Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Obrigado e boas festas a todos!

Caros amigos e amigas do blog,

agradeço a todos pela companhia em mais um ano e desejo um ótimo Natal e boas festas.

Faço minhas as palavras do Márcio Amorim, que nos enviou esta bela mensagem, que vale para todas as gerações:

PN

“Dezembro de 2014.”
Após os sessenta, temos a mania de olhar muito para trás e, infelizmente, olhamos pouco para a frente. Os novos horizontes ameaçam desaparecer, embora existam. Nesta época de muitas festas, vejo o Papai Noel através dos tempos.

Até os dez anos – para alguns, bem menos – ele é uma realidade gostosa. De várias formas, ele é esperado com uma ansiedade que pulsa os diminutos corações com as batidas da inocência.

De dez a vinte anos – para muitos – ele é uma realidade risível. Alguns procuram desfazer o mito, usando toda a sua crença adolescente de que somos a única realidade que se pode sentir.

Ressuscita entre vinte e trinta anos porque precisamos de repassar o mito às gerações vindouras . Faz parte do ciclo. Somos os maiores responsáveis pela sua manutenção.

De trinta a quarenta anos, somos os papais noéis. A meninada precisa acreditar na sua existência e nós, pais, somos os responsáveis pela sua eternização.

Entre quarenta e cinquenta, com os filhos entrando na segunda fase, voltamos os olhos para os pobres e oprimidos, ditos excluídos. Ajudamos creches e asilos, fazendo a alegria momentânea de crianças e velhinhos abandonados. É o momento mais sublime do ciclo. É o momento em que devemos nos orgulhar do nosso espírito de solidariedade. É o momento de sentir o Natal em toda sua plenitude e de entender o verdadeiro significado do Natal: o amor ao próximo.

Dos cinquenta aos sessenta, somos apenas os aparelhos. A cabeça já branca, os ânimos arrefecidos, vestimo-nos de papais noéis, alguns aproveitando a vasta cabeleira coberta de neve.

E agora, após os sessenta? Não somos mais as crianças que creem cegamente; não somos mais os adolescente que debocham; não somos os adultos úteis que se passam por papais noéis; não podemos nos limitar a olhar para trás. Temos de vislumbrar novos horizontes; temos de contribuir com os nossos filhos, no sentido de iludir docemente os netos. Precisamos disto para dar um sentido concreto à nossa existência.

Neste Natal, conclamo os meus amigos sessentões, ou próximos, a olhar para frente; conclamo os amigos a criar novos horizontes e a dar um sentido cristão à nossa existência.

Aos amigos, não sessentões, sugiro que reflitam sobre o seu momento atual. Sejam todos eternos papais noéis e eternas crianças que creem! Sejam adultos responsáveis pelo futuro na nação.

Grande abraço e Feliz Natal!


» Comentar

Comentários:
10
  • edson dias disse:

    belo texto viu?? realmente comovente… aos comparsas do blog, minha sincera estima de um feliz natal ao lado das pessoas que vocês mais amam! saudações em Cristo!

  • Pedro Vítor disse:

    Bom natal pra todo mundo do blog

  • J.B.CRUZ disse:

    Brincadeiras e gozações á parte; espíritos desarmados, pensamentos positivos,para que neste fim de ano os nossos pedidos sejam atendidos; sempre para o bem estar de nossa família, parentes e amigos..

    BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO para todos colegas do blog..

    Saudações: CHICO E FAMÍLIA….

  • Feliz Natal e um 2015 fantástico para todos deste pedaço.
    Um abraço – João Duarte

  • Jeferson Cruz disse:

    Felicidades, paz saúde e sucessos a todos!

  • luiz ibirite disse:

    é estou na fase dos 30, com um casal de filhos caio com 2,6 anos e mª luiza com 4,6 anos, com certeza direi q o papai noel virá esta noite, gostaria de agradecer a todos aqui do blog, q DEUS lhes d sabedoria e muita paz nesta data natalina e sempre…

  • Tom Vital disse:

    Belo texto.
    Feliz Natal a todos…

  • Raws disse:

    Eu estava ansioso por esse post, para poder desejar a todos os amigos do blog, Cruzeirenses, Americanos, Atleticanos e demais, paz, saúde e sabedoria.
    Certo dia meu anjo de 10 anos exclamou, papai, papai noel não existe, você e mamãe é que deixam os presentes. E eu lhe falei, filho, realmente os presentes são deixados por nós, porém graças ao papai do céu. Eu no alto de meus 51, jamais deixei de acreditar no bom velhinho. Deus, que nos deu o dom da vida, talvez não tenha barba branca, talvez não tenha barriga, porém nos permite relacioná-lo a qualquer figura que representa a bondade, a paternidade e o amor. Não percam a inocente certeza de que assim como no natal, em todos os momentos bons ou de dificuldades, durante toda a nossa existência, sempre existirá um papai noel ou do céu para auxiliá-nos.

  • fernando cabral disse:

    Brilhante texto, um feliz natal a todos .

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Feliz Natal a todos!!!