Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Americano envia carta ao STJD pedindo justiça de verdade

Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro fez um desabafo no blog e nos mandou também a carta que endereçou ao STJD, com bons argumentos:

* “Caro Chico Maia,”

Dei uma sumida né?

Estou sinceramente decepcionado com a mídia mineira e nacional.
é inacreditável vermos que quase ninguém da nossa mídia está falando sobre o absurdo que estão fazendo com o Coelhão no caso do julgamento do Icasa. Todos falando categoricamente que o Avaí é o representante da 4ª vaga.
Não ouvi um comentário mais contundente sobre isso.
Uma vergonha o que aconteceu com o julgamento do Corinthians e ninguém comenta que o critério que foi adotado para não penalizar esse time foi justamente o contrário do que fizeram com o Coelhão.
Nem parece que o Coelhão é de Minas Gerais. Ninguém compra a briga a nosso favor. O América tem que lutar sozinho. Nem espaço para que nossa diretoria dê os argumentos são colocados à nossa disposição.
Conto com a sua ajuda.
que ao menos tenhamos um espaço para nossos argumentos.
Abaixo e-mail que enviei para a assessoria e para o próprio STJD.
Espero que pelo menos leiam o conteúdo.
Um abraço

Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro

STJD

* “Prezados senhores,

Gostaria de tentar entender o porque de tanta implicância com o América Futebol Clube, uma instituição que preza por valores morais no futebol, tendo sido punido por requerer seus direitos em campo em 2003 e ser penalizado com a exclusão de todos os campeonatos patrocinados pela CBF por 2 anos.
Cumprimos essa punição e continuamos firmes no propósito de moralizar as instituições que regem o nosso futebol.
Qual teria sido o critério para que o Corinthians fosse absolvido do erro que cometeu?
Se vocês aceitaram o argumento de que a culpa foi da federação Paulista de futebol, porque o mesmo critério não foi aceito no julgamento do América, já que a responsável pela situação do atleta foi a CBF que liberou o atleta no bid e no qual nos foi cobrado R$ 5.000,00 pelo registro?
Como entender um procurador dar declarações antes mesmo que o América desse entrada numa denuncia contra o Boa Esporte Clube e ainda por cima, fazendo ameaças contra o América, tentando intimidar o nosso direito.
Seria ético dar uma declaração de que o Avai não perderá os pontos, antes de um julgamento, que nem está marcado?
Como entender uma time que está desde a 20ª rodada jogando com efeito suspensivo e até hoje o julgamento em 2ª instância não foi marcado, sendo adiando várias vezes.
Não nos esqeucendo que o time foi excluido em primeira estância.
Precisamos moralizar o futebol. O STJD tem a oportunidade de corrigir essa injustiça que foi colocada sobre o América, um time que conseguiu seu direito de disputar a série A em campo, pois totalizou mais pontos que o Vasco da Gama, ficando em terceiro lugar na competição..
Não vamos ficar aqui citando casos obscuros que o STJD fez vistas grossas.
O importante é corrigir essa covardia que estão fazendo com o América.
Em qualquer situação sobre o caso Icasa, o América terá vantagem.
Se os pontos forem descartados o América por ter perdido 1 ponto ficará com a quarta vaga.
Caso reconheçam o erro e nos devolvam os 6 pontos, ficaremos em terceiro lugar no campeonato e se por ventura terminarem os jogos por WO, o Amércia também se classificará.
Façam uma análise da nossa campanha. Tivemos mais vitórias que os times que se classificaram, maior saldo de gols e por aí vai.
Caso o julgamento do Icasa continue sendo adiado e não tenha um desfecho favorável ao América, uma brecha será aberta para que outros clubes e o própro América entrem na justiça comum requerendo os seus direitos.
Vamos ver se o STJD vai ter coragem de novamente imputar um pena ao nosso clube.
Que Deus ilumine os julgadores para que usem a lei e a razão nesse julgamento. Não podemos levar esse julgamento para o lado político pois tem interesses declarados nesse processo, sendo um deles o presidente da federação Catarinense de futebol um dos vice presidentes da CBF.
Que a jstiça seja feita e que o nosso América Futebol Clube esteja na série A como legítimo representante que por direito conquistou a sua vaga. – Belo Horizonte”

Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro


» Comentar

Comentários:
11
  • lailson.evangelista@hotmail.com disse:

    Apenas gostaria de abordar , algumas palavras. Todos sabemos que a justiça do brasil é Corrupta. O maior objetivo desses caras é conseguir dinheiro com leis fracas se sem inteligência. Inteligência sim .Apenas para beneficiar a Alguma entidade.Apenas não sei,mas meu deus sabe e nem quero saber. cada um com seus preceitos. O ser humano é um ser inteligênte mas o comparo com animais. Então O maior objetivo é a Arrecadação de dinheiro.pois se a justiça fosse justa não tinha formas de poder recorrer. no já foi batido o martelo. então porque tantas faltas de vergonhã,pois o objetivo é apenas ganhar dinheiro. na maioria das vezes até o juiz é mandado. pois a justiça é a injustiça. E não concordo em punição. Concordo em Decisão.

  • Carlos Paiva disse:

    Fernando, acho que você está equivocado. Existem dois casos em questão, um é o do jogador supostamente irregular do América, que lhe custou 21 pontos num primeiro julgamento e 6 no julgamento definitivo. Esse caso no entanto, não tem relação direta com o segundo caso o do Icasa. Vejo muito achismo sobre isso mas é o seguinte, o Icasa foi excluído e jogou com efeito suspensivo da pena que na prática não desfaz a primeira sentença, apenas impede que ela seja executada imediatamente, aguardando com isso a sentença final! Essa sentença que seria dada num segundo julgamento vem sendo adiada, provavelmente pela cartolagem de santa catarina. Por que estariam fazendo isso? Simples, o problema do Icasa é considerado grave, bem maior do que o do América. Outros times que recorreram a justiça comum tiveram sua exclusão mantida; Então, é bom separarmos os casos. O América foi lesado em 6 pontos num primeiro julgamento, extremamente injustiçado uma vez que lhe negaram até mesmo o efeito suspensivo que emitiram no caso do Icasa. Mas esse caso não tem relação direta com o do Icasa. A única relação mesmo é que se arranjarem um tapetão no segundo caso, estarão lesado o time de Minas em mais 5 pontos. Isso, meu chapa, nunca aconteceu com Cruzeiro, Atlético ou qualquer outro. Nem a Portuguesa chegou a perder essa quantidade de pontos!

  • fernando cabral disse:

    O espaço dado ão América apesar de ser inferior aos grandes não deixou de ser dado , o juca kfoure vez críticas ão que aconteceu com o América e provavelmente se o presidente do coelho quisesse manifestar vários setores da mídia daria seu espaço. o problema maior é o mesmo que aconteceu com a portuguesa as direções parecem estar envolvida e não vão comprar essa briga.

  • Paulo Afonso disse:

    Não vou nem perder tempo lendo a carta… Do que adianta pedir justiça ao STJD? Serão tão rigorosos com América, Gama, Portuguesa como não conseguirão ser com Fluminense, Flamengo, Corinthians e Cruzeiro (que é o caso mais recente da mão amiga)… Não é um tribunal de justiça aquilo lá… É só um local de ação entre amigos… Chore à vontade o coelho e seus torcedores, porque é o máximo que conseguirão fazer… STJD é só mais um dos diversos casos de corrupção e impunidade deste país…

  • Henrique disse:

    O América conquistou seu direito dentro de campo e o silêncio sepulcral da imprensa, em especial de Minas Gerais, é um grande desserviço daqueles que dizem defensores do que é certo.

    Parabéns pela iniciativa, Marcus.

  • adolfo disse:

    É, tem um trem diferente pra acontecer, por culpa da dupla CBF/STJD . Caso se mantenha a expulsão do Icasa, o América por direito se classifica devido a alteração da tabela. Direito. Aí o Avaí vai ter que recorrer a justiça, primeiramente a um dos próprios causadores da lambança, ao STJD, para requerer seu “direitos”. Caso não haja expulsão do Icasa, ou o processo seja simplesmente arquivado, vai abrir precedente para que os clubes busquem suas reivindicações na justiça comum, o que já causou a exclusão do América de competições nacionais. Mas, dessa forma, o próprio América poderá recorrer a justiça comum reclamando a vaga na série A, tal qual fez o Icasa. Na minha opinião, tudo se deve a dupla CBF/STJD que deveria ter resolvido o imbróglio, exclusão ou não do Icasa, antes do término do certame. Agora, de qualquer maneira, haverá ações judiciais. Curiosamente, a série B começou com ações pendencias na justiça, no jogo da Portuguesa, e terminar com pendências. Vamos aguardar.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Marcus Vinicius!
    Gostaria que me enviasse, se você tiver, claro, o endereço eletrônico da CBF e do STJD. Estou com um documento pronto para enviar aos dois órgãos. Alguns me dirão que não será nem lido. Não posso pensar nisto e me omitir.

    O caso Icasa pode transformar-se no maior escândalo no noticiário recente do futebol. Embora só mexa com a classificação do América (qualquer que seja a decisão tomada) é possível que arquivem o caso.

    O que seria arquivar o caso? Seria mergulhar os dois em descrédito maior do que o que eles já gozam. Estão prontos e submissos na hora de atender certos times e têm o braço de ferro pronto na hora de punir outros.

    Infelizmente, o América pertence ao segundo grupo. Luta sozinho porque a imprensa realmente está pouco se lixando para qualquer coisa que se refira ao clube. Foi punido com dois anos fora de disputas oficiais da CBF por causa de justiça comum. E há pessoas que dizem que quer ganhar no tapetão. Quer só a mesma justiça, independentemente de agradar/desagradar A ou B.

    Eu nem estou me incomodando mais com o caso Eduardo já que a solução encontrada foi atacada pela imprensa do Brasil inteiro, quando da retirada dos 21 pontos.

    Como um regulamento transforma um jogo, um só jogo, em 21 pontos? Como um regulamento impede o atleta de exercer a sua profissão?
    Tudo isto só ficou público após a injustiça com o América.

    Poderão me dizer novamente que o América errou. Errou mas induzido ao erro por acreditar que o BID é um documento que mereça credibilidade, a partir do momento que só se escala após a publicação e ainda se pagam cinco milhas por…? Qual o tipo de serviço prestado por este preço?

    Finalmente, a CBF passou a avisar, depois deste problema, “alguns” clubes sobre irregularidades possíveis nas futuras escalações. Aí é que está o ponto de deterioração moral da entidade.

    Grande abraço!

  • Não adianta as leis serem iguais para todos por força da Constituição, se as próprias leis não tratam à todos com igualdade!
    – Sacanagem o que estão fazendo com o deca-campeão, apesar da lambança da diretoria no caso da escalação daquele atleta…

  • Leonardo Assis disse:

    Não quero crer que a justiça só é feita quando os envolvidos são clubes maiores. Um absurdo e um desrespeito com o torcedor, os dirigentes e os próprios jogadores que subiram o time. Tal discriminação com o América não tem procedência, nem nas maiores injustiças já cometidas em prol dos clubes do eixo. Lastimável o estado com que estão tratando isso sempre ressaltando a gravidade do erro americano como se escalar o jogador Eduardo fosse alguma tentativa de burlar a lei.

  • Leonardo Assis disse:

    Conseguiu exprimir tudo o que penso sobre o caso. Por muito menos, um pênalti mal marcado ou dado de bandeja pra times de fora e a mídia mineira faria um barulho enorme se fosse pra defender Atlético e Cruzeiro. Não digo que não deveria defender os dois mas atente pra forma como o coelho foi julgado: estava em primeiro, o julgamento foi imediato, pediram pena máxima e mal permitiram uma discussão maior sobre o caso. Tiraram 21 pontos e o clube da primeira posição foi posto na lanterna sem sequer, o direito ao efeito suspensivo, o mesmo que permitiu ao Icasa disputar o campeonato inteiro. Atentem-se a isso. O América cometeu um erro similar a outros que foram arquivados. Cito os casos do Figueirense, Corinthians e São Caetano. Tudo extremamente abusivo e injusto.

  • Thiago disse:

    Espero estar errado mas a saída de Alexandre Mattos vai fazer a diretoria cruzeirense voltar as lambanças de antigamente. Ta sobrando um tal de ximenes que saiu do flamengo, já comecei minha novena pra essa ameba não vir parar aqui.