Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quando o passado nunca deve ser esquecido

Às vezes ouço treinadores, jogadores, dirigentes e até jornalistas dizendo que “esta derrota é para ser esquecida…”. Errado! Precisamos aprender com os erros e nunca esquecê-los para que não se repitam.

BIE1

O mundo celebra hoje os 70 anos do fim dos campos de extermínio nazistas que mataram milhões de pessoas durante a Segunda Guerra. Em 2012, durante a Eurocopa, organizada conjuntamente pela Polônia e Ucrânia, tive a oportunidade de conhecer Auschwitz e Birkenau, que ficam a 66 quilômetros de Cracóvia, cidade do Papa João Paulo II, na Polônia. Foi um dos lugares mais emblemáticos que conheci, para nunca mais esquecer, de nenhum detalhe.

AUC4

No fim da visita, a guia, uma professora polonesa neta de vítimas do holocausto, mostrava fotos e contava o destino dos principais chefes carrascos daqueles locais.

AUCGUIA

A maioria foi presa, julgada e condenada à morte. Mas um dos principais deles, não: Joseph Mengele, o “Anjo da Morte”; médico idealizador e executor de experiências inumanas com judeus, ciganos, deficientes físicos, homossexuais e principalmente crianças gêmeas.

Diante da foto dele e olhando para nós, brasileiros do grupo, ela informava que: “. . . morreu de infarto, impune e sem ser molestado, na praia de Bertioga, estado de São Paulo, Brasil…”.

AUC1

AUC3


» Comentar

Comentários:
10
  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Não nos esqueçamos que uma grande maioria de Oficiais das Schultz Staffel (SS) vieram fugidos para a Argentina onde foram acolhidos pelo Governo de Perón e para o Brasil. Uma sugestão de leitura é o “Dossiê Odessa”.
    Não nos esqueçamos também que nos dias atuais, os Judeus, que tanto sofreram na 2ª Grande Guerra, fazem muito pior com os Palestinos, usando o Holocausto que sofreram como justificativa, sob a batuta da ONU, que “inventou” o Estado de Israel, o qual nunca existiu, e ao fazê-lo, apossou-se de terras Palestinas.
    Saudações Alvinegras!

  • Zé Carlos disse:

    Um quadro do programa do Chico Anísio tinha o bordão: ” a ‘inguinorância’ é que ‘istravanca’ o ‘pogréssio'”(sic). Nunca se falou tanta verdade querendo fazer piada. O Brasil só precisa de eleitores esclarecidos, mas para chegar a este ponto… Talvez nunca.

  • Alisson Sol disse:

    Pois o pior é que a História se repete…

    Meus amigos europeus não entendem como, terminada a segunda guerra mundial, o Brasil não virou uma potência mundial. Estava praticamente na mesma posição dos EUA: sem qualquer efeito da guerra, tendo uma oportunidade única de expansão econômica.

    Mas o Brasil tem prioridades estranhas. Terminada a guerra, fez a Copa de 1950. Depois, decide-se construir Brasília. E depois, o país tem uma crise que afeta a sua classe média, a qual tem o umbigo como centro do universo, e escolhe uma ditadura por duas décadas.

    Estranho é que um destes amigos apontou-me também que, após a grande depressão mundial de 2007, o Brasil estava novamente com tudo para tomar a liderança da economia mundial. O país tinha estabilidade democrática, pouca dívida, tinha acabado de achar petróleo, tinha autossuficiência energética. Mas, de novo, as tais “prioridades”. O país gasta bilhões com copa e olimpíada. A infraestrutura fica sem investimento, e o país está para ter racionamento de água, energia, e o concreto dos estádios falta nas estradas. Enfim, o país tem uma crise que afeta a sua classe média. Será que a História vai se repetir?

  • Frederico Dantas disse:

    Poético, Cabrito, mas discordo.

    Não do que acontece por aqui que é mesmo de lascar. Mas não se compara nem de perto ao holocausto e Auschwitz. Auschwitz, com todos nossos problemas, não é aqui.

  • Stefano Venuto disse:

    É uma história que deve ser sempre lembrada, bom ressaltar que não foram só judeus, mataram ciganos, deficientes físicos, homossexuais.
    O ser humano é capaz de coisas lindas e generosas, eu prefiro pensar assim.

  • Thiago disse:

    Concordo cabrito!!!

  • @cabrito2606 disse:

    Auschwitz não nos veste mais, Chico! 🙁
    Temos outras mortalhas, moço!

  • @cabrito2606 disse:

    Carlos Antonio Brito Brito

    Auschwitz é aqui!
    O holocausto não acabou, mudou de lugar e é muito bem aceito em nossa incivilidade!
    Quantos brasileiros estão sob a mira de bandidos?
    Diariamente, quantos brasileiros são mortos por marginais, milicianos, balas perdidas e achadas em corpos de adultos e crianças?
    Vivemos sob ameaça de bandidos de gravata nas câmaras e no senado e assim, somos, “legalmente” sequestrados e ROUBADOS pelos $en$ore$ nas ruas e estradas, com as de$culpa$ da violência no trân$ito.
    Tudo é uma questão de adaptar nas cabeças do gado. Nesse genocídio, quem é amigo de quem?
    Quem é solidário a quem?
    Tudo vira prato servido em nossas salas pela mãe dessa merda toda, né, Rede Globo?
    Até quando?

    🙁

    Auschwitz não nos veste mais, Chico! 🙁

  • Raws disse:

    Se tem um tema que entristece-me profundamente, foi esse massacre.
    A lista de Schindler, que representou um pouquinho desse terror, me emocionou e me emocionará todas a vezes que eu assistir.
    Como um povo tão evoluído, pode ser capaz de cometer tantas atrocidades.

  • Olá, Chico! A história nos mostra coisas absurdas… Agora, saber que isso foi “ontem”, há apenas 70 aninhos, é ainda mais doloroso. Pessoas vivas contando como foi, como era essa insanidade… Agradeço por eu conseguir emocionar, chorar…