-feira tem mais.”

    Quá quá quá!!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Resultados normais no final de semana…
    E lá vem as desculpas esfarrapadas pelo resultado negativo diante do CORITIBA FOOTBALL CLUBE..
    O time do galo jogou completo e se ferrou diante de um time em vias de cair para a segundona…O melhor momento foi depois do jogo, os jogadores “dando’ a volta olímpica com a taça passando de mão em mão; e os jogadores com “cara de tacho’…..
    Já em Chapecó, o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, TETRA-CAMPEÃO BRASILEIRO, jogou com os “cascudinhos’ da base, empatou com jogada de craque; e gol de placa de duas jovens promessas..Guardem os nomes;HUGO FRAGELLI E JUDIVAM..A judiação contra o galo e América, já começa no campeonato mineiro….
    Ano que vem promete:
    TRI- na LIBERTADORES—–PENTA NO BRASILEIRÃO,PENTA NA COPA BRASIL E finalmente; CAMPEÃO MUNDIAL INTER-CLUBES(o único título que falta em nossa galeria de troféus)…2.015; promete……

    CRUZEIRO SEMPRE…….

    Alguém já disse; eu não Acredito!!! Tenho CERTEZA!!!!!…

  • Bruno Silva disse:

    Caro Chico, alegrias com nosso Galo a parte,

    Me causou estranheza uma das últimas colunas no Flávio Anselmo, após a final da C. do Brasil, atacando a tudo e a todos, utilizando-se de palavras chulas, e totalmente sem nexo. Criticando a torcida do Atlético, “descendo a lenha” no Kalil e jogadores do Galo. Parece que alguns torcedores o haviam insultado no blog ou coisa assim, mas daí a generalizar como foi feito, não dá pra entender.

    Chegou a dizer que a Copa do Brasil pouco valia (??????) e que a torcida do Galo deveria “baixar a bola”… dá pra entender?

    Vindo de um profissional tão sensato e equilibrado, só me causou preucupação. E sei que se trata de amigo seu.

    Sempre recebia suas colunas, já não pretendo as recebe-las mais.

    Abraço.

  • Igor disse:

    Kalil de longe é o melhor dirigente do Brasil, foi o unico que de peito aberto enfrentou CBF e Globo junto. Ao contrário de muito mafioso que vende a alma para ganhar ajuda em arbitragens e título na base da canetada!

  • JULIO AVILA disse:

    kalill e o msm que tomou de 5×0 duas vezes em final
    que comprou 150 mil latinhas pra comemorar o rebaixamento do cruzeiro e tomou de 6×1 e agora ta querendo apagar com a vitoria na cb?nada apagara os 6×1,nunca apagara anunciou anelka e depois ficou de cara grande, anunciou goulart e tomou chapel de gilvan goulart disse q so joga em time grande,kalil disse tb q o cruzeiro ia ficar 10 anos sem ganhar nada e ja sao 2 br disse q ia ser campeao do mundo e deu o maior vexame de um time brasileiro em mundiais

  • BRG disse:

    Foi realmente um ano muito positivo para o Futebol mineiro, assim como 2013 já havia sido. O Cruzeiro faturou o campeonato mais importante do país de forma consecutiva e o Atlético venceu a Copa do Brasil. Ou seja, títulos importantes, os únicos times brasileiros que conquistaram foram os mineiros.

    Falando do Cruzeiro e do panorÂma para 2015, volto a repetir que uma pequena reformulação de elenco se faz necessária:

    1 – Dispensa ou rescisão de: Samúdio, Júlio Baptista, Marcelo Moreno, Dagoberto e Borges.
    2 – Empréstimo: Marlone, Léo, Wilian Farias e Manoel
    3 – Venda do Lucas Silva (Está valorizado e não passa de um bom jogador).
    4 – Renovação do Marcelo Oliveira e do Henrique.
    5 – Contratação de um Zagueiro acima da média (olhar mercado sulamericano), de um meia (é necessário se ter opções ao Goulart) e de um atacante de qualidade.
    6 – Aproveitamento da Base, em especial, o Eurico e o Judivan.

  • Thales Rosa disse:

    Sobre o Neilton, pode ir embora junto com a barca do Julio Baptista, Borges, Dagoberto, Dede e Lucas Silva…
    com Judivan e Ragelli o Cruzeiro fica bem servido e prestigia a base.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Iria comentar, mas o meu camarada Raws já o fez por mim.
    Resta repetir suas sábias palavras:

    “Quer mensurar a importância desse último título do Galo?
    Quer saber o estrago e a dor que ele está causando?
    Leiam os comentários de alguns mais revoltados.”

  • Márcio Amorim disse:

    Correção: “terem punido” e não “terem punidos”. Grato!

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Final de temporada. Eu, que não me divirto com o fracasso dos outros, sinto-me na obrigação de parabenizar os adversários.

    Um grande feito (repetido, aliás) o do Cruzeiro: transformar os últimos jogos em amistosos, ou apenas em luta contra rebaixamento.

    O Atlético venceu a Copa do Brasil com méritos, enfrentando e batendo grandes adversários.

    A Tombense, campeã da série D, em sua curta existência já tem um título nacional.

    O Boa se manteve entre os melhores (e foi um dos melhores) até o final. Esteve perto de um feito memorável.

    O América? Vou esquecer as bobagens da diretoria em fazer contratações equivocadas e mesmo em lançar jogador ruim, de forma esquisita.

    Vou destacar aqui apenas que os jogadores foram brilhantes. Qualquer time que tivesse seis pontos conquistados em campo (aliás, 3 pontos, os outros 3 inexistiam) tirados de maneira absurda, não chegaria à última rodada brigando lá em cima. Parabéns aos atletas, mesmo aqueles “meia-bocas”, que eu tanto critiquei o ano inteiro.

    Guiados pelo eterno Givanildo, foram guerreiros.

    Encerrando, gostaria que o América ficasse afastado do julgamento do ICASA. Aquilo é um problema da CBF, TJD, STJD e justiça comum. Qualquer que for a solução, o América será o beneficiado.

    Não se pode, entretanto, afastar a possibilidade de que ignorem o fato de já terem punidos outros times por causa de justiça comum (inclusive o próprio América, que ficou dois anos sem disputar competições promovidas pela CBF), porque são lacaios preocupados apenas com o bem-estar dos times cariocas e paulistas. Seria uma vergonha coisa que, infelizmente, falta demais a esse Brasil.

    E àquele que escreveu neste blog, no dia de uma das maiores conquistas do seu time, que faltava “só o América não subir para que a sua felicidade fosse completa”, digo que eu lamento profundamente. Ficar feliz com a desgraça do América é ter uma vida muito infeliz. Tenho é pena.

    Uma reclamação pública ao meu já “velho” amigo Chico. Está difícil para americano participar do blog. Eles se afastam aos poucos, pode reparar.

    Sexta-feira, véspera da última rodada da série B, com dois mineiros na briga, e o que temos no blog? Doença do Pelé, morte do Bolaños entre outras coisas. Ajuda “nóis”, grande Chico, ou vamos sumir!

    Já que vai faltar assunto, toda a imprensa mineira deveria abordar o julgamento do Icasa exaustivamente, até criar um clima complicado para adoção de medidas vergonhosas.

    Este cidadão citado acima vai querer dizer que queremos ganhar no tapetão. Vou ajudar a sua inteligência que pode existir mas às vezes falha: saímos no tapetão com a terceira melhor campanha. Nada mais justo do que voltar pela mesma via.
    Grande abraço a todos!

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    O Alisson Sol está morrendo de medo! Aliás, “eu sei que você treme” com a mudança de patamar do Atlético. Se naquela draga toda de outrora, o Galo nunca foi presa fácil para o CEC, imagine agora??!!

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia ! Eduardo corretissimo. O mair de todos os classicos, aquele falado no Brasil todo: decisão da Copa do Brasil entre AtleticoXPirangi ! Belo Horizonte vai parar. Deu Galo ! Porque jogou melhor e no segundo turno do campeonato brasileiro cresceu nos aspectos tecnicos, taticos e ate fisico. Isto com muito equilibrio da comissão tecnica que sofreu muito com tantas contusões. Maicosuel apareceu na final milagrosamente, ja que esperavam por ele somente ano que vem. Então tentam esconder a decepção e a raiva ! Escutei de alguns colegas de serviço essa angustia.
    Teve jogo ontem ! E o Coritiba marcou o primeiro gol em cima do Marcos Rocha que estava junto do jogador do Coritiba e nem esboçou saltar pra tentar impedir o cabeceio.
    Falhas na finalização e tambem precipitação, razões pra não transformar em gol as chances criadas.
    Sei que o campeonato acabou mas “…vencer…vencer…vencer…”. Aqui é Galo !!!

  • Thales Rosa disse:

    O Cruzeiro corre o risco de perder Alexandre Mattos caso nao equipare o salario dele aos grandes gerentes de futebol do Brasil… tomara que pague logo o salario do rapaz e que ele fique…

    O atletico-mg sofrerá um desmanche, a começar pelo Carlinhos Neves, que segundo tostão vai trabalhar com Cuca na China. Com a saida do BMG do futebol os jogadores do banco serão todos vendidos.. é oque se le no site do ESPN…

  • Paulo Afonso disse:

    Não há como negar que o Atlético dos últimos 3 anos é um clube de ponta… São 2 títulos regionais, um vice brasileiro, um terceiro lugar Mundial, uma Copa do Brasil, uma Libetadores e uma Recopa… Outros feitos, que também entram para a história, como 8 jogos de invencibilidade (5 vitórias e 3 empates) contra o rival, que também tem um time de ponta (bicampeão brasileiro)… O que eu não discuto, apesar de achar desnecessário, é a questão do time começar a ganhar títulos agora… Isto aí é de uma imbecilidade sem tamanho… E tem atleticano que também cai nesta onda de imprensa celeste… Passamos um período de 15 anos onde os feitos mais relevantes foram um vice brasileiro, gol no Fábio de costas e vitória de 6×1 no Flamengo… Mas foi este período de vascas magras… O resto da história do Galo teve sempre conquistas, momentos importantes, grandes jogadores… Se o único título da nossa história fosse o primeiro campeonato brasileiro, não teríamos sido a base de uma das melhores seleções da história do futebol… Atleticano tem que parar de cair na pilha errada desta mariada que tenta nos diminuir… Nossos feitos foram importantes no contexto histórico, isto é INEGÁVEL… Passou da hora de mudarmos o discurso…

  • Mário César disse:

    Chico, triste é tratar nesse Estado ( por uma parte ) o sr. Alexandre Kalil como um mito. Os títulos do Atlético foram merecidíssimos e com brio e competência. Viradas homéricas na Libertadores e Copa do Brasil. Justiça. Até quem odeia o Atlético como eu tem de reconhecer que foram feitos justos e conquistados dentro de campo, sem manchas e com raça.

    Mas esse senhor é um megalomaníaco, prepotente, o maior incentivador da violência entre torcidas, com discurso incitando o ódio, o rancor. Chama tudo e todos como quer. Foi encarar o governo federal e se ferrou. Uma hora a bomba da dívida estoura. Ficamos livres do parecido perrella, que mesmo com alto índice de acertos, não foi tão tratado como Deus como esse cidadão Kalil é. Idolatria que camufla muita arrogância e imbecilidade deste sujeito. Isso é perigoso, muito perigoso. Foi tanta idolatria que ele não se acha Deus. Tem certeza.

  • Raws disse:

    Quer mensurar a importância desse último título do Galo?
    Quer saber o estrago e a dor que ele está causando?
    Leiam os comentários de alguns mais revoltados.

  • Paulo Afonso disse:

    A arbitragem ter sido péssima no jogo do Galo foi até bom… Terminamos o ano com um título importante conquistado sobre um rival e com a arbitragem metendo a mão… Ficou bem resumido: mostramos que somos grandes e que seremos eternamente prejudicados pela arbitragem…

  • Pedro Ernesto disse:

    Que eu saiba o Cru cru nunca ganhou uma CB em cima do Atlético… A dívida está paga, vai demorar vir mais Brasileiros.

  • Eduardo -BH disse:

    A dor e raiva de ter perdido a “copa das copas” ou o “classico dos classicos” é grande demais . É doloroso mesmo. Grita GALO que passa, sô !!!

  • Paulo Afonso disse:

    O Daniel Nepomuceno é político… Vereador em BH, jovem, com perfil muito mais de diálogo do que o Kalil… Acredito que irá entrar menos nas provocações através da imprensa… Tem mais habilidade para escapar das pegadinhas… Acho que continuará fazendo a administração correta para o Galo, que tem nos levado às principais disputas dentro de campo… Algumas coisas poderão acontecer no seu mandato, como o estádio que muito se comenta já esteja no forno… Dizem nas redes sociais que deve ser no bairro Califórnia… O que eu não consigo entender é porque ninguém consegue usar o terreno daquele inútil aeroporto Carlos Prates… Este final de semana mais um avião caiu em cima de uma casa… Parece que não houve vítimas fatais… Mas o aeroporto vai continuar funcionando e a família deve ter dificuldades para receber qualquer tipo de indenização… Fosse eu um político muito influente, teria construído ali o estádio da Copa do Mundo… Aproveitaria para fazer um complexo turístico lá aproveitando todo o potencial… Mineirão poderia ter sido reformado só no básico mesmo e mantido como o original, sendo mais uma das atrações turísticas de BH… Mas eles não têm esta capacidade e preferem dividir as ações $$ entre eles…

  • Paulo Afonso disse:

    E ainda tem estes problemas da final da Copa do Brasil… Para punir o América o STJD bate no peito e mostra quem manda, mas para punir o Cruzeiro, como será? O babão do presidente celeste disse que não ia cumprir nada, que pagaria uma multinha qualquer e a torcida do Galo não iria ao estádio… Ou seja, ele reconheceu que foi culpa do seu clube a desobediência ao que determinavam os órgãos de justiça e vai ficar por isto mesmo? Acredito que sim, porque aí não estamos falando de América, Portuguesa…

  • Paulo Afonso disse:

    Futebol no Brasil é muito complicado… Tudo bem que faixa de campeão precise ser carimbada, mas olha o nível da arbitragem de ontem… Galo de ressaca e o quinteto teve que meter a mão… E nem valia nada, hein?

  • Rodrigo Assis disse:

    Que Deus abençoe o mandato do Daniel ….

  • Alisson Sol disse:

    Um certo presidente de clube disse para a placar “No fim do ano, vamos virar pra eles [cruzeirenses] e dizer: “Nós somos campeões do mundo”.
    Sai depois de 6 anos vencendo 2 títulos (todos que o Cruzeiro já tem há tempos), e a cara nem cora… (e isto depois do 6×1, e da Raja Lambança internacional…)

    Felicidades ao Daniel Nepomuceno, que fica com as dívidas a pagar e a tarefa de acabar com o Cruzeiro em mais 4 anos! E 2018 está chegando…
    E ano que vem tem a comemoração de 10 anos do Cruzeiro como único clube de Minas Gerais que jamais visitou a segunda divisão!

  • Chico, Boa Noite! Realmente nossos três maiores clubes fizeram campanhas memoráveis. Pena que o América foi vítima de falhas inadmissíveis (ninguém assume a culpa, assim como filho feio não tem pai). Só tenho a agradecer ao meu Cruzeirão por tantas alegrias nesses últimos dois anos. Não esperava tanto, definitivamente! O time tem ido longe demais. Como sei que a Diretoria é competente e trabalha em silêncio, os ajustes serão feitos. Espero que o nosso sistema defensivo seja corrigido. O Cruzeiro marca sempre a dois metros de distância, o que facilita os cruzamentos na área, além de envolvimento rápido pelos atacantes adversários. Precisamos de mais alternativas de qualidade nas laterais, volantes e armado (Lucas Silva, [Everton e Ricardo devem ser vendidos, pois o interesse dos outros times é inevitável).Que 2015 seja melhor ainda!

  • – Que em 2015 o futebol mineiro continue colhendo frutos e coroando suas torcidas com títulos e reconhecimentos.

    – Que o grande deca-campeão suba para a divisão de elite em 2016, de onde jamais poderia ter saído!

    – Que Daniel Nepomuceno e sua seleta equipe continue administrando com o coração, imparcialidade, coerência, inteligência, sabedoria e principalmente muita fé em Deus-Pai todo Poderoso o mais tradicional clube do futebol mineiro de todos os tempos, dono da maior torcida das alterosas, o recém-CAMpeão da Copa do Brasil, eterno algoz dos celestes!