Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A imprensa do mundo está repercutindo a agressão sofrida pela Fabiana no jogo contra o Minas

Fabiana é bicampeã olímpica e capitã da seleção brasileira de vôlei. Lamentável que o racismo continue forte no mundo, mas pior que ocorra no Brasil e mais triste ainda: aqui em Minas, contra uma mineira. Além de ignorantes, estes idiotas que fazem isso são tapados, que fingem não conhecer a nossa história, do descobrimento até os dias de hoje.

O vagabundo foi preso, apesar de ela não ter registrado queixa. Certamente a ação penal deverá ser instaurada e vamos torcer que ele tome uma pena caprichada.

O jornal O Tempo twittou:

O Tempo SuperFC

‏@Super_FC

Imprensa internacional repercute racismo contra central Fabiana http://bit.ly/1yy4ISZ

–       –

FABIANA

Ela contou que foi vítima de racismo durante um jogo da Superliga Feminina, ontem, durante o jogo do time dela, Sesi/SP contra o Minas, em Belo Horizonte. Menos mal que o imbecil e infeliz foi preso.

No site da Itatiaia está a declaração dela:

“Durante o jogo, um senhor disparava uma metralhadora de insultos racistas em minha direção. Era macaca quer banana, macaca joga banana, entre outras ofensas. Esse tipo de ignorância me atingiu especialmente, porque meus familiares estavam assistindo a partida”, escreveu Fabiana em texto publicado em uma rede social.

No texto, a jogadora agradeceu ao clube adversário, que retirou do ginásio o autor dos insultos e o levou para uma delegacia. Mineira de Santa Luzia, a jogadora começou a carreira no Minas. O Sesi perdeu por 3 sets a 1 e a central foi a maior pontuadora do jogo, com 19 pontos.

“Refleti muito sobre divulgar ou não, mas penso que falar sobre o racismo ajuda a colocar em discussão o mundo em que vivemos e queremos para nossos filhos. Eu não preciso ser respeitada por ser bicampeã olímpica ou por títulos que conquistei, isso é besteira! Eu exijo respeito por ser Fabiana Marcelino Claudino, cidadã, um ser humano”, afirmou.

Fabiana disse ainda estar muito abalada pelo ocorrido. “A esse senhor, lamento profundamente que ache que as chicotadas que nossos antepassados levaram há séculos, não serviriam hoje para que nunca mais um negro se subjugue à mão pesada de qualquer outra cor de pele. Basta de ódio! Chega de intolerância!”, comentou.

A colega de seleção de Fabiana, Sheilla Castro, também publicou em uma rede social mensagem de apoio à amiga. “Acho inadmissível ainda existir racismo. Minha amiga Fabiana Claudino ontem no jogo na sua terra natal, sofreu isso com um torcedor. Fiquei muito revoltada e triste. Ainda bem que o Minas Tênis Clube retirou o indivíduo e encaminhou para a delegacia!”.

A Superliga teve outros dois episódios de atos preconceituosos nos últimos anos. Em 2011, Michael, do Vôlei Futuro, ouviu insultos homofóbicos da torcida do Cruzeiro. No ano seguinte, também no ginásio do Minas, uma torcedora xingou Wallace, do Cruzeiro, de “macaco”.

http://www.itatiaia.com.br/noticia/bicampea-olimpica-fabiana-diz-ter-sofrido-insultos-racistas-de-torcedor-do-minas


» Comentar

Comentários:
17
  • Alisson Sol disse:

    Se por um lado outro dia li aqui o maior absurdo que creio já ter sido publicado no blog (“O Cruzeiro de 1977 priorizou o Rural em relação à Libertadores”) hoje li uma das mais bem pensadas sentenças já colocadas nos comentários.

    Entendi mal ou o Fernando PT de Sá está cavando um “bolsa cota do Minas”?

    Ri muito por alguns minutos! Realmente, é a mais interessante ironia que já li por aqui. Principalmente porque, do jeito que as coisas vão, não deve estar longe da verdade…

  • Ulisses disse:

    “A Petrobras “incompetente e corruPTa”, como vocês dizem, consegue ir a 5 km de profundidade, retirar petróleo e vendê-lo à população a um preço razoável, sem deixar faltar uma gota sequer de gasolina.”
    Pare o mundo que eu quero descer!!! Tem COMPANHEIRO aí em cima, achando que o preço da gasolina está razoável!!! Pagamos um preço absurdo por um combustível que temos sobrando em nosso território, aí já é demais!!!!

  • ivan junior disse:

    Acorda pedro martins! Ou voce sofreu lavagem cerebral ou leva vantagem das falcatruas do pt. Talvez voce seja daqueles que torce pro brasil, que ja esta uma droga, ser uma grande cuba ou venezuela. Acorda cara! Estamos ate no pescoco atolado na mer#%& do pt. Talvez voce aprecie mas eu nao.

  • Raws disse:

    Confesso que já estou com preguiça de ler e escrever sobre esses recorrentes fatos envolvendo discriminação. Concordo que noticiando o fato poderemos diminuir sua incidência, porém o que mais me irrita é a impunidade em todos os casos. Discriminou? Tem testemunha? Ficou comprovado? Prisão para o sujeito e só sai com um fiança daquelas que o camarada nunca mais vai querer ouvir falar de banana. Aqui tudo é ao contrário, conseguiu a fama que uma pessoa da estirpe dele só conseguiria dessa forma e pronto. Dane-se a jogadora e seus familiares que sofreram com o ocorrido. Siu moreno, com descendência indígena, se essa descendência fosse africana e eu sofresse esse tipo de discriminação, iria precisar de muita gente pra me segurar.

  • ivan junior disse:

    Amigos a dura realidade de nosso pais e uma so: o brasil e um pais preconceituoso e dividido. Esta grande federacao apenas se atura por pura preguica de se dividir. Aqui negros, mulheres, idosos, criancas, pobres, nordestinos e outros sofrem diariamente com o preconceito. Reflexos de uma nacao sem educacao, saude, seguranca e perspectiva de mudancas.

  • ivan junior disse:

    O PT nunca este envolvido em esquemas criminosos e corruptos!
    Pinochio falando outra de suas “verdades”

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Agora me aparece um Pedro Martins mais doido ainda. Não sou a favor de partido A, B ou C, meu caro. Não preciso das tetas de qualquer governo pra sobreviver. Aliás, contribuo para que as tetas estejam sempre cheias de leite para os amigos do poder, sejam lá de que partido forem.
    E se a corrupção começou nos idos anos 60 e continua até hoje, onde entra o PT na história?! Bilhões somem durante este tempo todo, inclusive e especialmente de 2002 pra cá, e PTista nenhum sabe, nem viu!?? Haja “incomPTência”! Pra finalizar, o PMDB é vice do PT no governo federal já há algum tempo, ou você não sabe??

  • como é que é pedro martins ?quer dizer que não foi a “presidenta”que indicou a “graça”foster para a presidência da petrobrás?então quem foi?e o pior,quem é que à mantém lá?o petrolão atinge mais o psdb do que o pt?em que ponto?paulo roberto costa virou diretor da petrobrás durante o governo fhc?e daí ?ele não está sendo acusado de ter sido diretor da petrobrás,está sendo acusado de corrupção

    como é que é pedro martins?quer dizer que não foi a “presidenta”que indicou a “graça” foster para a presidência da petrobrás?e quem foi então?o petrolão atinge mais o psdb do que o pt?em que ponto?paulo roberto costa virou diretor da petrobrás durante o governo fhc?e daí?ele não está sendo acusado de ter sido diretor da petrobrás!está sendo acusado de corrupção,coisa que ele começou à fazer(segundo seu próprio depoimento)à partir de 2004 no governo lula!digno de pena é você !trouxa é você!não impute à outros adjetivos que lhe caem tão bem!

    como é que é pedro martins?quer dizer que não foi a “presidenta”que indicou a “graça”foster

  • o petralhinha fernando não deve ter lido a reportagem né?é que petista não é muito dado à ler coisas(à não ser talvez “o pensamento vivo de luis inácio lula da silva”!)quer dizer que o porteiro racista (e moreno) pertence às elites dominantes?não delira né!eu não preciso ver um negro em minha frente para me lembrar que não devo discriminá-lo,isso é questão de respeito ao próximo!gente boa e gente canalha existe em todos os meios,independentemente da classe social ou cor!não me venha com essa história de “elite branca” que isso é delírio esquerdopata daqueles idiotas da espn brasil(aquela emissora onde não há um só negro comentando,narrando,apresentando ou reportando!talvez os haja em funções subalternas!)!fabiana é uma atleta brilhante e vencedora por seus próprios méritos,não precisa de caridade ou cota,só de respeito!

  • Pedro Martins disse:

    Rentao 7 Lagoas,

    O excesso de (des)informação da Rede Globo está derretendo os seu miolos.

    A Rede Globo vendeu a ideia (e você foi um dos que que a comprou) que:

    1) PT elegeu Dilma;
    2) Dilma indicou a Graça Foster para a Presidencia da Petrobras;
    3) A Graça Foster indicou o Paulo Roberto Costa para a Diretoria;
    4) O Paulo Roberto Costa extorquia as construtoras com contratos, através de contratos superfaturados, e repassava o dinheiro para o PT.

    Quando na verdade o que ocorreu foi:

    1) As construtoras desde a década de 60 (época da ditadura militar) realizam obras superfaturadas através de concluios;
    2) Esses conluios envolviam repasses generosos de recusos para as campanhas dos partidos;
    3) As construtoras sempre viveram as custas de obras do estado;
    4) O Paulo Roberto Costa entrou na Petrobras em 1978 via concurso e chegou ao cargo de diretor em 1998 no governo FHC;
    5) O Doleiro Alberto Youssef opera para o PSDB e para as construtoras, lavando dinheiro no exterior desde o escândalo do Banestado;
    6) O Doleiro Alberto Youssef já fez duas outras delações “combinadas” com esse mesmo juiz Moro;
    7) A operação “Lava Jato” foi montado exclusivamente com o intuito eleitoral e seria imediatamente desmontada, se o Aécio Neves ganhasse a eleição;
    8) A Operação “Lava Jato” a partir de 03/02/2015 sairá das mãos dos suspeitissimo juiz Moro e irá para o STF;
    9) Não existe NENHUM petista indiciado na operação Lava Jato;
    10) Esta operação “Lava Jatao” atinge muito mais o PMDB e o PSDB do que o PT;
    11) Os tais desvios não foram contabilizados pois sequer foram comprovados. E o que é mais grave, a imprensa vende como se a Petrobras (e por tabela o PT) fossem os artíficies dos crimes, quando na verdade, a Petrobras e TODOS os demais órgãos públicos que contrataram essas construtoras são vítimas desse conluio de empresas.

    Meu caro “Renato 7 Lagoas”, eu espero que as “7 Lagoas” da sua cidade sejam suficientes para abastecer a sua população, pois além do dinheiro do estado, os tucanos levaram até a água de MG.

    A Petrobras “incompetente de corruPTa”, como vocês dizem, consegue ir a 5 km de profundidade, retirar petróleo e vendê-lo à população a um preço razoável, sem deixar faltar uma gota sequer de gasolina.

    Mas os seus amáveis TUCANOS, mesmo estando há dezenas de anos, à frente dos governos em SP e MG, não conseguiram sequer, redirecionar a água dos rios ou captar a água das chuvas, para fornecer a população!!!

    Você já fez as contas ?!?
    Qual o valor de uma garrafinha de 500ml de água mineiral ?!?
    A imprensa mete o pau na Petrobras, mas o litro da gasolina está a R$ 3,00, enquanto o litro da água mineral está a R$ 4,00 !!!

    Deve ser por isso que vocês dizem que o Brasil está sse transformando em um Venezuela. Tanto lá, como cá… a gasolina é mais barata que a água.

    Tem 5 anos que diariamente a Globo vende para os brasileiros que vai faltar energia no Brasil. Ela faz isso com o unico intuito de boicoitar o governo da Presidente Dilma.

    Porem, energia elétrica você pode comprar dos países vizinhos, gerar em usinas nucleares, solares e eólicas. E em caso extremo, podemos racioná-la, o que é bem menos incomodo e trabalhoso, do que racionar água.
    Lembre-se que a eletricidade surgiu somente no século 19

    A água não. Sem água morremos!

    Para defender a eleição dos políticos tucanos a mídia escondeu a grave crise de água da população nos dois maiores colégios eleitorais, MG e SP.

    Resultado, o povo vai sofrer um forte racionamento de água tardio e que não resolverá o problema.

    Se a mídia fosse isenta e honesta ela, desde 2012, estaria diariamente alertando a população de SP e MG sobre a queda nos reservatórios. Agora, que a crise estourou, a mídia quer vender que o problema é o consumo extravagente de água pela população!!!

    Mentira!!!
    A falta de água é por causa da incompetencia dos governos Tucanos de MG e SP!!!

    Dignos de pena esses políticos tucanos e os trouxas que acreditam na conversa mole deles.

  • Stefano Venuto disse:

    Alisson Sol falou tudo, faço das palavras dele as minhas. Isso é fruto de um país onde a educação é apenas um placebo, não existe progresso sem educação.

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Entendi mal ou o Fernando PT de Sá está cavando um “bolsa cota do Minas”??
    Cara, você é muito doido! O agressor (racista) é porteiro e está muito mais pra negro do que pra branco! Não tem nada a ver com este cara de boa vida que você inventou aí. A menos que ele seja porteiro do Senado!
    A sua ânsia em escrever asneiras pro PT está te cegando. Nem ler as reportagens direito você lê.
    Você também é à favor da distribuição da grana da Petrobrás aos companheiros?? Já estamos em 88 bilhões de reais e o buraco pode ser bem mais fundo.
    Vamos com calma, Fernando de Sá.

  • Léo Otaviano disse:

    Concordo com o Alisson! Discriminação como estas que vem acontecendo, é mais uma fuga pra esconder alguma frustração. Há bastante oportunidades, para quem quer trabalhar.
    Entendo que a maioria dos casos, no Brasil, a discriminação vem sim em desfavor da classe mais pobre. Seja branco, pardo ou negro.
    Existem casos, por exemplo: negro não entrar em clube, que são heranças sim da escravidão, mas o cidadão tem que buscar seu espaço conforme seus direitos e deveres. Fabiana, Tinga, Aranha e tantos outros, não são pessoas pobres.
    É até redundante dizer isto, mas a impunidade gera a reincidência.
    Faltam ao nosso país: exercer o rigor da lei, ascensão do setor produtivo pra gerar empregos, educação e respeito.

  • Alisson Sol disse:

    Fernando de Sá,

    Ao menos os outros comentaristas do blog tentam falar sobre coisas em que acreditam, e citar referências que pensam ser verdade. Você está realmente citando um sujeito que escreve ficção como “um texto que traduz bem, a realidade atual dos afortunados”? (vide: http://alexcastro.com.br/bio/ ou direto o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=N8pIh-XZ-ok#t=218)

    O que estamos vendo hoje no Brasil não tem absolutamente nada com a escravidão. Tem a ver com uma vergonha danada que as pessoas tem de estudar, trabalhar, e serem honestos. “Discriminação racial” é quando o único item de “discriminação” é a raça. O que ocorre no Brasil nada tem a ver com isto. A mulher que insultou o goleiro Aranha no sul do país era loira, pobre e burra. Estava insultando uma pessoa que deve ganhar em um ano 10 vezes mais do que ela jamais ganhará, por motivo de inveja, e frustração com a própria vida! Só meu falta ela achar um tararavô escravo e receber indenização do governo brasileiro! O sujeito que ofendeu a jogadora é simplesmente um vagabundo. E mostra-se bem a seriedade do país o fato de que talvez nada ocorra se ela não registrar queixa. Isto não é assim em outros países (até pela lógica de que, por exemplo, alguém vítima de assassinato geralmente não registra queixa!).

    Mas fazer o que, em um país em que milhares de filhas de militares não se “casam” para continuarem a receberem generosas pensões do estado? Fazer o que quando deputados se “aposentam” depois de 2 mandatos? Fazer o que quando acham que o “estado” é algo de onde se deve apenas tirar benefícios, bolsas, cotas, indenizações? Fica quem para colocar algo no estado? Quem vai ter tempo e disposição de planejar reservatório de água, estradas, usinas hidroelétricas e nucleares?

    Em breve, muito em breve, entre pensões, cotas e bolas para aposentados, descendentes de escravos, descendentes de indígenas, descendentes de soldados, descendentes de perseguidos na ditadura, e descendentes de descendentes, 100% da população brasileira vai ter direito a alguma cota, pensão ou bolsa… Vai ser interessante!

  • Fernando de Sá disse:

    Chico,

    Para evitarmos situações como esta no futuro é que a política de cotas nas universidades é fundamental pois, somente quando os negros forem vistos em TODOS os setores econômicos da sociedade é que eles serão respeitados.

    Os negros em MG para terem alguma ascensão social só lhes restava entrar para a carreira militar. Com as cotas, os negros terão outras oportunidades, poderão ser médicos, advogados, administradores e etc.

    Este senhor, que agrediu covardemente a jogadora, estava no mais luxuoso clube de BH. Sabemos que nesse clube não há negros como cotistas, apenas como serviçais.

    O que este senhor não nota é que a boa vida que ele leva hoje tem muito mais haver com a sorte de ter nascido um uma família de posses, do que por méritos próprios dele.

    Abaixo, um texto que traduz bem, a realidade atual dos afortunados.
    Realidade essa que eles fingem não conhecer, a menos, que a esfreguemos em suas caras.

    O Peso da História

    Fonte: http://alexcastro.com.br/o-peso-da-historia-a-escravidao-e-as-cotas

    A História ainda é uma bola de ferro que os descendentes dos escravos arrastam pelos tornozelos. Os efeitos nocivos da escravidão continuam afetando-os até hoje.

    Eu, nasci em 1974, cursei o ensino fundamental no Colégio Santo Agostinho, o médio na Escola Americana do Rio de Janeiro e, depois, História no IFCS/UFRJ (1999) porque meu pai cresceu em Botafogo, fez o ensino médio no Colégio Andrews e se formou bacharel em Economia (1970) pela mesma UFRJ.

    Meu pai, nasceu em 1946, estudou na UFRJ porque meu avô estudou engenharia no Instituto Eletrotécnico de Itajubá, atual Universidade Federal de Itajubá (1938) e trabalhou durante muitos anos para a Chesf (Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco), inclusive nas obras do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso.

    Meu avô, nasceu em 1909, foi engenheiro porque meu bisavô (nasceu em 1876) saiu do Mato Grosso (onde seu pai, veterano do Paraguai, estava servindo desde a guerra) pra estudar no Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde foi comandante-aluno de 1897, depois formando-se engenheiro militar, participando do episódio dos 18 de Forte e reformando-se coronel.

    Em 1888, com 12 anos de idade, meu bisavô estudava na capital do Império, em um dos melhores colégios públicos do país, com bolsa integral, soldo e emprego garantido após a formatura.

    Se, ao invés disso, nesse mesmo ano, ele tivesse sido libertado (leia-se posto pra fora de casa) com a roupa do corpo, analfabeto e despreparado, sem conhecer pai e mãe, desprovido de qualquer poupança ou bens*, teriam seus descendentes estudado nas melhores escolas e universidades do país e feito parte da elite brasileira?

    Sem esse capital socio-econômico e cultural acumulado pelo meu bisavô em 1888 (para não irmos mais longe), onde teria ido parar a cadeia de acontecimentos que desembocou na minha vida? Estaria eu, nesse momento, sadio e medindo 1,80m, cursando um doutorado em Nova Orleans e escrevendo essas linhas? Dentre minhas realizações, quantas são exclusivamente por mérito meu e quantas são consequência direta da vida privilegiada que eu e meus antepassados levamos? Que tipo de dívida EU tenho com as pessoas que não tiveram tanta sorte? Será ético simplesmente dizer “sorte minha, azar deles, e foda-se, hoje já nivelou tudo e no vestibular todos têm chances iguais”?

    Dado que os efeitos nocivos da escravidão ainda se fazem sentir na pele dos descendentes das vítimas, não é tarde demais para serem indenizados pelo Estado brasileiro.

    As cotas são um bom começo.

  • Léo Otaviano disse:

    Lamentável!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!